Anos 2010-2015

Cantinho dos Recados & Bate-papo

2 0 1 5
J A N E I R O

Intenções Poéticas para 2015!

02/01/2015:
Feliz Ano Novo para todos! Estou faceiríssima com a ideia que tive: intenções poéticas de Ano Novo em 2015. Tudo começou com um telefonema de felicitações pelo novo ano que a minha mãe (Elsa Balbão Pithan) recebeu de uma amiga querida, a Sirlei Turcatto... Qual não foi a agradável surpresa quando a amiga declamou um poema que ela achara muito lindo. Até aí tudo bem, super original a mensagem de Ano Novo. O realmente surpreendente foi que o poema escolhido foi de autoria da minha mãe mesmo!!! [o poema Mudanças - http://www.recantodasletras.com.br/poesias/5080807  ] Foi muito emocionante.
Tão emocionante que me veio a ideia de transformar isto tudo numa intenção para 2015: ler um poema por dia para alguém durante todo o ano de 2015! E para que a ideia leve inspiração para mais pessoas (e não perca o fôlego) colocarei na minha página no Facebook a prova fotográfica! Vamos lá então, firmes com as...
 Intenções Poéticas para 2015!!!

F E V E R E I R O
Terceiro Encontro do Clube de Leitura

02/02/2015: O encontro aconteceu durante um chá na residência da amiga Amália Contreras que acolheu o grupo com imenso carinho. Como introdução tivemos a leitura do poema Desejo do famoso escritor Victor Hugo pela amiga Eliana Chukste, um momento de muita emoção. Após o momento poético fiz a leitura da crônica escolhida: Verano em Cañas do cronista catarinense Sérgio da Costa Ramos (do livro Duas Violas Arteiras - Flávio José Cardozo & Sérgio da Costa Ramos). A crônica agradou muito e, em meio a elogios, os comentários trouxeram muita inspiração para futuros encontros. Bom ver que o Clube de Leitura está vivo!!!

Alegria após a leitura de Verano em Cañas (do Sérgio da Costa Ramos).

Primeiro Aniversário do QUINTALL
26/02/2015 - Que momento ímpar! Participar do evento realizado na Pousada Mon Château na praia de Canasvieiras (Florianópolis, SC) foi uma enorme alegria para mim, ainda mais com a receptividade tão calorosa para o conto que li, A MASSA DOCE DO FARAÓ... Parabéns para a anfitriã Ana Luiza que acolheu a todos os nossos talentos. Conheci lá vários artistas animadões que deram um toque triunfal ao Sarau comemorativo do primeiro ano de atividades do QUINTALL. Ótimo incentivo também para a comercialização dos produtos dos artistas que têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos. Como é bom autografar os meus livros para leitores curiosos e entusiasmados. Vida longa para o QUINTALL!

O público começando a chegar...


Susana Zilli e Helena com seus lindo poemas...

A anfitriã Ana Luiza recebeu todos os artistas com grande amabilidade!

Adorei ler para o público atento o meu conto A MASSA DOCE DO FARAÓ... rendeu muitas aclamações e elogios!!!

Até encontrei novos leitores para os meus livros: entre eles, o poeta Luciano Xavier!

 Letras Santiaguenses, Edição 115
[Santiago, RS]
* Recebi os meus exemplares do jornal literário Letras Santiaguenses Edição 115 - Janeiro/Fevereiro 2015 contendo o meu poema O tempora, o mores! na página 14... e com uma delicada homenagem da equipe editorial pelo falecimento da minha mãe, Elsa Balbão Pithan, junto ao poema dela: Mudanças (pág. 05). Agradeço muito a vocês todos do querido jornal, sempre nos deram muito carinho!  O Letras Santiaguenses é um jornal com coração.
Parabéns, Letras Santiaguenses pelos 19 anos de incentivo literário!
  

 M A R Ç O

Tenda Literária - Verão + 2015
[Praia de Palmas em Governador Celso Ramos, SC]

Surf e Literatura lado a lado na praia!

08/03/2015 - Fantástico o cenário para o evento literário organizado pela Academia de Letras de Governador Celso Ramos em conjunto com a Prefeitura Municipal: a beira da praia... e que praia!!! Escritores da região expuseram e comercializaram suas obras e receberam homenagens por sua dedicação à literatura e à cultura. Houve uma grande confraternização entre os escritores e eu tive a satisfação de rever amigos e conhecer novos escritores empolgadíssimos com seus talentos literários! O Presidente da Academia de Letras de Governador Celso Ramos, Miguel João Simão e o Prefeito do Município, o Sr. Juliano Duarte Campos, fizeram a entrega de um simpático troféu aos escritores, um ato que simboliza o valor dedicado à cultural local. Ao lado da Tenda Literária, a tenda do pessoal do Campeonato de Surf providenciou a música para animar a festa. Viva a Tenda Literária da fascinante praia de Governador Celso Ramos!!!
Escritoras comemorando o Dia da Mulher na Tenda Literária!

A escritora Sônia Ripol e eu paparicando o balcão dos livros...
O escritor William Wollinger e eu vestimos a camiseta (do evento) e exibimos nossos livros, bem alegres!


Com a escritora Vera Lúcia...

Com a escritora Carmen Fornari (e seu marido) e a Contadora de Histórias e escritora Claudete da Mata...


Recebi o troféu e o carinho do Prefeito de Governador Celso Ramos e seus assessores e do Presidente da Academia de Letras de Governador Celso Ramos.

O Prefeito Juliano Duarte Campos entre a poetisa Susana Zilli e eu: representamos a ACPCC ao agradecer ao prefeito pela iniciativa cultural tão bonita! Parabéns pelo Verão + 2015

    Quarto Encontro do
Clube de Leitura do Pelicano
09/03/2015 - Foi um encontro temático: chapéu! Todas as participantes usavam um chapéu, o que garantiu ao evento uma atmosfera divertida. Antes da leitura combinamos que o nome do clube é mesmo Clube de Leitura do Pelicano e O Pelicano é o mascote oficial! A cônica escolhida foi Marketing de tirar o chapéu do Mário Persona. Após a leitura comentamos, algumas colegas deram depoimentos pessoais de episódios com chapéus. A Eliana Chukste decorou a mesa do café com chapeuzinhos e mostrou sua foto de noiva usando um belo chapéu. Ou seja, é a literatura gerando  concretização de talentos e criatividade. Ficou, ainda, cristalizada a criação da personagem Maria da Vila, uma entrevistadora que faz entrevistas com algum dos participantes e a entrevistada do mês foi a Helena Stoeterau. Antes da confraternização a poetisa Susana Zilli e eu compartilhamos com as amigas do Clube a nossa alegria com o troféu recebido na Tenda Literária de Gov. Celso Ramos! Aos poucos o clube vai criando suas próprias cores.

Apresentando o mascote: O Pelicano

Momento da leitura da crônica do escritor e palestrante Mário Persona.

Para ilustrar o tema da crônica, a Teca buscou a foto no baú!

A personagem da Maria de Lourdes, Maria da Vila, e a entrevistada Helena paparicando o mascote Pelicano!

Comemorando o troféu Verão + 2015 de Governador Celso Ramos.


A poetisa Susana Zilli presenteou a nossa anfitriã Amália Contreras com seu primeiro livro, Campinas Poéticas.
    Encontro de Março/2015
Associação dos Contistas Poetas e Cronistas Catarinenses

09/03/2015 - Na Biblioteca Barreiros Filho a ACPCC deu início às atividades do ano de 2015 já recebendo novos colegas! Cada um leu seu texto e eu li um poema-mandala que fiz em homenagem aos 20 anos da associação...
O poema-mandala ou mandala-poema para a ACPCC... Parabéns!

O grupo sempre se renovando.
Ciranda Literária


20/03/2015 - Que experiência fantástica participar da Ciranda Literária da Secretaria Municipal de Educação... um encontro com professores e bibliotecários da rede municipal. Conheci profissionais alegres e animados com a literatura. Foi um bate-papo muito agradável para mim, pude falar (pelos cotovelos) sobre os meus livros, meus personagens, sobre minhas fontes de inspiração minhas leituras... Ah, falei também do meu Blog, do e-book! Bom, já deu para ver que me esbaldei! E o melhor foi o acolhimento, o pessoal foi tão querido e entusiasta com as minhas peripécias. Agradeço muito este convite que as Profas. Tânia Regina de MattosWaleska De Franceschi me fizeram...
,,,já serviu de inspiração!

   Aqui tem o atalho para a página da Prefeitura de Florianópolis com o registro desta minha visita à Ciranda Literária!!!

 http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/20_03_2015_14.36.25.2df3bd5752088ab9a51c89dc137f543f.pdf

QUINTALL de Março/2015
26/03/2015 - Renova-se a emoção de participar do sarau do QuintALL. Muita gente curtindo o evento de música&poesia  em Canasvieiras na pousada Mon Château com os animados anfitriões Ana Luiza e Luca. Desta vez li o meu poema UMA ILHA CHEIA DE BRUXAS para uma plateia de incentivadores... também, com tantos talentos se apresentando por lá... excelente!
Poema sobre Florianópolis foi inspirado no meu livro LENDO NAS ENTRELINHAS...
Colgas da ACPCC (Marta Carvalho, Susana Zilli e Bete Ossig Kiraly) também estavam lá!

A B R I L

Homenagem:
Certificado de Amigo da Oficina Literária Letras no Jardim

10/04/2015 - Uma festa altamente charmosa realizada no Espaço Cultural Rita Maria (Florianópolis, SC) para as comemorações do 7o aniversário da Oficina Literária Letras no Jardim... Houve exposição de obras de artistas da oficina, apresentação de dança e do grupo vocal Floripa EnCanta, declamação de poemas,  e homenagens... Fiquei radiante de faceirice por estar entre os homenageados: o Grupo Vocal Floripa EnCanta, a poetisa e Presidente da Academia Palhocense de Letras Sônia Ripoll, o poeta Paulo Berri e eu recebemos o Certificado de Amigo da Oficina Literária Letras no Jardim!!! Adorei a homenagem pois vi o grupo nascer e participei de várias atividades sócio-culturais promovidas pelo Letras no Jardim. Em agradecimento li o poema Um Jardim nas Letras que compus especialmente para o evento.

Viva a aniversariante: Oficina Literária Letras no Jardim! Parabéns para sua idealizadora Milka Plaza por tanta perseverança e galhardia!

Recebendo o Certificado das mãos do artista plástico José Reginaldo Galão e da Milka Plaza.

Eu, muito alegre, junto aos colegas homenageados: Sônia Ripoll e Paulo Berri...

...e os representantes do Grupo Vocal Floripa EnCanta, o Maestro e Madalena Stelmack. 

Entreguei para a Milka Plaza o poema ilustrado Um Jardim nas Letras -que já virou parte das minhas Intenções Poéticas para 2015!

E eis o Certificado que muito me alegra e honra! Agradeço tanta satisfação à Oficina Literária Letras no Jardim!

Reunião de Abril da ACPCC

11/04/2015 - Além de ter sido uma reunião para lá de gostosa e poética foi o dia da primeira apresentação em público do boneco do meu personagem Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro Mais Azarado do Mundo... Um extremo contentamento para mim pois fiz o boneco inteiro com minhas próprias mãos! Meus colegas escritores se encantaram com ele, eh, eh, eh. Para marcar o evento, li a minha crônica do TB Promessas de Ano Novo e na segunda rodada li o poema Um Jardim nas Letras pois nem todos haviam participado do evento da Oficina Literária Letras no Jardim. Ainda bem que, para respirar depois de tantas emoções, pude curtir o talento dos meus colegas e suas originais produções artísticas.

O personagem TB criou "vida", virou um boneco e assim participou também da reunião da ACPCC!
Até na foto oficial do grupo o TB se esbaldou...


6a Semana Municipal do
 Livro Infantil: 
Contando Histórias para Pais de Alunos!!!

14/04/2015 - Estava lotada a edição do Café Literário promovida pela Adriana, Bibliotecária da Escola Adotiva Liberato Valentim (Florianópolis, SC) em parceria com as atividades da Semana do Livro Infantil.

Que surpresa arrebatadora... um público enorme de pais ávidos por participar da vida estudantil dos filhos encheu a biblioteca da escola! Eu fiquei maravilhada e adorei ter sido convidada pela Waleska De Franceschi e Tânia Regina de Mattos (Secretaria de Educação de Florianópolis) para este evento. Noite de "Contação de Histórias" e eu contei para pais e filhos as aventuras dos personagens do meu livro A Viagem, o Concurso e o Vacilo!!! Vibrei muito com a receptividade.
E ainda chegou mais gente...

Não resisti a tamanho entusiasmo com a leitura que acabei doando livros para a Biblioteca da escola.


6a Semana Municipal do
 Livro Infantil:
encerramento e sessão de autógrafos!

18/04/2015 - O evento ocorreu no SESC (Florianópolis) durante a tarde com várias atividades culturais: varal literário, exposição de trabalhos dos alunos da rede municipal, teatro e sessão de autógrafos da escritora Giovanna Artigiani e da Ana Esther... claro, lá estava eu também! É sempre bom mostrar e falar ao público sobre os livros...


...conhecer a colega escritora Giovanna Artigiani...
...autografar...
...e agradecer o convite para participar da 6a Semana do Livro Infantil à Secretaria de Educação de Florianópolis (Waleska De Franceschi e Tânia Regina de Mattos)!!

 QUINTALL de Abril/2015

23/04/2015 - Mais um encontro do animado "público artístico" que frequenta este evento das artes locais. Sim, o QUINTALL já é parte do calendário cultural de Florianópolis! Mensalmente uma plateia animada se reúne para prestigiar artistas amadores e profissionais que podem mostrar seus talentos num ambiente acolhedor e, o que é o forte do QuintALL, incentivador! E foi entre tantas performances sensacionais que eu apresentei ao público o boneco do meu personagem Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo... foi uma loucura, o pessoal ficou encantado por ele! Aí, li a mais recente crônica do TB, Promessas de Ano Novo. Mil agradecimentos aos idealizadores do QuintAll Ana Luiza Brasil e Luca, você fazem a diferença no mundo das artes!
O músico e sua cítara alemã, oportunidade raríssima!

Um miniteatro portátil, hilariante.

O Coral da Dinda em alto estilo!
E entre canções e declamações, eu apresentei os desenhos da turma do Teófilo Brás...

...li a crônica Promessas de Ano Novo...

...apresentei o boneco do TB!!!

O TB virou o queridinho da Ana Luiza Brasil!

O pessoal fez questão de tirar foto com o TB!

VII Feira do Livro do
Colégio Santa Catarina

25/04/2015 - Fui convidada pelo Evandro Jair Duarte, bibliotecário da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, para participar juntamente com outros escritores locais, do estande da BPESC na VII Feira do Livro do Colégio Santa Catarina no dia do encerramento do evento. A Feira foi organizada pelo bibliotecário do colégio, Guilherme Wandscheer, que mobilizou a comunidade estudantil e o público em geral. Agradeço o convite aos dois e deixo aqui os meus votos de que o evento continue sempre apoiando a leitura!!!
Com a escritora Marta Carvalho.

Com a escritora Maria Teresinha Debatin e a contadora de histórias Claudete da Mata, fundadora da Academia Brasileira dos Contadores de História!
Ao lado do bibliotecário do CSC Guilherme Wandscheer, da escritora Maria Teresinha e da poetisa Susana Zilli no estande da BPESC!

 M A I O

8a Feira Catarinense do Livro
Florianópolis, SC


   07/05/2015 - Dia da minha sessão de autógrafos na 8a Feira Catarinense do Livro! Até um lindo convite a CCL (Câmara Catarinense do Livro) fez para a divulgação do evento...

 Foi uma tarde agradável em que pude mostrar, falar diretamente com o público  sobre os meus livros, autografar, conhecer outros escritores locais, rever amigos...! Coisas bem típicas de uma Feira do Livro!!!
Cheguei ao estande dos Escritores e me abanquei!
E aí o público foi chagando...

...chegando...

...chegando...

...chegando...




Destaque = Merece registro especial a atitude belíssima do casal Paulo & Cilene que foi à Feira do Livro comprar um montão de livros [levaram exemplares de cada um dos meus!] para a biblioteca que eles estão montando por conta própria na cidade de Palmitos (SC). Viva, terei leitores fãs em Palmitos!!! Viva a Biblioteca do Paulo e da Cilene!!! Parabéns para vocês. 
Paulo e Cilene também compraram o livro da Susana Zilli Campinas Poéticas.
Meus agradecimentos à Rosângela (da CCL) pelo carinho já de vários anos no acolhimento na Feira do Livro! 

Alegria em conhecer o escritor Gilmar Milezzi.

Faceirice em receber a visita do Seu José Vilmar!

E no finalzinho ainda conhecer a escritora Wadrícia Vieira!

E a Feira do Livro segue... Que continue sempre divulgando os autores locais!!!

*** 
 Oficina Literária Letras no Jardim:
Novela -encontro # 1

08/05/2015 - Encontro no Café Kairós para a primeira visão sobre a forma literária da Novela. Antes de iniciarmos o debate, recebemos de presente exemplares do jornal literário Letras Santiaguenses, uma cortesia do seu editor o Auri Antônio Sudati, ficamos faceiras pois o jornal é muito gostoso! A seguir, a Milka Plaza comentou sobre a evolução histórica da novela até nossos dias. Ênfase foi dada para a rádio-novela e a telenovela. Como tarefa de casa: criar e descrever um cenário para uma novela... Ah, e houve a tradicional rodada de textos produzidos pelos participantes! [Li um poema meu sobre chimarrão, eh, eh] Foi ótimo.

Foto da Milka Plaza: Claudia, Giovanna, José Reginaldo e eu debatendo, lendo, fazendo arte!

Foto da Milka: Um delicioso chai com o Letras Santiaguenses.


Tudo com a calorosa coordenação da talentosíssima Milka Plaza!

***

 Encontro de Maio/2015
Associação dos Contistas Poetas e Cronistas Catarinenses

  
09/05/2015 - Mais um encontro sensacional da ACPCC na Biblioteca Barreiros Filho: confraternizações; comemoração dos aniversariantes do mês; sorteio de livros da Marli Lúcia Lisbôa e do Ney Santos; rodada dupla dos sempre lindos e diversificados textos dos colegas.... E, claro, o ponto alto do mês foi o Dia das Mães. Tantas emoções!
A Rosaura faceira com o meu livro A Mochileira Tupiniquim nas Trilhas da Nova Caledônia!

A Marli Lúcia sorteada recebeu o livro do Ney Santos...

A Maria Clara recebendo dedicatória da Marli Lúcia...

...e a Susana também!

E nossos agradecimentos para a simpática amiga da Biblioteca que sempre tira a nossa foto oficial do grupo!

 QUINTALL de Maio/2015
[Florianópolis, SC]
21/05/2015 - O que dizer? Mais um encontro memorável do Sarau do QuintALL na Pousada Monchateau em Canasvieiras. Artistas e público entusiasmados com a expectativa de mais maravilhas pela frente! A linha temática, Maternidade, garantiu grandes emoções a todos. Quanto a mim, apresentei para a calorosa plateia a boneca da minha personagem fofa, a Profa. Coruja Buraqueira, e li  então o comovente "causo" do Caranguejinho Heroico... adorei receber os aplausos encorajadores como sempre.
Apresentando a boneca da personagem Profa. Coruja Buraqueira! 

Contando sobre os causos da corujinhas buraqueiras publicados no meu Blog... e a organizadora do Quintall participa da apresentação com toda a sua graça!

 A plateia animada e encorajadora!



 Mostrando o desenho original da Profa. Coruja Buraqueira.
  
 A artista plástica Nita (ao meu lado) não resistiu e pediu foto com a Profa. Coruja Buraqueira na saída do sarau! As escritoras Susana Zilli e Cristina Klein também viraram tietes da corujinha.

Ah, e o Caranguejinho Heroico foi parar no YouTube!!!
É só clicar no atalho abaixo e curtir o causo...

3a Feira Literária de Tijucas
[Tijucas, SC]

23/05/2015 - Tive a grande felicidade de participar do dia de encerramento da 3a Feira Literária de Tijucas junto com os meus colegas escritores da ACPCC: Augusto de Abreu, Vera Lúcia Silva, Susana Zilli, Cristina Klein e Gilmar Milezzi. Foi um sábado cheio de emoções e momentos de confraternização nesta animada festa da literatura.
Nosso grupo acolhido pela Camila (SESC-Tijucas) e Aline (Secretaria de Educação de Tijucas).
Recebemos a divertida visita do Palhaço Tijuquinhas, muito simpático!

 Visita também da Sra. Lorena, Secretária da Educação de Tijucas e muito empolgada com a Feira e os livros!!!
Ah, e o público leitor...


Adoramos conceder entrevista para o competente repórter Juliano César dos Santos da Rádio do Vale (Tijucas), bem interessado pela questão da leitura e literatura e a importância  que têm para uma sociedade livre e pensante...

Aqui está o atalho para a entrevista!!!
  
 Opa, caprichando no autógrafo!

 O cartaz da Feira, bem significativo...

 O Varal Literário da ACPCC levando poesia pelos ares de Tijucas...

 ...encantando os transeuntes...

Será que ela leu o meu poema Amigo!

Saideira: sarau poético da ACPCC! Eu li os meus poemas
 BONECA CREMILDA e QUERIDA ILHA!
AGRADECIMENTOS = Ao Sr. José Vilmar da Cãmara Catarinense do Livro que nos deu a dica para a participação no evento, à Aline Moraes da Secretaria de Educação pelas informações e acolhimento carinhoso,  à Camila (SESC-Tijucas) pelo carinho e recepção, à Sra. Lorena Secretária de Educação de Tijucas pela gentileza em nos recepcionar e ao jornalista e repórter Juliano da Rádio pela reportagem exclusiva!
***

Quinto Encontro do
Clube de Leitura do Pelicano


25/05/2015 - Mais um encontro temático. O grupo deveria vestir-se com as cores vermelha, laranja e amarela representando um fogaréu! Uma genial ideia da Eliana Schukste, a Teca, que decorou a festança com muito esmero. Um esforço divertido para combinar com a crônica humorística escolhida: O Incêndio do Palácio Folena do escritor italiano Achille Campanille (1899-1977). Antes de abrirmos a roda para os comentários do grupo, fiz um breve lembrete sobre gênero, forma e estilo literários. Passamos após para o momento da entrevista da personagem Maria da Vila (muito bem representada pela Maria de Lourdes Faria) que  entrevistou a anfitriã, Amália Contreras, um espetáculo à parte. Ah, e depois do Chá no Clube eu aproveitei para ler um poema para a Tetê no meu projeto Intenções Poéticas para 2015!!! Ou seja, um encontro literário completo.

Entrevistadora e entrevistada.


O poema: Ponte Hercílio Luz de Ivan Alves Pereira
 [no livro Há(mar) e Bebê(r)]



***
Festival da Leitura de Florianópolis
Bom de Ler

28/05/2015 - Quanta alegria por poder participar da Oficina da Leitura: Encontro com Autores da Literatura Infantojuvenil, uma das atividades do último dia do Festival. Um orgulho imenso ver o meu perfil de escritora exibido no telão do Centro Integrado de Cultura por fazer parte do livro digital organizado pela Profa. Eliane Debus da UFSC: Literatura Infantil & Juvenil Produzida em Santa Catarina.
 

Com a mediação do escritor Carlos Stegemann, a Profa. Eliane Debus além de tecer comentários sobre a situação da literatura infantil e juvenil no Estado de Santa Catarina, falou sobre suas (e de sua equipe!) pesquisas e o mapeamento realizados sobre os autores e suas obras. Ao final, espaço foi aberto para os autores participantes do evento se apresentarem ao público composto por professores, bibliotecários, pedagogos, estudantes de diversas áreas, representantes de várias instituições ligadas ao ensino... Pude falar um pouquinho sobre os meus livros, adorei!
Sensação indescritível ver os meus livros em destaque no telão!!!

 A Heliete Milack e a Waleska de Franceschi da Secretaria Municipal de Educação falando sobre os projetos de incentivo à leitura promovidos pela Prefeitura de Florianópolis. Quando a Waleska citou a minha presença na Ciranda da Leitura e no Café Literário na Escola Adotiva Liberato Valentim... fiquei tão emocionada!!!
O poeta Alcides Buss falando sobre a situação dos escritores em Santa Catarina...

Foto com câmera da Profa. Eliane Debus = Foto oficial dos escritores!

***
III Fórum Catarinense
do Livro e da Leitura

29/05/2015 - Este Fórum concentrou-se na cerimônia de entrega do documento com as propostas para o Plano Catarinense do Livro e da Leitura. Contou com a presença de várias autoridades em níveis municipal, estadual e federal ligadas à Educação e Cultura. Também houve palestras e shows musicais. Bom sentir que juntos podemos fazer uma história com finais (ou inícios) mais felizes!
A formação do grupo de autoridades...

...que receberam a proposta elaborada pelos Fóruns anteriores para o Plano Catarinense do Livro e da Leitura. 

 Eu, contente por fazer parte um pouquinho nessa história!

A Claudete da Mata, a Susana Zilli e eu ao lado da Dra. Marisa Fantin, filha da Dona Ida Fantin do grupo Parati que através do projeto Bom de Ler viabilizou o Fórum! Faceirice pura.

     II Sarau do Mário
30/05/2015 - Tribos muito diversificadas se reuniram no Galpão das Artes [Lagoa da Conceição, Florianópolis (SC)] para o evento literário e musical. O anfitrião, Mário Benevides, conseguiu reunir um grupo super eclético tornando a atmosfera sensacional para os artistas mostrarem seus talentos. Eu tive a chance de ler o meu miniconto DEUS DOS MARES  e o meu poema E OS AMIGOS, ONDE ESTÃO? Longa vida para o Sarau do Mário

Estou me concentrando!

O Augusto de Abreu, Presidente da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas de Santa Catarina...

...a Vera Portella e o Sinval Silveira do Grupo dos Poetas Livres.
 ***

J U N H O

78o  Encontro do Círculo de Leitura de Florianópolis
- BU da UFSC -

09/06/2015 - A convidada especial deste encontro também é colega do grupo dos encontros do Círculo de Leitura, a Profa. Dra. Sônia T. Felipe e o tema escolhido foi Ética Animal, Dietas e Políticas de Alimentação -um assunto polêmico que tira todos de suas "zonas de conforto". Além de respeitar muito as pesquisas da convidada fiquei vibrando com o convite do professor e poeta Alcides Buss para eu fazer a sua apresentação para o grupo que lotou a sala! O currículo da palestrante é de orgulhar qualquer brasileiro que se preza. Um momento inesquecível para mim...
Embora o evento seja bem informal eu estava tremendo com a responsabilidade!!!

Não resisti e presenteei a Profa. Dra. Sônia T. Felipe, filósofa que orgulha o país!

   Pintei flores e dei o Lendo nas Entrelinhas!

Reunião de Junho da ACPCC
[Biblioteca Barreiros Filho]

13/06/2015 - Mais um encontro muito gostoso com os meus talentosos colegas da associação. Todos trouxeram textos super gostosos. Eu aproveitei para ler o meu "conto de suspense interativo" A SACOLA... todos tiveram que escrever uma sugestão do que havia na sacola misteriosa do conto!!! Saiu cada maravilha... e então comentei sobre alteração na obra de escritores que ali era uma brincadeira mas que devemos cuidar com outros tipos de "alterações" como censura, interesses comerciais, manipulações... Bom, em uma segunda rodada li o meu microconto QUEBRANTE.
A SACOLA... provocou suspense, mistério e reflexões!!

Registrando o evento...

...e a foto oficial!

***

J U L H O

Sexto Encontro do
 Clube de Leitura do Pelicano

 

06/07/2015 - Decoração [Teca = Eliana Schukste] e gastronomia [a cargo das participantes] típicas de Festas Juninas para alegrar ainda mais o encontro do Clube de Leitura do Pelicano! O momento literário começou com a Teca lendo o texto do Carlos Armando Molinari sobre a simbologia envolvendo o Pelicano desde a época do Egito Antigo! Lindo e esclarecedor. Depois eu mostrei ao grupo o livro Biblioterapia: um Cuidado com o Ser de autoria da Profa. Clarice Fortkamp Caldin (UFSC) e avisei e fiz o convite para a palestra que ela fará na UDESC organizada pelo grupo Leitores em Floripa
     Iniciei então a leitura da crônica do Machado de Assis: 8 de janeiro 1884 no livro Crônicas de Lélio. Antes da leitura, eu havia feito uma breve introdução sobre a vida&obra do autor e após a leitura teci alguns comentários e pontos para levantar a curiosidade e debate. As colegas participaram e ficaram surpresas com a facilidade com que entenderam o texto do Machado, gostaram dos tópicos (governos paralelos entre outros) e cada uma contribuiu com comentários e perguntas... Excelente!!!
A Teca leu o texto sobre o simbolismo dos pelicanos através da História... adoramos ainda mais o nome do Clube de Leitura do Pelicano!!!



 O Clube de Leitura do Pelicano além de leitura também é Biblioterapia, é diversão, é amizade... e Arraiá!!!

E viva o Clube de Leitura do Pelicano!!!

     Após tantas emoções literárias, partimos para a mesa exuberante e cheia de guloseimas saborosíssimas. Ah, claro, ainda aproveitei para ler um poema como parte do Intenções Poéticas para 2015... que por sinal está bombando!

Encontro de Julho da ACPCC
- Ia Feijoada da ACPCC -
11/07/2015 -Ia Feijoada da ACPCC foi de marcar época! Nossa talentosíssima anfitriã, Albertina Chraim, desdobrou-se e nos encantou com tanto carinho. A festança com traje de caipira foi animada, emocionante, gastronômica, cultural e poética... As guloseimas pré e pós feijoada contribuíram para o momento principal do encontro: as demonstrações calorosas de Prosa&Poesia do encontro do mês.
Um brinde especial com caldinho de feijão!
Fica aqui o meu agradecimento à anfitriã Albertina Chraim pela festança fantástica.

O banquete farto...

...brincadeira da Pescaria!

Rodada dupla da produção literária dos colegas, sempre com textos diversificados e com estilos individuais preciosos, isso torna o grupo ainda mais fascinante. Quanto a mim, apresentei um conto esdrúxulo escrito especialmente para a ocasião: O Insólito Xem-xem Zeófago do Fidalgo / O Estranho Urubu-de-cabeça-vermelha do Nobre Senhor... Muitas fontes de inspiração em momentos como este!
Foto de arquivo da ACPCC: conto com direito à tradução!

      
Prêmio Literário
 Galinha Pulando 2015

     14/07/2015 - Quanta faceirice a minha com a divulgação dos resultados do Prêmio Literário Galinha Pulando promovido pelo site do escritor bahiano Valdeck Almeida de Jesus... é que o meu poema A MORIBUNDA LUSA recebeu Menção Honrosa!!! Muitos amigos contribuíram com seus comentários na página do Galinha Pulando e eu registro aqui o meu agradecimento, do fundo do coração!!! Fico super contente que a banca tenha gostado do meu poema e agradeço também aos organizadores do concurso!
     Quem deseja conferir é só clicar neste atalho:





A G O S T O

Sétimo Encontro do

 Clube de Leitura do Pelicano




10/08/2015 - Mais um encontro temático do Clube de Leitura do Pelicano. As participantes vestiram-se em preto e branco e até as fotos foram P&B, sensacionais! O motivo foi o conto escolhido: O Feiticeiro do escritor florianopolitano Silveira de Souza (no livro Janela de Varrer) que descrevia uma Florianópolis dos anos 40 ou 50. A decoração impecável da Teca (Eliana Schukst) já criou o clima para a leitura do conto. As colegas buscaram no fundo do baú contribuições daquela época da narrativa o que enriqueceu ainda mais os comentários sobre a obra. Para arrematar o debate cada uma levou uma foto antiga (a maioria P&B) e relatou a história por trás das fotos -que pela ideia genial da Teca foram penduradas em balões petit-pois P&B!

Entrando no clima com o mascote Pelicano...


A Teca, nossa decoradora de eventos, valorizou o tema do conto para a hora dos comentários! 

Foto: Vera Ramos. = Contrastando com as outras fotos esta é da Vera que não sabia da surpresa dos registros fotográficos em P&B, foi um choque geral! Aqui estou eu lendo para o grupo o conto O FEITICEIRO do Silveira de Souza!

 Oficina de Leitura:
Grupo de Idosos da Paróquia
Nossa Senhora de Guadalupe

11/08/2015: Adorei o convite para realizar a Oficina de Leitura para o simpático grupo da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Canasvieiras (Floripa), mais de 40 pessoas! Após ser apresentada ao público com grande entusiasmo pela organizadora do evento, a Helena Stoterau, falei brevemente sobre meus trabalhos como escritora e já comecei as atividades!
1) - Apresentei e descrevi o surgimento da minha personagem Mega Vó; contei a crônica Um Bailão de Vergonha [ http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1338321 ] e mostrei a Bengala Mágica!
Bengala Mágica, chama a Mega Vó!
2) - Fiz uma leitura da minha crônica Herdeiro (na 8a Antologia da ACPCC) parando antes do final para que o grupo participasse dando a sua própria ideia para o fim da estória e somente após escutar o grupo é que li o fim original! Muitos comentários, foi ótimo.
3) - Dividi o grupo em 5 minigrupos para uma atividade de criação de história a partir de objetos/desenhos e indicação de um local para a história. Foi dado um tempo para todos, fui de grupo em grupo orientar/responder às dúvidas... Depois, os representantes de cada grupo contaram oralmente suas criações! Um momento maravilhoso para mim e sei que eles também se divertiram muito!
Passando pelos grupos...

E as histórias de cada grupo...


4) - Para finalizar, li um poema, parte do meu projeto Intenções Poéticas para 2015: Nosso Deus do Vicente Gabriele Pascale (no livro Sonetos, Poesias, Poemas).
A Maria Clair representando o grupo no projeto Intenções Poéticas para 2015!
     Um trabalho voluntário que me deu grandes alegrias, sem falar nos presentes que recebi o no Chá com deliciosos quitutes... Agradeço muito à amiga Helena pelo convite!!!

           ***
Sarau do QuintALL / Agosto







Ana Luiza Brasil e Luca, os criadores e organizadores do QuintALL, abrindo a noitada!

20/08/2015 – Mais um emocionante sarau do QuintALL na Pousada MonChateau em Canasvieiras, desta vez com a temática do Dia dos Pais. Muitos dos artistas que se apresentaram levaram o público às lágrimas... com suas músicas, seus poemas, meditações... Eu li o meu poema AGRADECIMENTO EM VOZ ALTA e vibrei com o aplauso caloroso do pessoal!

Faceira declamando o meu poema!
Aqui está o acesso ao vídeo com que o pessoal do QuintALL me brindou!

 Ana Luiza mostrando para o público a ilustração do meu poema.
Confraternizando com os outros escritores:
 Susana Zilli, Bete Ossig e Luiz Carlos Ibañez!
***
Bastidores da página
ANA ESTHER ENTREVISTA...
21/08/2015 - Coloquei a entrevista com o artista e escritor Jayro Schmidt na página Ana Esther entrevista... deste Blog e fica aqui o convite para a visitação. Foi a primeira entrevista feita em duas sessões, as perguntas e as fotos numa semana e o Desenho Misterioso na outra semana. O entrevistado adorou a Boneca Cremilda e sua peruca. Quem for conferir a entrevista vai se surpreender com uma foto semelhante a esta aqui abaixo, porém com uma pequena diferença... 
Que privilégio para mim poder realizar estas entrevistas!!!
Meus agradecimentos ao Jayro Schmidt, na ocasião, meu Prof. de História da Pintura no CIC (Florianópolis, SC).

IIIo Sarau do Mário
22/08/2015 - Um local para lá de apropriado para mais esta edição do Sarau do Mário: a biblioteca da Barca dos Livros no Lagoa Iate Clube (Lagoa da Conceição, Florianópolis).
Participei deste evento poético com a ACPCC!


   Entre as estantes dos livros da biblioteca o público foi se encantando com as apresentações dos artistas: poemas, contos, canções...

E assim, as apresentações iniciaram-se num clima festivo! O nosso anfitrião, o Mário Benevides, deu o seu recado e o palco ficou à disposição dos artistas apresentados pelo Lucas Ferreira.
Mário Benevides, o escritor idealizador do SARAU DO MÁRIO.
E o Lucas começou a apresentar o pessoal... a Cida e o Leonardo...
 ...a Vera e o Sinval...

...o Augusto de Abreu (Presidente da ACPCC)!

...o Luciano...

...o Júlio...

... e eu! Lendo o meu poema O HOMEM E SEUS DEUSES...
...e o meu conto de suspense humorístico A SACOLA. 
É claro que teve muito mais gente se apresentando... Eu li o meu poema O HOMEM E SEUS DEUSES e o meu conto A SACOLA que contou com a participação do público para solucionar o mistério proposto pelo conto!!!
Após o final das apresentações nada melhor do que confraternizar e dizer: até o próximo Sarau do Mário!
 Mário e seu fiel escudeiro Lucas!

Amigos da ACPCC, sempre um encontro poético!
***
 S E T E M B R O
Aniversário da
Biblioteca Barreiros Filho
[Florianópolis, SC]
A Biblioteca estava lotada!
10/09/2015 - Noite de comemoração dos 59 anos da Biblioteca Barreiros Filho e a ACPCC não poderia deixar de participar pois é lá que o grupo se reúne há muitos anos! Fizemos um Recital Poético como parte da programação que contou com danças, solo de violinista e discursos emocionados. Meus colegas declamaram seus textos tão diversificados quanto belos e eu "declamei" o meu acróstico LIVRO... e depois convidei o público a declamá-lo comigo, ficou um lindo coro! Viva a Biblioteca!!!
Parabenizando a Biblioteca...
...declamando o poema...
...e convidando o público e meus colegas para declamarem comigo!
A ACPCC e eu (!) confraternizando com a Diretora da Biblioteca
[ao meu lado esquerdo].
Obs: as fotos com os membros da ACPCC são da Simone de Jesus, muito obrigada!

IIo Encontro Internacional
de Artes e Letras
Conversa com o Escritor
[Florianópolis, SC]

14/09/2015 [15:00 - 17:00] - Fui convidada para participar da Conversa com o Escritor na programação do Segundo Encontro de Artes e Letras que acontece de 01 a 18 de setembro de 2015 no Espaço Cultural Rita Maria em Florianópolis. O tema da oficina foi Criação de Personagens e os Personagens da Escritora Ana Esther. Empolgada com o entusiasmo dos participantes, discorri brevemente sobre teoria literária e como alguns escritores imaginaram seus personagens de ficção; fizemos uma atividade de desenho como inspiração para criação de personagem; comentei sobre algumas técnicas para imaginar e aprofundar um Perfil do Personagem; e revelei como criei alguns dos meus próprios personagens! Adorei tudo e o pessoal ficou muito alegre, eh, eh. Saíram da oficina já com um esboço para um belo personagem!!! Agradeço muito à Milka Plaza (Letras no Jardim), organizadora do evento, pelo convite que me oportunizou este momento fabuloso.
E o pessoal começou a chegar...
Foto: Milka Plaza - Vamos ao que é bom...
Foto: Milka Plaza
 Foto: Milka Plaza
Foto: Milka Plaza - A Cremilda sempre conquistando corações...
Foto: Milka Plaza - A Profa. Coruja-buraqueira agradou com seu charme!
Foto: Milka Plaza
...mãos à obra!
O Ivan já criou o personagem Ivãpiro...
Foto: Kátia Rebello - No final, a Milka Plaza me entregou o Certificado!

Sarau do QuintALL / Setembro

Vídeo com a minha crônica?  É só clicar...

17/09/2015 - Outra edição do sarau do QuintALL para ficar na memória de que lá estava, muita diversão em alto nível! Sob a batuta da Ana Luiza e do Lucca os talentos se sucederam no palco mágico do QuintALL... Com o meu jeitinho performático li para o público a minha crônica da Mochileira Tupiniquim: Cerveja de Cereja e Brilhos no Abismo [com a mochila nas costas e tudo!]que arrancou risos gostosos e também aplausos do pessoal. Fiquei faceira por mim e por ter a oportunidade de curtir os talentos tão diversificados de todos os que se apresentam naquela maravilhosa atmosfera da família QuintALL!
Público atento...

...cativei a Olga como fã e com alegria ela não resistiu e comprou o livro da
Mochileira Tupiniquim nas Trilhas da Nova Caledônia!

Isso tudo é o QuintALL... e mais um pouco!

 Dia Animal
[Florianópolis, SC]
19/09/2015 - O Dia Animal foi um evento organizado pela Príncia Beli com a finalidade de promover a adoção de animais resgatados das ruas... e lá estava a ACPCC para contribuir com seu Varal Poético e um Sarau de Prosa&Verso para animar ainda mais a festa! Fui com meus colegas Susana Zilli e Ney Santos, montamos e penduramos o varal, confraternizamos com os presentes, inclusive os caninos... e o sarau contou com a atenção de todos que foram muito incentivadores, que beleza! A boneca da Profa. Coruja Buraqueira estava lá [e fez um baita sucesso!] para ilustrar o causo Vida de Cão que eu contei para o pessoal. E não é que seguindo o exemplo do personagem canino Barulhão nós fizemos um Coral Canino... todos latindo, hilariante! Depois desta proeza, ainda li o meu conto Herdeiro. O Ney convidou o público a partilhar suas histórias com animais de estimações e aí até lágrimas jorraram de emoção! Uma verdadeira festança cultural "interespécies"...  
 O Varal Poético da ACPCC foi muito elogiado e prestigiado!
 A Profa. Coruja Buraqueira se preparando para o Sarau de Prosa&Verso...
 A Susana Zilli e o Ney Santos com seus talentos...

Confraternizando após o término do Sarau!
O U T U B R O

Reunião da ACPCC / Outubro
03/10/2015 - Mais uma reunião gostosa do grupo da ACPCC em que todos se esmeraram em mostrar o melhor de seus talentos tão diversificados! Quanto a mim, li o meu poema DIMENSÕES DIFERENTES e na segunda rodada li a mais recente crônica do meu personagem Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro Mais Azarado do Mundo: Rumo ao Ouro Olímpico? É muito bom compartilhar nossas produções!!!  
O generoso Presidente da ACPCC, Augusto de Abreu, distribuiu lembranças de sua passagem por Holambra para os membros do grupo!
 Após as rodadas de leituras, a confraternização!
5o Concurso de Microcontos
de Humor de Piracicaba
*Recebi o livreto com os microcontos premiados e os selecionados pela comissão organizadora do concurso. Fiquei muito faceira por ter o meu microconto QUEBRANTE entre os selecionados! Este concurso faz parte do 42o Salão Internacional de Humor de Piracicaba que é um evento renomadíssimo internacionalmente, que beleza. Agradeço às comissões organizadora e julgadora do concurso e também à Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto pelo envio do livreto e gentileza nas comunicações.
Pura emoção!


Tempo de Histórias
- Taquaras (SC) -

Muito lindo o acervo da Casa de Campo do Governador Hercílio Luz.
10/10/2015 - Lá me toquei eu a convite da Claudete da Matta do grupo da Academia Brasileira de Contadores de Histórias para Taquaras, distrito de Rancho Queimado (SC) para um lindo evento comemorativo ao Dia das Crianças no Museu Casa de Campo do Governador Hercílio Luz. Tivemos o apoio logístico da Fundação Catarinense de Cultura.
Fomos recebidos pela Angélica que se desdobrou em gentilezas e nos apresentou ao público que nos aguardava com grande ansiedade!!! Cada uma das contadoras de histórias se esmerou para ilustrar seus causos com seu carisma próprio, muito mágico! Eu levei a boneca da Profa. Coruja Buraqueira e contei o causo Que Mau Gosto! sobre lagartas & borboletas ... Após a programação houve uma linda confraternização com a moçada do Projeto Rondon da UDESC e os organizadores do evento. Sensacional!
Foto: Natália Bueno - Apresentei ao público a boneca da Profa. Coruja Buraqueira!

Foto: Natália Bueno - Contei o causo "Que Mau Gosto!"

Plateia educada e muito participativa!!!
Foto: Natália Bueno - O grupo se apresentando em detalhe.
Presença entusiasmada da gurizada do Projeto Rondon.

Confraternizando com as anfitriãs!
 Encontro de Poesia
- Grupo de Poetas da Trindade -

15/10/2015 - Participei pela primeira vez deste evento que reuniu na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) de Florianópolis poetas, escritores, cantores e até dançarinas numa tarde de pura poesia. Os anfitriões, Sinval Silveira e Vera Portella, conduziram o sarau com muito carinho pelos convidados que puderam compartilhar com o público as suas produções artísticas num ambiente muito dignificante para a cultura. Tive enorme satisfação em ler os meus poemas: Hora do Chimarrão! e Extra, extra: emoções extremas! Agradeço o convite ao Grupo de Poetas da Trindade.
O espaço na sala de cinema do CIC enobrece ainda mais estes momentos de valorização da cultura local!

 
Cantoria....

 ...e dança!
Foto: Vera Portella [câmera] - Com o grupo (incompleto) que se apresentou, muita satisfação.


Sarau do QuintALL / Outubro


15/10/2015 - Pousada Mon Chateau (Canasvieiras, Florianópolis, SC) Noite de sarau no QuintALL... da criançada! Um sarau temático para animar a festa. Os professores também foram lembrados, ainda bem! A cada novo encontro do QuintALL os talentos se renovam e brilham na frequência quântica da Alegria. Os anfitriões Luca e Ana Luiza Brasil cativam veteranos e novatos no sarau. Foi nesta atmosfera encantada que eu li para o público animadão a minha Prosa-Poética: O Carvalhinho e o Albatroz... que gostoso poder sentir a reação positiva das pessoas com o nosso trabalho!!!
 A inspiração para O CARVALHINHO E O ALBATROZ foi a edição de outubro do QuintALL...
Com o fundo musical do Luca tudo fica ainda mais poético!

Dia do Livro
- Leitura em Movimento -

29/10/2015 - Que satisfação enorme ter sido convidada pela Profa. Marilda Effting do curso de Contadores de Histórias do NETI da UFSC para participar, ao lado de seus alunos, dos festejos  Dia do Livro - Leitura em Movimento promovido pelo Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. Adorei conhecer o grupo e logo estávamos todos prontos para nos apresentar em duas rodadas para quatro turmas do colégio. A Bibliotecária Claudete, que nos recebeu com carinho e alegria, fez as devidas introduções e a Profa. Marilda apresentou o grupo, os propósitos da nossa visita e convidou-me a dar início às atividades. 
     Fiquei empolgadíssima com uma plateia tão atenta e também participativa que foi um baita prazer mostrar meus livros e depois contar a história do surgimento da minha personagem Mega Vó. Para a primeira rodada contei a crônica Lomba Abaixo e na segunda Zelo Sufocante... a alegria foi tanta que quase me transformei na Mega Vó já que a Bengala Mágica da super heroína estava lá fazendo sucesso!
     Após as minhas atuações tive a oportunidade de escutar as histórias dos colegas que se esmeraram em entreter a todos os espectadores com seus jeitos diversificados e envolventes. Que beleza de experiência e de troca de energia positiva... Foi tudo fabuloso! Agradeço à Profa. Marilda e ao Colégio pela tarde tão gostosa que certamente aumentou o nosso gosto pelas histórias que os livros nos contam!      

Foto: Profa. Marilda - A Bibliotecária Claudete, a Profa. Marilda Effting em meio a seus alunos do curso Contadores de História e um dos Professores... e eu quase chamando a Mega Vó!
Foto: Profa. Marilda - E começa a aventura...

Foto: Profa. Marilda - Explicando como nasceu a heroína Mega Vó.


Ao final da primeira rodada, foto para registrar tanta faceirice com as belas histórias!  

 Solenidades também fazem parte.

Hora do recreio: até deu tempo de confraternizar no pátio do colégio!!!

N O V E M B R O


Amiga do CLAN
09/11/2012 - Agradeço bem faceira à Sonia Medeiros Imamura e todos os membros do CLAN (Clube de Leitura de Andrelândia - RJ) pela linda homenagem que recebi por haver doado meus livros A Mochileira Tupiniquim nas Trilhas da Nova Caledônia e A Viagem, o Concurso e o Vacilo para a Biblioteca do clube. Boa leitura para vocês!!!
Bom saber que terei leitores amigos em Andrelândia!

  Oficina de Leitura:
Grupo de Idosos da Paróquia
Nossa Senhora de Guadalupe
- Parte II -
10/11/2015 - Foi com enorme alegria que recebi o convite para retornar para uma segunda vez à Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe para outra Oficina de Leitura com o grupo! Foi uma tarde muito divertida, poética e cheia de criatividade...
* Iniciei declamando a bela letra do Hino de Santa Catarina, composto por Horácio Nunes Pires com música de José Brazilício de Souza... foi muito emocionante pois é uma bela letra. Fez parte do meu projeto Intenções Poéticas para 2015.
Foto c/câmera da Helena Stoterau: lindo grupo para o projeto Intenções Poéticas para 2015!
* Fizemos uma atividade de dramatização em três grupos com as crônicas da Mega Vó: dois grupos trabalharam respectivamente as crônicas Motorista Desalmado e Assalto ao Velhinho. O outro grupo ficou incumbido de criar uma aventura da Mega Vó em que um idoso estivesse em situação de perigo e precisasse da ajuda da Mega Vó. As apresentações envolveram todas as pessoas e foram muito criativas ao passarem a mensagem dos meus textos, fiquei muito contente. A aventura A Velhinha Peralta, criada pelo grupo, foi surpreendente e me comprometi em escrever a crônica em homenagem a todos eles!



Fotos: Helena Stoterau - Dramatização das crônicas da Mega Vó, momentos mágicos!
* Após tanta ferveção, fizemos a brincadeira de Passar o Anel, só que em vez de passar um anel, eu passei alguns Hai-cais do Millôr Fernandes e os felizardos que os receberam leram para os colegas. Comentei brevemente sobre Hai-cais e o autor.
* Para encerrar li o meu poema Agradecimento em Voz Alta. Uma das amigas recebeu em sorteio o poema ilustrado que dei para o momento.
É o meu poema "indo onde o povo está"!
Foi fantástico, recebi presente, teve o Chá da Tarde, muitos abraços e palavras de incentivo. Adorei mais esta tarde com gente tão empolgada! Muito obrigada, Helena, pelo convite!!!   
 Sarau do QuintALL de Novembro

A Pousada MonChateau nos aguardando...

12/11/2015 - Os saraus do QuintALL realizados na Pousada Mon Chateau na Praia de Canasvieiras em Florianópolis já são parte do calendário cultural da cidade! Encontros em ambiente acolhedor para celebrar a beleza da vida através das artes... E lá estava eu muito bem acompanhada por amigos escritores, poetas, cantores, músicos... todos esbanjando talento! Na minha vez de subir ao palco, li em homenagem ao historiador catarinense João Carlos Mosimann o meu texto Coleção de Mistérios. Atalho para o vídeo no YouTube = QuintALL | 12 novembro 2015 | Ana Esther   

A plateia atenta e calorosa é um grande incentivo!

Com tantos artistas... até a confraternização é cultural!!! 

Comemorando o aniversário...




Reunião da ACPCC de Novembro

14/11/2015 - Em mais uma edição mensal da Associação dos Contistas, Poetas e Cronistas Catarinenses muitos eventos são planejados e outros divulgados. Nas rodadas das produções artísticas aproveitamos para conhecer melhor os talentos de nossos colegas para, além de incentivarmos uns aos outros, podermos comentar sobre a obra que cada um de nós produz! Eu li a minha crônica O CELACANTO e o meu poema MEU CHIMARRÃO e divulguei a entrevista que havia feito com a escritora Cristina Vianna no meu Blog.



Encontro de Poesia
- Grupo de Poetas da Trindade -


24/11/2015 - A sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) de Florianópolis recebe com toda a pompa o pessoal que participa deste sarau organizado pelo Grupo de Poetas da Trindade. A anfitriã Vera Portella apresenta os participantes com tanto carinho que fica muito fácil "poetizar". Desta vez eu declamei o meu poema tristonho IRREVERSÍVEL. Houve também dança, cantoria, apresentações humorísticas, contação de causos e, é claro, muita poesia!

Pela primeira vez li o meu poema Irreversível em público.

 A poetisa Susana Zilli leu um soneto do poeta catarinense Cruz e Sousa em homenagem a seu aniversário! Emocionante.

Elena Lamego fez uma performance com dança egípcia...
A anfitriã Vera Portella apresentando Olga Postal e Manoel Júlio que nos brindaram com a cação "Além do Arco-íris".


Festa de Conclusão do
 Curso de Contadores de História do NETI/UFSC

30/11/2015 - Que alegria ter sido convidada para a festa de conclusão do curso de Contadores de Histórias do NETI/UFSC pela Profa. Marilda Effting. Eu, que já conhecia o grupo desde a visita que fizemos ao Colégio Militar vibrei ao ver a emoção dos alunos contando suas histórias e recebendo o Certificado! Vibrei tanto que li em homenagem a eles o meu poema Boneca Cremilda, baseado no meu livro O SUSTO DA CREMILDA por ter tudo a ver com o trabalho deles! Que tenham todos muitas alegrias e sucesso em suas atividades!
   
As Profas. Marilda e Eloah e suas palavras finais aos pupilos!!!

Agora é só começar a contar histórias e encantar plateias... Parabéns às professoras e aos alunos!

D E Z E M B R O


 Uma Noite no Museu
- Taquaras, SC -



01 e 2/12/2015 - Que convite fenomenal: passar uma noite no Museu Casa de Campo do Governador Hercílio Luz em Taquaras, distrito de Rancho Queimado (SC) junto com alguns dos membros da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, alunos da Escola Municipal Roberto Schütz e as professoras... foram dois dias de pura fantasia! Na tarde do dia 01/12, após um café delicioso e confraternização, fomos para o auditório para contar histórias e causos para alunos, professoras, pais e funcionários do Museu. Com tanta pluralidade de estilos o público vibrou e participou das contações. Eu contei, junto com a boneca Cremilda, a aventura do meu livro O SUSTO DA CREMILDA! Dizem as "testemunhas" que o urro que fiz do personagem Macaco-leão-urso impressiona até hoje!!!
Meus agradecimentos especiais para a Claudete da Mata [ABCH] pelo convite e para a Maria Angélica K. Kaufer, Diretora do Museu, por ter permitido e incentivado esta ideia fabulosa! Agradeço também aos funcionários do Museu pelo carinho com que nos acolheram.


 A bonequinha e o livro da personagem Cremilda junto a outros integrantes do espetáculo!

Acadêmicas da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, lideradas por Claudete da Mata, cantando a melodiosa música Tempo de Histórias...
Foto: Claudete da Mata - Momentos introdutórios da contação...
Foto: Claudete da Mata - Que faceirice contar a história do meu livro
O SUSTO DA BONECA CREMILDA
para um público tão especial e num evento Mega-Super-Hiper!

O público infantil já de pijamas e recebendo o lanchinho da noite...

Confraternizando com os pessoal do Museu!
 Foto: Claudete da Mata - Parte do elenco e parte do público.

Antes de dormir passamos no sótão do Museu onde as crianças e professoras iriam dormir para cantar canções Natalinas e contar causos de "arrepiar"!

 E depois da meia-noite os causos arrepiaram no sótão!
 Alegria e aventura inesquecíveis para crianças... e adultos!
Lobisomem e Papai Noel juntos, por que não???


Na manhã seguinte... após um gostoso café da manhã, o adeus em alto estilo: cantamos canções da ABCH e uma história final. E depois de uma breve confraternização, os alunos e professoras foram para a escola e nós voltamos para Florianópolis! Carregando no coração as memórias desta fantástica aventura... 
Últimos momentos deste evento inusitado e vanguardista! Claudete da Mata em suas palavras de encerramento... a saudade já foi batendo...

A organizadora do evento Angélica nos presenteou com os saborosos moranguinhos da Capital Catarinense do Morango!!!

Missão cumprida... agora é retornar para Floripa!

Reunião de Fim de Ano da ACPCC

05/12/2015 - Mais uma memorável recepção da anfitriã Albertina Chraim abrindo suas portas para a ACPCC, desta vez a festa de encerramento das atividades do ano de 2015. Uma festança alegre com muitos dos escritores e poetas presentes para comemorarmos juntos todas as proezas realizadas durante o ano. Bate-papos, gastronomia da turma toda, fotos&flashes, amigo-secreto que não pode faltar, discursos e duas rodadas de Prosa&Poesia para fechar o encontro com chave de ouro! Eu li o meu poema Diálogo entre a Crença Limitante e a Consciência Positiva e depois a minha história infantil A Fada da Floresta da Escuridão Eterna. Estas festas são sempre marcadas pela amizade e emoção unindo o grupo da ACPCC! Viva!

 Esquentando o papo... antes do almoço.

 Foi preciso o Presidente da ACPCC, Augusto de Abreu, tocar o sino para dar início às rodadas poéticas após o almoço, sobremesa, cafezinho, amigo secreto...!

O poema eu li tranquilamente... mas fui à lágrimas lendo a história infantil!!!




Viva os escritores e poetas da ACPCC!

QuintALL - Dezembro

10/12/2015 - A megafesta de encerramento dos saraus de 2015 do QuintALL aconteceu em grande estilo: no sofisticado Teatro Dionísio na Praia dos Ingleses (Florianópolis, SC). Foi um evento exuberante em termos artísticos, houve também a parte de confraternização vegetariana e a Feirinha Artesanal com as criações dos vários artistas à disposição do público... ótima divulgação dos trabalhos de tanta gente talentosa.
Chegada triunfal de artistas e público ao imponente Teatro Dionísio...

A poetisa Susana Zilli organizando a parte dos livros na Feirinha Artesanal na sala da confraternização.

Os anfitriões Ana Luiza Brasil e Luca foram pontuais... E quando o espetáculo iniciou foi um talento após o outro para a emoção e alegria do público fiel do QuintALL que encoraja e apoia as manifestações artísticas tão diversificadas que passam pelo palco do QuintALL.
E o espetáculo começou com altas energias positivas... o Cuenco de Cristal da Jacqueline Kassick e a sucessão de cantorias e músicos apresentada pela anfitriã Ana Luiza Brasil!



Este exemplar do meu livro O CARVALHINHO SOLITÁRIO vai para a Argentina!
A Laura me viu no palco e foi correndo buscar um livro meu, oba, cativei uma leitora!!!!


E as fotos deixam perceber a diversão que permeou a leitura que fiz da minha crônica bem humorada: Viva o Ano Novo!




E dá para acessar o vídeo no Youtube: https://youtu.be/36fxyV-LEIY  

Nem o meu projeto Intenções Poéticas para 2015 ficou de fora desta celebração do QuintALL...
O José adorou participar do projeto.
30a FEIRA DO LIVRO
DE FLORIANÓPOLIS
- Sessão de Autógrafos -
11/12/2015 - Numa tarde de atmosfera divertida e agradável na abertura da 30a Feira do Livro de Florianópolis promovida pela Câmara Catarinense do Livro cheguei bem empolgadona para a sessão de autógrafos do meu livro A CIDADE DOS POLVOS. Claro que levei outros títulos também... Ah, e o público leitor que adquirisse algum dos livros levaria UM DESCONTO ESPECIAL! [  ] Mal havia montado minha banquinha e uma repórter e seu cameraman da TV AL já me pegaram para uma entrevista sobre a Feira do Livro! Adorei a oportunidade de falar sobre livros e espaço para escritores nacionais. Agradeço a acolhida sempre tão carinhosa da Rosângela Cássia Leszkiewicz da CCL e sua equipe. Também agradeço as colegas da ACPCC, as escritoras Susana Zilli e Vera Lúcia da Silva, por compartilharem seus horários comigo.
Foto: CCL - Adorei conhecer a Valéria Valentim Gomes, ilustradora do livro de sua mãe Maria Helena Valentim Gomes: A Dança do Boi.

 Foto: CCL - Autografando...
Foto: CCL - Feliz em espalhar para o público leitor o meu querido livro
A CIDADE DOS POLVOS que escrevi aos 12 anos!


 Até os livros CADÊ O CAGU?...
Foto: CCL - ...e O CARVALHINHO SOLITÁRIO tiveram vez!

 
 Querida Rosângela, muito obrigada pelo apoio estratégico e o carinho!

Cotiporã Cultural

O jornal literário alternativo Cotiporã Cultural Nov-Dez/2015 (da cidade de Cotiporã, RS) circula via e-mail e também na versão impressa e fiquei muito faceira de participar pela primeira vez deste veículo cultural com o meu poema Declarações! Seu Editor, o Adão Wons é muito dedicado e entusiasmado em sua defesa da literatura, cultura e do meio ambiente. Agradeço a oportunidade e desejo a vocês muito sucesso nesta missão linda!


Relatório sobre o o Projeto
Intenções Poéticas para 2015

Sucesso maior do que o esperado! Embora eu não tenha lido os 365 poemas como era a intenção... Li com muita emoção e faceirice121 poemas para uma plateia surpreendentemente ávida pela  alegria de ter alguém lendo um poema especialmente para ela! Também foi de chamar a atenção a resposta obtida pelo público que curtiu na rede social Facebook as postagens sobre a leitura dos poemas: amigos elogiando, outros me presenteando com livros de poesia para eu ler no projeto, outros se inspirando e fazendo saraus literários, outros reproduzindo o projeto em sua cidade... sem falar nos amigos que disputavam as datas para serem os próximos!!! Ah, e também aqueles que se ofereciam para serem os fotógrafos... 
Tenho certeza de que o projeto levou "espanto" e inspirações para o bem para muita gente... incluindo eu! Tudo começou com o telefonema poético que a Sirlei Turcatto fez para a minha mãe no dia 01/01/2015... lendo o poema Mudanças (de autoria da mãe Elsa Balbão Pithan).
Agora o projeto seguirá em 2016 pois foram inúmeros os pedidos, que beleza! Isso é que é ser Musa Inspiradora, Botherzinha, e eu te agradeço eternamente!!!     


  



2 0 1 4

Dezembro

Boneco do personagem
Teófilo Brás!

28/12/2014 - Que faceirice! Fantástico modo para terminar o "ano literário" de 2014 para mim... o boneco do meu personagem Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro Mais Azarado do Mundo ficou pronto!!! Foi bem trabalhoso e um grande desafio para mim pois usei várias técnicas na confecção do boneco. Suas roupinhas foram feitas com tricô e o chapéu com crochê. As meias dele foram polainas que minha mãe fez para mim e agora transformaram-se. Que ele sirva de inspiração para muitas crônicas do TB em 2015 e 2016!!!
Foto: Ana Esther - o boneco do TB nasceu em clima bem Natalino. Longa vida para ele!
 

Novembro

8a Antologia da ACPCC


09/11/2014 -Lançamento da 8a Antologia da Associação dos Cronistas Poetas e Contistas Catarinenses para minha grande alegria pois compartilho 3 textos meus com os colegas e alguns convidados!!! Desta vez apresentei os meus poemas Amigo! e Querida Ilha! e a minha crônica Herdeiro. A novidade é que o lançamento ocorreu em Urussanga (SC) a convite da associada Rita Padoin que recebeu com muito desvelo o grupo que lá compareceu para o evento que teve lugar no saguão cultural do Supermercado São Pedro. Embora eu não tenha podido participar, agradeço o convite e o carinho para com os meus colegas da ACPCC. E viva a 8a Antologia da ACPCC!

Segundo encontro do Clube de Leitura

[Itacorubi, Florianópolis, SC]

06/11/2014 - Encontro para lá de especial do Clube de Leitura... comemorei 10 anos da publicação do meu primeiro livro: Terapia Ocupacional, Contos! O escolhido para o bate-papo foi o Conto 51 - A Fada Madrinha com um tema que me intriga muito, as opções rejeitadas aquelas que, na hora de nos decidirmos por isso ou aquilo, descartamos para seguir outro caminho.

Momento de grande emoção: a grande incentivadora da minha carreira de escritora e quem me presenteou com o Terapia Ocupacional, Contos. Viva a minha mãe!

Distribuição de brindes: desenho do Pelicano para a poetisa Susana Zilli!


Outubro

Mesa Redonda na SEPEX da UFSC


31/10/2014 - Que experiência gostosa participar da Mesa Redonda na Semana de Estudos, Pesquisa e Extensão da UFSC ao lado da Professora e Escritora Clarmi Regis no estande do NETI. Tivemos uma oportunidade rara de compartilhar nossas ideias, nossos trabalhos literários com um público que se revelou interessadíssimo e participante incentivados também pela intermediação da sempre dedicada Marilda Effting.
Público aguardando o início da Mesa Redonda com grande curiosidade!
Falando sobre a Mega Vó ao lado da Clarmi Regis e da Marilda Effting.

Comentando sobre outros dos meus personagens "idosos":
 Profa. Coruja Buraqueira, a Vovó Etelvina (em A Cidade dos Polvos), a Carmela (em Terapia Ocupacional, Contos)...
Momento de fã: recebi um autógrafo da Clarmi Regis!!!

Viva a SEPEX! Espaço de encontro entre a Universidade e a sociedade como um todo.


Nova página no Blog...
30/10/2014 - Já está no ar! Ana Esther entrevista... Uma página incrível! São entrevistas com escritores, poetas e artistas que concordam em conceder uma entrevista no mínimo INSÓLITA para entrar para história tanto da Ana Esther quanto dos entrevistados, eh, eh, eh... Confiram e espalhem a boa nova!

Mesa Redonda no
6o Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
na UFSC
[Florianópolis, SC]

16/10/2014 - Ah, quanta alegria e emoção nessa minha segunda participação da Mesa Redonda do Seminário de Literatura Infantil e Juvenil organizado pela Profa. Eliane Debus sempre tão empolgada e dedicada à causa!!! Após belas contações de histórias formou-se uma Mesa Redonda cheia de escritores de Santa Catarina (aqui nascidos e/ou residentes) para comentarem e darem suas opiniões sobre a atualidade da literatura infantil e juvenil no Estado e no país. Bom estar entre tantos escritores!
Momento artístico: contação dramatizada de história...
...e viva os escritores de literatura infantil e juvenil!

 
Primeiro encontro do
 Clube de Leitura
[Itacorubi, Florianópolis, SC]
09/10/2014 - Quanta alegria envolvendo o primeiro encontro do grupo do Clube de Leitura!!! Levou anos para de ideia virar uma realidade... e agora cá estamos nós nos divertindo com os livros. Expliquei para o pessoal a dinâmica do encontro: a leitura de um conto ou crônica para posterior comentário do grupo. Seguimos então para a leitura do primeiro texto. Escolhi a crônica Viagem a Lugares Comuns do escritor florianopolitano Jair Francisco Hamms para inaugurar o clube! [do livro Batuque bem Temperado de Flávio José Cardozo & Jair Francisco Hamms, Ed. Insular, 2009] Feita a leitura, o pessoal se entusiasmou com a crônica, cheia de expressões e ditos populares, que bom, gostaram muito e já foi marcado o próximo encontro mensal. Houve ainda, durante o café de bate-papo, a declamação de um poema pela própria autora, a Milka Plaza, lendo em seu livro Ao Som do Mar. Uma tarde para marcar a história do Clube de Leitura. Mil vivas e longa vida ao clube!!!
Momento mágico: leitura da crônica Viagem a Lugares Comuns de Jair Francisco Hamms.

O grupo faceiro após a leitura com o livro Batuque Bem Temperado. Zilah Tonin, Elsa B. Pithan, Eliane Chukst, Maria de Lourdes Faria, Susana Zilli e Ana Esther!

Momento poético, Milka Plaza declamando o seu poema do livro Ao Som do Mar.

Com o Livro de Presença... e já esperando o próximo encontro!
  

Setembro

12/09/2014 - Após muitos anos com a ideia na cabeça finalmente comecei a colocar em prática a formação do Clube de Leitura que a minha mãe, a talentosa Elsa Balbão Pithan (eh, eh, eh!), havia imaginado criar! Realizamos então a primeira reunião para organizar o evento. Contamos com a amiga Eliane Rossarola Chukst e por "teleconferência" a Cris Klein também deu suas sugestões. O passo inicial foi dado!!! 
   
Registrando a reunião!


Junho

Fundação da
Academia Brasileira de Contadores de História
[ sede em Florianópolis ]

02/06/2014 - A convite da organizadora do evento, Claudete da Matta, participei da emocionante cerimônia de fundação da Academia Brasileira de Contadores de História (com sede em Florianópolis!!!) que teve lugar no auditório da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina. Um marco para a cultura do Brasil inteiro e que certamente trará frutos promissores para os amantes da leitura e de todas as histórias. Agradeço de coração o convite e a honra de ter  podido assinar a Ata do evento ao lado de muitos amigos das letras!!!
A Claudete da Matta em seu discurso de "fundação" da Academia Brasileira de Contadores de História!!!
 Eu assinando a Ata feliz da vida...
 e ainda encontrei uma fã das minhas crônicas da Profa. Coruja-buraqueira!!!

Festa para comemorar a data tão importante!


Maio
Meus Livros na
Feira do Livro em Florianópolis
10/05/2014: A convite da amiga escritora Cristina Klein os meus livros Cadê o Cagu?, A Cidade dos Polvos e Lendo nas Entrelinhas participaram da Feira do Livro em Florianópolis!!! A querida e talentosa amiga expôs vários de seus livros e ainda acolheu os meus... isso é que é acreditar que há lugar para todos no mundo! Viva!!! Meus agradecimentos e sucesso!
Foto de Cristina Klein.
Foto: dos arquivos da Cristina Klein - A escritora Kátia Rebello, a mãe da Cris e a Cris em tarde de autógrafos.
  
Abril
Visita em Creche Municipal
16/04/2014: Visitei a creche municipal Joaquina Maria Peres (Florianópolis, SC) e falei com a Ângela que me recebeu com carinho e entusiasmo pelos livros da Boneca Cremilda. Eu já havia contatado anteriormente o Diretor Nilton que também gostou da ideia da Cremilda visitar os alunos da creche. Fiquei faceira de ver que a gurizadinha poderá conhecer as aventuras da Boneca Cremilda!!!
  Ângela e O Susto da Cremilda e também Cremilda Ecológica!

Fevereiro

Meu primeiro E-Book!!!
Já está na página da Livraria Saraiva o meu primeiro E-book... É um livro bilíngue infantil muito gostoso (eh, eh!). As ilustrações são minhas e o texto em português e inglês também. Vale a pena conferir! E o melhor, é quase de graça: R$2,99.
O título é Brilhos no Abismo / Abyssal Glimmers e é claro que a aventura se passa nas profundezas oceânicas. Ah, e os personagens são muito, bem, muito estranhos... 
É com esta capa que o e-book aparece no catálogo da Livraria Saraiva... 


Janeiro
Sorvete Literário
(Balneário Atlântico, RS)

16/01/2014 = Um encontro muito original para uma tarde de verão no Balnê... um grupo de amantes dos livros se reunindo na Sorveteria da Cristina para bater um papo sobre suas leituras... Mas o que era para ser simples tornou-se um verdadeiro evento literário! Tive a alegria de convidar o poeta Joaquim Moncks, veranista de Passo de Torres, para o Sorvete Literário pois seria uma forma de podermos nos conhecer pessoalmente uma vez que já traváramos conhecimento 'virtual' no Recanto das Letras e com a minha participação na Coletânea Joaquim Moncks & Amigos feita em sua homenagem. Joaquim Moncks abrilhantou o encontro juntamente com sua amiga Nina que também tem veia poética. Foi um momento emocionante quando o Joaquim declamou o meu poema Temor (publicado em sua coletânea )! E depois o pessoal começou a contar sobre seus gostos de leitura, autores e livros. A Rosânia Maria Oliboni Barbosa (da Academia de Letras de Caxias do Sul) também estava presente e comentou sobre as atividades de sua Academia. Entre sorvetes e livros ... o prazer de um encontro tão delicioso! Adorei ter organizado este Sorvete Literário!!!
Entre sorvetes e livros...
 ...todos atentos!
 Registrando o evento para ficar na História do Balnê!
 Presenteei a Cristina, dona da sorveteria, que nos acolheu com tanto carinho com o meu último exemplar da Coletânea Joaquim Moncks & Amigos...
 Ao centro, Joaquim Moncks e Rosânia Maria Oliboni Barbosa, felizes por travarem conhecimento durante o Sorvete Literário.
 
Joaquim Moncks e eu trocando figurinhas, ou seja, nossos livros!

*
Convite:
Estou 'construindo' aos pouquinhos o Blog Aussie.lit.com.br muito carinhoso para o intercâmbio Brasil-Austrália... A ênfase é sobre a Literatura Australiana e seus escritores. É um blog para falantes da língua portuguesa terem mais acesso à informação sobre a literatura da Austrália.
Confira o Blog:



***





2 0 1 3
*.*.*.*.*.*.*


Dezembro

Tarde de Bate-papos com Escritores em
Santo Antônio de Lisboa (Floripa)

Dia 14/12/2013 juntei-me a um grupo animadão de escritores que, a convite da Óptica Brasil e da jornalista e historiadora Rosane Bond, se reuniu no calçadão da a Rua das Alfaias na praia de Santo Antônio de Lisboa para um bate-papo e intercâmbio de experiências. Todos levaram seus livros para exibição e falaram um pouco de seus trabalhos literários. Alguns ainda, por sugestão da anfitriã Rosane Bond, contaram sobre um Natal muito diferente... e eu então aproveitei para compartilhar com o pessoal a minha crônica As 12 Badaladas da Meia-noite de Natal publicada na edição 108 do jornal Letras Santiaguenses. Mais uma oportunidade gostosa para conhecer colegas escritores e estreitar os laços com os já conhecidos!!!
 Rosana Bond e eu curtindo o evento. Na ocasião doei um exemplar do meu livro LENDO NAS ENTRELINHAS para a Biblioteca Comunitária gerida pela Rosane da Óptica Brasil e deixei lá 2 exemplares para comercialização.
 Conheci o músico Alisson Mota e "trocamos figurinhas"... o livro dele Canções do Folclore da Ilha de Santa Catarina é um belo registro de antigas canções de origem açoriana.

 Muito bom reencontrar o escritor Rafael que conheci no Encontro de Escritores em Alfredo Wagner (SC) em 2011.
 Confraternizando com Wesley Collyer, Vicente Gabriele Pascale e a querida Eliane Veras da Veiga.
 Uma pequena parte da roda de bate-papo!

1a Feira do Livro
 do Shopping Ideal
-São José, SC-
Ampliando a foto dá para verificar a programação do dia 13/12/2013 e a minha presença na Feira!

13/12/2013: SEXTA-FEIRA 13!!! Dia de bruxas... nada melhor para autografar o meu livro Lendo nas Entrelinhas, eh, eh, eh... Passei uma tarde encantadora em sessão de autógrafos e papos com os visitantes na Feira do Livro do Shopping Ideal. A feira está muito bem organizada pela Hiamir Polli e a Editora Papa Livros e o público está comparecendo com entusiasmo. Que gratificante ver as crianças (sem falar nos jovens e adultos de todas as idades) indo à Feira e conversando alegremente com os escritores. Foi um prazer estar lá com o pessoal e agradeço à Hiamir pelo convite para participar desta festa literária. E a Feira vai até dia 16 de fevereiro de 2014. O bom é que tem uma baita estante com os livros de autores catarinenses e residentes no Estado... e alguns dos meus livros estarão lá também!





No final, tudo é festa entre escritores e visitantes.

ACIC & Letras no Jardim... Festa!
11/12/2013: Festa de encerramento do ano letivo na ACIC (Associação Catarinense para a Integração do Cego) e lá estava a Milka Plaza, o Paulo Berri, a Sandra e eu para fecharmos o projeto do Letras no Jardim com chave de ouro! Foi emocionante ver alguns dos nossos colegas da oficina (alunos da Profa. Sulísia) dançando e cantando com grande animação no palco do auditório. Quanto a nós, cada um declamou o seu poema! Eu declamei o meu acróstico Humanidade, Tu Abdicarias da Tecnologia Vigente? para um público ávido por novidades.
 Momento musical dos alunos...
  ...e após o show as despedidas!
EDITASUL
- Fórum de Produção Editorial da UFSM -

09/12/2013: Foi com grande  alegria que  participei do EDITASUL promovido pela Profa. Cláudia Bomfá do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e do lançamento das revistas do curso... Mas a Revista O QI me propiciou uma satisfação imensa com a publicação de um depoimento meu sobre meus trabalhos como escritora, quanta faceirice me ver em suas páginas! A revista está muito linda e com artigos bem elaborados e diversificados, uma leitura muito gostosa.
Pela programação do Fórum tive a oportunidade de conhecer os outros participantes da mesa-redonda, o Prof. Briquet de Lemos, a Profa. Salete Mafalda Oliveira Marchi e o Escritor Auri Antônio Sudati... convidados que proporcionaram ao público momentos de grandes reflexões e depoimentos significativos sobre o mercado editorial no Brasil. Quanta honra para mim estar entre pessoas com tantas experiências e grande cultura. Um momento único para todos certamente.
Abertura do Fórum com o Vice-coordenador Flavi Lisboa Filho, o Pró-reitor e a Coordenadora Cláudia Bomfá.
Alegre entre os membros da Mesa-redonda Auri Antônio Sudati, Antônio Agenor Briquet de Lemos, Salete Mafalda Oliveira Marchi e Cláudia Bomfá!
Faceira entre os convidados para o EDITASUL e os Professores do curso de Comunicação da UFSM.

Esta linda revista trouxe muito incentivo para minha vida como escritora!!! Agradeço a turma toda que a elaborou.


E para meu enorme contentamento tive ainda a chance de conhecer pessoalmente o Auri Antônio Sudati que é um dos Editores do jornal Letras Santiaguenses no qual vários de meus escritos e desenhos têm sido publicados há uns 5 anos!!! Muito emocionante o nosso encontro. Entreguei aos colegas da Mesa exemplares da edição comemorativa dos 100 anos do poeta catarinense Cruz e Sousa bem como livros de minha autoria.
Comemorando o encontro com o Editor do Letras Santiaguenses Auri Antônio Sudati
E ainda deu tempo para paparicar a ACPCC fazendo propaganda da antologia do grupo!


ENTREMOSTRAS
07/12/2013:  na Fundação Cultural BADESC (Florianópolis), fui selecionada para participar deste primeiro evento com outros 26 artistas plásticos, escritores e músicos! Passamos um dia bem gostoso -das 11:00h às 17:00h- conversando com o público sobre os nossos trabalhos e inclusive comercializando nossas obras. Foi ótimo também travar conhecimento com alguns dos colegas artistas vindo de várias cidades de Santa Catarina, uma oportunidade maravilhosa para intercâmbio de artistas e aproximação com o público amante de arte. Adorei, estava tudo muito bonito e agradável. Parabenizo os organizadores do evento e que novas edições aconteçam!
Artigo no jornal Diário Catarinense (06/12/2013) com a lista dos artistas participantes... e lá está o meu nome entre eles!

Ao lado dos escritores Cláudia Iara Vetter, Cláudio Dutra e Fernando Scheibe no canto dos escritores.

 Reencontro com meu Professor Diego de los Campos do curso de Ilustração!!!
E festa e bate-papos com o público leitor.







Novembro

18/11/2013: Dia do quarto encontro com os alunos da ACIC (Associação Catarinense para a Inclusão do Cego), teve até o Fredi tocando violão pelo aniversário da Tábata! Falamos sobre o Modernismo, eu li o meu poema Humanidade, Tu Abdicarias da Tecnologia Vigente? e a Milka Plaza propôs uma atividade com massa de modelar para depois escrevermos um poema ou prosa-poética... Cada um mais inspirado do que o outro, muitos textos significativos! A Profa. Sulísia também entrou na festa literária.


O Fredi animando o aniversário da Tábata...

 Literalmente com a mão na massa!
 Milka Plaza lendo um poema do Paulo Berri.

Prestação de Contas!
Dia 11/11/2013 fui à sede da APAE no bairro Itacorubi (Florianópolis, SC) para pessoalmente fazer o repasse dos 50% da renda arrecadada com a venda dos livros no dia 06/11/2013 no evento do lançamento do meu livro LENDO NAS ENTRELINHAS no Café Cultura da Praça XV. Fiz a entrega do dinheiro ao Sr. André Francisco Stramari, Diretor Geral da APAE, tiramos foto e ganhei um recibo pela doação.
Foram 45 livros vendidos a R$20,00 o exemplar perfazendo um total de R$900,00 e portanto os 50% são os R$450,00 que doei como consta no recibo.
Missão cumprida!
Que o dinheiro seja bem utilizado para os frequentadores da APAE! Fico muito faceira.
Agradeço de coração a todos os que compareceram ao lançamento e que dessa forma também doaram essa quantia para a APAE.
Viva os doadores!!!
Ana Esther 

O recibo...
...e os R$450,00 para a APAE na pessoa do Diretor Geral, o Sr. André Francisco Stramari.
08/11/2013: A visita que fiz ao pessoal do projeto Livros na Praça transformou-se numa surpresa daquelas! Com direito a Contação de Histórias e tudo... O estande da Casa do Escritor & Oficina Literária Letras no Jardim arrasou na Praça XV em Florianópolis, senti-me uma "escritora best-seller" ao saber que os meus livros estão sendo bem vendidos na praça!!! E para comemorar a Milka Plaza e a Mara contaram histórias divertidas e eu também acabei contando a aventura da minha personagem Cremilda Ecológica para turmas de alunos e seus professores no Coreto da Praça... quanta faceirice!

 Carmen, Mara, Lenir e eu com a visitante Naete Santos da Casa do Poeta de Santos (SP) que visitou o estande!
Milka Plaza e seus projetos!

 E viva a Cremilda Ecológica!

 Mara encantando...
Milka com seu fascínio especial!

Lançamento do
Lendo nas Entrelinhas
6/11/2013, Café Cultura, Florianópolis,
das 16:30 às 21:00!

O Café Cultura foi um cenário encantador e aconchegante para o lançamento do meu nono livro LENDO NAS ENTRELINHAS! Marcado para às 17:00h, desde às 16:30h já havia público esperando! E foi uma loucura deliciosa receber tantos amigos, colegas e o público leitor numa tarde/noite de tantas emoções. Todos estavam curiosos para ver o livro! Em meio à sessão de autógrafos e recepção aos convidados houve momentos inesquecíveis que marcaram o evento como... 
*O meu discurso seguido da declamação do poema inspirado no livro Uma Ilha Cheia de Bruxas, de tão emocionada cheguei a gaguejar.
*O poeta Augusto de Abreu (Presidente da ACPCC = Associação dos Contistas Poetas e Cronistas Catarinenses) declamou um poema seu que arrancou aplausos entusiasmados do público! 
*O meu agradecimento à amiga escritora Kátia Rebello que me presenteara com a Ficha Catalográfica para o livro e agora tive a oportunidade de retribuir com um exemplar do livro pronto!!!
*O meu agradecimento ao nosso anfitrião o Sr. Casemiro, dono do Café Cultura, que com sua gentileza disponibilizou o seu estabelecimento para a realização tranquila do evento. O livro a ele presenteado ficará circulando entre os funcionários! 
*A Lorenza Tramontina participou do lançamento do LENDO NAS ENTRELINHAS como objeto de estudos antropológicos e ficou observando e anotando tudinho para posterior análise... Adorei a ideia e desejo êxito no teu rabalho, sucesso Lorenza, e agradeço a tua presença tão carinhosa que trouxe um Q a mais para a festa!
*O sorteio de 3 antologias que participei sendo que a 6a Antologia da ACPCC foi para a Tamara Benakouche, a Joaquim Moncks e Amigos foi para a Libi e a Delasnieve Daspet e Amigos foi para a Kátia Rebello. O Lourival também levou um livro para sorteio que foi para a Jéssica Trombini, o Augusto de Abreu sorteou um pregador da ACPCC! Tudo isso abaixo de aplausos.
Sorteio idôneo...




*Recebi de presente do organizador do grupo Leitores em Florianópolis, o Lourival Francisco, o belo livro Velhice do querido escritor catarinense Salim Miguel, fiquei muito faceira e emocionada.
*O público era convidado a assinar o Cartaz Viva a APAE, instituição para a qual 50% da renda deste evento será destinada.
*Para finalizar com chave de ouro tudo acabou em... um fascinante Café Literário com comentário sobre livros, experiências de leitura, eu aproveitei para revelar detalhes do " Making of" do LENDO NAS ENTRELINHAS... fenomenal!!! 
Fica aqui o meu agradecimento especial para a minha querida amiga  Luciane Parracho que, de última hora, substituiu o Sr. André Francisco Stramari, Diretor Geral da APAE que não pôde comparecer ao evento. A Luciane efetuou as vendas dos livros com grande competência, honestidade e afetuosidade!
Enfim, foi um evento para ficar na História... pelo menos na minha, eh, eh, eh!!! Muito obrigada a todos os que participaram pelo carinho comigo e a minha mãe, Elsa Balbão Pithan, que estava lá firme me apoiando e embelezando o ambiente com os seus 91 anos de muita sabedoria. E viva o LENDO NAS ENTRELINHAS!!!






     
01/11/2013: Dia do segundo encontro no SENAI para o bate papo literário! Desta vez o público alvo foi bem diferente! Conheci o escritor prata da casa, o Prof. Estevão de Mello e o aluno Henrique foi o contemplado com o meu livro A Viagem, o Concurso e o Vacilo. Até houve ginástica laboral com o Prof. Henrique entre os livros da biblioteca! Muito bom, receber novamente o carinho das bibliotecárias Luciang Effting Takiuchi, Andressa Tessa e Lais Oselame Nóbrega.
 Até presente recebi!
 Um prazer conhecer o escritor Estevão.
Henrique, o felizardo ganhador do meu livro, eh, eh!
Outubro

30/10/2013 - Ia Mostra = Na Távola Quadrada  promovida pela Oficina Literária Boca de Leão sob o comando da Claudete da Mata no auditório da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.  Lá estava eu então entre os outros convidados que compareceram, Andréa Dias, Antonieta Mercês, Elena Lamego, Glória Palermo, Luiza Abnara e Paulo Berri, para juntos falarmos sobre nossas diferentes trajetórias como artistas (escritores, contadores de histórias, dançarinas...). Uma iniciativa que visou aproximar o público do artista, muito gostoso o evento! Fiquei contente por ter sido convidada... e estar entre artistas tão carismáticos. Ah, e bem faceira também com o presente e o Certificado recebidos!!! Parabéns para a Claudete da Mata pelo belo trabalho que vem fazendo pela cultura local!!!
 Na Távola Quadrada entre os participantes,
 entre membros do público,
e recebendo o Certificado e o presente, uma linda corujinha de cerâmica esculpida pela talentosa Claudete da Mata!


O certificado chique da Fundação Catarinense de Cultura!
29/10/2013 - SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA 2013 no SENAI (Florianópolis) Fui convidada para participar do Bate-papo com alunos do SENAI na Biblioteca. A gurizada estava curiosa... eles participaram contando suas preferências de leituras, os livros que já leram, fizeram perguntas sobre os meus trabalhos. Fico muito faceira também que os meus livros tenham sido adquiridos para o acervo da Biblioteca e então logo, logo os alunos terão acesso aos meus 9 livros!
Bate-papo entre os livros,
 registrando o encontro...
  ...e meus livros ficam lá na Biblioteca do SENAI felizes para sempre!!!

21/10//2013 - O terceiro encontro do Letras no Jardim com os alunos da oficina de literatura na ACIC, foi muito divertido e cheio de criatividade! A Milka Plaza, o Paulo Berri e eu lemos os nossos poemas para o grupo dos adultos antes de irmos para a oficina com os adolescentes. O assunto  da oficina hoje foi o Mini-max, contos curtos... nossa, rendeu! E de quebra comemoramos o Dia do Poeta (20/10), com bolo e tudo, que a Profa. Sulísia fez!!!

Confraternizando...

  ...e mãos à obra, hora de escrever!


16/10/2013 - Grande alegria para mim visitar a Biblioteca Pública de Santa Catarina e fazer a doação do meu livro mais recente LENDO NAS ENTRELINHAS. O bibliotecário Evandro Jair Duarte sempre atencioso e entusiasmado com as doações para o acervo da biblioteca. Apareçam por lá para conferir o meu livro, já está à disposição dos leitores!!!
 BPSC - Evandro bem faceiro com os livros. E eu também por saber que o público leitor poderá retirá-los na biblioteca!!!

Setembro

*27/09/2013 - Minha segunda visita aos alunos do Colégio Santa Catarina! Agora para as turmas do período da manhã. Foi ótimo e dessa vez além da Boneca Cremilda a Profa. Coruja Buraqueira também apareceu por lá para a alegria geral, eh, eh. Mais uma vez o bibliotecário Guilherme Wandscheer e as professoras receberam-me com muita gentileza e entusiasmo. Que bom ver tanta criançada faceira com livros e com a visita de uma escritora!!!
 Com a Boneca Cremilda...
    ...e com a Profa. Coruja-buraqueira!
A Boneca Cremilda visita a
Associação Catarinense para a Integração do Cego
*23/09/2013 - Segundo encontro do grupo Letras no Jardim com a turma da Profa. Sulisia na Associação Catarinense para a Integração do Cego. A turma, já nossa conhecida, nos recebeu com carinho em dobro! O tema foi o Romantismo, a Milka Plaza, o Paulo Berri, a Sandra Sousa e eu lemos os nossos poemas e a Boneca Cremilda virou o "fonte" de inspiração para a produção de texto... é muita emoção para uma bonequinha e sua autora!!!
 A turma se preparando para começar as atividades.
 Diversão com a Boneca Cremilda...
 ...que é inspiração para os textos.

Que fofura!
*19 e 20/09/2013 - Participei do Fórum Catarinense do Livro e Leitura no Centro Integrado de Cultura. Vários palestrantes falaram sobre as propostas e ideias para a Lei do Livro e Leitura no Estado de Santa Catarina. Eu tive a oportunidade de citar a ACPCC, o grupo Letras no Jardim, o site de literatura infantil e juvenil da UFSC e o Clube de Leitura Prof. Coruja-buraqueira e comentar sobre seu papel de fomentação à leitura! Fiquei faceira de encontrar lá alguns amigos como a Claudete da Mata (Oficina Boca de Leão), o Amílcar Neves (Academia de Letras de Santa Catarina), o Lourival (Círculo de Leitura de Florianópolis) e a Rosângela (Câmara Catarinense do Livro). Ah, e foi um prazer enorme rever a Profa. Taiza Rauen Moraes, uma das palestrantes, e que foi minha colega na UNIVILLE! Foram formados Grupos de Trabalho para a posterior discussão e proposição de propostas para a Lei. 

Falando sobre iniciativas de incentivo à leitura.



A Boneca Cremilda em Portugal!
* Estou bem faceira que os meus livros O Susto da Cremilda, Cremilda Ecológica, A Cidade dos Polvos e O Carvalhinho Solitário vão para Portugal!!! Sim, junto com livros de outros autores brasileiros todos na mala da animada Penélope Martins do Projeto Mar de Palavras, um belo intercâmbio de literatura infanto-juvenil entre Brasil e Portugal.
Meu abraço carinhoso aos leitores portugueses!!!
14/09/2013 - Passei a manhã deste sábado com a Patrícia da Casa do Escritor em sua banca à Rua Victor Meirelles no centro de Florianópolis. A banca está ali a convite da Prefeitura pelo programa de revitalização do Centro da capital. Vários livros de autores da região estão à venda com a Patrícia e a Lenir, um belo trabalho de dedicação e grande perseverança em prol do escritor local... A banca estará lá nos sábados dias 28/Set, 05/Out, 26/Out, 23/Nov, 07/Dez, 14/Dez e 21/Dez. Apareçam!!!!
Montagem da barraca e o Museu Cruz e Sousa ao fundo!

 A dedicada Patrícia e...
   ...a Lenir sempre entusiasmadas pela Casa do Escritor!

13/09/2013 - O bibliotecário Guilherme Wandscheer da Biblioteca Madre Inês do Colégio Santa Catarina (Florianópolis) convidou-me para um Bate-papo com os alunos do turno da tarde. O tema principal foi a Boneca Cremilda e como ela surgiu em filme e livro mas também houve tempo para comentar sobre os meus outros livros... Nossa, que gurizada interessada e entusiasmada!!! Escutaram com curiosidade, fizeram perguntas e contaram seus causos. Até ganhei um desenho lindão da Boneca Cremilda que a Isabela (do 2o B) fez ali na hora mesmo! Ah, e eu até andei lendo o poema que compus inspirada nesta minha visita ao Colégio Santa Catarina, Boneca Cremilda (podem lê-lo na página Meus Personagens). E também já havia numa das turmas um leitor meu, o Gabriel, que já tinha lido A Cidade dos Polvos... Fiquei emocionada. Agradeço muito o carinho com que fui acolhida pelos alunos, as Profas. Cláudia, Márcia, Patrícia e Ingrid e o dedicado Guilherme, foi inesquecível. 
  Na Biblioteca Madre Inês com a gurizada... e a Boneca Cremilda.


Viva a Boneca Cremilda!
 
Pelo jeito até a Profa. Márcia se apaixonou pela Boneca Cremilda!!!

Eu feliz com o desenho que a Isabela fez da Boneca Cremilda!

 
Agosto

21/08/2013 - Muitas emoções na cerimônia de entrega do livro resultante do Concurso de Crônicas dos 30 Anos do NETI da UFSC... para mim um grande orgulho por ter participado da Comissão Avaliadora junto com pessoas competentíssimas como a Eliane Debus, a Inês Mafra e a Isabel Luclktenberg!!! No texto de Apresentação a organizadora Marilda Effting faz uns elogios tão bonitos ao nosso trabalho, dá uma satisfação nos sentirmos parte do projeto, que bom! Emocionante também ter a alegria de entregar aos classificados os seus livros. O Auditório da Reitoria da UFSC estava lotado de gente alegre. O livro ficou muito bonito. Agradeço ao NETI o convite para ser um pouquinho da história de vocês!!!
 Isabel, Inês, Eliane e eu esperando o início da cerimônia...
 ...e agora alegres com o nosso exemplar nas mãos! E ao lado do ilustrador Sérgio Stähelin!
Beleza de trabalho.

18/0802013 - Dia da inauguração do Clube de Leitura Profa. Coruja-buraqueira ( o menor clube de leitura do mundo!!!), ou seja, foi a primeira reunião do grupo (entre 10 e 91 anos). É um grupo eclético de vizinhos que adoram ler e cada um falou do livro que está lendo ou já leu. Já estamos entusiasmados por um segundo encontro!!! E pensar que tudo começou quando contei para a galerinha que eu participava do Circulo de Leitura de Florianópolis na UFSC e perguntei se eles gostariam de fazer um clubinho também...
 Exibindo os livros comentados...
 Estamos afofando a mascote, a Profa. Coruja-buraqueira!!!
 
05/08/2013 - Fui convidada pela Milka Plaza, da Oficina de Literatura Letras no Jardim (com encontros na Fundação Cultural BADESC), para uma visita aos alunos da Profa. Sulísia na Associação Catarinense para a Integração do Cego (ACIC).  Entre os objetivos estavam as atividades de produção literária para um grupo de alunos adolescentes muito simpáticos, divertidos e sobretudo muito criativos! O grupo escreveu em Braille e também à mão seus próprios textos estimulados pela sugestão proposta: o aroma de um perfume! Surgiram ideias incríveis. O Paulo Berri, a Milka Plaza e eu também apresentamos nossos textos (poemas) e fomos aplaudidos com grande entusiasmo o que nos deixou muito emocionados pela receptividade tão calorosa dos alunos. Tivemos ainda a oportunidade de declamar nossos poemas para um grupo de adultos no auditório, outro momento precioso de intercâmbio. Agradeço muito à Milka pelo convite, à Profa. Sulísia pelo acolhimento e aos dois grupos que nos prestigiaram tanto com sua animação pela nossa presença entre eles!!! Uma tarde inesquecível.
*Para acessar a matéria da Milka sobre o evento = http://letrasnojardim.blogspot.com.br/ 
 Paulo Berri, Milka Plaza e eu em momento de poesia com o grupos dos adultos.
Tive o prazer de ler o meu poema Querida Ilha! para eles...
 Eu, fascinada com os alunos!
Para essa turminha li os meus poemas Espírito no Mundo Atual e Pedido de um Peão.
 O grupo de adolescentes, a Profa. Sulísia, o Paulo Berri e eu curtindo a visita!

Julho
          Mais um personagem meu no ar! Em clima de Copa das Confederações, visita do Papa Francisco ao Encontro Mundial da Juventude, Copa do Mundo, Olimpíadas... TUDO no Brasil... só podia mesmo aparecer o Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro mais Azarado do Mundo!!! É um personagem cheio de atrapalhações, daqueles por quem sentimos que seja melhor rir do que chorar, que seus atropelos seriam cômicos se não fossem trágicos, pois este é ele! Ah, mas ele vem muito bem acompanhado por seus amigos Zequinha e Juju. E seus causos estarão logo, logo, aparecendo aqui no Blog em uma página especial.



Junho

          *Estou muito faceira: 50 exemplares do meu mais recente livro (170 páginas), que ainda nem foi lançado, Lendo nas Entrelinhas  já estão à venda na Secretaria e na Biblioteca da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O preço de cada exemplar é R$20,00... e o melhor... 50% da renda será revertida para esta entidade tão querida por todos!!!
          Apareçam lá na APAE e comprem os seus exemplares! Vocês colaboram com a APAE... e de quebra vão ler um livro meu super gostoso! O endereço é:
APAE
Rod. Admar Gonzaga, 2937
Bairro Itacorubi
Florianópolis, SC
Telefone para informações: (48) 3953-3000

www.apaeflorianopolis.org.br 
          


Maio

*Olhem só... Chegou a versão 'boneca de pano' da Profa. Coruja Buraqueira... demorou mas valeu a pena, ela está muito fofa!
Foto: Elsa Balbão Pithan
Abril
*Aproveitando os festejos de comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) foi lançado o livro on-line Literatura Infantil & Juvenil produzida em Santa Catarina organizado pelas Profas. Eliane Debus, Simone Cintra e Maria Laura P. Spengler da UFSC e sua equipe laboriosa com detalhes sobre os autores e suas obras de literatura infantil e juvenil em Santa Catarina... e para minha extrema faceirice, lá estou eu também! É só acessar o site através do atalho: 
ir em ESCRITORES e procurar pelo meu nome Ana Esther ou pelo meu sobrenome Pithan e conferir que bonita ficou a página a mim dedicada! Agradeço do fundo do coração a bela página  e dou os parabéns para todos os escritores lá presentes.  

Março
27/03/2013 - A festa de comemoração do aniversário da ACPCC foi realizada no salão do Palácio Cruz e Sousa. Um festejo muito aconchegante e com momentos inesquecíveis. O pessoal da ACPCC delclamou, dramatizou, os convidados também se manifestaram literariamente... e eu aproveitei para ler os meus poemas: Amigo! e o Pedido de um Peão.

Fevereiro

20/02/2013 = Novamente fui à Biblioteca Municipal de Arroio do Sal (RS) para fazer a tradicional doação dos meus livros [ desta vez: Cadê o Cagu?, A Cidade dos Polvos e O Carvalhinho Solitário/Family Tree ]. Fui recebida com muita atenção e carinho pela turma da biblioteca e fico faceira em saber que os leitores de lá poderão ler os meus livros também!!!
Visita à Biblioteca Dr. Clovis Webber Rodrigues em Arroio do Sal, RS.
Sendo acolhida pelo Eduardo, Valderes e Hélia


 ***
19/02/2013 = Uma visita muito gostosa à Escola Santos Salvador de Mello na praia do Balneário Atlântico, em Arroio do Sal (RS) onde falei com a Letícia, Orientadora Educacional, a Diretora Jane e a Vice-Diretora que me acolheram com muito carinho e entusiasmo. Na ocasião doei para a Biblioteca da escola alguns dos meus livros. Fiquei contente em ver a escola crescendo pois a conheci quando tinha só uma sala!!! Parabéns para todos aí.

Em frente à Biblioteca Mário Quintana -e foram os alunos que escolheram o nome! 
***
Janeiro
Balneário Atlântico, RS - Do final de janeiro e durante todo o mês de fevereiro teve lugar a Exposição Itinerante: Zodiacano 2013. Esta exposição insólita levou a arte aonde o povo está -em sua própria casa! Desta forma, os desenhos (e previsões) do Pelicano foram de casa em casa entregar diversão, cultura e alegria ao público. Confere aqui mesmo, na página O Pelicano, os desenhos -e se tiveres coragem- as previsões do Zodiacano para 2013. Este meu personagem me faz pagar cada mico...
Olímpia e Noely, as primeiras felizardas a serem visitadas pela exposição itinerante do Pelicano!
E assim O Pelicano previu um verão de alegrias para quem leu suas previsões...











 Fãs do Pelicano vieram de Porto Alegre para prestigiar a exposição!



2 0 1 2
*.*.*.*.*.*.*

Novembro

Concurso de Crônicas 30 Anos NETI

22/11/2012 - Num evento da 11a SEPEX (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFSC houve a emocionante cerimônia de divulgação dos resultados do Concurso de Crônicas 30 anos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade. Foram selecionadas 30 crônicas que farão parte do livro comemorativo que será publicado em fevereiro de 2013. E foi um momento muito alegre para mim em particular pois tive a honra de ser convidada pela organizadora do concurso Marilda Effting para participar da banca avaliadora das crônicas ao lado de exponentes do mundo da literatura, as Professoras Elaine Debus, Inês Mafra e Isabel Maria Luclktenberg. Foi uma tarefa encantadora uma vez que os trabalhos apresentados ofereciam uma leitura muito gostosa! Parabéns ao NETI e a todos os participantes do concurso. Estou louquinha para ver o livro pronto!

UFSC: 30 anos do NETI
(Núcleo de Estudos da Terceira Idade)

06/11/2012 - O NETI está festejando muito os seus 30 anos de atividades e não é que convidaram a Mega Vó para comemorar junto a data tão bonita?! A festa foi no Teatro da UFSC e contou com apresentações teatrais de grupos incríveis: atores do NETI do Grupo Chão de Estrelas e crianças da Escola Henrique Veras (da Lagoa da Conceição), uma encantadora contadora de histórias e eu lá entre eles para falar sobre a super-heroína dos idosos oprimidos e indefesos, a Mega Vó... ah, e com a presença da Bengala Mágica e tudo. Até autógrafos distribui em nome da Mega Vó! Foi um intercâmbio de experiências e gerações impressionante, digno de marcar a data tão bonita! Parabéns ao NETI, que continuem sempre com essa linda missão!!!
O Teatro da UFSC abrigou um evento'mágico'!
Foto: Profa. Margarete
Crônica 12 da Mega Vó: Nunca é tarde para Estudar
No palco com a gurizada e suas professoras...
...mega-artistas...

e o grupo todo que fez a festa!
Houve até mesa e fila para autógrafos da Mega Vó!!!
Foto: Profa. Margarete



Outubro

Atividades de Prelançamento do livro
Lendo nas Entrelinhas
Visita ao Colégio Aplicação
(Campus UFSC, Trindade, Florianópolis, SC)

Dia 31/10/2012 - Dia de Halloween... mera coincidência? Nada disso, o dia foi escolhido a dedo! Fui ao Colégio Aplicação falar com três turmas de 5a série sobre o meu mais recente livro que será lançado ao público leitor a partir de hoje!!! [É claro que já aproveitei para falar sobre os meus outros livros, personagens e desenhos!] E como o livro Lendo nas Entrelinhas começa exatamente num dia 31 de outubro... nada melhor do que conversar com o público leitor sobre essa aventura 'arrepiante' neste exato dia! Nossa, a gurizada se entusiasmou e fizeram 1001 perguntas, contaram seus causos, admiraram o meu livro, que emocionante!!!
Ainda bem que eles gostaram do meu chapéu de bruxa...
*Fica aqui o meu agradecimento à Joana (BU), à Maria de Lourdes e Betina da Biblioteca do Colégio Aplicação e às estagiárias, ao Vice Diretor Manoel, às Professoras Lisiane e Clara e às Professoras das turmas que me prestigiaram!
Exibindo meus livros!
A Bibliotecária Maria de Lourdes me apresentando para a turma.
Já me empolguei!
E o livro LENDO NAS ENTRELINHAS deu o que perguntar...
***

Semana do Livro e da Biblioteca no SENAI
(Bairro Saco Grande, Florianópolis, SC)
Dia 29/10/2012 - Passei uma tarde culturalmente divertidíssima com os alunos de três turmas do SENAI que participaram das atividades promovidas pela Biblioteca da escola. Pude conversar com eles sobre os meus livros, desenhos e inspirações. Tive a alegria de encontrar o Prof. Maurizio que foi meu professor no SENAC! Fui recebida com um grande afeto e entusiasmo pela Bibliotecária Luciana, a Tânia e os outros professores, sem falar na empolgação dos alunos!
A primeira turma,
a segunda...
e a terceira turma!
O Baú de versos e pensamentos da Luciana
e da Tânia.
O Varal da ACPCC pelos corredores do SENAI!

***
Visita à Escola América Dutra Machado
(Bairro Monte Cristo, Florianópolis, SC)
Dia 08/10/2012 - Lá me toquei eu para a visita da ACPCC à Escola América Dutra Machado junto com o Augusto de Abreu (Presidente da ACPCC) que pendurou o Varal Poético da ACPCC no Auditório e no pátio. A Diretora Maria Clara mostrou-nos a escola toda e fomos para o Auditório onde houve um gostoso Bate-papo com a criançada de 4a, 5a e 6a séries e depois com a turminha de 1a, 2a e 3a séries. Aproveitei para apresentar a Boneca Cremilda, contar as aventuras dela na Floresta Mágica, contei alguns causos da Profa. Coruja Buraqueira -e as crianças e professores escolheram os personagens para o próximo Causo, o de Novembro/2012! O Augusto falou sobre a ACPCC e também contou sobre o seu livro infantil e declamou poemas. Passamos uma manhã maravilhosa e até falamos na Rádio da Escola!!!
Falando sobre as Corujinhas Buraqueiras...
A Professora que se entusiasmou com os causos dos livros...

Junto com o Varal Poético da ACPCC!
Foto: Profa. Clara - E não é que a Profa. Maria Inês se apaixonou pela Boneca Cremilda?!!

E o famoso Livro da Visita... com assinaturas, dedicatórias, fotos!
Foto: Profa. Clara - Registramos o evento na Rádio da Escola, as crianças são locutoras!

E os fãs da Boneca Cremilda aumentam e...
...aumentam!!!
Foto: Profa. Clara - Adoro autografar!

Foto: Escola ADM - Doação dos livros da Cremilda e o A Viagem, o Concurso e o Vacilo para a Biblioteca da escola.
Foto: Profa. Clara - Festa da criançada assinando o Livro da Visita!
Foto: Profa. Clara - E recebemos lindos presentes feitos pelos alunos!!!

***
Setembro
Sarau da Primavera em Jurerê
-Espaço Cultural Vinícius Basso-

22/09/2012: Dia lindo de sol para abrilhantar ainda mais o primeiro Sarau promovido pelo artista plástico Vinícius Basso e sua equipe em seu belíssimo Espaço Cultural. Participei do evento junto com os meus colegas da Associação dos Cronistas Poetas e Contistas Catarinenses (ACPCC). Tivemos a alegria de mostrar ao público presente os nossos poemas&prosas e divulgar os nossos trabalhos. Houve pessoas que se empolgaram tanto que também mostraram seus talentos! No final, houve buffet de frutas e recebemos de presente do Vinícius Basso um copo comemorativo ao evento!!! Foi o primeiro Sarau de muitos que ainda virão...
Pronta para poetar e apresentar ao público o personagem Rex Leigo...

Autografando!

Foto: Lilian Manara - Eu, poetando...

Curtindo a festa...

O anfitrião Vinícius Basso e nosso copo comemorativo!
Membros da ACPCC presentes: Célia, Augusto, Lilian, Marta, Deyse, Idê, Neide e eu...
junto com alguns dos fãs!!! Eh, eh, eh!
***
Poema no Varal do Brasil
A incansável Jacqueline Aisenman, Editora da revista literária virtual Varal do Brasil (Genebra, Suiça) lançou um desafio aos participantes: escrever sobre o livro! E lá está agora a minha inspiração e contribuição para o Varal, o acróstico Livro... na página 08!
Participação em Coletânea!
Que faceirice receber os meus exemplares da Coletânea Delasnieve Daspet & Amigos (UBE). O meu poema Aves, com direito a desenho e tudo, está brilhando na página 19 junto com mais 69 escritores de vários Estados do Brasil! É tão bom saber que muitos leitores lerão nossos escritos. Agradeço a Neida Rocha pelo convite, ao Milton J. Pantaleão e ao Anderson da Editora Alternativa pela gentileza com que me tratam. E espero um dia conhecer pessoalmente a Delasnieve Daspet, ela que já é uma amiga no Facebook!
Atalho para Aves no Recanto das Letras =
14/09/2012 - Bem contente com os meus exemplares quando chegaram!

***
Menção Honrosa - Conto
1o/09/2012 - Nova Trento, SC: Cerimônia de entrega dos prêmios aos classificados no 1o Concurso Nacional de Poesias, Contos e Crônicas realizado pela Academia de Letras de Nova Trento. O meu conto Não Sou Mais Teu Irmão... recebeu Menção Honrosa o que me deixou realmente muito honrada!!! Como eu não pude ir a Nova Trento para a ocasião, tive a grande alegria de ser representada pela Susana Zilli, amiga e colega da ACPCC a quem agradeço muito pela gentileza.
Agradeço com grande entusiasmo a Academia de Letras de Nova Trento e a sua Presidente Carmen Tridapalli Fachini pela organização do evento tão bonito e pela compreensão. Viva a ALNT por promover a cultura com tanta animação!
A Susana Zilli entregando o meu belo troféu da Academia de Letras de Nova Trento em momento alegre junto às amigas do grupo Apaixonadas por Cinema com quem ela também compartilhou o contentamento com seu troféu pela Menção Honrosa na categoria Poesia. (13/09/2012)

Agosto

Mini-conto no Letras Santiaguenses Que emocionante participar do Número 100 do jornal literário Letras Santiaguenses (Ano 17, Julho/Agosto 2012)... com o meu mini-conto Fóssil (pág. 13)!!! Ainda mais estando ao lado da minha mãe, Elsa Balbão Pithan, que também participa com uma divertida crônica na página 14, Como é que Pode? Parabéns ao Auri Antônio Sudati e ao Zé Lir Madalosso da dedicada Equipe Editorial.
***
Personagem novo no pedaço!
Rex Laymate, vulgo Rex Leigo

Dia 08 de agosto de 2012 - Começaram a ser publicadas as 'palestras gratuitas' do meu mais recente personagem, o Rex Leigo! Estão postadas no Recanto das Letras sob o pseudônimo de Téy. Coloquei também aqui uma Página do Rex Leigo com os atalhos para as palestras. Confiram, vale a pena, afinal o Rex Leigo tem soluções para todos os problemas da humanidade!!!
Atalho para o canto da Téy no Recanto das Letras
***

Menção Honrosa - Poema
No dia 04/08/2012 realizou-se no ginásio Palhoção em Palhoça (SC) às 13:30h a cerimônia de entrega das medalhas aos classificados no Concurso Veredas da Poesia Ano I promovido pela Academia de Letras de Palhoça. O evento foi parte da Festa da Cultura Açoriana 2012. A Presidente da ALP, escritora Sonia Ripoll, foi a mestre de cerimônias e após a execução dos hinos de Palhoça e da ALP passou à entrega dos prêmios (troféu, certificados, medalhas e livros de acadêmicos da ALP) aos classificados: Primeiro Lugar = Júlia Souza da Silva; Segundo Lugar = Ana Esther; Terceiro Lugar = Eros Alfredo Jahn. E lá estava eu então bem faceira para receber a minha linda medalha e o certificado pelo 2o lugar do meu poema Espírito no Mundo Atual! Foi muito emocionante poder lê-lo para o público e algumas autoridades ali presentes que prestigiou os três premiados com grande entusiasmo. O concurso foi uma iniciativa louvável da ALP, parabéns pelo incentivo à cultura!! Meu agradecimento especial ao Presidente da ACPCC Augusto de Abreu e da Vice-Presidente da ALB-Florianópolis Inês Lohn pelo apoio e 'paparicação' neste momento tão significativo para mim.
Recebendo o Certificado das mãos do candidato a Prefeito de Palhoça Ivon
Recebendo a Medalha das mãos da Presidente da ALP Sonia Ripoll
Lendo o poema ESPÍRITO NO MUNDO ATUAL para o público!!!
Bem alegre entre o Eros e a Júlia...
e com o abraço entusiasmado dos amigos!
Grande alegria neste evento tão bonito!

Julho

Bate-papo com Crianças do Pró-Brejaru
(Palhoça, SC)

Dia 05/07/2012 foi um dia MARAVILHOSO! Fui conversar com as crianças e Professores do Pró-Brejaru sobre o meu livro Cremilda Ecológica a convite do Sandro Campos, um Contador de Histórias dedicadíssimo! O Sandro arrumou patrocinadores para a compra dos livros para a distribuição para a criançada, uma tarefa hercúlea... Foi muito emocionante ver o trabalho realizado pelas professoras com leituras, desenhos... e até teatro! A peça com a Professora como narradora e os alunos atuando foi um encanto.



Turminha e as Profas. Solange e Iza

Verdadeiros artistas!

O brilho no olhar das crianças dá sentido para continuar escrevendo minhas estórias, sempre mais! Os grupos da manhã e da tarde fizeram 1001 perguntas e vieram alegres me pedir dedicatória e autógrafo. Agradeço muito o acolhimento tão carinhoso [e os presentes!] que recebi por parte de todos no Pró-Brejaru!


Fila para autógrafos!

Sandro, repórter Ana, Profa. Vânia e Profa. Andreia

Profa. Iza e Dona Laura
Junho

I Encontro de Literatura, Arte e Cultura
de Itapoá (SC)

Foi muito gostoso poder participar deste evento cultural e encontrar conhecidos e fazer novas amizades. Houve palestras, bate-papos, oficinas, declamações, exposição de quadros, danças, teatro, várias distinções e homenagens e sessões de autógrafos dos escritores lá presentes. Foi ótimo também poder conversar sobre os meus trabalhos com os professores participantes.
Local do evento em Itapoá, SC (Praia do Saizinho)

Montando a mesa para exposição dos livros...




***
Estou para lá de faceira! A Academia de Letras de Nova Trento (SC) divulgou os resultados de seu Primeiro Concurso Nacioanal de Poesias, Contos e Crônicas... e para a minha grande alegria o meu conto Não sou mais teu irmão recebeu Menção Honrosa!!!
Revista Passatempoesia Ano I, No. 3, Junho 2012, pág. 13

***
Exposição de Arte sobre o Meio Ambiente

Comemorando a semana do Meio Ambiente os alunos (eu entre eles!) da oficina de desenho com o Prof. Carlos Asp e oferecida pelo Museu Victor Meirelles participaram com seus desenhos da Exposição de Arte no Espaço Cultural Rita Maria em Florianópolis. Incentivo ao uso de materiais reciclados e recicláveis nas artes. Tudo muito lindo e com significado!
Cartaz oficial da mostra...
...admirando os desenhos...
...meu desenho da árvore no verso da cisxa de creme dental entre outras embalagens.
Com o grupo! [Foto cedida pelo colega JFSilva]
1o Encontro das Academias de Letras do Brasil do Estado de Santa Catarina

01/06/2012 - Participei do animado encontro realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e que reuniu escritores e simpatizantes das Letras. Uma chance gostosa de reencontrar amigos e escritores, exibir os meus livros junto com os dos colegas todos, escutar os discursos proferidos com tanto entusiasmo... A Academida de Letras do Brasil (não confundir com a Academia Brasileira de Letras) está de parabéns por proporcionar tantos momentos alegres e a oportunidade de debate e refexão sobre o papel do escritor no Brasil e no Mundo!
Mara Vianna, Camilo Martins, eu, Mário Carabajal (Presidente da ALB), Osvaldo Junior
com Viviane Godoy da Gráfica Copiart, a gráfica dos meus livros!
com Ivonita di Concílio, Dora Duarte, Milka Plaza, Idê, Roberto R. de Menezes
com Sônia Ripol, Celso, Bete Ossig, Rosa DeSouza, Cacilda Carabajal


Maio
Feira do Livro de Florianópolis

10 de maio - participei com os escritores Jurandir A. Fortes, Francisco Passos Braga, Lucas Santos Sartori e Moacir Lisboa da Costa de uma linda tarde de autógrafos na Feira do Livro promovida pela Câmara Catarinense do Livro. Foi muito gostoso poder mostrar meus livros e falar diretamente com o público leitor! Sempre bom ver o entusiasmo pela leitura por parte dos escritores e dos visitantes da Feira. São momentos como esses que solidificam as bases para a expansão da cultura, fazendo com que o futuro seja HOJE!





Ia Mostra de Desenho do
Condomínio Residencial Itacorubi II

27/05/2012 - Linda iniciativa do Condomínio! Vizinhos reunidos para mostrarem seus talentos numa verdadeira feira solidária. Junto com a mostra de desenhos [ver meu desenho na Galeria da da Ana Esther!] havia várias barraquinhas de brechó, de artesanato, um verdadeiro bric-à-brac! E lá estava a barraquinha de livros da Ana Esther também para venda dos livros, distribuição de autógrafos (eh, eh) e para contar tudo sobre os personagens, escritos, desenhos e os livros... ah, a Boneca Cremilda e o Janjão Espinhento estavam lá, felizes da vida.

O meu desenho também participou da Mostra! Está na Galeria, confiram!



Abril

Lançamento do livro bilíngue
Family Tree / O Carvalhinho Solitário

Foi um evento maravilhoso, a cerimônia de encerramento da 3a Semana Municipal do Livro Infantil realizada na 'casa' da Fundação Franklin Cascaes, no belíssimo prédio histórico do Forte Santa Bárbara...

... no dia 18 de abril às 19:00h! Uma noite linda com a formação de uma Mesa cheia de autores com seus livros dirigidos ao público infantil. Até o Secretário da Educação de Florianópolis, o Sr. Rodolpho Pinto da Luz, confessou sua faceirice por estar entre tantos escritores...

Foto: Sérgio Aspar

E eu, então! Até no palanque subi para falar sobre o meu mais recente livro, sobre as minhas ilustrações... Tão contente e emocionada eu estava que até me esqueci de agradecer a Heliete Millack (da Secretaria da Educação) e a Sandra Nunes (da Fundação Franklin Cascaes) pela confiança depositada na qualidade do meu livro me proporcionando essa experiência inesquecível. Fica aqui então a minha gratidão!
Ótimo também ter como companheiros de lançamento os escritores tão entusiasmados com suas belas obras, foi um prazer imenso.
E que alegria receber o abraço de amigos e público leitor... crianças que foram buscar meu autógrafo curiosas!!! Que amor.
Para registro: minha mãe, Elsa, aos 90 anos virou camera-girl e filmou tudo com grande competência! Agradeço a todos pelo incentivo. E viva O Carvalhinho Solitário!









Obs: na filmagem ainda têm mais amigos!!!

5o Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
- UFSC-

Participei do seminário com grande entusiasmo pelos debates, as literaturas infantil e juvenil sendo tratadas com seriedade pelos professores e pesquisadores. A dedicada Profa. Eliane Debus se esmerou para receber bem todos os convidados e palestrantes! O tema principal, tão polêmico, literatura afro-brasileira e de países africanos com suas múltiplas culturas, rendeu!!! Ótimo para me atualizar.






2011


EXTRA, EXTRA!


Cantinho da Ana Esther no Recanto das Letras!!!

Hoje é o grande dia!
O dia da divulgação do resultado do

PRIMEIRO CONCURSO DO CANTINHO DA
ANA ESTHER NO RECANTO DAS LETRAS

Agradeço a participação dos leitores que abrilhantaram o concurso tornando essa experiência inesquecível. Agradeço também à comissão julgadora que tão gentilmente contribuiu com opiniões e comentários tão significativos.

Comissão:

* Profa. Dra. Eliane Debus (Professora do Centro de Ciências da Educação da UFSC) - autora do livro infantil É Tempo de Pão por Deus.
* Elsa Balbão Pithan (Professora aposentada).
* Márcia de Bem (Policial, Florianópolis, SC).
* Viviane Lopes Mena Barreto (Bibliotecária da BPSC) que avisa: acontecerá de 05-10/12/2011 na BPSC a Semana do Perdão. O intuito dessa ação é recuparar os livros emprestados e que não foram devolvidos. Para fazer a devolução do material, basta depositá-los nas caixas de coleta que estarão distribuídas na biblioteca. Durante esta semana não haverá nenhum tipo de cobrança.
Os escolhidos foram:
Primeiro lugar = Denise Dalmás (Prêmio: A Mochileira Tupiniquim nas Trilhas da Nova Caledônia);
Segundo lugar = Susana Zilli (Prêmio: A Viagem, o Concurso e o Vacilo);
Terceiro lugar = Arlete de Gaspar (Prêmio: O Susto da Cremilda / Scaring Cremilda);
Menção Honrosa = Lucas Vinícius (Prêmio Surpresa!).
Os premiados serão contatados para receberem seus prêmios conforme o Regulamento. Receberão além dos prêmios o Certificado correspondente.
Parabéns a todos, o meu agradecimento de coração e até o próximo concurso!!!
Ana Esther

***
Literatura, livros e amizade!


Foi uma honra conhecer pessoalmente a Jacqueline Aisenman, a entusiasmada Editora da Revista Varal do Brasil e 'comandante' da Livraria Varal do Brasil com sede em Genebra, Suíça. Ela esteve prestigiando a 26a Feira do Livro em Florianópolis divulgando seus livros e as novidades do Varal do Brasil. Foi muito emocionante para mim poder conhecê-la após tantos contatos por e-mails!!! É a magia dos livros unindo pessoas em laços de amizade. Pude aproveitar para fazer a doação dos meus livros A Cidade dos Polvos, Family Tree / O Carvalhinho Solitário e também a Coletânea Joaquim Moncks&Amigos para a Biblioteca Varal do Brasil que a Jacqueline mantém junto com a Livraria em Genebra... levando a produção de novos escritores brasileiros (língua portuguesa em geral) para a Europa. Parabéns pelo trabalho tão importante e bonito!!! Sempre bom também rever o amigo JB Xavier que se tocou de São Paulo para Floripa para lançar seu livro de ficção histórica aqui conosco. Grande prestígio para os escritores de Floripa e SC. E viva a amizade!


***
Novo livro no pedaço!

Estou muito contente com o meu mais recente livro bilíngue: Family Tree / O Carvalhinho Solitário... recém chegou. É o meu primeiro trabalho de ilustração propriamente dito. Está LINDÃO! E logo, logo estará disponível para os leitores da Biblioteca Pública de Santa Catarina pois já fiz a doação para os bibliotecários Evandro e Janaina no dia 10/12/2011.


***

Biblioteca Comunitária em Santo Antônio de Lisboa
Por falar em biblioteca... Family Tree / O Carvalhinho Solitário também foi doado para a bilioteca comunitária mantida com grande carinho pela Rosane da Óptica Brasil na belíssima praia de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis! Está disponível para empréstimo ao público da comunidade local. Que iniciativa louvável do pessoal da Óptica Brasil, parabéns! Apareçam por lá e... também encontrarão alguns de meus livros à venda!

***


Coletânea Joaquim Moncks&Amigos

Estou muito contente por fazer parte dos 155 amigos do Joaquim Moncks na bonita coletânea organizada pela dedicadíssima escritora Neida Rocha (Canoas, RS) da União Brasileira de Escritores. Parabéns também ao Milton Pantaleão e ao pessoal da Editora Alternativa pela qualidade do trabalho! A minha participação está na página 54, o poema Temor. A Coletânea foi lançada dia 04/11/2011 na Feira do Livro de Porto Alegre.

E viva a Coletânea Joaquim Moncks&Amigos, tchê!
***

Ói, ói, ói! Lançamento da 7a Antologia da ACPCC
comemorando o Dia do Poeta!
Dia 20/10/2011, no Espaço Cultural Rita Maria na Rodoviária de Florianópolis às 20:00h houve a celebração, entre muitos amigos e fãs da cultura e literatura, do lançamento da Antologia tão aguardada! Os meus colegas da ACPCC que figuram nesta badalada coletânea são: Augusto de Abreu, Célia Ribeiro de Moraes, Cristina Vianna, Daniel Tolfo, Deyse de Abreu Teodoro, Hiamir Polli Mathias, Inês Carmelita Lohn, Lilian Barreto Manara, Marcio Ribeiro dos Santos, Marta de Carvalho, Nadir Helena de Bastos, Paulo Berri, Rita Padoin, Roberto Rodrigues de Menezes, Simone Aparecida Marcelino de Jesus e Susana Zilli... e eu participei com o meu texto O Fabuloso Mágico Ossergorp e o poema Ode à Baleia Encalhada.


Em noite de muita chuva e trânsito enlouquecido, cheguei bem atrasada... bem quando chamavam o meu nome para a formação do grupo de participantes. Foi emocionante! Sem falar nos autógrafos, abraços e parabéns recibidos. Houve cantoria e música para embalar a sessão de autógrafos e o coquetel. A Antologia ficou belíssima. A festa não teria sido tão bonita sem a participação de todos os amigos-fãs que enfrentaram a chuvarada para nos prestigiar, fica aqui o meu agradecimento!


foto: fotógrafo oficial do evento


 

***


Prefeitura Cidadã
Florianópolis, 8/10/2011

Foi um evento muito bonito, cheio de bancas com voluntários entusiasmados para contribuir de alguma forma com seus talentos. E lá estava a Ana Esther na banquinha da ACPCC junto com os colegas do grupo e a Rosângela, representate da Câmara Catarinense do Livro. O Varal de poemas da ACPCC atraia os transeuntes-leitores e muitos davam um pulinho na banca para conferir as atividades do grupo e escutar as aventuras da heroína defensora dos idosos indefesos, a Mega Vó. Houve a promoção de um 'sorteio virtual' da Cartilha da Mega Vó + um livro surpresa da Ana Esther... e a Bengala Mágica da Mega Vó [presente dos alunos da escola Henrique Stodiek] fez um baita sucesso!



=> A Luciana e o Erik são os felizes ganhadores do Concurso da Mega Vó, parabéns e continuem lendo as crônicas da defensora dos idosos indefesos!

















III Enconto Catarinense de Escritores
I Encontro Internacional de Escritores
em Alfredo Wagner, SC
02 e 03 de setembro de 2011

Cartão distribuido aos participantes pelos organizadores do evento.




Tive a alegria de poder participar dos dois dias deste evento na acolhedora cidade de Alfredo Wagner. O Mauro Demarchi e toda a sua equipe proporcionaram aos participantes um tratamento carinhoso e cheio de entusiasmo pela cultura e pela produção dos escritores que lá compareceram.
A agenda foi concorrida com palestras, exposições de trabalhos e apresentações artísticas no prédio da Sociedade União Clube e também na EEB Silva Jardim. O intercâmbio entre os participantes certamente foi um ponto importantíssimo pois tivemos a chance de compartilhar nossas experiências, vivências e esperanças com relação à produção literária.
A oportunidade que tive, na sexta-feira, de fazer uma palestra/bate-papo para um grupo de alunos da Escola Silva Jardim foi muito gratificante para mim uma vez que pude compartilhar as informações com os demais palestrantes, foi inesquecível! Os alunos participaram com perguntas e grande vibração e entusiasmo, impressionante. Parabenizo a EEB Silva Jardim por incentivar seus alunos a vivenciarem momentos culturais como este pois essas experiências os acompanharão pelo resto de suas vidas!

Para lembrar dos alunos...


...dos demais palestrantes e autoridades presentes!


No sábado pela manhã, entre outros passeios, houve visita ao Museu Arqueológico de Alfredo Wagner, pode-se dizer que é fabuloso. Lá pudemos ver peças arqueológicas de milhares de anos, história dos sambaquianos 'ao vivo'!



Réplica da casa de Alfredo Wagner e sede do Museu Arqueológico.

De volta ao salão de eventos, mais palestras, exposição dos livros dos autores presentes e no final uma emocionante cerimônia com homenagens promovida pela Academia de Letras do Brasil juntamente com a Academia de Letras de Alfredo Wagner. Professores, alunos e escritores receberam Diplomas em diferentes categorias... inclusive eu! Fiquei surpresa e muito faceira com tão importante distinção. Até discurso fiz...
As fotos abaixo mostram esses momentos e as novas amizades que fizemos nesse inesquecível Encontro de Escritores em Alfredo Wagner!!!

Foto: Aguinaldo Filho



Recebendo o Diploma das mãos do Dr. Mário Carabajal, Presidente da ALB!

Foto: Aguinaldo Filho  - Discurso! discurso!


Faceira entre o grupo dos homenageados.



A pasta do Encontro e eu ao lado do dedicado organizador do evento, Mauro Demarchi, a Bertolina Maffei e o Klaibson Ribeiro.


Dr. Mário Carabajal, o Prefeito, o Sr. Altair Wagner, eu e a Bertolina Maffei



Gledis Tissot (Trovadora do Balneário Camboriú), Profa. Dra. Lorena B. Ellis (Queensborough Community College, Nova Iorque) eu e a Maria Luiza Walendowsky (Trovadora de Brusque).

Jantar entre amigos -Rosinha, Aguinaldo e Lorena

E o público leitor!!!



JB Xavier e eu exibindo os Diplomas felizes da vida!



A ACPCC com a Profa. Dra. Lorena B. Ellis

Devo estar apontando o meu poema Ode à Baleia Encalhada no Varal Literário da ACPCC pendurado na Praça em Alfredo Wagner


***


IV Feira do Livro de Palhoça, SC

Ginásio Palhoção: 24 a 27 de agosto


Sempre é bom registrar...

meus livros também estão participando desta Feira.

Também tenho um quadro exposto lá, no Projeto Cultural Arte Criando Sempre.

Uma boa oportunidade para escritores e artistas locais mostrarem seus talentos. Percebi, no entanto, que é necessário uma maior divulgação deste tipo de evento. Estamos tão carentes de leitores... que não podemos deixar de divulgar os eventos culturais senão eles desaparecem... os eventos e os leitores!!!







E abaixo está o meu super quadro!!! Correu o boato pela Feira que é um auto-retrato... será??? 



Fotos de 27/08/2011



 Junto com a ACPCC num bate-papo sobre escritores com alunos de uma escola munipal.


***


I Encontro de Escritores em Nova Trento, SC

06/08/2011
A Academia de Letras de Nova Trento ofereceu uma cerimônia de congraçamento e homenagem para escritores e poetas de Academias de Letras e Associações de Escritores e Poetas da região próxima a Florianópolis.
Foi uma demonstração emocionante e alegre de incentivo aos escritores que, por sua parte, fizeram doação de seus livros para que sejam posteriormente distribuídos em escolas e bibliotecas dos arredores.
O evento contou ainda com a presença do Prefeito de Nova Trento, de políticos (vereadores, deputados estaduais e federais) do Estado e inclusive de um ex-governador de Santa Catarina.
Fica aqui o meu agradecimento à Presidente da ALNT, Maria do Carmo Tridapalli Facchini por seu entusiasmo e dedicação ao evento e aos convidados.



Sinto-me muito faceira por ter sido uma dentre os escritores homenageados nesse inesquecível evento!

***



Olhem só onde foi parar o meu poema
ODE À BALEIA ENCALHADA...
no site de Genebra na Suíça VARAL DO BRASIL!!!
Confiram em:
Varal do Brasil – Número 10 – Julho 2011, pág. 22
http://www.varaldobrasil.ch/media//DIR_158701/3acfaece2313bcec2970ffa86321.pdf
Agradeço a Jacqueline Aisenmann e sua equipe pelo carinho com que me acolheram no Varal do Brasil!!!


***


Junho de 2011 - Fico muito faceira de ser a homenageada da biblioteca infanto-juvenil da Biblioteca Pública de Santa Catarina como a Escritora do Mês de Junho, quanta emoção! Agradeço a toda a turma da BPSC o carinho com que sempre me tratam!!!




02/06/2011 - Semana da Biblioteca Pública: 157 anos!

A Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, a terceira mais antiga do Brasil, está de aniversário e como parte da programação fui convidada para um Bate-papo com estudantes da rede escolar. Mais de 70 alunos da Escola Expressão (Rio Vermelho) vieram prestigiar o evento. No Auditório, houve contação das estorinhas da Boneca Cremilda [O Susto da Cremilda e Cremilda Ecológica] pelas entusiasmadas Viviane Mena Lopes Barreto e Khrisna Vivianne da Silva, apresentação e projeção do meu Blog, bate-papo sobre os meus livros e personagens, mostra dos desenhos da Mega Vó... respondi a mil e uma perguntas da gurizada animada e participativa! Adorei ver o interesse e curiosidade da turma. Após tantas emoções seguimos para o Hall onde houve o lançamento do meu sétimo livro A Cidade dos Polvos... tantas palavras de incentivo e carinho do pessoal deixam a gente para lá de faceira! Curtam comigo através das fotos. Agradeço a toda a equipe tão querida da Biblioteca pelo afeto a mim dedicado e ao publico presente e também aos meus amigos que foram me paparicar. Envio abraços carinhosos aos professores que acompanharam os estudantes e aos meus novos leitores da Escola Expressão!





...e o lançamento do livro A CIDADE DOS POLVOS!!!





Quase morri mas toquei no Cavaquinho o Parabéns para a Biblioteca!

13/05/2011 - Sarau da ACPCC na Feira do Livro de Florianópolis


E lá estava a Ana Esther com seus colegas da ACPCC no palco de apresentações da Feira do Livro...

=> Meus colegas declamaram com entusiasmo os seus poemas tão bonitos. Na ocasião eu li a minha estorinha infantil A FEIRA DO LIVRO que tem um final tão tristonho... Convido a todos então para entrarem na página do Recanto das Letras e contribuirem com sugestões de finais felizes para a estória. Apareçam lá, estou aguardando! É só clicar no atalho:
http://www.recantodasletras.com.br/infantil/2967972


*
07/01/2011 - Lançamento do livro Cadê o Cagu?
no Balneário Atlântico, RS

O evento reuniu uma turma entusiasmada por leitura. Houve um inesquecível Momento Cultural com a leitura de textos publicados no Jornal Literário Letras Santiaguenses pelos guris: Leo, Marco e Matheus, declamação de poesia pelas simpáticas Elsa Balbão Pithan e Rosânia Maria Oliboni Barbosa (membro da Academia Caxiense de Letras) e ainda a apresentação musical da Ana Esther! Um verdadeiro 'show' de Cavaquinho! Quem esteve lá certamente divertiu-se muito e jamais esquecerá. Agradeço de todo o coração aos presentes pelo apoio e incentivo tão generosos! Agradeço também a amiga Leila singor pela colaboração logística.













***
30/03/2011 - Sarau de Aniversário da ACPCC!

No Museu Cruz e Souza em Florianópolis comemoramos os 16 anos da Associação de Cronistas Poetas e Contistas Catarinenses. Um animado grupo de escritores, poetas e amantes das Letras reuniu-se para celebrar mais um aninho da querida ACPCC com declamações e fervorosos discursos de amor às artes. Os associados declamaram suas próprias produções e também de outros poetas. A Ana Esther, muito emocionada, declamou entre outros o poema Temor [ http://www.recantodasletras.com.br/poesias/2899335 ]. Foi tudo muito emocionante!






2010



Novidade no ar: das letras para a música! Estou aprendendo a tocar Cavaquinho!!! E dia 16/12/2010 na Casa das Máquinas na Lagoa da Conceição (Florianópolis) lá estava eu me apresentando para um baita público!!!

Eu e o meu grupo de colegas, é claro => Gustavo e Felipe Sagaz, Bernardo Heisler, Gabriel Dall'Agnol, Jeniffer Aquino Santos, Victoria Rover, Marina Piva, Evelyn Goulart e o vocal da Fernanda Amorin. Treinamos com a Profa. Bianca e o Prof. Tom da Academia de Música Moderna e apresentamos Hey Soul Sister (Trains) bem entusiasmados. Eu agradeço de coração a minha Profa. de Cavaquinho, a Fernanda, que me ensinou com tanta dedicação e fez nascer em mim um amor especial pelo instrumento maravilhoso que é o Cavaquinho, viva! As fotos traduzem a minha faceirice...


 
Novembro / 2010


Lançamento do novo livro: Cadê o Cagu?


BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA:27/11/2010


*Num lindo sábado ensolarado lá estavam os amigos-leitores com grande carinho e bonitas palavras de incentivo. Puderam conhecer e bater papo sobre o meu sexto livro Cadê o Cagu? Tudo muito emocionante. Doei livros para a Biblioteca Pública para que o público leitor possa ter acesso à obra gratuitamente. Apresentei o livro contando a estória por detrás da obra e após houve um momento artístico surpresa que me deixou faceira mesmo pois pude mostrar um talento novo que tem me alegrado muito! Não o revelo ainda aqui no Blog porque pretendo fazer surpresa para o público dos próximos lançamentos, aguardem. Eh, eh, eh! Agradeço do fundo do coração a presença de todos nos dois lançamentos! Fiquem com algumas fotos do evento...



















FEIRA DO LIVRO DE FLORIANÓPOLIS: 12/11/2010
*Foi uma tarde diverdida, cheia de amigos-leitores entusiasmados e cheios de incentivo e apoio para distribuir. Autógrafos, fotografias, abraços, votos de sucesso... tudo nos trinques para marcar o evento do lançamento do Cadê o Cagu?
*Antes do lançamento, tive um delicioso momento de bate-papo com o público visitante da Feira do Livro no qual falei sobre meus livros e contei estórias que escrevi, mostrei minhas tirinhas de HQ, comentei sobre meus personagens...
*Após o bate-papo foi aquela loucura! Todos muito alegres comemorando e paparicando o livro!
E agora o Cadê o Cagu? com todos seus personagens pertence ao mundo dos leitores! Aqueles que desejarem tecer comentários, por favor, ou deixem aqui no Blog, ou usem o e-mail. Obrigada!



























Junho / 2010


A ACPCC e a Ana Esther no evento da CÂMARA CIDADÃ!
Dia 12/06/2010 - A ACPCC foi convidada a participar com uma banquinha deste dia especial da Câmara Cidadã. Vários associados da ACPCC estiveram lá para mostrar ao público suas produções poético-literárias e divulgar as atividades do grupo. Adivinhem quem também estava lá participando deste evento emocionante... sim, a Boneca Cremilda!!! Também levei a minha Pesquisa de Opinião e o pessoal se entusiasmou dando suas sugestões, muito bom! Agradeço a oportunidade de ter participado desta festa.








Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa


=> Festa do Padroeiro: A Ana Esther e sua Mega Vó bombando no evento... A ACPCC foi convidada para participar da festa!!! E no dia 03/06 lá estávamos nós abaixo de chuva! O evento foi transferido para o Restaurante Espagueteria onde fomos recebidos com grande afeto por parte dos funcionários e dos freqüentadores. Houve declamação de poesia, contação de histórias, canto de todos os associados presentes e [olha eu aí, orgulhosa da minha super heroína defensora dos velhinhos indefesos e oprimidos!] dramatizações das crônicas da Mega Vó... Dois rapazes do público não resistiram e também declamaram poemas! No final, a Rosane da Óptica Brasil presenteou a ACPCC com um lindo azulejo comemorativo da AMSAL (Associação de Moradores de Santo Antônio de Lisboa), quanta emoção!



E VIVA SANTO ANTÔNIO!

Maio /2010


FEIRA CATARINENSE DO LIVRO (Floripa, 22/05)
Junto aos colegas da ACPCC tive a minha Sessão de Autógrafos às 15:00 na Banca dos Escritores da Ilha, adotado com tanto carinho e determinação pela Janice Pavan a dedicada Presidente da ALIFLOR. Meus agradecimentos! Também registro aqui a empolgação e visão da Adriana Cristina Francisco da CCL. Ah, não posso deixar de mencionar que a Boneca Cremilda foi o centro das atrações...




Ana Esther na Feira do Livro
do Colégio Catarinense
Como participante da ACPCC (Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses) fui convidada, juntamente com a poeta Susana Zilli, para um Bate-papo e Sessão de Autógrafos na Feira do Colégio Catarinense. Fomos recebidas com grande carinhos por todos e com enorme curiosidade por parte dos alunos que fizeram milhões de perguntas e contaram suas experiências também.




Fica aqui o meu agradecimento ao Colégio Catarinense pela calorosa acolhida. As fotos comprovam toda essa alegria...

Donna Fashion DC - BEIRAMAR
Semana Cultural CCL, sexta-feira - 30/04/2010
Para mim foi uma grande alegria fazer parte deste evento: reunião Moda&Cultura! Lá estava a Boneca Cremilda se exibindo...
E quem passou pelo stand da CCL também já participou da minha fantástica (eh, eh, eh!) Pesquisa de Opinião. Meus agradecimentos à CCL e ao Donna Fashion DC!!!







Círculo de Leitura da UFSC
O encontro do mês de Abril do Círculo de Leitura foi sensacional. Além de ficarmos por dentro do que os participantes estão lendo no momento escutamos as aventuras incríveis da convidada, a escritora (entre tantas outras coisas!) Rosana Bond. Que turminha!



=>No Balneário Atlântico, RS  09/01/2010:
 Exposição de Desenhos da Ana Esther
Em homenagem à amiga Patrícia Montemezzo que esperava bebê, a Joanna!!!









 =>Em Florianópolis, SC
Açorianópolis - 5 Encontro da Lusofonia. 06-09/04/2010,
no Teatro Pedro Ivo Campos

     A Associação dos Contistas Poetas e Cronistas Catarinenses (ACPCC) recebe estes Colóquios da Lusofonia com representantes de vários países falantes da Língua Portuguesa, que chique! E que prazer eu poder participar de um evento de tamanho significado!




     Além de poder estreitar os laços com escritores locais também temos a rara oportunidade de conhecer outros 'escritores lusofônicos'!!! As palestras interessntíssimas nos brindam com sotaques super gostosos da nossa língua portuguesa que por sua beleza aproximam e criam um carinho especial entre os participantes. Que privilégio!
     E como leitora e fã que sou... ainda por cima consegui autógrafos de famosos escritores portugueses dos Açores, maravilha!
[Já li os livros e vibrei muito!]

Anabela Mimoso: Aquela Palavra Mar
e

Vasco Pereira da Costa: My Californian Friends
¨¨