terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cantinho dos Recados & Bate-papo

 
Cantinho dos
 Recados & Bate-papo


2 0 1 7

J A N E I R O

Intenções Literárias
para 2017!
Para 2017 o meu Projeto das Intenções Literárias  será ler CRÔNICAS para o pessoal, pelo menos uma por semana. Em 2015 foi um montão de poemas. Em 2016 foi um sufoco conseguir ler contos, textos mais longos, especialmente para pessoas desconhecidas. Contudo, ofereceu grande alegria tanto para mim quanto para os ouvintes que se dispuseram a participar. Vamos agora de crônicas, viva!
 *
Reunião da ABCH
09/01/2017 - Hum, quanta expectativa... Participei pela primeira vez de uma reunião da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH) aqui em Florianópolis. Vieram muitos acadêmicos de vários Estados do Brasil para o evento, tão bom revê-los! Muitas ideias e altas histórias virão por aí...
 *
 Sarau de Verão Perfumado da ACPCC
28/01/2017 - O já tradicional Sarau de Verão da ACPCC agora veio na sua versão Perfumada pois recebemos de brinde um cheirosíssimo mimo da Natura ofertado pelo nosso anfitrião Augusto de Abreu, viva! Foram três rodadas deliciosas da produção artística dos membros presentes. Eu adorei ter lido em primeira mão para o pessoal o meu poema Alienígenas, a minha crônica O Caminho para o Hades é Fácil e contado o causo verídico do Nabo! Ah, e ainda arranjei um tempinho para fazer a entrevista  com a poetisa Vera Portella para o meu Blog. Um encontro deveras memorável...
 Um grupo inspirador!
  E a entrevistada Vera Portella se amarrou no Janjão Espinhento, mascote do meu livro A Viagem, o Concurso e o Vacilo...
*
F E V E R E I R O
 
 III Sorvete Literário no Balnê
 
 
09/02/2017 - E a tradição está se estabelecendo, viva! Lá estávamos nós, firmes e fortes, participando da terceira edição do Sorvete Literário no Balneário Atlântico/RS realizado na Sorveteria da Cris. A minha satisfação é enorme e sempre renovada ao organizar este evento do meu coração! Quanta alegria e que faceirice sermos acolhidos com tamanho carinho pelas nossas anfitriãs Cristina e Sueli Santos... isso até aumentou as nossas vibrações de amizade e inspirações poéticas.
 
A programação foi tão gostosa quanto os sorvetes da casa! Teve um pouquinho de tudo =
Assim, os participantes puderam apreciar prosas e versos...

A Leila Signor nos fez refletir com seus poemas intimistas,

a Rosania Maria Oliboni Barbosa nos deleitou com a poesia do Vinícius de Moraes...

...e eu me esbaldei lendo o meu poema Alienígenas e a minha crônica greco-carnavalesca A Estrada para o Hades é Fácil!

Ah, e ainda dediquei a contação da minha história Cremilda Ecológica para a poderosa Laura!
 
...e também conhecer um pouquinho sobre os trabalhos da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH).
Vesti a minha camisa da ABCH e coloquei a medalha no peito e contei um breve histórico sobre a academia. 

Parti logo para contar a história do meu e-book Brilhos no Abismo que encantou o pessoal!

Já a leitura animada da minha crônica Herdeiro causou grande emoção.
 
E no final do encontro... tudo vira confraternização! Ah, sim e votos de nos revermos no IV Sorvete Literário, até lá!



 
 
*
World Read Aloud Day 2017

16/02/2017 - Que divertido fazer parte deste evento mundial! Tirar este dia para ler uma história para uma ou mais crianças, fazer o registro e enviar para os organizadores... Adorei e, é óbvio, coloquei no Facebook também! Resolvi ir para a pracinha do meu condomínio de "surpresa" e ler o meu livro Cremilda Ecológica para as crianças que estavam lá com suas mães. Fiquei faceira que elas concordaram de todo o coração em participar desta aventura!


 

 


 

*
 
Encontro Poético do GPT

18/02/2017 - Mais um Encontro Poético do Grupo de Poetas da Trindade... mais um arraso na Sala de Cinema do CIC! E desta vez eu deixei no ar uma questão filosófico-ecológica com o meu conto Newbud e o Gênio...



 *
Medalha Tulipa Negra de Mérito Cultural
 
19/02/2017 - Quanta faceirice para mim ter sido indicada para receber uma medalha pelos meus projetos de incentivo à leitura como as Intenções Literárias, o Ana Esther Flagrando Leitores, o Sorvete Literário no Balnê e as contações de histórias em caráter voluntário... Fiquei muito emocionada! 
A cerimônia teve lugar na Chácara do Zezinho em São José/SC, um local muito aprazível para este tipo de evento. Vieram pessoas de vários Estados, muitas cidades representadas. Da ACPCC, fomos homenageados o Augusto de Abreu, a Susana Zilli, o Ney Santos e eu! Estávamos todos bem alegres com a distinção.

 
A mesa das Medalhas e Troféus antes das premiações!
 
Foto = Antônio Rodrigues - Recebendo a minha medalha!
 

Foto = Ney Santos - Conhecemos o Líbero Antônio Dandolini de Turvo/SC...

Foto = Vilma Santos - A ACPCC e a Academia de Letras de Palhoça comemorando!

Foto = Vilma Santos - Alguns dos premiados, altas confraternizações entre RS, SC e PR!

Esta premiação foi uma iniciativa da Sociedade Intermunicipal de Musica, Letras e Artes [ MULEARTE ] de São José/SC que premia anualmente pessoas que se destacam na promoção da cultura em geral. Agradeço à MULEARTE e ao poeta Célio Gilberto Silva, nosso anfitrião empolgado, por estes momentos de alegria.
*
Rádio Cultura AM & Reunião da UBT

 Foto = Mauro Demarchi - Programa A Hora do Conto... ao vivo!

 
20/02/2017 – Que convite mais delicioso, participar de uma Reunião/Programa-de-rádio... O amigo escritor e multiartista JB Xavier veio de São Paulo/SP junto com a Presidente da União Brasileira de Trovadores, Domitilla Borges Beltrame, para divulgar no Estado de Santa Catarina as atividades da UBT. E foi assim que eu tive a experiência gratificante de participar com eles e outro amigo escritor e jornalista, Mauro Demarchi, do programa inteligente A Hora do Conto [Rádio Cultura AM 1.110] conduzido pelo querido Julião Goulart! Foi um bate-papo esclarecedor não apenas sobre a UBT mas também sobre as carreiras do JB Xavier e da Domitilla e, é claro que o Mauro e eu também pudemos falar um pouco sobre nossas atividades. Eu até li uma trova filosófica da trovadora Vânia Maria Ennes de Curitiba/PR que me presenteara com o seu livro Manjar de Trovas por ocasião da festa das Medalhas Tulipa Negra quando nos conhecemos!
Foto = Mauro Demarchi - Eu, faceira lendo uma trova para os ouvintes!
Após o programa, fomos todos para uma sala de reuniões onde o JB e a Domitilla nos apresentaram um trabalho informativo sobre a UBT e seus objetivos de divulgação das trovas no Brasil. Acabou sendo um belo intercâmbio entre nós todos. Eu ainda tive a oportunidade de entrevistar o Mauro para o meu Blog! Agora é só aguardar para ver os frutos poéticos que o encontro renderá!



 
*
M A R Ç O
 
SEMANA DO BIBLIOTECÁRIO
BU - UFSC
10/03/2017 – Quantas emoções misturadas em meu coração com o convite para eu contar histórias no Hall de Entrada da BU da UFSC como parte das festividades de início de semestre e da Semana do Bibliotecário! Eu frequentei muito tempo a Biblioteca quando era aluna do Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente e por mais um tempinho depois. Agora, retornar lá como Contadora de Histórias... e das histórias que eu escrevi, foi fabuloso a mais não poder! As Bibliotecárias Joana Felício e Gleide Ordovás me convidaram para esta atividade e eu agradeço muito pela experiência inesquecível. Contei, declamei e li para o público que circulava pelo Hall e para um grupo de bibliotecários os meus poemas Livro, Mea culpa em poucas linhas, a crônica Herdeiro, as crônicas A Estrada para o Hades é Fácil, Revelações da Bola de Cristal e o causo da Coruja Aposentada (causos inspirados na coruja-buraqueira residente nos jardins da BU!). Foi tudo num crescendo de emoção para diversão levando à reflexão, adorei. Acho que o publico apreciou bastante, recebi uma alegre salva de palmas!!!
Aqui vai o atalho para o registro feito pela BU/UFSC sobre o evento = http://galeria.ufsc.br/BU/contacao/?g2_page=7 
E eis algumas fotos deliciosas...

 O Hall de Entrada da BU preparado para a minha Sessão de Contação de Histórias. Lindo!
 
Já montei o 'palco'!
Foto = BU/UFSC - Público atento!!!


 

  Ao final, confraternizando com o pessoal, coisa boa!

Foto = UFSC 
 
*
Oficina Boca de Leão da BPSC
-Escrita Criativa-
 
14/03/2017 – Que alegria o primeiro dia da oficina de escrita criativa no Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). O Bibliotecário Evandro Jair Duarte é o ministrante e me convidou para ser uma "ministrante convidada", adorei e estou louca para contribuir bastante! Este foi o dia das apresentações, explicações sobre os objetivos, mas também já houve uma atividade prática que mostra que o grupo promete...
Foto = Evandro Duarte - Mãos à obra!
 
 *
SARAU DO QUINTALL
 
16/03/2017 – Como foi bom retornar ao palco do sarau do QuintALL na pousada Mon Château em Cansvieiras (Florianópolis/SC) e rever os anfitriões Luca e Ana Luiza Brasil e aquela turma empolgada por artes... A atenção ficou concentrada nas homenagens à mulher ainda comemorando o dia 08/03! Houve ainda o lançamento do livro da amiga Marta Carvalho, Parabéns para os aniversariantes de Março e altas confraternizações! Eu fiz uma leitura para lá de animada do meu texto A ESTRADA PARA O HADES É FÁCIL... 



Aqui está o atalho para o vídeo da minha apresentação que recebi de presente do QuintALL!!!
http://www.youtube.com/watch?v=CnitaqUePEY 
  
Os meus colegas da ACPCC também se esmeraram com seus talentos!
 O Fábio,
 a Susana,
 a Marta,
 o Augusto,
 o Antônio,
 o Luciano
e a Célia!
Apagando as velinhas e paparicando a Marta Carvalho e seu livro!
Foto = QuintALL - Viva as aniversariantes de Março!
 
 
 
 *
Lançamento do Livro da
Biblioteca Universitária da UFSC
 

 
22/03/2017 – Uma noite histórica para a Biblioteca Central da UFSC em Florianópolis/SC, a nossa querida BU! Foi o lançamento do livro Entre Estantes e Entre Tantos, histórias inusitadas da biblioteca (2017). É um livro comemorativo aos 40 anos da BU e foi organizado com grande carinho e propósito pela Andréa Figueiredo Leão Grants, Marcio Markendorf e Roberta Moraes de Bem, bibliotecários fãs da biblioteca para o deleite do público usuário ou não da BU.
 
A minha alegria já seria enorme pelo fato em si... Contudo, há um motivo extra para potencializar a minha faceirice, tenho dois contos -que eu adoro- fazendo parte deste lindo momento da BU e brilhando ao lado dos textos de mais 16 participantes do livro! Escrevi os dois contos, o Encontro de Almas e o Aura Bonita, especialmente para este projeto, fiquei muito emocionada.
No Auditório da Biblioteca houve a solenidade aberta ao público para contar a "história" do projeto...
A mesa foi composta pela Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (UFSC) Carla Burigo, a Diretora da BU Roberta Moraes de Bem e o Professor de Literatura (UFSC) Alcides Buss.

 Discurso emocionado do organizador e um dos autores Marcio Markendorf.
 
 ...e fazer a entrega de exemplares para os escritores participantes...
 Dentre eles o Artemio Zanon, 
a Kátia Rebello,
 
a Carol Paim...
 e EU, viva nós!!!
Após a solenidade ainda houve uma confraternização com um gostoso coquetel para os presentes, viva! Foi sensacional fazer parte desta HISTÓRIA!!!








Oba, vou comemorar lendo esta maravilha!
 
Aqui está o atalho para o livro digitalizado no acervo da UFSC! Todos podem ler os textos através deste atalho, aproveitem...
 
 
  *
Clube de Leitura do Pelicano
10o Encontro
 
30/03/2017 – Este ano o Clube de Leitura do Pelicano começou cedo! A nossa anfitriã, Eliana Chukste foi impecável em sua decoração Pascal!!! Nesta atmosfera gostosa, comecei comentando sobre o encantamento e as inspirações que tive com a coleção Great Books of the Western World que ganhei da Amália Contreras e a coleção Os Pensadores que era da minha mãe, Elsa Balbão Pithan... Após as devidas explicações li para o grupo o meu conto A Estrada para o Hades é Fácil... Passamos para os comentários gerais e depois coloquei algumas questões sobre o texto para instigar reflexões e debate. Para encerrar mostrei o livro Entre Estantes e Entre Tantos, a antologia da BU/UFSC que contém dois contos meus já com a dica de futuros bate-papos sobre eles! Depois disso, o Pelicano e todas nós voamos para a enorme mesa das guloseimas, hum!!!!   
 Viva o Clube de Leitura do Pelicano em 2017!

 Comecei a ler o meu conto A Estrada para o Hades é Fácil...

 E aí... tudo acaba em samba!
 Já ficou a dica = os meus contos Aura Bonita e Encontro de Almas na antologia da BU/UFSC!
 Que Pelicano inspirador!

 

 Após as delícias da literatura... as delícias gastronômicas!!!
*
A  B  R  I  L

Sarau do GPT & Casa das Artes 
 
 
 01/04/2017 - Local nobre do CIC, a Sala de Cinema! Lá teve lugar um sarau em parceria do GPT e Casa das Artes que recebeu um público empolgado e artistas com talentos exuberantes. A Vera Portella, carinhosa condutora do sarau, ia acolhendo todos os artistas que realizaram suas apresentações com muita vibração. Eu aproveitei para fazer uma leitura animada do meu conto O LOBISOMEM DE PÔRTO ALEGRE pela primeira vez em público... e como é um conto do sobrenatural... rendeu o que falar!!! Ponto alto também destes encontros são as já tradicionais confraternizações que aos pouquinhos vão fortalecendo o ímpeto cultural e artístico de Florianópolis!  
À medida que o público ia chegando... íamos esquentando os tamborins!
 

  
 O Augusto de Abreu, Presidente da ACPCC, registrou em vídeo o evento, ficamos ainda mais chiques!
Houve cantoria...
 ...Prosa e poesia...

 E eu...
 

 ...lendo o meu conto sobrenatural...
O Lobisomem de Pôrto Alegre!
Câmera = Antônio Rodrigues - Confraternizando...
Câmera = Wadrícia - Muitos talentos!
*
Oficina de Escrita Criativa Boca de Leão na BPSC
Hall de Entrada da BPSC... já cria o clima para inspirações literárias!!!
 
11/04/2017 – Mais uma noite de atividades da Boca de Leão na Biblioteca Pública de Santa Catarina... Estou adorando coministrar esta oficina de escrita criativa a convite do Bibliotecário Evandro Jair Duarte. Nossa parceria está muito afinada!!! A turma está tão grande que foi necessário dividi-la em dois grupos. Nesta noite levei o livro O Texto, ou a Vida – uma trajetória literária do escritor Moacyr Scliar e uma tela (minha!) de paisagem... para estimular as inspirações para a escrita. Já o Evandro, seguiu com suas propostas de exercícios e utilizou o livro Escrevendo com a Alma da escritora Natalie Goldberg. Hum, surgiram textos bem bolados, turma bem criativa! E assim seguiremos até outubro...
 
 Os participantes em plena  concentração... até o Evandro!
Foto = Evandro - Coisa boa comentar com a turma sobre inspirações para a escrita!
 
 
Foto = Evandro
 Foto = Evandro - Aqui já estou como participante também!!!
Foto = Evandro - Lendo o que escrevi para a atividade proposta pelo Evandro...

* 
Visita à Escola na
Semana do Livro Infantil
  
EB Vítor Miguel... lá vou eu!
12/04/2017 – Alegria enorme ter sido convidada pela Câmara Catarinense do Livro em parceria com a Prefeitura de Florianópolis para fazer uma visita à EB Vítor Miguel de Souza para as atividades comemorativas da Semana do Livro Infantil... Grande felicidade para mim conhecer esta escola, a Diretora Márcia Rocha Baltar, a Bibliotecária Raquel Fabrício, a Profa. Luciane... ah, sim, e toda a gurizada querida que foi me encontrar no Bate-papo com a Escritora!!!
 
A Biblioteca preparada com esmero para o evento! 
A Bibliotecária Raquel e eu combinamos os detalhes do Bate-papo com a Escritora...
A Profa. Luciane com seu exemplar do poema Boneca Cremilda e o desenho da personagem.

 A criançada ficou muito curiosa com o evento e surgiram muitas perguntas antes mesmo de tudo começar. Quando estávamos todos prontos, iniciei falando sobre a minha carreira como escritora, o meu gosto por desenhar para os meus livros, o curso para fazer o filme da bonequinha Cremilda... Lindo ver os olhos brilhando da turminha! Claro que eu não poderia deixar de contar minhas histórias, Cremilda Ecológia arrancou gargalhadas quando a peruca da boneca voou para cima deles! Também se encantaram com a história do Carvalhinho Solitário e depois ficaram faceiros de ver os desenhos originais da ilustração do livro, uma experiência que poucos tem a oportunidade! Ainda houve tempo para perguntas e na saída a Raquel entregou para cada um uma cópia do meu poema Boneca Cremilda com o desenho da personagem! Foi uma bela comemoração da Semana do Livro Infantil, fiquei tão feliz! Agradeço ao acolhimento afetuoso que recebi de todos na EB Vítor Miguel de Souza!!!
 
 
 As fotos com a criançada são da Bibliotecária Raquel Fabrício. Agradeço este registro tão lindo!!!
 Hummm... essa bonequinha Cremilda cativa!
 




Após a história O Carvalhinho Solitário... mostrei os desenhos originais que fiz para a ilustração do livro! Um ponto alto do Bate-papo... 
 
 *
Bate-papos na Escola
José Jacinto Cardoso
 
17/04/2017 – Dia cheio de sessões de Bate-papo com a Escritora! Fui convidada pelas Profa. JaquelineSupervisora Nayara para visitar a Escola José Jacinto Cardoso (bairro Serrinha em Florianópolis) e fazer 4 sessões de Bate-papo com contação de histórias pela manhã e mais duas sessões à tarde... Nossa, foi um entra e sai de criançada e suas professoras na aconchegante Biblioteca da escola... A Bibliotecária Márcia Cristini Borges me acolheu com carinho e lá começamos nós a comemorar o Dia do Livro Infantil (18/04) com os papos sobre a minha carreira como escritora e com muitas histórias! Foram tantas as sessões que pude contar as histórias da Boneca Cremilda O SUSTO DA CREMILDA  e  CREMILDA ECOLÓGICA, declamar os poemas Bonequinha Cremilda e também O Carvalhinho e o Albatroz, a história O CARVALHINHO SOLITÁRIO, alguns causos da Profa. Coruja-Buraqueira e algumas crônicas da Mega Vó, ufa! E fui bem acompanhada com a boneca de pano da Cremilda, a boneca da Profa. Coruja-Buraqueira e a Bengala Mágica da Mega Vó... As crianças perguntaram sobre tantas curiosidades suas, contaram suas próprias experiências, me pediram autógrafo, elogiaram até os meus desenhos!!! Adorei tudo, é claro! Viva a Escola José Jacinto Cardoso e toda a sua turminha!
Pelo jeito a Boneca Cremilda e a Profa. Coruja-Buraqueira conquistaram a Diretora Nayara e a Bibliotecária Márcia, oba!
Quanta criançada maravilhada com a visita...
  

A Boneca Cremilda fez muito sucesso por lá!


A turminha também se encantou com os meus desenhos dos personagens...


E a fila para os autógrafos começou...


A Boneca Cremilda vibrou muito com o carinho recebido!!!


Ah, encontramos também o escritor Osmar da ALB...

Ufa, foram muitas histórias mesmo... Até a próxima!
 
 Oficina de Escrita Criativa Boca de Leão na BPSC
 18/04/2017 – Por coincidência, o dia da oficina caiu bem no Dia do Livro Infantil. O Evandro e eu passamos as atividades programadas mas não resisti e comentei sobre a comemoração e sobre o Monteiro Lobato, até batemos palmas para o livro infantil brasileiro! No final da oficina eu sorteei um exemplar do meu livro O SUSTO DA CREMILDA para a data não passar a ver navios, eh, eh... O bom é que a sortuda ganhadora adorou o presente.
 
 
 Foto  = Evandro Jair Duarte - Chiques em P&B...
 Foto  = Evandro Jair Duarte - Atividade baseada no tipo de questionário que usei para o meu livro TERAPIA OCUPACIONAL, CONTOS.
Foto  = Evandro Jair Duarte - Viva o Dia do Livro Infantil!!!
Visita-sarau ao
Projeto Geração da Chico
Foto = Antônio Rodrigues - Chegamos!
 
24/04/2017 – Numa parceria do GPT e ACPCC fui com os colegas escritores à sede da ONG Geração da Chico no bairro Chico Mendes (Florianópolis/SC). A psicóloga e coordenadora geral Ana Karolina Dias de Oliveira nos recebeu muito faceira em poder nos mostrar os avanços conseguidos com relação ao prédio que abriga o Projeto, instalações em geral, móveis e utensílios, livros... Logo encontramos a criançada e nos acomodamos na Sala de Leitura! Cada um de nós deu o melhor de si para interagir com a turminha que vibrou com a nossa presença, foi de emocionar mesmo! Da minha parte eu contei as histórias O CARVALHINHO SOLITÁRIO e a CREMILDA ECOLÓGICA. Teve até gurizada olhando pelo lado de fora, na janela!!! No final, muitos livros foram doados para a Sala de Leitura e outros sorteados. Quantas maravilhas aproveitamos com o pessoal, viva!
Foto = Antônio Rodrigues - Reconhecendo o espaço...

 Contando histórias, representando também a ABCH...

 Clima propicio para um verdadeiro sarau!
Também houve tempo para o bate-papo com o Augusto de Abreu, o Sinval Silveira, o Antônio Rodrigues, a Rosângela... e comigo, claro!
 
 Visita à
Legião da Boa Vontade
 
27/04/2017 – Lá me toquei eu para um Bate-papo com o Escritor na LBV (bairro Estreito, Florianópolis/SC). Uma gurizada de 6 a 10 anos de idade me aguardava, que "responsa"! A atividade faz parte ainda das comemorações do Dia do Livro Infantil e é o resultado de uma parceria da Câmara Catarinense do Livro (CCL) com a LBV. Adorei conhecer a turminha toda e agradeço ao Derli Francisco, à Mariana e à Salete o apoio durante o evento. Tudo transcorreu em meio a grande animação e curiosidade da criançada. Discorri sobre a minha carreira como escritora, mostrei os meus livros e alguns desenhos da personagem Mega Vó, tivemos dois momentos para perguntas e ainda declamei o meu poema Boneca Cremilda! Também houve tempo para contar as histórias Brilhos no Abismo e uma aventura da Mega Vó, Lomba Abaixo... Mais uma visita para me encantar, meus agradecimentos à CCL e à LBV!
Mas bah, olhem a turminha com os meus livros e bonecos!

 A Mariana com os meus livros que ficarão para a Biblioteca...
...e o Derli me presenteou com material da LBV. Ótimo intercâmbio!
 
     M  A  I  O
 
Reunião da ABCH
06/05/2017 - Sede da ABCH em Florianópolis, SC. A reunião para fins de alteração no Estatuto da ABCH durou longas horas (das 14h até após as 21h). Foi uma reunião tensa e desgastante mas o objetivo foi atingido!
Foto = Raquel Poffo

Foto = Raquel Poffo - Lá estou eu descontraindo após tanta concentração...

10a Feira Catarinense do Livro
[Florianópolis, SC] 
 
12/05/2017 - Oba! Mais uma inesquecível participação na Feira do Livro...
 
...mais uma oportunidade para mostrar ao público frequentador do evento o meu trabalho, os meus tão amados livros!!! Ótimo para conhecer outros escritores, falar com os leitores, fazer contatos e sim, rever amigos e receber o seu carinho!
Pronto, já me abanquei no Estande dos Escritores!

Com a ajuda do amigo escritor Rodrigues Chagas, que me emprestou o seu "Kit Vaso com Fores" portátil...

E as visitas começaram a chegar...

 
Foto CCL - Ufa, quase sumi entre a gurizada que perguntavam horrores sobre o livro O Carvalhinho Solitário!



FotoCCL - Fiquei tão contente que a Profa. Fabiani Knackfuss da EB Brigadeiro Eduardo Gomes em Paulo Lopes/SC se encantou pelos livros da Boneca Cremilda!!!



 Foto CCL - Conhecendo o escritor Alex Lino e seu empolgado pai!
 
Foto CCL - Visita das colegas acadêmicas da ABCH Claudete da Mata e Andréa Rozário! 

 
 
Foto CCL - Com a incansável Rosângela que nos acolhe sempre com tanta dedicação!

Foto CCL

Foto CCL
 
Foto = Antônio -
 

Foto = CCL - Autografando os livros para a Cesta da CCL para sorteio...
 
 Acabou... mas com certeza no ano que vem a festança literária retornará com renovadas energias e inspirações, viva! Agradeço ao pessoal da CCL pela consideração e carinho com que me recebem.  
 
Reunião de Maio da ACPCC
 
13/05/2017 - Sábado, véspera do Dia das Mães e a reunião da ACPCC teve lugar na casa de praia do associado Sinval Santos da Silveira na Praia dos Ingleses... e o mar estava verdão, lindíssimo! Fato que por si já nos deixou a todos ainda mais inspiradões refletindo na qualidade das apresentações (quase todas temáticas em homenagem às mães) em excepcionais três rodadas! Eu li o meu conto Encontro de Almas apresentando ao pessoal a antologia da BU/UFSC da qual participei, na outra rodada li o poema Ana Esther que a minha mãe compôs para mim em 1977... haja coração! E por último ainda li o poema Vida de Estudante da amiga escritora Kátia Rebello também constante da antologia. Ah, mas ainda me esmerei em entrevistar para a página ANA ESTHER ENTREVISTA... no meu Blog dois escritores, o Rodrigues Chagas e o nosso anfitrião Sinval, aguardem que vem belezuras por aí!  
Foto = Augusto de Abreu - Empolgada com o texto em uma das rodadas... 
 

  
O entrevistado Rodrigues Chagas não queria mais largar a Bengala Mágica da Mega Vó!

A Olga Postal me presenteou com o seu livro de poesia Palavras do Coração, muito obrigada, querida!!!

O outro entrevistado, Sinval, já é fã de carteirinha da Boneca Cremilda de longa data... Adorou abraça-la!
 
 Newsletter da PGI/UFSC
Maio de 2017
 
16/05/2017 - Recebi hoje da Maria Muller o atalho para a Newsletter da PGI/UFSC (Pós-Graduação em Inglês da UFSC) do mês de Maio/2017 contendo o meu depoimento sobre os meus tempos de estudante da PGI! Estou muito faceira mesmo com o convite que ela me fez para comentar sobre os meus estudos e pesquisas na época do Mestrado. Quantas recordações encantadoras. Muito obrigada, Maria Muller, pela ideia e gentileza do convite! Parabéns pela tua participação como Editora do mês de maio, gostei muito da Newsletter. Confiram neste atalho...
 

 
 Livro do Concurso de Contos SENAC 2016

22/05/2017 - Oba, alvíssaras! Soube hoje (e recebi o atalho abaixo) que foi lançado em versão digital o livro (e-book) com os contos selecionados e os premiados pelo Concurso de Contos SENAC de 2016... E a minha alegria é enorme porque eu faço parte desta história! Como? Pois juntamente com a escritora Carol Paim e o bibliotecário da BPSC Evandro Jair Duarte fui membro da Mesa Avaliadora dos textos participantes de todo o Estado de Santa Catarina, que responsabilidade... Participaram alunos, funcionários e professores das unidades do SENAC em Santa Catarina. Na página 4,  o  Coordenador da Rede de Bibliotecas  do Senac/SC  Jorge Moisés Kroll do Prado cita a nossa participação. Muitas emoções. Agora o livro está disponível a todos, confiram!
 

Foto SENAC - Outubro/2016, reunião no SENAC para a decisão final, árdua tarefa... facilitada pela gentileza do Jorge e dos funcionários que nos receberam!
 
Caros Evandro e Jorge, agradeço muito a vocês pela confiança em mim para esta tarefa tão importante para a difusão da literatura e da cultura por Santa Catarina. Viva os participantes, parabéns a todos!

 Oficina Literária
 Boca de Leão

23/05/2017 - Noite na Oficina Literária Boca de Leão (na BPSC) com a convidada do Evandro Jair Duarte, a Milka Plaza (da Oficina Literária Letras no Jardim), que falou sobre POESIA... além de falar ela já nos colocou a produzir!!! Até eu compus um Haikai inspirada pelas dicas da Milka( http://www.recantodasletras.com.br/haikais/6007517 ), viva a poesia!
Momento em que a Milka lê poemas do Pablo Neruda, seu compatriota!
 
Na segunda parte das atividades, foi a minha vez de comentar a forma literária NOVELA. Empolguei-me tanto com o tema, tão fascinante e polêmico ao mesmo tempo. O pessoal fez várias perguntas e ficamos todos pensando sobre a classificação dos textos literários e as divergências de pontos de vista entre os estudiosos...
Citei vários livros como exemplos (levei uma sacola cheia deles!) e discutimos a estrutura e características da Novela. Fiquei muito faceira e compartilhar minhas ideias com a turma.
E a mesa cheia de livros...

 



Após falar tanto sobre os livros e a NOVELA, vibrei tanto que sorteei a minha própria novela A VIAGEM, O CONCURSO E O VACILO, a sortuda ganhadora foi a Príncia!
 

Visita à Creche
NEI Raul F. Lisboa
A creche fica de fronte para o mar em Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis, SC), uma belezura!
 
30/05/2017 - Neste dia de chuva e friozinho lá me toquei eu para visitar a Creche Raul F. Lisboa na praia de Santo Antônio de Lisboa para contar uns causos e histórias para a gurizadinha a convite da Ilca Schlindwein. E não é que eles me esperaram todos fantasiados?! Uns fofos! Tão animados estavam que além de contar os causos da minha personagem a Profa. Coruja Buraqueira [UMA VAQUINHA PARA O COMPADRE URUBU, A GAIVOTA E O MISTÉRIO DA GARGANTA ENTALADA e QUE MAU GOSTO!] que eu havia planejado, ainda pude declamar o poema BONECA CREMILDA e também contar as minhas histórias CREMILDA ECOLÓGICA e O CARVALHINHO SOLITÁRIO. Foi uma baita festança! Apaixonei-me pela faceirice da turminha e agradeço muito a Diretora Lúcia, as Profas. Karin e Ilca e todo o pessoal que me recebeu com tanto afeto.
Montando o "palco"...

E o público vai chegando...

Após as histórias... vamos confraternizar!

 
Ilca e Karin, valeu MUITOOOO!!!!

 
Meus agradecimentos à Diretora Lúcia pelo acolhimento tão carinhoso que todos vocês me dispensaram!
 
 J  U  N  H  O
 
 Evento do Terceiro
Aniversário da ABCH
O famoso Centro Integrado de Cultura (CIC) coração cultural de Florianópolis!
 
02/06/2017 - A Sala de Cinema do CIC foi o palco do evento comemorativo dos três anos da Academia Brasileira de Contadores de Histórias... e ficou lotada!!! A criançada e seus acompanhantes animados curtiram as histórias das acadêmicas da ABCH, tão gostosas! Da minha parte, eu fiquei faceira de estrear uma história inédita da Boneca Cremilda, CREMILDA E AS TARTARUGUINHAS URBANAS em homenagem à data tão querida. Dá gosto ver os olhinhos brilhando da gurizadinha! Parabéns para a ABCH, vida longa e muito mais emoções pela frente!




 
 

Plateia atenta...
Foto = ABCH
 
Casa lotada!
 
Foto = ABCH - Ainda servi de "microfone" para a Tânia Meyer...
 
Encerramento = e como tudo acaba em samba... essa festa acabou numa linda cantoria do grupo todo!
 
 
Sarau do GPT
 
03/06/2017 - Mais uma edição cheia de 1001 encantos do Sarau Encontro de Poesia do GPT na Sala de Cinema do CIC. A Vera Portella, a anfitriã, e os organizadores Sinval da Silveira e Antônio Rodrigues não medem esforços para garantir o acolhimento fraterno a todos os presentes. Múltiplos talentos e grande diversidade de temas alegraram a programação do evento. Na minha vez na rodada, li pela primeira vez em público o meu mais recente poema O SULTÃO ACALORADO, resultado de uma atividade promovida pela Milka Plaza na Oficina Literária Boca de Leão na BPSC.

Houve uma comovente homenagem para a Olga Postal...
 
Ah, e apareceram novos visitantes com seus textos bonitos!



 
 Amei ler para o pessoal O SULTÃO ACALORADO!

 
Também mostrei o desenho que fiz para ilustrar o poema...

No final... é festa, e depois vamos todos para o Café!
 
 Café com Cremilda
[na EBM Vítor Miguel de Souza]
 
07/06/2017 - Fantasia que virou realidade! E não é que a Bonequinha Cremilda que de boneca virou filme e depois livro agora é personagem estudada na escola?! Que alegria, este encontro resultou da minha visita à escola Vítor Miguel de Souza por ocasião da Semana do Livro Infantil e Juvenil em Abril/2017. As professoras fizeram um belo trabalho com a criançada, leitura e arte e depois me convidaram para um bate-papo com os alunos seguido do café para confraternização!
Na Biblioteca - o primeiro momento quando contei como fiz a boneca, o filme e o livro. Li junto com a criançada o poema Boneca Cremilda. Aproveitando a Semana do Meio Ambiente contei a história do Tesouro da Lagoa do Peri... Houve até sorteio dos livros O Susto da Cremilda e Cremilda Ecológica!
 
 
  
 
 
Na sala do Café com Cremilda -o segundo momento quando passamos todos para a sala do café! Estava toda decorada com motivos do café e com as fotos do trabalho realizado com os livros da Boneca Cremilda!!! E com duas bonecas Cremilda que irão se revezar para passar os fins-de-semana com a criançada, que ideia genial! Tudo feito com esmero e carinho! E no final ainda ganhei de presente uma linda plantinha que chamarei, é claro, de Vítor Miguel!


 
 

 
 
Que tarde fabulosa... meus agradecimentos à bibliotecária Raquel Fabrício e aos professores e alunos da escola por tanta alegria! 
 Reunião da ACPCC
10/06/2017 - Num sábado ensolarado a reunião teve lugar na casa da Deyse Teodoro e do Augusto de Abreu, nossos anfitriões entusiasmadérrimos pelas artes. Contamos com novos visitantes que já viraram associadas... coisa boa! Foram duas rodadas de textos com a diversidade característica dos membros do grupo, uma ótima oportunidade para conhecermos os trabalhos e as linhas de interesse de cada um de nós. Da minha parte, eu li duas crônicas resultantes de atividades realizadas na Oficina Literária Boca de Leão na BPSCCOQUETEL AMARGO e ainda QUEIJO NA CHAPA DO FOGÃO À LENHA. Depois, claro, a confraternização já tradicional! Até a próxima, pessoal.
=> Aqui está o atalho para o vídeo que o Augusto de Abreu fez da minha leitura do Coquetel Amargo, é só clicar!
 
  Sarau do QuintALL
 [Junho/2017]
 15/06/2017 - Mais uma vez a Pousada Bistrô MonChateau em Canasvieiras acolhe outra edição do Sarau do QuintALL coordenada pela Ana Luiza Brasil e o Maestro Luca. Este mês com temas juninos como Dia dos Namorados e as festanças dos santos do mês, como o Santo Antônio e o São João todos que se apresentaram abafaram! Até Casamento Caipira houve, dança, declamações, cantorias e instrumentais, Tai-Chi... Nossa, fervemos com linda energia positiva. Eu aproveitei para declamar 'animadamente' o meu poema O SULTÃO ACALORADO e mostrei o desenho que o acompanha...
O meu poema O Sultão Acalorado... comemorando o Dia dos Namorados!

Foto - Claudete da Mata

Foto - Claudete da Mata
Aqui está o atalho para o vídeo no YouTube!
https://www.youtube.com/attribution_link?a=V5DRshgwc5w&u=%2Fwatch%3Fv%3DGb_aSXz-c9U%26feature%3Dshare

Foto - Lílian Manara = E não é que o Sultão acalorou o QuintALL??!!!!
 
 Alguns destaques...
A Claudete da Mata fez sua estreia homenageando a nossa anfitriã com uma história das avós sábias...


A Susana Zilli e a...

...Marta Carvalho comemorando São João!

A Bete Ossig compôs ali, na hora, uma preciosidade!

A Célia arrancou aplausos com seu texto sobre Amor&Paixão...

O Fábio D A L da Silva e seus textos para refletir!!

O Rodrigues Chagas já fez propaganda do lançamento do seu novo livro.

O Marcos Martins também levou a ilustração do seu belo texto.
 Pré-Conferência do Livro, Leitura e Literatura
29/06/2017 - Uma reunião que tem tudo para render bons frutos para os escritores e suas obras valorizando o Livro, a Leitura e a Literatura em nível municipal teve lugar na Biblioteca Pública de Santa Catarina com o apoio da Fundação Franklin Cascaes! O público formado por escritores, bibliotecários e pessoas ligadas a esta área debateu e sugeriu formas para usufruir da política municipal [de Florianópolis] que está sendo construída atualmente. Gostei de ter podido participar. Tenhamos esperança!
Muitos escritores já haviam ido embora na hora da foto... Aos poucos o pessoal vai se unindo em prol da Cultura através da Literatura também!
 
J U L H O
 
Conclusão do Curso de Mediação de Leitura e Leitura Animada da ABCH
 
 
03/07/2017 - Que emocionante chegar à conclusão de um curso de Mediação de Leitura de três semestres oferecido pela ABCH e ministrado pela Profa. Claudete da Mata! Foram belezuras e mais belezuras... Para marcar a minha passagem pelo curso, contei a história verdadeira por trás de uma história de ficção Os Presentes da Princesa que está contida no meu livro A CIDADE DOS POLVOS... É uma história passada da minha bisavó Marica para o meu avô Randolpho e dela para a minha mãe Elsa e dela para o meu pai José e que ele contava para mim quando eu era criança!!! Foi uma emoção só.
Todos se participaram com seu jeitinho próprio de contar histórias gostosíssimas! A Claudete da Mata fez um discurso de encerramento... e depois comemoramos muito, até cantoria fizemos! Viva!!!
     

 
 Oficina Literária
 Boca de Leão
04/07/2017 - Noite na Oficina Literária Boca de Leão (na BPSC) com o tema Literatura Infantil e Juvenil... nossa, me esbaldei! Fiquei para lá de empolgada e fiz com a turma um giro histórico-social sobre a infância desde as cavernas até a contemporaneidade. Entrei na teoria sobre a literatura dirigida ao público leitor infantil e juvenil comentando temas provocadores no livro As Mil e Uma Noites, Contes (Charles Perrault), Érico Veríssimo e a Literatura Infantil (Ana Mariza Filipouski e Regina Zilberman), Fábulas (Monteiro Lobato), Ler e Saber - Os Livros Informativos para Crianças (Ana Garralón)... Ah, e ainda falei sobre a ABCH e usando a camiseta da academia fiz uma mediação de leitura animada da história As Três Penas (autor anónimo) para ilustrar a teoria que havia citado anteriormente. Então chegou a vez do bate-papo com o meu convidado, o escritor Augusto de Abreu que falou sobre suas obras para o público infantil. No final, ele sorteou um exemplar do seu livro Novo Mundo e a Pati foi a sortuda ganhadora!


   Pré-Conferência do Livro, Leitura e Literatura
- 2a Parte -

06/07/2017 - Mais um encontro no Auditório da BPSC para concluirmos o debate e a definição do terceiro e quarto eixos do Plano para o Livro, Leitura e Literatura. ao final ainda foram escolhidas duas representantes [ a Eliana Passos e a Roseli Pereira ] para serem conselheiras no Fórum da Cultura Municipal. Vamos torcer pela literatura!!!




  Comitê Organizador da
"Romaria da Palavra"
 

15/07/2017 - Encontro no CIC do comitê organizador de mais uma ideia inovadora da Claudete da Mata... a Romaria da Palavra, um movimento para reunir várias entidades do setor da cultura e artistas diversos em torno da Cultura! Já foram para o papel várias sugestões, propostas e lista de atividades para serem colocadas em prática com a finalidade de realizar este primeiro evento. Fico faceira de participar, vamos lá!


  Sarau Catarina Julho/2017


 28/07/2017 - Os Saraus viraram "tendência" em Florianópolis... viva! E o Sarau Catarina de julho [idealizado pela Claudete da Mata] aconteceu no Auditório da Biblioteca Barreiros Filho (no bairro Estreito em Florianópolis). O pessoal talentoso se alterna no palco levando alegria e muitas emoções através de suas histórias para a plateia participativa!

O meu poema Boneca Cremilda também fez parte da bonita decoração...


 Foto= Flávia Cardoso - Obrigada!!!


Também houve bate-papo com o público sobre a importância da preservação das tradições culturais, das histórias, lendas, artistas...


 Foto = Flávia Cardoso

...aparição sobrenaturalíssima do Boitatá... [Sem falar na minha estreia na brincadeira do Boitatá!!!]


Foto= Claudete da Mata - Fiz o papel de "bumbum" do Boitatá!!! A cabeça da aparição foi da Andréa Rihl! 

...roda com o público que ficou até após o final!!!


Ah, sim... e teve muita história!


Salma


Aparecida Facioli


Andréa Rihl


Claudete da Mata

Da minha parte, fiz uma Mediação de Leitura Animadérrima!!! Viva a minha entrevista com o pessoal do Projeto Tamar na Barra da Lagoa em 2007... virou a história MINHA VIDA NUM TANQUE...


 

 

Fotos= Flávia Cardoso



 
 Foto= Flávia Cardoso
 
Foto= Claudete da Mata
 
Dia Nacional dos Contadores de História
 
30/07/2017 - Para comemorar a data, os acadêmicos da ABCH combinaram na reunião de Janeiro/2017 de postarem no Facebook um vídeo com suas homenagens!!! Lá vai o meu aqui também... conto a história Os Presentes da Princesa que está no meu livro A Cidade dos Polvos (2011). Viva!!!
 
 
Fórum dos Contadores de Histórias
[Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis]
31/07/2017 - Gostei de participar do encontro para discutir propostas para as políticas culturais de Florianópolis com relação aos Contadores de Histórias também (participei antes do encontro com os escritores e bibliotecários). Estamos nos unindo para contribuir com o fomento à cultura em Florianópolis, que bom!!! 
 
 
A G O S T O 
 
1o Festival Cultural
Parque da Luz
 
06/08/2017 - Um dia inteiro com uma programação gostosa no Parque da Luz, um local privilegiado no Centro de Florianópolis, parabéns, Sandrino Penteado, pela iniciativa! Fiquei faceira de participar do evento tão alegre com o Varal da ACPCC!
O presidente da ACPCC, Augusto de Abreu, e a poetisa Susana Zilli observando o público leitor dos textos no Varal da ACPCC!
Eu me empolguei muito com a oportunidade de ler os meus poemas para o pessoal que ia curtir o Varal da ACPCC, li BEM DITO e também QUERIDA ILHA! Comentamos sobre as atividades da ACPCC e papeamos com o público sobre língua e literatura... Coisa bem boa!!!
Foto = Augusto de Abreu - A turista de São Paulo ficou muito faceira de ver os nossos textos balançando no Parque da Luz!



Além do Varal da ACPCC, houve apresentação da Orquestra de Choro Campeche...
...e demonstração de capoeira! E as atividades seguiram até o final da tarde!
Viva, e que os próximos eventos sejam ainda melhores do que o primeiro!
Foto = Susana Zilli - Até outro evento, Varal da ACPCC!
  *
 Oficina Literária
 Boca de Leão
08/08/2017 - Reinício das atividades de segundo semestre da OLBL na BPSC. O Evandro Jair Duarte e eu recebemos os alunos que agora mergulharão no Conto! Após as apresentações e ficarmos sabendo sobre os livros de ficção (principalmente) que eles estão lendo, passei a comentar sobre Criação de Personagens... Revelei-lhes até de onde vieram os nomes do meu personagem Gildásio, o garçom e dos personagens do meu conto Amuletos Misteriosos...  Hum, este semestre promete!!!
Foto = Evandro Jair Duarte - Hiperempolgadona falando sobre personagens para o grupo !
 *
Reunião de Agosto da ACPCC 
12/08/2017 - Primeira reunião da ACPCC no Centro de Convivência do SESC/Prainha... marcando o início da alegre parceria com o SESC! Que belezura, todos com os ânimos na altura para receberem a Arlei Souza Borges, Coordenadora do SESC, que participou da reunião e nos explicou as intenções da parceria, as atividades, as implicações e as possibilidades futuras. Novos rumos para o nosso grupo tão querido, sucesso!
 

A Arlei expondo detalhes sobre a parceria do SESC com a ACPCC.

Ainda tivemos uma rodada com as nossas produções e eu li o meu poema Querida Ilha!  
 

Foto = Augusto de Abreu - Oba, novos membros da ACPCC...


A primeira "foto oficial" ACPCC/SESC!

Oba, os livros da Boneca Cremilda irão formar a biblioteca do neto do colega Ney Santos e da Vilma, o pequeno Raul!!!
 *
Clube de Leitura do Pelicano
- 11o Encontro -
 
 21/08/2017 - Viva, mais um encontro do Clube de Leitura do Pelicano na residência da nossa anfitriã Eliana Chukste, a Teca! em meio à atmosfera de alegria e entusiasmo a reunião foi marcada pela estreia triunfal, avassaladora, do incrível boneco Pithanildo, o Rapsodomante... Tão enigmática figura mereceu explicações. Rapsodos eram declamadores de fragmentos da Ilíada e da Odisseia de Homero, lá pelo século VII a.C. na Grécia Antiga que iam de aldeia em aldeia declamar! O povo gostava tanto que logo surgiu a Rapsodomancia e seus Rapsodomantes que eram os adivinhos que previam o futuro a partir dos fragmentos de poemas (Rapsódias) declamados pelos Rapsodos. Bom, o pessoal se apaixonou pelo Pithanildo e passaram a tietá-lo pois ele fez previsões hilariantes inspirado nos meus poemas VOTAR OU NÃO VOTAR? e  ALIENÍGENAS... 
 

Que faceirice a minha apresentar o Pithanildo, o Rapsodomante para o grupo!!!

 
Irresistível!

 
Era só o início... o conto-alvo desse encontro foi da escritora policial Kátia Rebello, OBRAS RARAS [na antologia Entre Estantes e Entre Tantos (BU/UFSC)]. Fiz uma leitura animada do conto e após partimos para os comentários, debates e interpretações. O personagem Rafael já angariou até fãs! Para ilustrar as 'obras raras' levei o meu exemplar raríssimo do livro Saint Clair das Ilhas (1825) cuja edição o bisavô da minha mãe, o Joze Carlos d'Almeida Pereira Torres, ajudou a financiar! Momento de grande emoção para mim...
Verdadeira obra rara!!!
 
 O Pelicano, mascote do Clube de Leitura do Pelicano também esteve presente!!!
Nossa anfitriã, Teca, paparicando o Pithanildo...

A obra rara do meu tatara-vô circulando...

Nem na hora do Chá da Tarde o pessoal deixou de tietar o Pithanildo!!!
 
Já estamos todas esperando o próximo encontro e as novidades literárias que nos encantarão!!!
 *
Pithanildo,o Rapsodomante, visita os Amigos do Origami
 
26/08/2017 - Adorei a visita e agradeço o carinho dos Origamigos com o meu personagem, o boneco Pithanildo, o Rapsodomante! Um pouco antes do início dos trabalhos da oficina de Origami no CIC/Florianópolis, tive a oportunidade de apresentar ao pessoal o Pithanildo e explicar a misteriosa habilidade do boneco que pratica a Rapsodomancia através dos meus poemas!!! Então o pessoal comprovou este talento tão raro e divertiu-se com as "previsões futurísticas" que ele fez com os meus poemas Armagedom Apocalíptico e o Hora do Chimarrão! Foi uma festança...
Foto = Hisae - Após as apresentações do Pithanildo, o Rapsodomante... a leitura dos meus poemas para as previsões do boneco!


 

Quanta paparicação, viva!
 Obrigada, Origamigas, pela vibração com o Pithanildo!
* 
 Visita ao Colégio Lauro Müller
com a ALB/Florianópolis
 
29/08/2017 - A convite da Milka Plaza, juntei-me ao grupo de acadêmicos (Milka Plaza, José Reginaldo Galão e Maria da Graça Fornari) da Academia de Letras do Brasil / Florianópolis (ALB) para uma sessão de contação de histórias no auditório do Colégio Lauro Müller (Florianópolis). O auditório ficou lotadinho de crianças apreciadoras de histórias, coisa boa! Após as devidas apresentações, nos alternamos em contações e eu tive a alegria de poder ler junto com a criançada o meu poema Boneca Cremilda e depois contar as histórias Cremilda Ecológica, O Carvalhinho Solitário e a crônica Lomba Abaixo da Mega Vó, a super heroína defensora dos idosos desamparados.
 
 
 
 
Momento de interação, declamar o poema Boneca Cremilda junto com a criançada! Ah, e com a ajuda do José Galão!!!
 
 Que alegria!
Oba, até a próxima!

*
S E T E M B R O
 
 Feira Cultural Arte & Sabor
[São Pedro de Alcântara/SC]
 
09/09/2017 - Um evento encantador em São Pedro de Alcântara, uma cidade com tradições alemãs, para celebrar a alegria do incentivo à cultura. Lá me toquei com os meus amigos escritores para prestigiarmos o lançamento do livro Um Caminho Alemão do escritor acadêmico da ACALLE (Academia Alcantarense de Letras), o Luiz Cláudio Stähelin na praça central durante a Feira Cultural Arte & Sabor. Foi uma festança! Aproveitei para entrevista-lo para o Blog [aguardem!], expus também os meus livros, levei o boneco do Pithanildo que já conquistou corações alcantarenses... 
 A Feira Cultural Arte & Sabor acontece na Praça Central, na rua da Prefeitura!
 
 
 
 O meu entrevistado para a página ANA ESTHER ENTREVISTA... aqui do Blog!
 Mas que guria esperta, encantou-se pelo Pithanildo! E pelo jeito a mãe também, viva!
 

Após tanto agito ainda fomos para o Café da Praça onde realizou-se mais uma edição do Sarau Casa das Artes, organizado pelo Rodrigues Chagas. Foi uma sucessão de cantorias, declamações poéticas,  contações de causos e histórias que ficará nos anais do local, oba! Da minha parte, apresentei ao público o boneco Pithanildo, o Rapsodomante! Contei a história dele OS PODERES DO PITHANILDO pela primeira vez em público, foi um deslumbre. Ainda homenageei o nosso anfitrião Luiz Cláudio Stähelin lendo o conto Vento Sul do seu livro Um Caminho Alemão. Para finalizar com grande magia, declamei junto com o público inteiro do café o meu poema BONECA CREMILDA! Um arroubo artístico de deixar saudade, vibrei muito!!!

 


 
   *
Reunião de Setembro da ACPCC 
 
16/09/2017 - Já estamos aclimatados na nossa nova casa, o Centro de Convivência do SESC/Prainha! Após as comunicações da Arlei e os informativos da ACPCC, iniciou-se a rodada das produções literárias. Cada colega com seu estilo peculiar, temas diversos, muita criatividade. Da minha parte, levei o boneco Pithanildo e fiz a leitura (animadérrima) do meu conto OS PODERES DO PITHANILDO pois eu queria muito que o pessoal conhecesse a história por trás do surgimento do personagem Pithanildo. Foi tudo uma festança...

 

*
 Palestra no SESC/Florianópolis
"Idosos com Doença de Alzheimer e o Cuidador"
 
16/09/2017 - A recente parceria da ACPCC com o SESC já está rendendo frutos esplêndidos! Fomos convidados para a parte artística da programação do evento de palestras do Idoso em Foco 2017. A coordenadora Arlei Souza Borges teve a linda e inovadora ideia de iniciar a tarde com declamação de poesias e também fazer um encerramento poético, fantástico! Representando a ACPCC estávamos o Augusto de Abreu, a Susana Zilli e eu. Fomos muito bem recebidos pelo público e percebi que os nossos poemas realmente contribuíram para amenizar um pouco a tensão do assunto tão doloroso. O auditório estava lotado, eu vibrei em declamar para tanta gente os meus poemas O SULTÃO ACALORADO  e o E OS AMIGOS, ONDE ESTÃO?  Foi também com enorme faceirice que recebermos elogios e cumprimentos durante o momento de confraternização!
A Arlei dando início aos trabalhos...
 
A mesa com as palestrantes...

 O Augusto de Abreu e eu durante a abertura...

Que alegria recebermos os cumprimentos do público!
 
 *
 Festival de Contadores de Histórias - FECONTHI
[Balneário Camboriú/SC]
 
24/09/2017 - Que satisfação enorme para mim ter podido participar desta primeira edição do Festival de Contadores de Histórias realizado no Balneário Camboriú/SC e organizado pelo Fábio Aurélio Castilhos e o Deyvid Krevitz e sua equipe competentíssima! O evento, do dia 20/09 ao dia 24/09 movimentou a cidade e reuniu contadores de histórias do Brasil inteiro! Mesmo participando apenas no último dia, pude sentir todas as vibrações positivas e ter a alegria de compartilhar o palco do lindo Teatro Municipal Bruno Nitz com vários contadores de histórias membros da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH) e amigos numa roda de contação que encantou o público presente!!!
Nossa chegada ao Teatro Bruno Nitz, Tânia Meyer, Roseli Schutel, Andréa Rihl e eu!!!
 
Após apresentações e confraternização com velhos conhecidos contadores de histórias, subimos ao palco do teatro para a rodada de contação de histórias. Foi um momento de encantamento e congraçamento através dos talentos tão diversificados de cada um. A plateia foi brindada com essa grande mostra! Eu preparei para a ocasião uma história especialmente para este evento, o meu conto número 35 JANTAR SECRETO EM FAMÍLIA, publicado no meu livro Terapia Ocupacional, Contos (2004) e que eu ainda não havia contado em público!!! Fiz até um desenho especial que causou "espanto" na plateia, oba!  
Arquivo do evento = Momento de grande faceirice, contar o meu conto para o público no FECONTHI, coisa boa!!!
Após o encerramento, foi tudo confraternização!!! Receber e dar carinho para os colegas e o público é sempre o ponto alto deste tipo de evento...
 
 

A Profa. Alessandra se encantou pela Cremilda e seus livros e já vai contar as histórias para os seus alunos em Camboriú, oba!!!
 



Bom conhecer o Daniel Torres, um contador de histórias argentino no FECONTHI...
O meu desenho do fantasma do peixe Capitão Nestor e a Bernuncinha do Fábio Aurélio, lindões!

E os meus livros ficarão também na Biblioteca Municipal do Balneário Camboriú com as Bibliotecárias Rúbia e Bruna! 
 Opa... é hora do chimarrão no hall do teatro!
Viva! Parabéns por esta primeira edição... e que venham muito mais FECONTHIs por aí!!!
 *
Reunião no NETI/UFSC...
 
25/09/2017 - Que satisfação! Fui convidada pela Profa. Marilda Effting e o Prof. Rogaciano Rodrigues para participar da reunião para organização da tenda de contação de histórias que fará parte da programação do XIV Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior que terá lugar na UFSC no início de outubro... e eu estarei lá para contar as minhas histórias junto com o pessoal do NETI, muita emoção! Vem muita maravilha pela frente. Aí, já me pediram uma história, contei a da minha crônica HERDEIRO, eu mesma me emocionei, eh, eh!  
Foto = Andréa Rihl - Agradeço a Andréa pelo registro deste momento tão intenso!!!
*
 Festival de Artes e do Livro
[Colégio Visão,(Florianópolis, SC)]

30/09/2017 - Participei nesta tarde chuvosa do Festival de Arte e Livros no Colégio Visão de Coqueiros (Floripa/SC) a convite da amiga escritora Cristina Klein e da bibliotecária do colégio, a Vanessa Strambi. Quantas atividades acontecendo simultaneamente, o colégio estava cheio de pais com seus filhos! Foram momentos de grande reflexão no Bate-papo com o Autor. Apareceu uma turminha interessada em saber até a origem do meu sobrenome BALBÃO... lá vai história para contar!!! Contei pela primeira vez uma versão reduzida do meu livro CADÊ O CAGU? e li junto com umas meninas o poema BONECA CREMILDA... Agradeço o convite, foi uma experiência daquelas!


 Com a bibliotecária Vanessa Strambi e sua decoração da porta... Capas dos meus livros e dos livros da Cris Klein!
Quanta curiosidade em um menino só!
 Curiosa também ficou a Profa. Paula com os livros da Cris Klein e os meus...





*
 O U T U B R O

12o Encontro do
Clube de Leitura do Pelicano
 
02/10/2017 - Novamente a Teca (Eliana Schukste) nos recebeu em sua residência para mais um encontro do Clube de Leitura do Pelicano! E foi um encontro todo diferente, tivemos o filme Our Souls at Night [Nossas Noites do autor Kent Haruf] estrelando a Jane Fonda e o Robert Redford e após uma escritora convidada!!! A querida Clarmi Regis aceitou o convite e lá se tocou ela para comentar conosco o seu trabalho. Eu tive a faceirice de ler para o grupo o conto NA PRAIA [que está no seu livro Sombras & Silhuetas]...

 
...e após a leitura, a Clarmi Regis passou a conversar sobre os seus escritos, seu gosto pela observação do comportamento das pessoas, sua carreira, seus planos de publicação para os novos textos, respondeu nossas perguntas... Que oportunidade rara e que privilégio para o Clube de Leitura do Pelicano, viva!!!
 A Clarmi Regis é a primeira escritora convidada a participar de um encontro do Clube de Leitura do Pelicano!!! Momento histórico para o grupo!!!



 
 
Como de praxe, o encontro acabou na mesa lindamente decorada pela nossa anfitriã [viva a Teca!]... Nosso agradecimento também à escritora Clarmi Regis e até o próximo encontro!!!
 
*
 Ilha de Histórias
[Banca do NETI no
XIV Encontro Nacional dos Estudantes
da Terceira Idade de Instituições de
Ensino Superior]

05/10/2017 - Quanta alegria ao ser convidada pela Profa. Marilda Effting e o Prof. Rogaciano Rodrigues para participar da banca de contação de histórias do NETI num encontro nacional tão importante! Então passei uma tarde sensacional com o grupo da ACONTHIF e seus convidados e contei duas crônicas da Mega Vó, a Nasce uma Heroína... Surge a Mega Vó! e também Nunca é Tarde para Estudar! Que emoção estar com o pessoal neste rodízio de contadores que se alternaram contando suas lindas histórias. Havia lá gente do Brasil inteiro curtindo essas belezas no Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC 
 Com alguns dos contadores que participaram desta rodada...






E não é que me flagraram tirando fotos dos colegas???
Mil agradecimentos aos amigos do NETI por esta convite e esta oportunidade linda para eu mostrar a Mega Vó para tanta gente!
 *
Festa do Dia da Criança na
Biblioteca Comunitária
da Vó Dora
Um esforço dos moradores do Campeche para ajudarem a Dora Duarte a manter a Biblioteca Comunitária...
11/10/2017 - Fui em companhia da escritora Susana Zilli à Praia do Campeche visitar a Biblioteca da Vó Dora e participar da festa pelo Dia da Criança oferecida às crianças da creche da APAM. Houve distribuição de brinquedos e doces... até aí tudo normal... Porém, o melhor de tudo foi a distribuição de livros para a gurizada que se viu diante de um montão de livros para escolher.
 
É claro que os meus livros O SUSTO DA CREMILDA e CREMILDA ECOLÓGICA também estiveram presentes e inclusive foram doados para a creche da APAM através da Profa. Nadyne Trindade. Que faceirice a minha ver a alegria do pessoal!
Dia da Criança = um brinquedo e um livro!

 Alguns dos meus novos leitores!!!
 E lá vão os livros da Boneca Cremilda com a Profa. Nadyne para a creche da APAM... viva!
Dora Duarte, é lindo o teu trabalho na biblioteca, parabéns!
 *
Oficina Literária Boca de Leão
na BPSC

17/10/2017 – Noite especial na Oficina Literária Boca de Leão da BPSC... a minha última participação. E para fechar com chave de ouro, teve um momento que o meu colega acadêmico Evandro Jair Duarte e eu reservamos para as comemorações do aniversário de 109 anos do patrono da ABCH, o Franklin Cascaes! Falei sobre sua vida e obra com base no livro da Profa. Adalice Maria Araujo, Franklin Cascaes, o Mito Vivo da Ilha (2008). Fiz ainda a mediação do seu conto Bruxa Galinha Choca, um assombro só. Depois seguimos com mais noções sobre narrativa e no final o Evandro me pediu para mediar o conto O Buquê, da escritora gaúcha Lygia Bojunga. Adorei ter coministrado com o Evandro esta oficina literária, foi um grande aprendizado e agradeço a confiança!!!
O Evandro e eu participando das festividades de aniversário em nível nacional do Franklin Cascaes, o patrono da ABCH!

Ficarei com saudade da turma, todos muito criativos!!!

 *
QuintALL de Outubro/2017 

19/10/2017 – Uma noite inesquecível... como todas as do QuintALL! Um pessoal multitalentoso e do bem que se reúne na Pousada MonChateau em Canasvieiras sob a batuta da Ana Luiza Brasil e do Luca, nossos anfitriões, para cultivar a alegria de viver!
Nossos anfitriões dando início ao Sarau!
Desfrutamos momentos impagáveis e eu tive a maravilhosa oportunidade de mostrar à plateia o boneco Pithanildo e ler o meu conto OS PODERES DO PITHANILDO... Mas não parei por aí, após a apresentação do poema da Susana Zilli o rapsodomante Pithanildo sentiu vibrações e fez uma intervenção divinatória baseada no poema dela, vejam só se pode uma coisa dessas...
O meu conto OS PODERES DO PITHANILDO apresentando o rapsodomante...
...e não é que o Pithanildo atropelou a apresentação do poema da Susana Zilli com uma "previsão futurística"???
Aqui está o atalho para o vídeo no YouTube, imperdível!
https://www.youtube.com/watch?v=L8EmP6o9_Hk&feature=share
 
E os participantes se sucederam nos brindando com lindos encantamentos!
O Fábio teve um poema seu musicado pelo grupo O BURACO DE MINHOCA, ficou fantástico! 
 
O Pithanildo conquistou o coração da artista Nita!
 
Houve até o lançamento do livro A Última Aldeia do Rodrigo
 
Sem falar no pessoal da ACPCC que também brilhou no sarau. Viva! Até o próximo...
*
Reunião de Outubro da ACPCC 
 
21/09/2017 - Na reunião de hoje, fomos recepcionados pela Verônica Santos, bibliotecária do SESC, com muito carinho. Demos logo início aos recados, convites e "combinações" e em seguida passamos às rodadas poéticas. Sempre muita criatividade e diversidade de estilos, temas, interesses. Eu li o meu poema AVES, publicado na antologia Delasnieve Daspet & Amigos (2012) e depois o meu conto ANTENADA que escrevi na Oficina Literária Boca de Leão 2017. Mais um encontro muito gostoso e cheio de programações para o futuro.
 
 Fala de acolhida pela bibliotecária Verônica Santos.
 
 
Eu, mostrando pra Osmarina a antologia com o meu poema!
*
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Mesa Redonda na BPSC
 
 24/10/2017 - Que evento maravilhoso! No auditório da Biblioteca Pública reunimo-nos para um bom bate-papo sobre literatura. Uma mesa só com escritoras... Só poderia se transformar numa celebração ao amor pelo livro, leitura, literatura!!! A plateia não se conteve e participou com entusiasmo fazendo perguntas e dando depoimentos pessoais. Lindo de se ver, num momento em que não só o Brasil mas o mundo inteiro está em "crise existencial"...
A Mesa já formada = A Príncia Béli, a Patrícia Núbia Duarte, a Kátia Rebello e eu!!!

O bibliotecário Evandro Jair Duarte fez as devidas apresentações e comandou as atividades. Tão bom podermos falar sobre nossas motivações, propósitos e estilos na literatura com o público...
Eu iniciei a minha fala lendo o meu poema Intenções para o Bem que serviu para nortear os meus propósitos com a escrita e como escritora. Segui comentando sobre o status de criança frente à literatura infantil e juvenil e depois um pouco sobre os meus próprios livros.
Em seguida falou a Kátia Rebello sobre os seus livros policiais, seus prêmios e estudos e sobre a importância da leitura. Logo após falaram a Patrícia Núbia Duarte e a Príncia Béli sobre suas experiências na Oficina Literária Boca de Leão e seus escritos. Na conclusão, a Claudete da Mata fez um resumo sobre a criação da OLBL e o Evandro encerrou o evento neste que foi o último dia da Oficina de 2017!





 Alguns membros da plateia que permaneceram para sessão de fotos!!!



Viva a Oficina de 2017!

Eu e a Claudete da Mata, a idealizadora da Oficina Literária Boca de Leão, que chique!!!
*
Lançamento do E-book
15 Bocas de Leão na BPSC
 
24/10/2017 - Após o evento da Mesa Redonda, o bibliotecário Evandro Jair Duarte fez o lançamento oficial do E-book de contos produzido pelos participantes da Oficina Literária Boca de Leão no ano de 2016. Por si só uma maravilha... Contudo, para mim teve um ponto extra de emoção => a Apresentação do E-book foi escrita por mim a convite do Evandro. Foi um trabalho e tanto, a responsabilidade de ler os contos ainda inéditos com o fim de apresentar a obra é algo eletrizante. Foi mais uma alegria para o meu "currículo"!
Aqui está o atalho para o E-book com os 15 contos... e a minha Apresentação nas páginas 09 e 10, confiram!!!
 
 *
Encontro de Poesia do GPT
 

 
 
25/10/2017 – Um encontro do Grupo de Poetas da Trindade cheio de talentos e apresentações de esquentar os corações na Sala de Cinema do CIC. Sempre com a calorosa acolhida da nossa anfitriã Vera Portella os participantes se sucederam com seus dotes artísticos. Até dança cigana teve! Eu adorei ler o meu poema OS HOMENS E SEUS DEUSES após algumas reflexões... No final, foi pura confraternização entre público e artistas, maravilha.
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 N O V E M B R O
 
D E Z E M  B R O
 
Sarau de Fim de Ano da
ACALLE em
São Pedro de Alcântara/SC
 
 03/12/2016 - Lá me toquei eu para a bela São Pedro de Alcântara/SC para participar como convidada [da acadêmica Susana Zilli] da festividade de encerramento do ano de 2016 dos trabalhos da Academia Alcantarense de Letras  realizada no bar alemão Die kleine Kneipe Weisskopf. Fui vestida com trajes típicos da região da Baviera, vindos diretamente de Munique na Alemanha para entrar no clima desta cidade de colonização alemã!
Foto: Antônio Rodrigues - Eu e o Mário, dono do bar!
 Após as últimas deliberações da Academia, o grupo passou para o Sarau Poético propriamente dito. Tive o prazer de conhecer a produção literária dos acadêmicos que eu ainda não conhecia e curtir a dos meus amigos poetas também. E fiquei faceira em ler para todos um poema de minha autoria que eu adoro: Meu Chimarrão. Ah, e ainda foi neste ambiente inspirador que eu entrevistei uma das acadêmicas, a Vera Lúcia Joaquim Sliva para o meu Blog. Nossa, a festança rendeu muitos frutos literários! Agradeço ao Presidente Augusto Coura e demais membros da ACALLE pela afetuosa acolhida. 
Foto: câmera do Antônio Rodrigues - Linda confraternização dos amigos e acadêmicos da Academia de Letras de São Pedro de Alcântara!
Foto: Antônio Rodrigues - O presidente Augusto Coura dá início ao sarau...
 
Foto: Antônio Rodrigues - Mas bah, tchê, MEU CHIMARRÃO fez sucesso por lá!
 
Foto: Antônio Rodrigues - Não comi mosca e já aproveitei para entrevistar a Vera Lúcia, wunderbar!!!
 
Cerimônia de Inauguração da
 Biblioteca do CIC:
Contações de Histórias com a ABCH
 
Entrada para a Biblioteca do CIC
 
05/12/2016 - A ABCH foi convidada para uma sessão de contação de histórias para marcar o início das atividades da biblioteca de artes do CIC. E lá me toquei eu com o pessoal. Cada um de nós contou suas histórias com muito esmero para um grupo de cerca de 40 crianças e suas professoras. Eu li o meu poema Boneca Cremilda e ainda fiz uma leitura animada do meu miniconto O Tesouro da Lagoa do Peri! Ah, e ainda participei da leitura coletiva da história infantil Olê, olê, olá! A Bernuncinha vai passar! do escritor e colega da ABCH Fábio Aurélio Castilho junto com a Cida Faciolli, a Lea Palmira Silva, a Amaridis de Souza Melo e a Claudete da Mata (a mega-ultra entusiasmada Presidente de Honra da ABCH). Foi um evento para ficar na história da biblioteca, belezura pura!
Oba, a criançada chegou!
 
 
Animando a leitura do poema Boneca Cremilda...

Foto: ABCH - Minha primeira experiência com leitura coletiva, adorei!

Izeni, a responsável pela biblioteca!

A escritora Deyse de Abreu Teodoro apareceu lá para nos prestigiar, quanta faceirice!
 
 
E viva a ABCH!!!
 
  Rei Polvatório no pedaço!
 
 
07/12/2016 - Viva, já ficou pronto o boneco do Rei Polvatório! Ele é o personagem mais carismático do meu livro A CIDADE DOS POLVOS e agora virou um boneco fascinante para encantar a todos nos eventos literários. Levei um tempão para confeccioná-lo, no capricho, amei todo o processo pois adoro fazer crochê. Está um fofo...
 
Salve o Rei Polvatório, o mais magnânimo dos magnânimos!
 
 
 ABCH Natalina no
 Teatro Álvaro de Carvalho
 
 
08/12/2016 - O público que compareceu ao TAC nesta tarde para o Sarau da Palavra Natalina teve uma oportunidade gostosíssima de conhecer o trabalho tão diversificado dos contadores de histórias da ABCH e seus convidados locais e até mesmo estrangeiros! Um casal chileno muito simpático nos brindou com sua presença e um sotaque hispânico encantador. Histórias emocionantes e a pluralidade na manifestação dos talentos trouxe grande leveza e emoção para a plateia que vibrou muito (foi pena que uma escola convidada não pôde comparecer e levar os seus alunos...).
Fiquei eu também vibrando ao ver a alegria dos meus colegas de palco do dia em contar suas histórias Natalinas! Eu contei o meu conto O Papai Noel e o Mega Presente de Natal, fiquei emocionada.
 Foto: Susana Zilli
 Foto: Susana Zilli
 
 
Foto: ABCH - E viva o Mega Presente de Natal! Que faceirice tremenda subir ao famoso palco do TAC...
Foto: Susana Zilli
Foto: ABCH - Ah, é preciso confraternizar! 
 
 Final do Concurso de Poesia
do Grupo de Poetas da Trindade
 
10/12/2016 - Dia da grande final do concurso de poesia promovido pelo GPT. Pela terceira vez participei, com muita satisfação e alegria, da Mesa de Jurados e agradeço o convite e a confiança em mim depositada. Duas escolas levaram seus alunos para a finalíssima: Escola Porto do Rio Tavares e o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. Os alunos declamaram seus poemas com grande brio, foi lindo demais. A tarefa dos membros da Mesa não foi nada fácil, pois a qualidade dos poemas apresentados era muito boa!
Parabéns e muitas inspirações para os premiados:
1o lugar- Eduardo Eloir Perón (Porto do Rio Tavares)
2o lugar- Igor de Souza Carlsen (Porto do Rio Tavares)
3o lugar- Vitória Borges Bulhões (Colégio Militar)
 
Meus parabéns também aos colegas membros da Mesa de Jurados: Giovanna Massaro, Rosângela, Ney Santos, Paulo Berri e Fábio D.A.L. Silva.
 
Foto:Antônio Rodrigues - Enquanto a Mesa de Jurados esquenta a cabeça com a terrível tarefa... o grupo Buraco de Minhoca encanta a plateia com suas canções!
Foto: Antônio Rodrigues - Sinval da Silveira do GPT, as Professoras das duas escolas e os três primeiros colocados.

Foto: câmera Antônio Rodrigues - Eu bem contente com o meu certificado de Jurada junto aos colegas jurados e os três alunos premiados, muitas emoções!

Foto: Antônio Rodrigues - Homenagens para a anfitriã dos eventos do GPT Vera Portella.
Quanto a mim, só me resta agradecer de coração feliz o convite que o pessoal do GPT me fez para participar deste desbravador Festival Poético entre Escolas e parabenizar os alunos que participaram, seus professores pelo incentivo e suas escolas por eles tão bem representadas. Viva a poesia nas escolas!!!
 
31a Feira do Livro de Florianópolis
 
14/12/2016 - Passei uma tarde cheia de vibrações alegres no Estande dos Escritores na Feira do Livro!!! Encontrei uma amiga, a Cida [colega de teatro universitário em italiano na UFSC!], reencontrei a Rosângela da CCL com seu carinho pelos escritores, entrevistei o escritor Tom Botticelli para o meu Blog, encontrei amigos escritores, e conquistei novos leitores-fãs, eh, eh! Ah, que maravilha! E ainda tive a oportunidade de trazer para a Feira do Livro pela primeira vez o boneco do meu personagem carismático, o Rei Polvatório, que foi logo conquistando corações... o pessoal se agarrava nele, todos muito enfeitiçados pela magia literária, deve ser!
 Cida, amiga e fã! Desde 1995!
 Põe tietagem nisso, toda a família do escritor Ney Santos, viva!
 O meu entrevistado, Tom Botticelli e a esposa, minha xará, Ana!

 
 O escritor VeVe me prestigiando e curioso com os meus livros!
A leitora não resistiu ao Rei Polvatório e já se encantou pelo livro Lendo nas Entrelinhas...

Ganhei do escritor Luiz Carlos Amorim um exemplar do jornal literário A Ilha, agradeço muito a gentileza!

 E o Rei Polvatório se exibindo na Feira do Livro de Florianópolis!

 Os escritores em confraternização, tão bom!

 
Fiz a doação para a CCL de um livro meu para a Cesta do Livro que será sorteada ao final da Feira do Livro...

Até a próxima Feira do Livro!!!
 
 
 
 
 














 


7 comentários:

zenaide disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susana disse...

Oi Ana, vou na terça-feira para prestigiar o evento. Abraços e até lá.

Susana disse...

Querida Ana, o evento foi um sucesso, adorei!! Parabéns pela atuação, as fotos estão ótimas. Abraços fraternos.

Susana disse...

Oi Ana, já faz um tempo que eu não acesso teu blog e pelo visto tá bombando. O vídeo do dia 27/11 na BPSC, e que sucesso, hein? Abraços fraternos.

Susana disse...

O dia 02/06 na BPSC estava uma delícia, crianças alegres, você como sempre comunicativa e radiante.
Já comecei a ler o livro A Cidade dos Polvos, estou adorando, vamos ver o final, né? Até lá muitas emoções, rsrsrsrs. Abraços fraternos da Susana

marco Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marco Antonio disse...

Ola, Bom dia Ana

Olhe, eu tive o imenso prazer de ver você em sua apresentação lá na UFSC - Biblioteca, e observar tua apresentação recitando Shakespeare, confesso que fiquei muito adimirado pela forma como você fez a interpretação.
Foi uma pena no momento eu não ter adquirido um dos teus exemplares das tuas obras, mas com certeza terei uma outra oportunidade de te-las.
Quero então por meio deste comentário, te parabenizar pelo trabalho que fazes. E também te dizer que foi a partir daquele dia que fiquei teu fã.
Meu nome é Marco Antonio Lapa, sou gaucho da cidade de Rio Grande- RS e moro em Sto. Amaro da Imperatriz- Floripa- SC.

Um forte e carinhoso Abraço pra ti e muito sucesso nos teus trabalhos.