terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cantinho dos Recados & Bate-papo


Cantinho dos
 Recados & Bate-papo

2  0  1  8



J A N E I R O

Projeto
Intenções Literárias para 2018

Este ano é a quarta edição do projeto Intenções Literárias!!! Volto à leitura de poesia... Mais flexível, bucarei levar poemas para as pessoas durante todo o ano de 2018 para alegrar todos os ouvintes com as belezuras poéticas,vamos lá então!

Evento Poético SESC & ACPCC
[Canasvieiras]

19/01/2018 - Numa parceria com o SESC, a ACPCC participou da programação do SESC na praia de Canasvieiras levando o Varal Poético da ACPCC e nós declamamos muitos poemas e interagimos com o pessoal que por lá passou. Recebemos da bibliotecária Verônica Santos camisas e bonés do SESC como cortesia, agradeço muito o meu kit!!! Foi uma tarde linda...
*Li os meus poemas Meu Chimarrão! Viva o Verão!







Concurso de Contos
Van Helsing: Caçadores de Monstros


21/01/2018 - Eu estava na expectativa... e agora foi divulgado na página do Facebook da revista literária Conexão Literatura [ www.revistaconeaoliteratura.com.br ] o resultado do Concurso Van Helsing: Caçadores de Monstros... e o meu conto O Monstro no Fundo do Poço recebeu Menção Honrosa, quanta faceirice!
Vai aqui o atalho para o conto no Recanto das Letras =

https://www.recantodasletras.com.br/contos/6237634

Evento Poético SESC & ACPCC

[Canasvieiras]

26/01/2018 - Segunda participação da ACPCC (e o Varal Poético) neste evento cultural do SESC na praia de Canasvieiras. O público participou não só ouvindo nossos textos mas também alguns se aventuraram a declamar também!!! Todos nós nos esmeramos para levar beleza poética ao verão do público...
Eu li os meus poemas O, Tempora, o Mores!, Uma Ilha Cheia de Bruxas, Resiliência e O Sultão Acalorado... sem falar no Pithanildo que fez suas previsões futurísticas com os poemas dos meus colegas, uma farra daquelas! 


Uma "hermana" de Cordoba (Argentina) curtindo a ACPCC...



F E V E R E I R O

Sarau do QuintALL

18/02/2018 - Noite do sarau do QuintALL comemorando o seu quarto aniversário, quantas alegrias temos para celebrar! Os anfitriões Ana Luiza Brasil e Luca nos receberam no Restaurante João de Barro no Bairro João Paulo. Os frequentadores do QuintALL escolheram suas mais belas produções para garantir a atmosfera de festejos. Eu li o meu poema Viva o Verão! Confraternizamos e houve até exposição dos trabalhos artísticos da Nita Saidelles, uma noite valiosa para a arte...








Árvores Arteiras

24/02/2018 - Primeira reunião do grupo Árvores Arteiras no Bar Barió no CIC. Escrevi um projeto refletindo um sonho meu de muitos anos... realizar o plantio de árvores em locais urbanos (principalmente) desprovidos de plantas e em processo de degradação e/ou erosão. Expus a minha ideia para a Lílian Manara, o Augusto de Abreu e o Luis Guilherme de Oliveira Miranda. Além do meu projeto, li para eles o meu poema O Carvalhinho e o Albatroz e mostrei o meu livro O Carvalhinho Solitário / Family Tree visando conquistá-los!!! Para a minha total faceirice eles entusiasmaram-se com a ideia (cada um dentro de suas possibilidades) e embarcaram no meu sonho de juntar o plantio de árvores (plantas em geral) à realização de saraus ou atos culturais proporcionais ao evento. A semente foi lançada e daqui em diante, lentamente mas sempre, o sonho irá se tornando realidade!!!
   
M  A  R  Ç  O

Encontro do Letras no Jardim

02/03/2018 - Primeiro encontro do ano do grupo Letras no Jardim da Milka Plaza e lá me toquei eu. Adorei poder visitar este grupo tão querido!!! Aproveitei para convidá-los a participarem dos saraus das Árvores Arteiras. Li o meu poema Bem Dito e ainda propus uma atividade de escrita de um poema a 4 mãos = Milka Plaza, José Galão, Claudia Silva e eu!!! Ficou bonitão o nosso poema Megapolis...  


Entrevista na TV Record
Educação & Cidadania

08/03/2018 - Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a escritora Kátia Rebello e eu fomos convidadas pela jornalista-apresentadora Maria Odete Olsen para um bate-papo sobre a escrita por mulheres na atualidade em seu programa Educação & Cidadania. Uma honra imensa e enorme oportunidade para falarmos sobre sermos escritoras em Santa Catarina. Falamos sobre os nossos objetivos como escritoras, nossos livros, a condição de ser escritora no Brasil... Ótimo papo com a competente apresentadora Maria Odete, viva!




Reunião da ACPCC

10/03/2018 - Primeira reunião de 2018, no SESC/Prainha com a nossa querida Arlei Borges dando início aos trabalhos em parceria com a ACPCC para este ano! Muitas novidades e sugestões. Nas rodadas literárias, todos com suas produções a mil... muito bom ver que o pessoal está se dedicando aos seus trabalhos escritos. Eu li os meus poemas Que Surpresa... e Viva o Verão! E vamos colocar mãos à obra!!!


Aula Inaugural:
Oficinas do SESC
14/03/2018 - Resultado da parceria com o SESC, a ACPCC foi convidada pela coordenadora Arlei Borges para participar das atividades da Aula Inaugural das Oficinas do SESC/Prainha. Cada membro da ACPCC participante do evento foi designado para ler seus poemas em uma das oficinas oferecidas, a minha foi a de Memória com Jogos de Computador. Após a exposição das metas do curso pelas professoras, eu fui apresentada e tive a alegria de ler dois poemas para a turma: Resiliência e Meu Chimarrão! Era para ser apenas um mas a turma gostou tanto que todos insistiram para eu ler o segundo... Inigualável esse sentimento!!! Mil agradecimentos a todos.




Alegrando-me com a turma e as instrutoras!

Confraternizando com o pessoal da ACPCC e SESC, viva!

90o Encontro do
Círculo de Leitura da UFSC
- A Escrita das Mulheres -

15/03/2018 - Uma honra incomparável e grande alegria em ser uma das escritoras convidadas para o nonagésimo encontro do Círculo de Leitura da UFSC junto com a Raquel Wandelli e a Kátia Rebello parte das comemorações relacionadas ainda ao Dia Internacional da Mulher. O Prof. Alcides Buss, coordenador do Círculo, convidou a Filósofa Sônia Felipe para fazer a nossa apresentação... e ela se esmerou numa pesquisa detalhada e carinhosa sobre o nosso trabalho. Quanta emoção ouví-la falar para o público presente sobre os nossos livros e características como escritoras, expôs inclusive nossa obra numa bela projeção. Por ordem alfabética, tocou a mim ser a primeira acomentar sobre a minha carreira como escritora, a boneca da Profa. Coruja-Buraqueira estava lá comigo e fez um baita sucesso!!! Após a fala da Kátia e da Raquel, passamos para as perguntas do público... que por sinal ficou muito interessado e curioso como os nossos estilos tão diferenciados!
Eu, que participo do Círculo de Leitura desde 2007, estava faceiríssima e muito emocionada com este momento tão especial para mim. Tão bom compartilhar esta alegria ao lado das amigas escritoras e com o prestígio de sermos apresentadas pela querida Sônia Felipe -momento impagável!!! Milhões de agradecimentos a todos os amigos-fãs por esta experiência inesquecível e aos que lá compareceram para nos paparicar!







 




Boneco do
CARVALHINHO JR.
21/03/2018 - Apressei-me para terminar o boneco do meu personagem Carvalhinho Jr. / Oakwood Jr. do livro Family Tree / O Carvalhinho Solitário (2010) bem no dia do meu próprio aniversário... e consegui! Ficou lindão, charmosão e cheio de carisma, oba! Ele estará presente não apenas nos eventos com o livro mas também em eventos das Árvores Arteiras, tipo um mascote ecológico! Minha faceirice é imensurável...


Sarau do QuintALL

22/03/2018 - Esta edição do QuintALL teve lugar no belo Salão de Festas no condomínio Red Park do Rio Vermelho, mil agradecimentos aos nossos gentis anfitriões! E à alma do QuintALL, Ana Luiza e Luca iniciaram mais um gostoso sarau cheio de maravilhas. Sem falar na alegre salva de palmas com o Parabéns para o meu aniversário, quanta alegria para mim! Todos nos encantaram novamente com seus talentos e eu contribui lendo o meu poema Totalmente Cigarra! O Fábio DAL Silva dedicou o seu poema e a canção para a Ana Luiza e para mim, adorei, muita felicidade!




Altas homenagens para as Anas, obrigada, Fábio!!! Adorei!



Foto: Afonso Rocha - a "plateia de artistas" do QuintALL!

Homenagem em Forma de Poema!

Recebi um presente poético de aniversário do amigo poeta José Carlos Gueta = o belo acróstico ESTHER... confiram no atalho abaixo!!! Muita gratidão, José Carlos, pelo carinho!



A  B  R  I  L

Assembleia Geral da ABCH


07/04/2018 - Às 8:30h, na Sala de Cinema do CIC, teve início a reunião para deliberações sobre a troca de diretoria da ABCH. Com a saída da Presidente Camila Genaro (Santos/SP) assumiu o Vice-Presidente Joel Vigano (Florianópolis/SC) até o final do ano de 2018.

          Reunião da ACPCC

14/04/2018 - Oba, mais uma reunião da ACPCC no SESC/Prainha cheia dos encantos literários dos colegas! Por minha vez, li o meu poema Totalmente Cigarra! e comentei sobre o processo do poema feito com a turma da Milka Plaza na oficina do Letras no Jardim em fevereiro e então li o poema Megapolis.


11a Feira Catarinense do Livro

14/04/2018 - Desta vez a feira uniu-se à Prefeitura de Florianópolis para os festejos da Semana Municipal do Livro Infantil e foi um lindo evento! Convidaram-me para uma Sessão de Autógrafos no decoradíssimo estande dos escritores, uma belezura só de olhar! Lá me toquei eu com o boneco do Carvalhinho Jr.!!! Ele foi muito paparicado pelo público. Pude falar um pouco sobre a minha obra, o que sempre é muito gostoso pra mim. Agradeço mais esta oportunidade de participar da Feira!












Sarau do QuintALL


19/04/2018 - Muita empolgação para mais um sarau do QuintALL realizado no Red Park no Rio Vermelho! A Ana Luiza e o Luca, nossos anfitriões amorosos, deram início à festança e lá seguimos nós com tantos talentos artísticos. Até dança indígena em roda tivemos para nossa grande alegria. Na minha apresentação, li o meu conto A Terrível Revelação do Senhor dos Fantasmas, fquei muito faceira de contar esta história, que eu amo e é muito profunda, ao pessoal... e ver como eles gostaram foi de arrepiar! Viva!

 Enorme faceirice em ler o meu conto
 A Terrível Revelação do Senhor dos Fantasmas!

O QuintALL nos brindando com uma rara oportunidade de dançarmos como os nossos indígenas, viva!!!


A Cécia da banda O Buraco de Minhoca estava ainda mais bela com o cocar!


Ui, nesta plateia todos são artistas!!!


M  A  I  O

Sarau Casa das Artes
[São Pedro de Alcântara/SC]


05/05/2018 - Na bela cidade de colonização alemã, o Antônio Rodrigues organizou mais uma edição do seu famoso Sarau das Artes e teve lugar na Casa Amarela, residência do nosso animado anfitrião Luiz Carlos Stäelin... garantia de acolhimento pra lá de carinnhoso!!! Extasiados pela beleza exuberante do local, todos os participantes superaram-se com seus talentos e o evento contou com este toque extra de emoção. Nas minhas participações, eu li o meu poema Esperança e a minha crônica O Melhor Quibe Cru do Brasil. Também houve momentos para depoimentos super significativos que comoveram o público presente. Ah, no intervalo, tivemos um café colonial supimpa!!! 




Alegria imensa: o meu livro A Cidade dos Polvos encantará os leitores da família do nosso anfitrião Luiz Cláudio!

Sarau do GPT
[especial do livro da Bulucha]


05/05/2018 - Edição especial do Sarau do GPT em conjunto com o lançamento do livro Hora H da Marli Lúcia Lisbôa. O sarau teve lugar na Sala de Cinema do CIC e o lançamento no saguão. Momentos de pura emoção e alegria, cheios de confraternizações agradabilíssimas. Muitos amigos dedicaram suas apresentações para a querida autora Bulucha... inclusive eu que li o meu poema Totalmente Cigarra!
Convidei o público para um "VOCÊ DECIDE" entre dois de meus poemas...

...e o escolhido foi... Totalmente Cigarra!


Desejando sucesso para a Bulucha e o seu Hora H.

Oba, intercâmbio e confraternização com artistas de Laguna...

...e com os da ACPCC!

Reunião das
 Árvores Arteiras na FFC

09/05/2018 - Um momento significativo para o grupo das Árvores Arteiras, poder conversar e expor pessoalmente com o Paulo Berri na Fundação Franklin Cascais, órgão municipal de cultura! O Augusto de Abreu e e eu conversando com o Paulo tivemos ideia ótimas para o projeto e agora temos que viabilizá-lo, viva! Vamos lá...

Reunião da ACPCC

12/05/2018 - Uma doce reunião da ACPCC... ganhamos até bombons da querida Arlei Borges em nome do SESC pelo dia das mães, viva! Rodadas de textos cheios de sentimentos profundos. Ah, ah, ah... como o meu conto que li Monstros das Profundezas e o poema Uma Garrafa Cheia de Lágrimas! Muitas reflexões do grupo neste encontro.



Obrigada, Arlei e SESC pelo carinho!

O Ney e seu desenho enigmático...

...a Susana nos brindando com um poema bilíngue da Maria Nazaré Laroca em Esperanto-Português, coisa chique!

Viva a ACPCC!

Desafio do Grupo dos Filosofandos:
Conto a 5 Mãos

12/05/2018 - Noite especial para o grupo dos Filosofandos: hora da entrega para a última escritora do nosso conto a cinco mãos = Eu!!! O desafio foi proposto pela Kátia Rebello em fevereiro/2018 e desde então estamos curtindo um mistério e curiosidade enormes com o desenrolar da trama secreta para cada um dos Filosofandos Kátia Rebello, Karla Schipmann, Lourival Francisco, Neide Koenthrop e eu, Ana Esther. Agora terei a delicosa tarefa de "dar um fim" ao conto, que fabuloso!
Eu... recebendo da Neide o pendrive com o misterioso conto secreto dos Filosofandos!

Sarau do QuintALL

17/05/2018 - Nirvana! Para mim, uma edição memorável do QuintALL!!! Após muita combinação de bastidores com a Ana Luiza, nossa querida anfitriã do QuintALL, realizei uma homenagem que trouxe imensa faceirice para o meu coração! Foi um sarau repleto dos talentos artísticos do frequentadores, houve o lançamento do livro Céu de Chumbo do Vagner Xavier, sinos de cristal de quartzo da Jacque para as boas energias, comemoração do aniversário da Laura, visita e depoimentos do pessoal da ACIC, palestra sobre medicina chinesa, o tai-chi do Daniel... tudo fantástico! Após a alegre apresentação da banda O Buraco de Minhoca, a Ana Luiza me chamou e pude surpreendê-la com um desenho meu para ela, a mãe do QuintALL, viva! E então fiz um preâmbulo misterioso sobre o meu poema-homenagem... li com as mãos tremendo o tempo todo e o dediquei com muito amor à banda que estava ali ouvindo... Nossa, foi super incrível! Entreguei para a Cécia, o Jonas e o Luis Guilherme uma cópia do poema bilíngue que compus pensando neles The Wormhole / O Buraco de Minhoca... Depois foi só curtir o momento!
 Altas confraternizações...
Níver da Laura com bolo saborosíssimo!
 
Lançamento do livro Céu de Chumbo do Vagner Xavier... Sucesso, menino!


Depoimento do senhor cego da ACIC, a nova casa do QuintALL a partir do segundo semestre.

Homenagens...

Eu não poderia deixar de homenagear a nossa super mãe do QuintALL, Ana Luiza Brasil, que garante alegria e paz para todos nós frequentadores do sarau!

E aqui a minha homenagem à banda que adoro e sou mega-fã O Buraco de Minhoca !!!

Na maior inocência O BURACO DE MINHOCA se apresentou nos encantando com suas canções...

Após o show... chegou finalmente o momento para eu demonstrar o meu carinho pela banda!

Fotos - Afonso Rocha: lindo registro deste momento tão único para mim, obrigada, Afonso!!!

 Entregando a cópia do meu poema The Wormhole / O Buraco de Minhoca...

...alegria sem par!

Quem desejar conferir... é só aparecer no YouTube: 


 Árvores Arteiras:
Plantio de mudas em condomínio!


29/05/2018: As Árvores Arteiras começam a "dar frutos"! Após um longo tempo de conversações e combinações com muita flexibilização das ideias com a síndica Viviane, finalmente conseguimos chegar a uma solução. O dia do plantio de três mudas de Manacás no condomínio residencial no bairro Itacorubi ocorreu com a participação dos funcionários do condomínio e alguns moradores. Eu inclusive meti a mão na massa um pouquinho e contei a história do surgimento do grupo Árvores Arteiras, falei sobre os Manacás e suas lagartas que viram lindas borboletas e por fim li o meu poema O Carvalhinho e o Albatroz com a participação do boneco do Carvalhinho Jr.! A criançada vibrou e o resultado é que temos mais três árvores entre nós, que belezura, as Árvores Arteiras unindo arte à ecologia!!!








J  U  N  H  O

4 Anos da ABCH

02/06/2018 - Atividade de comemoração dos 4 anos da ABCH no Parque de Coqueiros (Floripa, SC): contação de histórias no parque... Com a Claudete de Mata, a Cida Faccioli e eu. Num recanto aconchegante do parque fomos chegando, montando o "palco" e a festa começou! Li o meu poema Feliz Aniversário! em homenagem à ABCH e mais tarde contei a história Encontro de Almas baseada no meu conto publicado na Antologia Entre Estantes e Entre Tantos (BU/UFSC, 2017).




14a Reunião do 
Clube de Leitura do Pelicano

04/06/2018 - Um encontro com um delicioso bate-papo sobre o meu conto O Monstro no Fundo do Poço que recebeu Menção Honrosa no Concurso Van Helsing: Caçadores de Monstros (Janeiro/2018). Fiz a leitura do meu poema Esperança para entrar no clima, depois lemos breves definições sobre Id, Ego, Superego, Alterego, Anima, Psique e Animus e então passei para a leitura animada do conto! Debatemos, comentamos, o pessoal contou depoimentos, fizeram perguntas, contei o processo de criação do conto. A Lílian Gerdi deu uma ideia sobre sua obra e já combinamos que na próxima reunião ela será a convidada, viva o Clube de Leitura do Pelicano... levando alegria através da literatura!!! 
Mil agradecimentos a nossa anfitriã Eliana Chukste pelo delicioso chá oferecido e pelas amigas que contribuiram com mais gostosuras.





  

Reunião da ACPCC

09/06/2018 - SESC/Prainha => Esta edição da reunião da ACPCC foi presidida pela Susana Zilli e tivemos a visita do Francisco, um membro da época da fundação, foi bem impactante... As rodadas de textos nos brindarram com o romantismo do mês dos namorados, o pessoal estava empolgadão! O Vevê leu um texto em que os homenageados somos nós da ACPCC e o LIVRO, quanta emoção! Quanto a mim, li o meu poema Minha Vida? e depois o texto-autobiográfico As Arvores Arteiras. Na confraternização, cantamos o Parabéns para a Marta, viva!



Sarau do GPT
[especial do livro do Sinval]


11/06/2018 - Mais uma edição especial do Sarau do GPT (Grupo de Poetas da Trindade) seguido do lançamento do livro Coração Tagarela , Vol. 3 do Sinval Santos da Silveira. A Sala de Cinema do CIC é um palco perfeito para tantas belezuras. Um evento em todos os artistas que se apresentaram deram o melhor de si para homenagear o amigo escritor Sinval, viva!!! Eu li a minha primeira crônica das aventuras da Mochileira Tupiniquim: Estou chegando. Foi tudo muito lindo e cheio de grandes emoções. Parabéns para o Sinval!!!
Momento lindo: o filho do autor lendo o Prefácio que escreveu para o livro do pai... 
 O coração acelerou quando li a crônica sobre a minha relação com Florianópolis: Estou chegando!
 A Andréa Rhil exuberou em sua performance para o deleite de todos!
 Declaração de amor no palco pela dupla de cantores, pai e filha!

Sarau Catarina
[especial do Meio Ambiente]

13/06/2018 - O auditório da Biblioteca Barreiros Filho já está acostumado a receber um público infantil empolgado por histórias... e foi assim nesta tarde do Sarau Catarina especial de celebração de proteção do nosso Meio Ambiente! Junto com as contadoras de histórias da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH) que contaram maravilhosos causos, apresentei a minha história biográfica As Árvores Arteiras pela primeira vez para uma plateia de criançada vibrante, que alegria para mim!!!



As Árvores Arteiras... encantando um público de peso: criançada que plantará muitas árvores!

As contadoras de histórias: Roseli, Claudete, Vó Osmarina, Salma, eu, Jane e Andréa...

O Carvalho Jr. super feliz ao lado do Seu Frankolino!!!

Sarau do QuintALL
                            
14/06/2018 - A edição de junho do Sarau do QuintALL ocorreu no Jardim do Rancho, cantinho do casal Lilia e André no bairro de Ratones... fomos carinhosamente acolhidos com uma bela lareira!!! Mil agradecimentos! O calor humano foi gigantesco e amenizou o frio da noite deixando os nossos corações prontos para as belezas artísticas dos entusiasmados participantes do QuintALL! Eu apresentei o meu texto biográfico, AS ÁRVORES ARTEIRAS justamente inspirado em pessoas e acontecimentos do próprio QuintALL... muita faceirice para mim. Ah, e também houve o momento da doação que fiz ao Jardim do Rancho do pé de Pau Brasil que eu comprei no QuintALL de novembro/2018!!! E as belezuras se sucederam ao longo do sarau...
Ana Luiza&Luca: abertura oficial do QuintALL de junho/2018!

A plateia calorosa...

Apresentando o Carvalho Jr. ao público amigo...

...lendo o texto As Árvores Arteiras...

Momento de emoção à flor da pele... doando o meu pé de Pau Brasil para o Jardim do Jancho... cuidem bem dele, Lilia e André!

O Afonso sorteou um livro... e a Laura acertou o número!

Os artistas se esmerando...

... o Sérgio lançando o seu livro...

 
...o Júlio estreando no QuintALL...
...e o meu agradecimento aos amigos que filmam...

...e fotografam o evento garantindo lindas recordações para todos nós!

Filosofandos:
Filosofia & Literatura

16/06/2018 - Praça de Alimentação do Shopping Iguatemi, QG dos Filosofandos... Um encontro insólito dos Filosofandos para a leitura do Conto a 5 Mãos que escrevemos por sugestão entusiasmada da Kátia Rebello! Ela iniciou depois na sequência escreveram em total sigilo a Karla Schipmann, o Lourival Francisco, a Neide K. Vieira e eu... Ficou uma delícia de conto, mistério, suspense, romance! Uma belezura que promete emoções por vir... surpresa!!! Já tem "olheiros" interessados nesta pérola da literatura, eh, eh, eh...





J  U  L  H  O

Lançamento do Blog das
Árvores Arteiras


13/07/2018 - Inicio da divulgação do Blog das Árvores Arteiras contendo a história do seu surgimento, o sonho que deu origem a tudo, as ideias e as atividades já realizadas! Muita vontade de unir a arte ao plantio de árvores e mudas por onde for possível!!! E o Universo vai conspirando para o aparecimento de novos amigos para vibrarem junto com as Árvores Arteiras. Vale a pena conferir através deste atalho!
Deixo aqui mais uma vez o meu agradecimento ao Augusto, Leila e Luis Guilherme pelo carinho e apoio pelo meu sonho que aos pouquinhos se torna uma linda realidade, oba!!!
Blog das Árvores Arteiras





Dia Nacional do Escritor
Bate-papo no SESC/Prainha
[Florianópolis, SC] 


25/07/2018 - O Dia Nacional do Escritor foi instituido em 1960 e para comemorá-lo nada melhor do que um bom bate-papo com escritores, não é? E foi na linda Biblioteca do SESC/Prainha que eu tive a alegria imensa de me transformar em entrevistadora dos escritores convidados: Clarmi Regis e Lílian Gerdi e os colegas da ACPCC Ney Santos, Osmarina Maria de Souza e Susana Zilli (a Vera não pôde ir...). Numa tarde de chuvarada exagerada, lá estávamos nós falando sobre o tema O que te move a escrever? Tudo muito proveitoso numa atmosfera de alegria com relação aos livros e à escrita criativa. Uma maneira de celebrar a parceria cultural SESC/ACPCC. Mil agradecimentos ao SESC e em particular à Bibliotecária Verônica Santos e a Coordenadora Arlei Souza Borges e suas equipes pelo apoio e carinho de sempre! E os meus parabéns aos escritores convidados com lindos talentos, obrigada por entrarem nesta iniciativa comigo!!!















15a Reunião do 
Clube de Leitura do Pelicano


30/07/2018 - Uma reunião misteriosamente planejada para criar um suspense digno do conto escolhido para o encontro na residência da anfitriã Teca (Eliana Chukste)! Traje de festa(nça), Parede da Fama para fotos dos lindos trajes, espumante para um brinde... e assim iniciou a tarde do Clube de Leitura do Pelicano do mês de julho/2018!
O "nosso" Brinde...
...criando a atmosfera do conto!

Após o "aquecimento" estratégico, iniciei falando sobre a biobibliografia do autor, o catarinense de São Francisco do Sul, Raul Caldas Filho (13/09/1940). Foi então que demos início à leitura dramatizada do seu conto O BRINDE... Arrancou suspiros e "ohs!" na hora em que eu mencionava os "brindes" macabros do texto, divertidíssimo! Após a leitura, passamos para um debate sobre a obra e depois ainda comentários pessoais sobre experiências relativas ao tema. Sensacional a relação de júbilo com um texto literário e os leitores/ouvintes! Que faceirice a minha em vivenciar estes momentos! Gratidão a nossa anfitriã que garantiu a ambientação perfeita (sem falar nos requintados quitutes!) para a nossa festa literária e às amigas que vibram com as histórias lidas!!! 



                                       

Até a próxima!!!

A G O S T O

Visita à Biblioteca Pública com Contação de Histórias

08/08/2018 - A convite da Eliana Pontes do setor infantil da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), passei uma tarde cheia de encantamentos com uma turminha da creche CriArte e suas professoras. A alegria já começou mesmo antes do pessoal chegar... não é que apareceu na biblioteca dois casais egípcios com seus filhos procurando por livros em inglês?!!! Aí eu já conversei com eles e apresentei o meu livro bilíngue da Boneca Cremilda Cremilda Goes Ecological / Cremilda Ecológica... que encontrou um novo lar entre leitores lá do Egíto, viva!!!


Já em alto astral, quando a turminha do CriArte chegou, passeamos pela biblioteca, vimos, entre tantas coisas, o setor de Braile, amei! Depois chegou a minha hora de contar as histórias da Profa. Coruja Buraqueira: Caranguejinho Heroico e Uma Vaquinha para o Compadre Urubu. Também contei a história Brilhos no Abismo e ainda li o poema Boneca Cremilda, uma festança... Ah, e a criançada participou com perguntas e depoimentos!!!
O poema BONECA CREMILDA...

 Os causos da Profa. Coruja-Buraqueira!

A história do meu 1o E-book BRILHOS NO ABISMO / ABYSSAL GLIMMERS.



Quinta New Beat
no Canto do Noel

09/08/2018 - Um sarau musical&poético eletrizante promovido pelos animados poetas Vagner Xavier, Fábio Dantas, Julio César Gentil e Luciano Xavier com o apoio do músico Alison Marvin do bar Canto do Noel. Uma noite cheia de encantos e grande alegria ao celebrarmos a poesia! Houve até um poeta homenageado: o americano Jack Kerouak (1922-1969).
Havia um Varal de poemas, livros para sorteio, microfone aberto para quem desejasse cantar ou poetar... tudo com uma atmosfera de bar acolhedor! Eu então me esbaldei e li três poemas: Talvez uma Hidra?, Alienígenas e Abraço Forte...

Alegria estar entre o Fábio Dantas, o Vagner Xavier, a Susana Zilli e a Vera Lúcia Silva!
Encontros poéticos inesquecíveis, Fábio Dantas, Julio César Gentil e Alison Marvin...

...Alison Marvvin e Luciano Xavier!

Faceiras com nossos livros para o sorteio!

 Seguindo na poesia... Vagner Xavier...
...uma corajosa frequentadora do Canto do Noel...

 
...eu, com os meus três poemas!
...a Susana Zilli com sua poesia cativante...

...a Vera Lúcia Silva que vibrou com o evento!

Adorei conhecer o poeta Gabriel Augusto... e já trocamos figurinhas, ele ficou com o meu livro A VIAGEM, O CONCURSO E O VACILO e eu com o seu PRINCÍPIO DO ATO! 
Ah, e o Julio de guardião do Varal!!!
Ficará para a nossa história este evento delicioso! Viva!!!

Sarau do GPT

13/08/2018 - Uma tarde cheia de encantamentos na Sala de Cinema do CIC Sarau do Grupo de Poetas da Trindade. Houve até uma visita surpresa do Diogo Chicatto dos estudos de Esperanto, ele falou sobre a língua universal e ainda leu um poema em esperanto e traduziu para que o pessoal entendesse. Sem falar nos poemas, histórias e causos!!! Eu, em grande rebeldia, li o meu poema Votar ou não Votar? Muitos artistas se apresentaram com lindos textos, viva o Sarau do GPT!!!

A Vera Portella de anfitriã nos recepcionando com grande afeto!

Eu declamando o meu poema Votar ou não Votar?...
 A Osmarina maria de Sousa com sua plateia cativa!

 
O Diogo Chicatto falando sobre o Esperanto!

Sarau do QuintALL

16/08/2018 - A edição do sarau do QuintALL de agosto/2018 marcou a estreia na nova casa, na ACIC (Associação Catarinense para a Integração dos Cegos)! Foi uma noite deveras memorável! Os participantes se esmeraram para levar o seu ´máximo, foi pura emoção à flor da pele... Cantorias e poesia no palco para tocar todos os corações. A Ana Luiza Brasil e o Luca comandando a festa conseguem tirar o melhor de todos nós... e as belezuras foram se sucedendo. Eu, particularmente, estava emocionadíssima, pois homenageei a ACIC lendo a minha história A FADINHA DA FLORESTA DA ESCURIDÃO ETERNA lembrando-me da Oficina de Produção de Texto que co-ministrei com a Milka Plaza, o Paulo Berri na turma da Profa. Sulísia Westphal em 2013... Fabuloso! Magias do QuintALL...
 O Henrique apresentando o filme sobre os trabalhos da ACIC...
A Ana Luiza e o Luca nos acolhendo, cantando e dando início às maravilhas artísticas!



 E a história A FADINHA DA FLORESTA DA ESCURIDÃO ETERNA teve trilha sonora de peso...









Semana do Folclore:
Contação de Histórias na
Casa da Alfândega
24/08/2018 - Uma tarde de lindas emoções com a ABCH contando histórias para a criançada de uma CasaLar num palco da linda Casa da Alfândega em meio ao artesanato da Ilha da Magia!!! A gurizada prestou atenção com brilho nos olhos, fizeram perguntas e elogiaram muito nossas histórias, que alegria imensa! Também, cada uma de nós se esmerou ao máximo para propiciar um momento de encanto para todos. Eu tive a faceirice de me inspirar e escrever especialmente para a ocasião a história A BRUXA E O URUBU... uma maravilha de conto!!! O melhor é que as crianças também vibraram. Elas depois puderam folhear vários livrosde histórias que a Claudete levou. Agradecimento à Claudete da Mata que me convidou, às colegas contadoras de histórias e à Adriana Brito da Casa da Alfândega pela acolhida e pelo cafezinho ao final do evento!






Agradecimentos, Adriana, por acolher a ABCH com tanto afeto!

Visita à Oficina Literária
Letras no Jardim
24/08/2018 - Após o evento na Casa da Alfândega, fui para a Rodoviária Rita Maria onde o pessoal da Letras no Jardim se reúne todas as sextas-feiras! Lá, com tantos amigos, contei a minha história A TERRÍVEL REVELAÇÃO DO SENHOR DOS FANTASMAS, escrevi um poema "existencialista" - Fui! - por sugestão da Milka Plaza em sua atividade de produção de texto e no final eu pude finalmente entrevistá-la para a página Ana Esther Entrevista... do meu Blog!!! Viva, quantos momentos fantásticos!


A Milka nos dando inspiração pra produção de texto...

O Luiz Alfredo se apaixonou pelo Janjão Espinhento, o mascote do meu livro A Viagem, o Concurso e o Vacilo!!!

Reunião do Clube de Esperanto

27/08/2018 - Uma noite de reunião com gente animada pela causa do Esperanto. Fomos recebidos com muito carinho na residência do José Sartori Burger, um verdadeiro entusiasta! Todos aprovaram a posse da chapa da nova Diretoria...
...e as propostas são desafiadoras! E eu tive ainda a oportunidade de ler para os amigos o poema Heima Tasko que compus em Esperanto especialmente para esta ocasião... ando inspiradona!!! 
Fiquei muito faceira e o pessoal gostou!!! Houve cantoria e após toda a pauta cumprida passamos à sessão de fotos e confraternização!
A nova Diretoria... 

O Conselho Fiscal...

                         
...e a turma toda!!!

16a Reunião do 
Clube de Leitura do Pelicano

31/08/2018 - Um encontro super diferente do Clube de Leitura do Pelicano: a tarde literária e uma noite com jantar com uma deliciosa Galinhada Espanhola oferecido pela anfitriã Dirza Amabile Macarini em sua residência. É claro que o conto escolhido tinha tudo a ver com o jantar!!! Foi o Conto 40 - A Lenda do Cozinheiro Espanhol do meu primeiro livro Terapia Ocupacional, Contos (2004)... A decoração, por conta da Eliana Chukste (Teca) foi sensacional com direito a galinha dos ovos de ouro e tudo, os modelitos foram ou de Chefs de Cuisine ou de espanholas!

 
Fiz a leitura do conto depois de haver rememorado a história do surgimento do Clube de Leitura do Pelicano em 2014... Após a leitura, fiz algumas perguntas, o pessoal também e houve ainda depoimentos sobre receitas de família! 
  




 
A Vera chegou após a leitura... mas não resistiu à curiosidade e leu o conto ela mesma!!!
 A Eliane nos presenteou com Pilulas da Alegria!!!
A anfitriã nos brindou com seus talentos de cantoria...

A filha da Dirza chegou para nos alegrar com sua dança espanhola, com castanholas e tudo!
E aí... passamos, finalmente, à Galinhada Espanhola tão aguardada!!!

Meus agradecimentos à anfitriã Dirza pela acolhida amorável e a todas as participantes!!! Inclusive ao primeiro Pelicano do grupo, o José Enrique, bendito entre todas as Pelicanas!!!

S E T E M B R O

Anamasthêr
e a Meditação do Chimarrão


Setembro chegou trazendo altas novidades! A minha mais nova personagem, a incomparável Anamasthêr e a sua linha da Meditação do Chimarrão. Uma personagem carismática que, com seu coração amoroso, está desejosa de espalhar AMOR, PAZ, ALEGRIA por todo o Universo em ondas quânticas na frequência  do BEM... Vamos juntos com ela entrar nestas vibrações positivas, viva!!! 


A Anamasthêr já tem uma página especial só dela aqui no Blog com suas mensagens, dicas e, é claro, os tópicos meditativos para todos unirem-se à Meditação do Chimarrão! Apareçam por lá...

Sarau do QuintALL
Nossos anfitriões gurus, Ana Luiza e Luca no palco do Auditório da ACIC nos acolhendo com seus enormes corações!

13/09/2018 - Este sarau de Setembro/2018 na ACIC foi especialíssimo! Incontáveis emoções marcando cada apresentação dos participantes empolgados... todas dedicadas ao 80o aniversário da querida hermana "quintallete" Giovanna Massaro!!!
Parabéns, Giovanna, muitas bênçãos!

Apresentações lindas se sucederam como sempre. A gente sai de lá extasida, com energias renovadas pela beleza e alegria de tantos talentos e parcerias encantadoras...

A Jacque e seu Cristal de Quartzo...

...a Olga e suas homenagens tocantes...

...a Susana Zilli com suas reflexões e até levou seu livro Campinas Poéticas para sorteio!

Um rapper cego e super divertido!

Surpresa para mim: reencontrei uma aluna da Oficina de Produção de Texto na ACIC/2013: a Tábata cantando lindamente!

Viva a Quase Banda!!!

A banda O Buraco de Minhoca lançando o seu videoclip, momento fabuloso!
E as perfomances seguiram nos enchendo de faceirice!



*Meu momento de concretização de mais um sonho: o lançamento da minha personagem mais recente e que me é muito querida e cheia de significados = a ANAMASTHÊR com sua linha de Meditação do Chimarrão, filosofar e meditar com a cuia na mão! E contar com a parceria do Luis Gulherme da banda O Buraco de Minhoca como o primeiro "adepto" da Meditação do Chimarrão numa parceria artística impagável trouxe credibilidade extra para os propósitos da minha personagem. Meus agradecimentos pelas tuas dicas e a análise fundamentais para o surgimento da Anamasthêr, Luis Guilherme!






 

Aqui etá o atalho para o vídeo no YouTube... Vale a pena!

Faceirice sem fim... agora a Anamasthêr sairá espalhando pelo Universo ondas de muito amor e alegria com sua Meditação do Chimarrão!

Inauguração do
 Crepes & Cultura


15/09/2018 - Uma tarde de sábado memorável para os agraciados com esta oportunidade de testemunhar e vivenciar tantas alegrias, talentos, gostosuras, amizade... ah, sim... a música envolvente da banda O BURACO DE MINHOCA e o talento artístico de tanta gente animada. Tudo isto para a inauguração da creperia Crepes & Cultura que oferece muito sabor a quem lá chegar!!!

Foto: Aguinaldo Filho

Enquanto as gostosuras circulavam, acontecia a parte cultural no palco, show particular da banda, de emocionar, um privilégio inenarrável para os fãs (como eu!!!). Então o público/clientes se aventurou a inaugurar também mais este palco para amantes da arte! E os talentos se sucederam... A Rosa DeSouza...
...o Fábio Dantas com seu poema musicado pelo Buraco de Minhoca!!!

A Lílian Gerdi ...

O Vagner Xavier com seu livro Céu de Chumbo...

Até eu recebi um presentaço surpresa: o meu poema O BURACO DE MINHOCA que compus com carinho especial pela banda foi lido pelo Luis Guilherme em nome deles, fiquei sem fala, paralisada de faceirice! Mil agradecimentos, emoção inesquecível.
Muita alegria... eu não esperava por essa!!!

E chegou a minha vez de homenageá-los! Li o segundo poema-meditativo da Anamasthêr e a Meditação do Chimarrão com o tópico ALEGRIA, que é o meu desejo para eles e para o Crepes&Cultura! Também fiz o desenho da personagem. Muitas inspirações e afinidades.


 
O poema ALEGRIA... gravado pela amiga Lílian Gerdi, obrigada!



"Que o Crepes & Cultura seja um Epicentro de AMOR espalhando ondas de PAZ e ALEGRIA para todo o Universo!" Ana Esther

Roda de Escritores
no Congresso de Direito da UNISUL
[Palhoça/SC]

21/09/2018 - A convite do William Wollinger Brenuvida, participei da Roda de Escritores, parte da programação do III Congresso de Direito promovido pela UNISUL no Campus Pedra Branca em Palhoça/SCe organizado pelo Prof. Alexandre Botelho. Um evento que reuniu muitos escritores da região para um momento de intercâmbio literário, uma preciosidade. Adorei conhecer novos colegas e estreitar os laços com os que eu já conhecia! Ainda de quebra, pude apresentar ao pessoal a Animasthêr e a Meditação do Chimarrão lendo o meu poema-meditativo PAZ MUNDIAL... Ao final, uma confraternização muito animada! Fico muito grata pelo convite e acolhida. Parabéns pela iniciativa!
  

 
 
 
Lindo grupo de escritores embora já bem incompleto... muitos já haviam ido embora na hora da "foto oficial"!
 
Oba, o André Luiz dos Santos e eu trocando nossas figurinhas...


Eu, Colunista no ROL!
Jornal Região OnLine
[Sorocaba/SP]

24/09/2018 - Que imensa satisfação, hoje estreou a minha coluna no site do Jornal ROL! De Sorocaba para o mundo! Recebi o convite do Sergio Diniz da Costa e fiquei faceira a mais não poder. É ótimo ter esta oportunidade para levar os meus textos a públicos de outros "pagos"! Meus agradecimentos aos Editores Helio Rubens de Arruda e Miranda e Sergio Diniz da Costa, saibam da minha grande vontade de contribuir para embelezar o mundo ROLiano... 

Queridos leitores, apareçam por lá... Aqui está o atalho= 

VI Feira do Livro de
Praia Grande/SC
26/09/2018 - Uma experiência diferente para mim: participar ativamente da montagem do nosso próprio estande na Feira do Livro...



Até fomos apresentadas para o Prefeito Henrique Matos Maciel que supervisionava tudo pessoalmente!

27/09/2018 - Primeiro Dia da Feira! Com direito a abertura oficial com o Hino Nacional Brasileiro, discursos, apresentações bonitas comemorando os 60 anos do município... e aí a VI Feira do Livro de Praia Grande iniciou em alto estilo! A escritora Susana Zilli e eu tivemos o nosso próprio estande das Escritoras e Contação de Histórias! Recebemos um público curioso e amorável querendo saber sobre o nosso trabalho... Ah, e li o poema BONECA CREMILDA para um montão de gente! Professores de inglês se encantaram pelos meus livros bilíngues; a Susana e eu fizemos um caloroso intercâmbio com os escritores locais e o pessoal que trabalhou na Feira, visitamos os estandes... Autografamos o que deu!!! 




Trocando figurinhas com o escritor Frank Cardoso Lummertz!






Sessão de Contação de História = O Vice-Prefeito Mack Citadin e sua esposa apareceram com o grupo de Professoras com seus pupilos da região Quilombola de Pedra Branca de Praia Grande/SC para ouvirem a minha história O CARVALHINHO SOLITÁRIO... foi um momento tocante e de grande alegria para todos nós!






28/09/2018 - Segundo Dia da Feira! Dividimos o nosso estande com a Naturopata Silvana Dalpiás que fazia exames da íris para ajudar nos processos de aprendizagem, adoramos...

E a interação com o público visitante recomeçou. Claro, continuamos a comentar sobre o nosso trabalho...
A fã de livros de terror levou o meu LENDO NAS ENTRELINHAS, viva!



Mas bah, tchê, que lindões pilchados... lindas bombachas!


Ói, ói, ói... o Mágico Franco do Vale sumiu com a cabeleira da Boneca Cremilda...

Visitamos os outros estandes que apresentavam projetos culturais muito bonitos! 
Lendo o poema Sonho Feliz da Susana Zilli no estande dos Escritores Locais...

...prestigiando o lindo projeto AMIGOS DA LEITURA...

...pintando um coração apaixonado na minha mão!

O estande dos livros espíritas das amigas Rosangela e Rosane... (até um Frei apareceu por lá!)

Visitando o projeto de plantas medicinais com o grupo dos Quilombolas da Pedra Branca com a Profa. Sílvia, tomamos chazinho de Quina! 
Com os empolgados dançarinos dos anos 70...

 
Lindão o ônibus dos livros!


Viva!!! E passou tão rapidamente essa deliciosa e inesquecível VI Feira do Livro de Praia Grande/2018... Milhões de agradecimentos à amiga querida Rosane Pinto Pereira que nos convidou para este evento fabuloso... e nos acolheu com tantas paparicações! Estará para sempre em meu coração!

MiniSarau Poético das
Árvores Arteiras
[Praia Grande/SC]

Arte para celebrar a Natureza!

29/09/2018 - Uma festaça ecológica! Um MiniSarau Poético das Árvores Arteiras para celebrar o plantio de mais uma árvore no planeta... uma bebê bergamoteira! Foi no sítio das amigas Rosane e Rosangela no município de Praia Grande no sul do Estado de Santa Catarina. Um grupo de amigas testemunhou o evento com o plantio da mudinha e os poemas Sementes da Susana Zilli e os meus O Carvalhinho e o Albatroz e o Bem Dito... ah, e até o mascote das Árvores Arteiras estava lá, o boneco do Carvalho Jr.!






Agora o bebê bergamoteira ficará aos cuidados destas amigas ecológicas, coisa bem boa! Mil agradecimentos!

O U T U B R O

Coluna GENTE
do jornal Notícias do Dia

04/10/2018 - Para uma escritora é sempre uma enorme alegria aparecer numa coluna de jornal quando o assunto é sobre livros, encontros literários... E eu estou lá na coluna Gente da edição de 04 de outubro de 2018 do jornal Notícias do Dia ao lado do escritor Salomão Ribas Jr.! Ele foi o convidado do encontro do mês de Setembro/2018 do Círculo de Leitura de Florianópolis na BU/UFSC ocasião em que falou sobre suas obras, seu gosto por leitura e experiências na política e como presidente da Academia Catarinense de Letras. Eu fui uma sortuda ganhando um exemplar do seu livro O Velho da Praia Vermelha com dedicatória. Muitas emoções literárias!!!
Viva! Aparecer no jornal numa nota sobre livros e escritores, alegria pura!!!

Tour Gastronômico-Cultural
com a ALB/Florianópolis

05/10/2018 - A convite da Vera Portella e da Marta Carvalho, juntei-me ao grupo da ALB/Florianópolis para este evento desafiador e muito inovador. Um Tour Gastronômico-Cultural nas praias de Ponta das Canas e Canasvieiras. Foi um intercãmbio de gentilezas: recebemos petiscos gostosos dos restaurantes parceiros e fizemos doações de livros e poemas emoldurados... e com direito a declamações, discursos e depoimentos emocionados!
Primeira Parada: Restaurante Canto da Praia (Ponta das Canas) - Li para o José, nosso anfitrião, e para todos o meu poema UMA ILHA CHEIA DE BRUXAS...


Nossos livros e poemas para doação. Faceira com a gentileza do Presidente da ALB/Florianópolis, Sr. Valdir Mendes em me acolher neste Tour! Doei os meus livros A Viagem, o Concurso e o Vacilo e O Susto da Cremilda.




Segunda Parada: Restaurante Garra Azul (Ponta das Canas) - Li para o casal de anfitriões e para a turma o meu poema VIVA O VERÃO!





Doando os meus livros A Viagem, o Concurso e o Vacilo e o Cremilda Ecológica...

Terceira Parada: Restaurante, Pizzaria e Café Bistrô (Canasvieiras) - Li para os anfitriões César e Marga e para o grupo o meu poema Totalmente Cigarra!


Doando os meus livros A Viagem, o Vacilo e o Concurso e O Susto da Cremilda...

Que linda (e deliciosa) Barca de Açaí que recebemos de cortesia!!!

Um sábado de intensa partilha de talentos, quanta alegria em poder participar... Meus agradecimentos a todos por me acolherem com tanto carinho neste inesquecível Tour!

Primeira Reunião do 
Esperanto-Klubo de Florianópolis no CIC


05/10/2018 - Uma reunião histórica para o Esperanto-Klubo de Florianópolis (Clube de Esperanto). A nova Diretoria já inicia seus trabalhos estreando a sala concedida ao EKF no Centro Integrado de Cultura do Estado de Santa Catarina, o famoso CIC! Quanta faceirice para nós! Houve uma harmoniosa cerimônia no Espaço Cultural do CIC com doação de livros em e sobre o Esperanto, discurso de agradecimento do Sartori Burger, discurso do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) o Sr. Oséias Mafra Filho, momento artístico, fotos e confraternização! No momento artístico eu dramatizei, com a colaboração da Rosi Julia Trentin (a Presidente do EKF) na leitura do texto em português, o meu poema-meditativo Monda Paco (Paz Mundial) da Anamasthêr kaj la Meditado de la Mateo "Filozofi kaj mediti kun la Mateujo en la Mano!" [Anamasthêr e a Meditação do Chimarrão: "Filosofar e Meditar com a Cuia na Mão!"] Faceirice bilíngue para mim!!!



Meu poema em Esperanto: Anamasthêr kaj la Meditado de la Mateo = Monda Paco

E agora os livros doados estão sob os cuidados da Esni, a responsável pelo Espaço Cultural do CIC!

Confraternizando e celebrando este raro momento!

Na sala destinada ao EKF houve conversas sobre o Clube e mais momentos artísticos!







Anamasthêr e a Meditação do Chimarrão 
no Medita/UDESC


10/10/2018 -  Alegria e Gratidão! Uma emoção fabulosa para mim neste encontro de meditação na UDESC poder agradecer pessoalmente à Profa. Aline Regina do LEDs, ao Prof. Cláudio Senna Venzke e sua esposa Rosângela e ao Matheus Fróes por tanto incentivo para eu seguir praticando a Meditação. Foram estes encontros na UDESC que me levaram a vivenciar todo o maravilhoso mundo da Meditação... até que a minha criatividade e meus insigths se intensificaram! Toda essa atmosfera amorável permitiu o surgimento da minha personagem tão carismática, a Anamasthêr e a Meditação do Chimarrão (filosofar e meditar com a cuia na mão!) após uns papos inspiradores com o Luis Guilherme de Oliveira Miranda! O Prof. Cláudio então me convidou a ler o poema-meditativo Paz Mundial para o grupo... Voei de alegria com a calorosa receptividade!



Sarau do QuintALL

Anfitriões amorosos!

11/10/2018 - Nesta edição do QuintALL, retornamos ao Red Park no Rio Vermelho onde a nossa anfitriã Cécia Lara nos acolheu com muito carinho! E a Ana Luiza e o Luca conduziram o sarau com a tradicional amorosidade, viva! E como consequência, só podia dar numa sucessão de talentos. O pessoal com entusiasmo nos brindou com lindos momentos de arte, cada um na sua... E eu me esforcei nesta semana para terminar a história que escrevi especialmente para dedicar aos amigos nesta edição do QuintALL: A Menina que não Bebia Refrigerante. Quantas belezuras!!!

A Menina Que Não Bebia Refrigerante...

...com acompanhamento musical pra lá de especial do Luca!











Anamasthêr e a Meditação do Chimarrão 
nos Filosofandos

14/10/2018 - E não é que a Anamasthêr e a Meditação do Chimarrão apareceu até no encontro dos Filosofandos no Shopping Iguatemi??? Eu li para o grupo o poema-meditativo mais recente, o número 6: Silêncio. Foi ótimo, pois o pessoal até contribuiu com ideias sensacionais!

Sessão de Contação de Histórias
no Instituto de Educação

17/10/2018 - ALEGRIA geral a sessão de Contação de Histórias nesta tarde no Instituto Estadual de Educação... Agradeço à amiga Ilca Schlindwein pelo convite, à Ditetora Ângela pela recepção, aos professores das 5 turmas de 1o Ano e especialmente à gurizada tão carinhosa comigo!!! Super faceirice eu poder levar a ternura dos meus personagens das histórias O CARVALHINHO SOLITÁRIO, CREMILDA ECOLÓGICA e BRILHOS NO ABISMO para todos, em torno de 120 crianças... Ah, e ainda declamamos juntos o poema Boneca Cremilda! Altas vibes e muita curtição!






Visita e Sessão de Contação de Histórias na Casa da Criança

18/10/20018 - A convite dos queridos amigos Marta Carvalho e Rui Florêncio, passei momentos de grande alegria com a gurizada da Casa da Criança no Morro da Penitenciária!!! Fomos recebidas com grande empolgação por todos, uma curiosidade daquelas! Contei as minhas histórias CREMILDA E AS TARTARUGUINHAS URBANAS, O CARVALHINHO SOLITÁRIO e li o poema BONECA CREMILDA... ouvi as histórias da Marta, conheci a dedicada bibliotecária Gi e ainda ganhei o lindo desenho do Luiz de presente, obaaaa! Mil agradecimentos!












17a Reunião do 
Clube de Leitura do Pelicano

19/10/20018 - Uma edição extraordinária do Clube de Leitura do Pelicano... no Restaurante Delícias do Campo! Juntamos o útil ao agradável: comemoramos o aniversário da Eliana Chukste, a a tradicional anfitriã Teca, já fornecendo a decoração temática da hora da leitura&debate. Começamos desta vez pela festa, cantamos o "Parabéns" pra Teca, tiramos fotos e depois aproveitamos um bufê fabuloso, cheio de guloseimas apetitosas... 





...e aí ficamos preparadas para a crônica do dia: Para uma Garota de Quinze Anos do jornalista paulistano Lourenço Diaféria [no livro Para Gostar de Ler, Vol. 7 (1982)]. Com direito a temas polêmicos e tudo! 




Até os "Pelicanos convidados" participaram dos comentários  e se entusiasmaram com o Clube de Leitura do Pelicano! 


Foi realmente um bate-papo proveitoso e inspirador. Já deixou água na boca para o próximo encontro...


Reunião da ACPCC



20/10/2018 - Reunião especial de comemoração ao Dia do Poeta??? Só podia ser junto à natureza... e foi! Na bela sede do SESC na Praia de Cacupé, foi uma belezura total! O nosso poeta amado Daniel Tolfo distribuiu de presente na ocasião o seu livro Âmago Alado deixando-nos no auge da alegria... e, é claro, demonstramos tanta faceirice literária lendo vários de seus poemas durante as três rodadas de poesia! Houve uma atividade de criação coletiva de uma história proposta pela Arlei Borges, a Susana Zilli levou uma antologia para sorteio (a sortuda Soely ganhou!) e nas rodadas eu pude ler os meus poemas Fui! e Silêncio. Para finalizar a bibliotecária Verônica Santos nos brindou cantando uma linda canção! Ah, e confraternizamos com um gotoso café! Bem comemorado este Dia do Poeta, viva!!!








Visita ao Grupo de Idosos Nossa Sra. de Guadalupe

23/10/2018 - Mais um convite (já é o meu quarto ano!) da amiga Helena Stoterau, coordenadora do grupo de idosos, para passar uma tarde artística com a turma da paróquia de Nossa Sra. de Guadalupe na Praia de Canasvieiras! Desta vez fui acompanhada pela Susana Zilli para fazermos uma atividade bem poética com eles!!! A Helena realizou as atividades de introdução e depois a Susana e eu nos alternamos com nossos poemas. Eu aproveitei para apresentar ao grupo a minha mais recente personagem, a Anamasthêr e a Meditação do Chimarrão e fui lendo e meditando com os poemas-meditativos: Paz Mundial, Alegria, A Morte, AmorSofrimento, e Gratidão [fiz uma atividade em grupos de três com o tópico da gratidão -foi de emocionar!]... mas não consegui me conter e acabei contando também a minha história A Bruxa e o Urubu





Viva! A personagem Anamasthêr foi uma sensação!


A Susana leu vários poemas do seu livro Campinas Poéticas (2014) e outros  poemas e crônicas suas também. Ah, e ainda doou exemplares do seu livro... 


Adoramos receber o carinho e ver quanta alegria levamos para todos, oba!!! Mais uma vez agradeço à Helena por momentos tão especiais, inesquecíveis!
Viva, até a próxima!!!

Bate-papo na Semana do Livro e da Biblioteca no SESC/Prainha
Ambiente propício: a linda e confortável Biblioteca do SESC/Prainha!

25/10/2018 - Uma surpreendente tarde de bate-papo com uma turma de universitários do curso de Biblioteconomia da UDESC como parte das atividades da Semana do Livro e da Biblioteca organizada pela bibliotecária Verônica Santos! Vários escritores e eu tivemos esta oportunidade meio rara de conversar com os estudantes sobre os nossos trabalhos literários e a carreira de escritor em si. O pessoal se  empolgou e fez perguntas! Eu pude mostrar os meus livros, falar sobre o meu Blog e ainda comentei sobre minha experiência no Medita/UDESC que me levou a criar a personagem Anamasthêr e a Meditação do Chimarrão e seus poemas-meditativos!!! Emocionante, adorei. E como diria a Anamasthêr... gratidão!


Primeira entrevista como Correspondente em Florianópolis para o ROL!
26/10/2018 - Hoje foi postada no Região On-Line a minha primeira entrevista como Correspondente em Florianópolis para o jornal cultural de Sorocaba, o ROL! Quando recebi este convite do Sergio Diniz da Costa fiquei muito entusiasmada com a oportunidade de falar sobre os eventos culturais gratuitos que andam agitando a nossa querida Ilha da Magia... e agora aqui está o atalho para este meu primeiro trabalho: uma entrevista com a Ana Luiza Brasil e o Luís César Aguiar, os âncoras do Sarau do QuintALL! Alegria pura. Confiram clicando no atalho abaixo =



N O V E M B R O

Sarau do QuintALL

08/11/2018 - Oba, mais um sarau do QuintALL, super iluminado! No Red Park com a Cécia nos acolhendo e a Ana Luiza e o LuCA comandando a festa... com os talentosos participantes. Começamos espalhando harmonia com a Jacqueline e uma meditação da árvore com o vaso de cristal! Fizemos também Chi Kun com a Denise Rodrigues... e aí estávamos prontos para as artes... eu fiquei faceira em comemorar com o pessoal os 200 anos da publicação do livro Frankenstein da Mary Shelley lendo o meu poema ODE AO MONSTRO DE FRANKENSTEIN, viva!!!

Viva o livro FRANKENSTEIN da Mary Shelley, sucesso há 200 anos!!!









Biblioterapia:
"Leitura Afetuosa"


09/11/2018 - Um projeto da Biblioterapeuta Carla Sousa de levar afeto e reflexões amorosas através da literatura reuniu um pessoal animado no Café Nego do Bolo nesta tarde. A Carla levou numa xícara gigante de café algumas doses de passagens literárias de autores selecionados com mensagens maravilhosas! Ela leu para nós alguns contos curtos para conversarmos sobre os temas dos sentimentos, foi tudo muito proveitoso! Eu me entusiasmei e compartilhei o meu poema Uma Lei da Atração toda Minha... fiquei faceira que gostaram! Ah, e ainda o meu livro Terapia Ocupacional, Contos já ficou para o acervo da Carla... para ela ler com muito afeto!






Sarau do GPT
[com lançamento de Antologia]

Parabéns aos poetas: Luiz Carlos Amorim (org.); Júlio de Queiroz (homenageado); Cláudia Kalafatás; Marli Lúcia Lisbôa; Maura Soares e Rita Marília!

12/11/2018 - Uma tarde de sarau na Sala de Cinema do CIC com o grupo do GPT recepcionando o Grupo Literário A Ilha que fez o lançamento de sua Antologia Poetas da Ilha (2018)!!! Foi uma baita festança em torno de poesia, histórias e do livro... talentos se sucederam no palco e depois houve uma confraternização e Sessão de Autógrafos dos poetas... Eu compartilhei com a plateia a minha homenagem em forma de poema ao livro Frankenstein da Mary Shelley que este ano faz 200 anos de sua publicação=> Ode ao Monstro de Frankenstein!!! Quantas celebrações...
















 *Aqui foi apenas uma pequena amostra do evento que contou com as apresentações de inúmeros artistas!

18a Reunião do 
Clube de Leitura do 

19/11/2018 - O último encontro de 2018 do Clube de Leitura do Pelicano, na residência da nossa anfitriã Teca,  trouxe emoções literárias sensacionais! O nosso Pelicano visitante trouxe-nos informação preciosa sobre o autor do encontro anterior, o Lourenço Diaféria, ótimo! Pude ler para o grupo o meu poema-homenagem aos 200 anos de publicação do livro Frankenstein da Mary Shelley (objeto da minha Dissertação de Mestrado!): Ode ao Monstro de Frankenstein! Já entramos então no clima para o conto escolhido para debate: A Cartomante do Machado de Assis... Fiz uma leitura dramática da obra com final impactante. Passamos para os comentários, perguntas e depoimentos de experiências pessoais. 








Para um encerramento vibrante tivemos uma sessão de leitura do Baralho Floral da Teca pela querida Eliane Bastos que encantou às consulentes! 




Só nos resta agradecer todo o acolhimento afetuoso que o Clube de Leitura do Pelicano recebeu da Eliana Chukste, nossa Teca, anfitriã de primeira categoria, viva!! E toda a nossa história que estamos vivenciando em harmonia levados pelas trilhas da Literatura!!! Aí, foi só saborear o banquete supimpa... e troca de mimos!!!

Resultado do VI Concurso Veredas da Poesia da Academia de Letras de Palhoça...

22/11/2018 - Enorme faceirice para mim quando recebi a notícia de que o meu poema Falência Social foi classificado em Primeiro Lugar no VI Concurso OnLine Veredas da Poesia da Academia de Letras de Palhoça 2018!!! Agradeço muito à ALP pela honraria, viva!
Aqui está o atalho para o site da ALP com a divulgação do resultado do concurso e com o meu poema!


Romaria da Palavra 2018
23/11/2018 - Segunda edição do evento Romaria da Palavra em Florianópolis congregando várias entidades e grupos de artistas, escritores, contadores de histórias... Com várias atividades, o clímax foi a caminhada do grupo inteiro do Mercado Público até a Praça XV sob a sombra acolhedora dos galhos da Velha Figueira!!! 
Na primeira parte do evento, a turma da Vera Portella, Sidney Lino, Olga Postal, Marta Carvalho e eu fomos para a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti onde o Marcelo nos mostrou a exposição Entre Cléa e fomos acolhidos com muito carinho. Lindos os trabalhos!


De lá, fomos para o Mercado Público nos juntar ao grupo na Galeria de Arte... Então, em meio aos lindos objetos artísticos da Exposição da Semana da Consciência Negra li os meus poemas Ode ao Monstro de Frankenstein e o Totalmente Cigarra! para o pessoal, houve cantoria e tudo, muito divertimento!






E eis que chegou a hora da concentração no vão do Mercado para o início da marcha até a Praça XV... ensaio final da canção da Romaria da Palavra e lá nostocamos nós!









Viva! Chegamos até à Praça XV! Lá, foi estendida a super Saia da Contação de Histórias, preparado o "palco" sob a figueira... e a ffesta seguiu encantando os transeuntes!!!









Fiquei muito contente em ver os meus livros da Boneca Cremilda [O Susto da Cremilda e o Cremilda Ecológica] levando ainda mais alegria para as gurias na Romaria da Palavra! 


Que a Romaria da Palavra siga uma linda trilha levando arte alegre e leveza para as pessoas e se estabelça mesmo como uma tradição no calendário cultural de Florianópolis. Parabéns pela iniciativa da Claudete da Mata e da Lenice Gomes que idealizaram o movimento!!! Vida longa!



Festa de Final do Ano do Grupo de Idosos Nossa Sra. de Guadalupe

27/11/2018 - Pelo quarto ano consecutivo eu tenho a imensa alegria de ser convidada a participar da festa de final de ano com este grupo tão querido em minha vida devido a minha colaboração com a programação artística em 2018! Tive a satisfação de ler para o pessoal pela primeira vez o meu poema FALÊNCIA SOCIAL que foi classificado em Primeiro Lugar no Concurso Veredas da Poesia da Academia de Letras de Palhoça! Tão bom ver que gostaram!!! Agradecimentos por todo o afeto com que a Helena Stoeterau e seu grupo sempre me recebem!



As voluntárias (Soeli, Dra. Marilene, Vera e eu) contentes em colaborar com o grupo!!! 

Viva!!! A Maria das Graças levará para casa o meu livro A Viagem, o Concuurso e o Vacilo!!!

Sou muito agradecida a querida amiga Helena por me propiciar a oportunidade de levar alegria a tantos corações!

D E Z E M B R O

Filosofandos:
Filosofia & Literatura II

01/12/2018 - Noite de reunião extraordinária dos Filosofandos: fizemos a leitura do nosso segundo conto a 5 Mentes!!! E desta vez contamos com a presença ilustre da Filósofa Sônia Felipe, nossa querida amiga, como público. Foi tudo divertidíssimo e cheio de momentos reveladores... talentos não faltaram. Este segundo conto teve o início de minha autoria e na sequência escreveram a Neide, o Lourival, a Karla e o fim ficou a cargo da Kátia Rebello... um primor de experiência de escrita criativa, Estamos rumo a nossa Filosofíada ou Filosofeia, viva o grupo dos Filosofandos! 
Sarau do GPT
[com lançamento de Biografia]

03/12/2018 - O Grupo de Poetas da Trindade fechou o seu calendário 2018 de ativides com chave de ouro!!! Além das apresentações normais dos talentosos participantes... 

Homenagens para a aniversariante do dia: a mestre-de-cerimônia do GPT, Vera Portella!














...houve o lançamento da biografia da querida Glaci de Oliveira Pinto Vargas: Memórias da Vida - Mulher Gaúcha. Fiquei emocionada com o convite que ela me fez para apresentar o seu momento de lançamento com a leitura de depoimentos de amigos que constam do seu livro, foi lindo! Lembrando que a Glcaci é uma das entrevistadas da minha página Ana Esther entrevista... aqui no Blog!


Essa apresentadora não resiste... delama o seu poema (acróstico) LIVRO em homenagem ao livro da Glaci, parabéns, talentosa mulher gaúcha!



Que alegria, recebemos o livro de presente da Glaci!!! Agradecimento do fundo do coração!

Reunião da ACPCC
08/12/2018 - Reunião festiva de fim de ano da ACPCC no SESC/Prainha, com atividades confraternizadoras e uma rodada especial de produções artísticas do pessoal! Eu tive uma grande alegria em ler para os colegas o meu poema A Canção dos Corações. Foi um encontro tranquilo que fechou o ano surpeerendente  da parceria ACPCC e SESC! Contamos com as presenças entusiasmadoras e cheias de planos para 2019 da coordenadora de grupos Arlei Borges e da bibliotecária Verônica Santos! Viva a ACPCC em 2019!!!

Premiação no Concurso da Academia de Letras de Palhoça/SC

11/12/2018 - Tarde cheia de alegrias e emoções para mim ao compartilhar com tanta gente entusiasmada por literatura o momento da premiação pelo Primeiro Lugar do meu poema FALÊNCIA SOCIAL no Concurso OnLine Veredas da Poesia 2018! A cerimônia teve lugar na Sala da ALP na Faculdade Municipal de Palhoça e contou com a presença de acadêmicos da ALP e de outras agremiações. Fiquei muito faceira por poder agradecer e também ler o meu poema para o público...

Alegre ao lado da Presidente da ALP Sônia Ripoll e a Secretária Neusa Coelho!

Minhas palavras de agradecimento pela honraria e comentário sobre a natureza do poema Falência Social...

Fazendo a leitura do poema premiado, viva, quanta faceirice!

A festa prosseguiu com o lançamento da Antologia Literária Sinfonia 2018, uma obra organizada pela ALP. Um momento especial para conhecermos as expressões literárias dos participantes. E ainda foi-nos oferecido um delicioso banquete comemorativo. Meus agradecimentos sinceros a todos que me proporcionaram este reconhecimento pelo meu trabalho! Viva!
Sônia Ripoll e Ney Santos orgulhosos com a bela obra!



Oba, a querida Eloah me presenteou com um exemplar da Antologia! Amei, muito obrigada! 


Zamenhofa Festo
Piquenique do Clube do Esperanto

15/12/2018 - Uma linda manhã de sábado no Parque Hortoflorestal do Córrego Grande (Florianópolis) para o piquuenique de comemoração dos 159 anos do aniversário do Lázaro Luís Zamenhof, o criador do idioma Esperanto!!! E lá estávamos nós do Esperanto Klubo de Florianópolis (EKF) para celebrarmos a data tão linda com um momento cultural e artístico. Houve cantoria em esperanto, trabalhos bilíngues, declamação de poesia, sorteios de livros, decoração especial em verde e branco com bolo e tudo! Todo mundo se esmerou para cultivar o idioma frateno universal. Nem o Parabéns faltou: Gratulojn!





A Presidente do EKF, Rozi Julia Trentin, acendendo as velas do bolo do aniversariante ilustre!


Mas para mim dois momentos foram imensamente significativos: o primeiro quando o Diogo Chicatto e eu fizemos uma contação de história animada do meu livro O Carvalhinho Solitário... o Diogo verteu o texto para o esperanto!!! Ficou lindíssimo o Arbfamilio: LA SINSOLEMA KVERKETO!!! Sou gratíssima, Diogo, parabéns pelo teu belo trabalho.


O segundo momento quando li o trabalho que fiz sobre o livro do Charles Dickens em esperanto La Vivo de Nia Sinjoro Jesuo. Eu escrevi sobre a minha leitura = Legante la mia unua Libron en Esperanto (Lendo o meu primeiro livro em esperanto) com a participação do Sartori Burger na versão em português!
Meu agradecimento, Sartori, pelo incentivo!!!

Ah, e fiquei bem faceira que o Rafael levará o meu livro O Carvalhinho Solitário pra casa!



7 comentários:

zenaide disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susana disse...

Oi Ana, vou na terça-feira para prestigiar o evento. Abraços e até lá.

Susana disse...

Querida Ana, o evento foi um sucesso, adorei!! Parabéns pela atuação, as fotos estão ótimas. Abraços fraternos.

Susana disse...

Oi Ana, já faz um tempo que eu não acesso teu blog e pelo visto tá bombando. O vídeo do dia 27/11 na BPSC, e que sucesso, hein? Abraços fraternos.

Susana disse...

O dia 02/06 na BPSC estava uma delícia, crianças alegres, você como sempre comunicativa e radiante.
Já comecei a ler o livro A Cidade dos Polvos, estou adorando, vamos ver o final, né? Até lá muitas emoções, rsrsrsrs. Abraços fraternos da Susana

marco Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marco Antonio disse...

Ola, Bom dia Ana

Olhe, eu tive o imenso prazer de ver você em sua apresentação lá na UFSC - Biblioteca, e observar tua apresentação recitando Shakespeare, confesso que fiquei muito adimirado pela forma como você fez a interpretação.
Foi uma pena no momento eu não ter adquirido um dos teus exemplares das tuas obras, mas com certeza terei uma outra oportunidade de te-las.
Quero então por meio deste comentário, te parabenizar pelo trabalho que fazes. E também te dizer que foi a partir daquele dia que fiquei teu fã.
Meu nome é Marco Antonio Lapa, sou gaucho da cidade de Rio Grande- RS e moro em Sto. Amaro da Imperatriz- Floripa- SC.

Um forte e carinhoso Abraço pra ti e muito sucesso nos teus trabalhos.