Anos 2016-2017


2 0 1 7

J A N E I R O

Intenções Literárias
para 2017!
Para 2017 o meu Projeto das Intenções Literárias  será ler CRÔNICAS para o pessoal, pelo menos uma por semana. Em 2015 foi um montão de poemas. Em 2016 foi um sufoco conseguir ler contos, textos mais longos, especialmente para pessoas desconhecidas. Contudo, ofereceu grande alegria tanto para mim quanto para os ouvintes que se dispuseram a participar. Vamos agora de crônicas, viva!
 *
Reunião da ABCH
09/01/2017 - Hum, quanta expectativa... Participei pela primeira vez de uma reunião da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH) aqui em Florianópolis. Vieram muitos acadêmicos de vários Estados do Brasil para o evento, tão bom revê-los! Muitas ideias e altas histórias virão por aí...
 *
 Sarau de Verão Perfumado da ACPCC
28/01/2017 - O já tradicional Sarau de Verão da ACPCC agora veio na sua versão Perfumada pois recebemos de brinde um cheirosíssimo mimo da Natura ofertado pelo nosso anfitrião Augusto de Abreu, viva! Foram três rodadas deliciosas da produção artística dos membros presentes. Eu adorei ter lido em primeira mão para o pessoal o meu poema Alienígenas, a minha crônica O Caminho para o Hades é Fácil e contado o causo verídico do Nabo! Ah, e ainda arranjei um tempinho para fazer a entrevista  com a poetisa Vera Portella para o meu Blog. Um encontro deveras memorável...
 Um grupo inspirador!
  E a entrevistada Vera Portella se amarrou no Janjão Espinhento, mascote do meu livro A Viagem, o Concurso e o Vacilo...
*
F E V E R E I R O
 III Sorvete Literário no Balnê
09/02/2017 - E a tradição está se estabelecendo, viva! Lá estávamos nós, firmes e fortes, participando da terceira edição do Sorvete Literário no Balneário Atlântico/RS realizado na Sorveteria da Cris. A minha satisfação é enorme e sempre renovada ao organizar este evento do meu coração! Quanta alegria e que faceirice sermos acolhidos com tamanho carinho pelas nossas anfitriãs Cristina e Sueli Santos... isso até aumentou as nossas vibrações de amizade e inspirações poéticas.
A programação foi tão gostosa quanto os sorvetes da casa! Teve um pouquinho de tudo =
Assim, os participantes puderam apreciar prosas e versos...

A Leila Signor nos fez refletir com seus poemas intimistas,

a Rosania Maria Oliboni Barbosa nos deleitou com a poesia do Vinícius de Moraes...

...e eu me esbaldei lendo o meu poema Alienígenas e a minha crônica greco-carnavalesca A Estrada para o Hades é Fácil!

Ah, e ainda dediquei a contação da minha história Cremilda Ecológica para a poderosa Laura!

...e também conhecer um pouquinho sobre os trabalhos da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH).
Vesti a minha camisa da ABCH e coloquei a medalha no peito e contei um breve histórico sobre a academia. 

Parti logo para contar a história do meu e-book Brilhos no Abismo que encantou o pessoal!

Já a leitura animada da minha crônica Herdeiro causou grande emoção.

E no final do encontro... tudo vira confraternização! Ah, sim e votos de nos revermos no IV Sorvete Literário, até lá!




*
World Read Aloud Day 2017

16/02/2017 - Que divertido fazer parte deste evento mundial! Tirar este dia para ler uma história para uma ou mais crianças, fazer o registro e enviar para os organizadores... Adorei e, é óbvio, coloquei no Facebook também! Resolvi ir para a pracinha do meu condomínio de "surpresa" e ler o meu livro Cremilda Ecológica para as crianças que estavam lá com suas mães. Fiquei faceira que elas concordaram de todo o coração em participar desta aventura!









*
Encontro Poético do GPT

18/02/2017 - Mais um Encontro Poético do Grupo de Poetas da Trindade... mais um arraso na Sala de Cinema do CIC! E desta vez eu deixei no ar uma questão filosófico-ecológica com o meu conto Newbud e o Gênio...



 *
Medalha Tulipa Negra de Mérito Cultural
19/02/2017 - Quanta faceirice para mim ter sido indicada para receber uma medalha pelos meus projetos de incentivo à leitura como as Intenções Literárias, o Ana Esther Flagrando Leitores, o Sorvete Literário no Balnê e as contações de histórias em caráter voluntário... Fiquei muito emocionada! 
A cerimônia teve lugar na Chácara do Zezinho em São José/SC, um local muito aprazível para este tipo de evento. Vieram pessoas de vários Estados, muitas cidades representadas. Da ACPCC, fomos homenageados o Augusto de Abreu, a Susana Zilli, o Ney Santos e eu! Estávamos todos bem alegres com a distinção.

 
A mesa das Medalhas e Troféus antes das premiações!
Foto = Antônio Rodrigues - Recebendo a minha medalha!


Foto = Ney Santos - Conhecemos o Líbero Antônio Dandolini de Turvo/SC...

Foto = Vilma Santos - A ACPCC e a Academia de Letras de Palhoça comemorando!

Foto = Vilma Santos - Alguns dos premiados, altas confraternizações entre RS, SC e PR!

Esta premiação foi uma iniciativa da Sociedade Intermunicipal de Musica, Letras e Artes [ MULEARTE ] de São José/SC que premia anualmente pessoas que se destacam na promoção da cultura em geral. Agradeço à MULEARTE e ao poeta Célio Gilberto Silva, nosso anfitrião empolgado, por estes momentos de alegria.
*
Rádio Cultura AM & Reunião da UBT

 Foto = Mauro Demarchi - Programa A Hora do Conto... ao vivo!


20/02/2017 – Que convite mais delicioso, participar de uma Reunião/Programa-de-rádio... O amigo escritor e multiartista JB Xavier veio de São Paulo/SP junto com a Presidente da União Brasileira de TrovadoresDomitilla Borges Beltrame, para divulgar no Estado de Santa Catarina as atividades da UBT. E foi assim que eu tive a experiência gratificante de participar com eles e outro amigo escritor e jornalista, Mauro Demarchi, do programa inteligente A Hora do Conto [Rádio Cultura AM 1.110] conduzido pelo querido Julião Goulart! Foi um bate-papo esclarecedor não apenas sobre a UBT mas também sobre as carreiras do JB Xavier e da Domitilla e, é claro que o Mauro e eu também pudemos falar um pouco sobre nossas atividades. Eu até li uma trova filosófica da trovadora Vânia Maria Ennes de Curitiba/PR que me presenteara com o seu livro Manjar de Trovas por ocasião da festa das Medalhas Tulipa Negra quando nos conhecemos!
Foto = Mauro Demarchi - Eu, faceira lendo uma trova para os ouvintes!
Após o programa, fomos todos para uma sala de reuniões onde o JB e a Domitilla nos apresentaram um trabalho informativo sobre a UBT e seus objetivos de divulgação das trovas no Brasil. Acabou sendo um belo intercâmbio entre nós todos. Eu ainda tive a oportunidade de entrevistar o Mauro para o meu Blog! Agora é só aguardar para ver os frutos poéticos que o encontro renderá!




*
M A R Ç O

SEMANA DO BIBLIOTECÁRIO
BU - UFSC
10/03/2017 – Quantas emoções misturadas em meu coração com o convite para eu contar histórias no Hall de Entrada da BU da UFSC como parte das festividades de início de semestre e da Semana do Bibliotecário! Eu frequentei muito tempo a Biblioteca quando era aluna do Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente e por mais um tempinho depois. Agora, retornar lá como Contadora de Histórias... e das histórias que eu escrevi, foi fabuloso a mais não poder! As Bibliotecárias Joana Felício e Gleide Ordovás me convidaram para esta atividade e eu agradeço muito pela experiência inesquecível. Contei, declamei e li para o público que circulava pelo Hall e para um grupo de bibliotecários os meus poemas LivroMea culpa em poucas linhas, a crônica Herdeiro, as crônicas A Estrada para o Hades é FácilRevelações da Bola de Cristal e o causo da Coruja Aposentada (causos inspirados na coruja-buraqueira residente nos jardins da BU!). Foi tudo num crescendo de emoção para diversão levando à reflexão, adorei. Acho que o publico apreciou bastante, recebi uma alegre salva de palmas!!!
Aqui vai o atalho para o registro feito pela BU/UFSC sobre o evento = http://galeria.ufsc.br/BU/contacao/?g2_page=7 
E eis algumas fotos deliciosas...

 O Hall de Entrada da BU preparado para a minha Sessão de Contação de Histórias. Lindo!
Já montei o 'palco'!
Foto = BU/UFSC - Público atento!!!




  Ao final, confraternizando com o pessoal, coisa boa!

Foto = UFSC 

*
Oficina Boca de Leão da BPSC
-Escrita Criativa-

14/03/2017 – Que alegria o primeiro dia da oficina de escrita criativa no Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). O Bibliotecário Evandro Jair Duarte é o ministrante e me convidou para ser uma "ministrante convidada", adorei e estou louca para contribuir bastante! Este foi o dia das apresentações, explicações sobre os objetivos, mas também já houve uma atividade prática que mostra que o grupo promete...
Foto = Evandro Duarte - Mãos à obra!

 *
SARAU DO QUINTALL
16/03/2017 – Como foi bom retornar ao palco do sarau do QuintALL na pousada Mon Château em Cansvieiras (Florianópolis/SC) e rever os anfitriões Luca e Ana Luiza Brasil e aquela turma empolgada por artes... A atenção ficou concentrada nas homenagens à mulher ainda comemorando o dia 08/03! Houve ainda o lançamento do livro da amiga Marta Carvalho, Parabéns para os aniversariantes de Março e altas confraternizações! Eu fiz uma leitura para lá de animada do meu texto A ESTRADA PARA O HADES É FÁCIL... 



Aqui está o atalho para o vídeo da minha apresentação que recebi de presente do QuintALL!!!
http://www.youtube.com/watch?v=CnitaqUePEY 
  
Os meus colegas da ACPCC também se esmeraram com seus talentos!
 O Fábio,
 a Susana,
 a Marta,
 o Augusto,
 o Antônio,
 o Luciano
e a Célia!
Apagando as velinhas e paparicando a Marta Carvalho e seu livro!
Foto = QuintALL - Viva as aniversariantes de Março!



 *
Lançamento do Livro da
Biblioteca Universitária da UFSC



22/03/2017 – Uma noite histórica para a Biblioteca Central da UFSC em Florianópolis/SC, a nossa querida BU! Foi o lançamento do livro Entre Estantes e Entre Tantos, histórias inusitadas da biblioteca (2017). É um livro comemorativo aos 40 anos da BU e foi organizado com grande carinho e propósito pela Andréa Figueiredo Leão GrantsMarcio Markendorf e Roberta Moraes de Bem, bibliotecários fãs da biblioteca para o deleite do público usuário ou não da BU.

A minha alegria já seria enorme pelo fato em si... Contudo, há um motivo extra para potencializar a minha faceirice, tenho dois contos -que eu adoro- fazendo parte deste lindo momento da BU e brilhando ao lado dos textos de mais 16 participantes do livro! Escrevi os dois contos, o Encontro de Almas e o Aura Bonita, especialmente para este projeto, fiquei muito emocionada.
No Auditório da Biblioteca houve a solenidade aberta ao público para contar a "história" do projeto...
A mesa foi composta pela Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (UFSC) Carla Burigo, a Diretora da BU Roberta Moraes de Bem e o Professor de Literatura (UFSC) Alcides Buss.

 Discurso emocionado do organizador e um dos autores Marcio Markendorf.

 ...e fazer a entrega de exemplares para os escritores participantes...
 Dentre eles o Artemio Zanon, 
a Kátia Rebello,
 
a Carol Paim...
 e EU, viva nós!!!
Após a solenidade ainda houve uma confraternização com um gostoso coquetel para os presentes, viva! Foi sensacional fazer parte desta HISTÓRIA!!!








Oba, vou comemorar lendo esta maravilha!

Aqui está o atalho para o livro digitalizado no acervo da UFSC! Todos podem ler os textos através deste atalho, aproveitem...


  *
Clube de Leitura do Pelicano
10o Encontro

30/03/2017 – Este ano o Clube de Leitura do Pelicano começou cedo! A nossa anfitriã, Eliana Chukste foi impecável em sua decoração Pascal!!! Nesta atmosfera gostosa, comecei comentando sobre o encantamento e as inspirações que tive com a coleção Great Books of the Western World que ganhei da Amália Contreras e a coleção Os Pensadores que era da minha mãe, Elsa Balbão Pithan... Após as devidas explicações li para o grupo o meu conto A Estrada para o Hades é Fácil... Passamos para os comentários gerais e depois coloquei algumas questões sobre o texto para instigar reflexões e debate. Para encerrar mostrei o livro Entre Estantes e Entre Tantos, a antologia da BU/UFSC que contém dois contos meus já com a dica de futuros bate-papos sobre eles! Depois disso, o Pelicano e todas nós voamos para a enorme mesa das guloseimas, hum!!!!   
 Viva o Clube de Leitura do Pelicano em 2017!

 Comecei a ler o meu conto A Estrada para o Hades é Fácil...

 E aí... tudo acaba em samba!
 Já ficou a dica = os meus contos Aura Bonita e Encontro de Almas na antologia da BU/UFSC!
 Que Pelicano inspirador!



 Após as delícias da literatura... as delícias gastronômicas!!!
*
A  B  R  I  L

Sarau do GPT & Casa das Artes 


 01/04/2017 - Local nobre do CIC, a Sala de Cinema! Lá teve lugar um sarau em parceria do GPT e Casa das Artes que recebeu um público empolgado e artistas com talentos exuberantes. A Vera Portella, carinhosa condutora do sarau, ia acolhendo todos os artistas que realizaram suas apresentações com muita vibração. Eu aproveitei para fazer uma leitura animada do meu conto O LOBISOMEM DE PÔRTO ALEGRE pela primeira vez em público... e como é um conto do sobrenatural... rendeu o que falar!!! Ponto alto também destes encontros são as já tradicionais confraternizações que aos pouquinhos vão fortalecendo o ímpeto cultural e artístico de Florianópolis!  
À medida que o público ia chegando... íamos esquentando os tamborins!


  
 O Augusto de Abreu, Presidente da ACPCC, registrou em vídeo o evento, ficamos ainda mais chiques!
Houve cantoria...
 ...Prosa e poesia...

 E eu...


 ...lendo o meu conto sobrenatural...
O Lobisomem de Pôrto Alegre!
Câmera = Antônio Rodrigues - Confraternizando...
Câmera = Wadrícia - Muitos talentos!
*
Oficina de Escrita Criativa Boca de Leão na BPSC
Hall de Entrada da BPSC... já cria o clima para inspirações literárias!!!

11/04/2017 – Mais uma noite de atividades da Boca de Leão na Biblioteca Pública de Santa Catarina... Estou adorando coministrar esta oficina de escrita criativa a convite do Bibliotecário Evandro Jair Duarte. Nossa parceria está muito afinada!!! A turma está tão grande que foi necessário dividi-la em dois grupos. Nesta noite levei o livro O Texto, ou a Vida – uma trajetória literária do escritor Moacyr Scliar e uma tela (minha!) de paisagem... para estimular as inspirações para a escrita. Já o Evandro, seguiu com suas propostas de exercícios e utilizou o livro Escrevendo com a Alma da escritora Natalie Goldberg. Hum, surgiram textos bem bolados, turma bem criativa! E assim seguiremos até outubro...
 
 Os participantes em plena  concentração... até o Evandro!
Foto = Evandro - Coisa boa comentar com a turma sobre inspirações para a escrita!

 
Foto = Evandro
 Foto = Evandro - Aqui já estou como participante também!!!
Foto = Evandro - Lendo o que escrevi para a atividade proposta pelo Evandro...

* 
Visita à Escola na
Semana do Livro Infantil
  
EB Vítor Miguel... lá vou eu!
12/04/2017 – Alegria enorme ter sido convidada pela Câmara Catarinense do Livro em parceria com a Prefeitura de Florianópolis para fazer uma visita à EB Vítor Miguel de Souza para as atividades comemorativas da Semana do Livro Infantil... Grande felicidade para mim conhecer esta escola, a Diretora Márcia Rocha Baltar, a Bibliotecária Raquel Fabrício, a Profa. Luciane... ah, sim, e toda a gurizada querida que foi me encontrar no Bate-papo com a Escritora!!!

A Biblioteca preparada com esmero para o evento! 
A Bibliotecária Raquel e eu combinamos os detalhes do Bate-papo com a Escritora...
A Profa. Luciane com seu exemplar do poema Boneca Cremilda e o desenho da personagem.

 A criançada ficou muito curiosa com o evento e surgiram muitas perguntas antes mesmo de tudo começar. Quando estávamos todos prontos, iniciei falando sobre a minha carreira como escritora, o meu gosto por desenhar para os meus livros, o curso para fazer o filme da bonequinha Cremilda... Lindo ver os olhos brilhando da turminha! Claro que eu não poderia deixar de contar minhas histórias, Cremilda Ecológia arrancou gargalhadas quando a peruca da boneca voou para cima deles! Também se encantaram com a história do Carvalhinho Solitário e depois ficaram faceiros de ver os desenhos originais da ilustração do livro, uma experiência que poucos tem a oportunidade! Ainda houve tempo para perguntas e na saída a Raquel entregou para cada um uma cópia do meu poema Boneca Cremilda com o desenho da personagem! Foi uma bela comemoração da Semana do Livro Infantil, fiquei tão feliz! Agradeço ao acolhimento afetuoso que recebi de todos na EB Vítor Miguel de Souza!!!


 As fotos com a criançada são da Bibliotecária Raquel Fabrício. Agradeço este registro tão lindo!!!
 Hummm... essa bonequinha Cremilda cativa!





Após a história O Carvalhinho Solitário... mostrei os desenhos originais que fiz para a ilustração do livro! Um ponto alto do Bate-papo... 


 *
Bate-papos na Escola
José Jacinto Cardoso
17/04/2017 – Dia cheio de sessões de Bate-papo com a Escritora! Fui convidada pelas Profa. Jaqueline e Supervisora Nayara para visitar a Escola José Jacinto Cardoso (bairro Serrinha em Florianópolis) e fazer 4 sessões de Bate-papo com contação de histórias pela manhã e mais duas sessões à tarde... Nossa, foi um entra e sai de criançada e suas professoras na aconchegante Biblioteca da escola... A Bibliotecária Márcia Cristini Borges me acolheu com carinho e lá começamos nós a comemorar o Dia do Livro Infantil (18/04) com os papos sobre a minha carreira como escritora e com muitas histórias! Foram tantas as sessões que pude contar as histórias da Boneca Cremilda O SUSTO DA CREMILDA  e  CREMILDA ECOLÓGICA, declamar os poemas Bonequinha Cremilda e também O Carvalhinho e o Albatroz, a história O CARVALHINHO SOLITÁRIO, alguns causos da Profa. Coruja-Buraqueira e algumas crônicas da Mega Vó, ufa! E fui bem acompanhada com a boneca de pano da Cremilda, a boneca da Profa. Coruja-Buraqueira e a Bengala Mágica da Mega Vó... As crianças perguntaram sobre tantas curiosidades suas, contaram suas próprias experiências, me pediram autógrafo, elogiaram até os meus desenhos!!! Adorei tudo, é claro! Viva a Escola José Jacinto Cardoso e toda a sua turminha!
Pelo jeito a Boneca Cremilda e a Profa. Coruja-Buraqueira conquistaram a Diretora Nayara e a Bibliotecária Márcia, oba!
Quanta criançada maravilhada com a visita...
  

A Boneca Cremilda fez muito sucesso por lá!


A turminha também se encantou com os meus desenhos dos personagens...


E a fila para os autógrafos começou...


A Boneca Cremilda vibrou muito com o carinho recebido!!!


Ah, encontramos também o escritor Osmar da ALB...

Ufa, foram muitas histórias mesmo... Até a próxima!

 Oficina de Escrita Criativa Boca de Leão na BPSC
 18/04/2017 – Por coincidência, o dia da oficina caiu bem no Dia do Livro Infantil. O Evandro e eu passamos as atividades programadas mas não resisti e comentei sobre a comemoração e sobre o Monteiro Lobato, até batemos palmas para o livro infantil brasileiro! No final da oficina eu sorteei um exemplar do meu livro O SUSTO DA CREMILDA para a data não passar a ver navios, eh, eh... O bom é que a sortuda ganhadora adorou o presente.

 
 Foto  = Evandro Jair Duarte - Chiques em P&B...
 Foto  = Evandro Jair Duarte - Atividade baseada no tipo de questionário que usei para o meu livro TERAPIA OCUPACIONAL, CONTOS.
Foto  = Evandro Jair Duarte - Viva o Dia do Livro Infantil!!!
Visita-sarau ao
Projeto Geração da Chico
Foto = Antônio Rodrigues - Chegamos!
24/04/2017 – Numa parceria do GPT e ACPCC fui com os colegas escritores à sede da ONG Geração da Chico no bairro Chico Mendes (Florianópolis/SC). A psicóloga e coordenadora geral Ana Karolina Dias de Oliveira nos recebeu muito faceira em poder nos mostrar os avanços conseguidos com relação ao prédio que abriga o Projeto, instalações em geral, móveis e utensílios, livros... Logo encontramos a criançada e nos acomodamos na Sala de Leitura! Cada um de nós deu o melhor de si para interagir com a turminha que vibrou com a nossa presença, foi de emocionar mesmo! Da minha parte eu contei as histórias O CARVALHINHO SOLITÁRIO e a CREMILDA ECOLÓGICA. Teve até gurizada olhando pelo lado de fora, na janela!!! No final, muitos livros foram doados para a Sala de Leitura e outros sorteados. Quantas maravilhas aproveitamos com o pessoal, viva!
Foto = Antônio Rodrigues - Reconhecendo o espaço...

 Contando histórias, representando também a ABCH...

 Clima propicio para um verdadeiro sarau!
Também houve tempo para o bate-papo com o Augusto de Abreu, o Sinval Silveira, o Antônio Rodrigues, a Rosângela... e comigo, claro!
 Visita à
Legião da Boa Vontade
27/04/2017 – Lá me toquei eu para um Bate-papo com o Escritor na LBV (bairro Estreito, Florianópolis/SC). Uma gurizada de 6 a 10 anos de idade me aguardava, que "responsa"! A atividade faz parte ainda das comemorações do Dia do Livro Infantil e é o resultado de uma parceria da Câmara Catarinense do Livro (CCL) com a LBV. Adorei conhecer a turminha toda e agradeço ao Derli Francisco, à Mariana e à Salete o apoio durante o evento. Tudo transcorreu em meio a grande animação e curiosidade da criançada. Discorri sobre a minha carreira como escritora, mostrei os meus livros e alguns desenhos da personagem Mega Vó, tivemos dois momentos para perguntas e ainda declamei o meu poema Boneca Cremilda! Também houve tempo para contar as histórias Brilhos no Abismo e uma aventura da Mega Vó, Lomba Abaixo... Mais uma visita para me encantar, meus agradecimentos à CCL e à LBV!
Mas bah, olhem a turminha com os meus livros e bonecos!

 A Mariana com os meus livros que ficarão para a Biblioteca...
...e o Derli me presenteou com material da LBV. Ótimo intercâmbio!

     M  A  I  O
Reunião da ABCH
06/05/2017 - Sede da ABCH em Florianópolis, SC. A reunião para fins de alteração no Estatuto da ABCH durou longas horas (das 14h até após as 21h). Foi uma reunião tensa e desgastante mas o objetivo foi atingido!
Foto = Raquel Poffo

Foto = Raquel Poffo - Lá estou eu descontraindo após tanta concentração...

10a Feira Catarinense do Livro
[Florianópolis, SC] 

12/05/2017 - Oba! Mais uma inesquecível participação na Feira do Livro...

...mais uma oportunidade para mostrar ao público frequentador do evento o meu trabalho, os meus tão amados livros!!! Ótimo para conhecer outros escritores, falar com os leitores, fazer contatos e sim, rever amigos e receber o seu carinho!
Pronto, já me abanquei no Estande dos Escritores!

Com a ajuda do amigo escritor Rodrigues Chagas, que me emprestou o seu "Kit Vaso com Fores" portátil...

E as visitas começaram a chegar...


Foto CCL - Ufa, quase sumi entre a gurizada que perguntavam horrores sobre o livro O Carvalhinho Solitário!



FotoCCL - Fiquei tão contente que a Profa. Fabiani Knackfuss da EB Brigadeiro Eduardo Gomes em Paulo Lopes/SC se encantou pelos livros da Boneca Cremilda!!!



 Foto CCL - Conhecendo o escritor Alex Lino e seu empolgado pai!
 
Foto CCL - Visita das colegas acadêmicas da ABCH Claudete da Mata e Andréa Rozário! 


 
Foto CCL - Com a incansável Rosângela que nos acolhe sempre com tanta dedicação!

Foto CCL

Foto CCL

Foto = Antônio -


Foto = CCL - Autografando os livros para a Cesta da CCL para sorteio...

 Acabou... mas com certeza no ano que vem a festança literária retornará com renovadas energias e inspirações, viva! Agradeço ao pessoal da CCL pela consideração e carinho com que me recebem.  

Reunião de Maio da ACPCC

13/05/2017 - Sábado, véspera do Dia das Mães e a reunião da ACPCC teve lugar na casa de praia do associado Sinval Santos da Silveira na Praia dos Ingleses... e o mar estava verdão, lindíssimo! Fato que por si já nos deixou a todos ainda mais inspiradões refletindo na qualidade das apresentações (quase todas temáticas em homenagem às mães) em excepcionais três rodadas! Eu li o meu conto Encontro de Almas apresentando ao pessoal a antologia da BU/UFSC da qual participei, na outra rodada li o poema Ana Esther que a minha mãe compôs para mim em 1977... haja coração! E por último ainda li o poema Vida de Estudante da amiga escritora Kátia Rebello também constante da antologia. Ah, mas ainda me esmerei em entrevistar para a página ANA ESTHER ENTREVISTA... no meu Blog dois escritores, o Rodrigues Chagas e o nosso anfitrião Sinval, aguardem que vem belezuras por aí!  
Foto = Augusto de Abreu - Empolgada com o texto em uma das rodadas... 


  
O entrevistado Rodrigues Chagas não queria mais largar a Bengala Mágica da Mega Vó!

A Olga Postal me presenteou com o seu livro de poesia Palavras do Coração, muito obrigada, querida!!!

O outro entrevistado, Sinval, já é fã de carteirinha da Boneca Cremilda de longa data... Adorou abraça-la!

 Newsletter da PGI/UFSC
Maio de 2017

16/05/2017 - Recebi hoje da Maria Muller o atalho para a Newsletter da PGI/UFSC (Pós-Graduação em Inglês da UFSC) do mês de Maio/2017 contendo o meu depoimento sobre os meus tempos de estudante da PGI! Estou muito faceira mesmo com o convite que ela me fez para comentar sobre os meus estudos e pesquisas na época do Mestrado. Quantas recordações encantadoras. Muito obrigada, Maria Muller, pela ideia e gentileza do convite! Parabéns pela tua participação como Editora do mês de maio, gostei muito da Newsletter. Confiram neste atalho...


 Livro do Concurso de Contos SENAC 2016

22/05/2017 - Oba, alvíssaras! Soube hoje (e recebi o atalho abaixo) que foi lançado em versão digital o livro (e-book) com os contos selecionados e os premiados pelo Concurso de Contos SENAC de 2016... E a minha alegria é enorme porque eu faço parte desta história! Como? Pois juntamente com a escritora Carol Paim e o bibliotecário da BPSC Evandro Jair Duarte fui membro da Mesa Avaliadora dos textos participantes de todo o Estado de Santa Catarina, que responsabilidade... Participaram alunos, funcionários e professores das unidades do SENAC em Santa Catarina. Na página 4,  o  Coordenador da Rede de Bibliotecas  do Senac/SC  Jorge Moisés Kroll do Prado cita a nossa participação. Muitas emoções. Agora o livro está disponível a todos, confiram!

Foto SENAC - Outubro/2016, reunião no SENAC para a decisão final, árdua tarefa... facilitada pela gentileza do Jorge e dos funcionários que nos receberam!

Caros Evandro e Jorge, agradeço muito a vocês pela confiança em mim para esta tarefa tão importante para a difusão da literatura e da cultura por Santa Catarina. Viva os participantes, parabéns a todos!

 Oficina Literária
 Boca de Leão

23/05/2017 - Noite na Oficina Literária Boca de Leão (na BPSC) com a convidada do Evandro Jair Duarte, a Milka Plaza (da Oficina Literária Letras no Jardim), que falou sobre POESIA... além de falar ela já nos colocou a produzir!!! Até eu compus um Haikai inspirada pelas dicas da Milkahttp://www.recantodasletras.com.br/haikais/6007517 ), viva a poesia!
Momento em que a Milka lê poemas do Pablo Neruda, seu compatriota!
Na segunda parte das atividades, foi a minha vez de comentar a forma literária NOVELA. Empolguei-me tanto com o tema, tão fascinante e polêmico ao mesmo tempo. O pessoal fez várias perguntas e ficamos todos pensando sobre a classificação dos textos literários e as divergências de pontos de vista entre os estudiosos...
Citei vários livros como exemplos (levei uma sacola cheia deles!) e discutimos a estrutura e características da Novela. Fiquei muito faceira e compartilhar minhas ideias com a turma.
E a mesa cheia de livros...

 



Após falar tanto sobre os livros e a NOVELA, vibrei tanto que sorteei a minha própria novela A VIAGEM, O CONCURSO E O VACILO, a sortuda ganhadora foi a Príncia!


Visita à Creche
NEI Raul F. Lisboa
A creche fica de fronte para o mar em Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis, SC), uma belezura!
30/05/2017 - Neste dia de chuva e friozinho lá me toquei eu para visitar a Creche Raul F. Lisboa na praia de Santo Antônio de Lisboa para contar uns causos e histórias para a gurizadinha a convite da Ilca Schlindwein. E não é que eles me esperaram todos fantasiados?! Uns fofos! Tão animados estavam que além de contar os causos da minha personagem a Profa. Coruja Buraqueira [UMA VAQUINHA PARA O COMPADRE URUBU, A GAIVOTA E O MISTÉRIO DA GARGANTA ENTALADA e QUE MAU GOSTO!] que eu havia planejado, ainda pude declamar o poema BONECA CREMILDA e também contar as minhas histórias CREMILDA ECOLÓGICA e O CARVALHINHO SOLITÁRIO. Foi uma baita festança! Apaixonei-me pela faceirice da turminha e agradeço muito a Diretora Lúcia, as Profas. Karin e Ilca e todo o pessoal que me recebeu com tanto afeto.
Montando o "palco"...

E o público vai chegando...

Após as histórias... vamos confraternizar!


Ilca e Karin, valeu MUITOOOO!!!!

 
Meus agradecimentos à Diretora Lúcia pelo acolhimento tão carinhoso que todos vocês me dispensaram!

 J  U  N  H  O
 Evento do Terceiro
Aniversário da ABCH
O famoso Centro Integrado de Cultura (CIC) coração cultural de Florianópolis!
02/06/2017 - Sala de Cinema do CIC foi o palco do evento comemorativo dos três anos da Academia Brasileira de Contadores de Histórias... e ficou lotada!!! A criançada e seus acompanhantes animados curtiram as histórias das acadêmicas da ABCH, tão gostosas! Da minha parte, eu fiquei faceira de estrear uma história inédita da Boneca Cremilda, CREMILDA E AS TARTARUGUINHAS URBANAS em homenagem à data tão querida. Dá gosto ver os olhinhos brilhando da gurizadinha! Parabéns para a ABCH, vida longa e muito mais emoções pela frente!




 

Plateia atenta...
Foto = ABCH

Casa lotada!
Foto = ABCH - Ainda servi de "microfone" para a Tânia Meyer...

Encerramento = e como tudo acaba em samba... essa festa acabou numa linda cantoria do grupo todo!

Sarau do GPT

03/06/2017 - Mais uma edição cheia de 1001 encantos do Sarau Encontro de Poesia do GPT na Sala de Cinema do CIC. A Vera Portella, a anfitriã, e os organizadores Sinval da Silveira e Antônio Rodrigues não medem esforços para garantir o acolhimento fraterno a todos os presentes. Múltiplos talentos e grande diversidade de temas alegraram a programação do evento. Na minha vez na rodada, li pela primeira vez em público o meu mais recente poema O SULTÃO ACALORADO, resultado de uma atividade promovida pela Milka Plaza na Oficina Literária Boca de Leão na BPSC.

Houve uma comovente homenagem para a Olga Postal...

Ah, e apareceram novos visitantes com seus textos bonitos!




 Amei ler para o pessoal O SULTÃO ACALORADO!


Também mostrei o desenho que fiz para ilustrar o poema...

No final... é festa, e depois vamos todos para o Café!

 Café com Cremilda
[na EBM Vítor Miguel de Souza]

07/06/2017 - Fantasia que virou realidade! E não é que a Bonequinha Cremilda que de boneca virou filme e depois livro agora é personagem estudada na escola?! Que alegria, este encontro resultou da minha visita à escola Vítor Miguel de Souza por ocasião da Semana do Livro Infantil e Juvenil em Abril/2017. As professoras fizeram um belo trabalho com a criançada, leitura e arte e depois me convidaram para um bate-papo com os alunos seguido do café para confraternização!
Na Biblioteca - o primeiro momento quando contei como fiz a boneca, o filme e o livro. Li junto com a criançada o poema Boneca Cremilda. Aproveitando a Semana do Meio Ambiente contei a história do Tesouro da Lagoa do Peri... Houve até sorteio dos livros O Susto da Cremilda e Cremilda Ecológica!
 
 
  
 
 
Na sala do Café com Cremilda -o segundo momento quando passamos todos para a sala do café! Estava toda decorada com motivos do café e com as fotos do trabalho realizado com os livros da Boneca Cremilda!!! E com duas bonecas Cremilda que irão se revezar para passar os fins-de-semana com a criançada, que ideia genial! Tudo feito com esmero e carinho! E no final ainda ganhei de presente uma linda plantinha que chamarei, é claro, de Vítor Miguel!



 


 
Que tarde fabulosa... meus agradecimentos à bibliotecária Raquel Fabrício e aos professores e alunos da escola por tanta alegria! 
 Reunião da ACPCC
10/06/2017 - Num sábado ensolarado a reunião teve lugar na casa da Deyse Teodoro e do Augusto de Abreu, nossos anfitriões entusiasmadérrimos pelas artes. Contamos com novos visitantes que já viraram associadas... coisa boa! Foram duas rodadas de textos com a diversidade característica dos membros do grupo, uma ótima oportunidade para conhecermos os trabalhos e as linhas de interesse de cada um de nós. Da minha parte, eu li duas crônicas resultantes de atividades realizadas na Oficina Literária Boca de Leão na BPSC = COQUETEL AMARGO e ainda QUEIJO NA CHAPA DO FOGÃO À LENHA. Depois, claro, a confraternização já tradicional! Até a próxima, pessoal.
=> Aqui está o atalho para o vídeo que o Augusto de Abreu fez da minha leitura do Coquetel Amargo, é só clicar!

  Sarau do QuintALL
 [Junho/2017]
 15/06/2017 - Mais uma vez a Pousada Bistrô MonChateau em Canasvieiras acolhe outra edição do Sarau do QuintALL coordenada pela Ana Luiza Brasil e o Maestro Luca. Este mês com temas juninos como Dia dos Namorados e as festanças dos santos do mês, como o Santo Antônio e o São João todos que se apresentaram abafaram! Até Casamento Caipira houve, dança, declamações, cantorias e instrumentais, Tai-Chi... Nossa, fervemos com linda energia positiva. Eu aproveitei para declamar 'animadamente' o meu poema O SULTÃO ACALORADO e mostrei o desenho que o acompanha...
O meu poema O Sultão Acalorado... comemorando o Dia dos Namorados!

Foto - Claudete da Mata

Foto - Claudete da Mata
Aqui está o atalho para o vídeo no YouTube!
https://www.youtube.com/attribution_link?a=V5DRshgwc5w&u=%2Fwatch%3Fv%3DGb_aSXz-c9U%26feature%3Dshare

Foto - Lílian Manara = E não é que o Sultão acalorou o QuintALL??!!!!

 Alguns destaques...
A Claudete da Mata fez sua estreia homenageando a nossa anfitriã com uma história das avós sábias...


A Susana Zilli e a...

...Marta Carvalho comemorando São João!

A Bete Ossig compôs ali, na hora, uma preciosidade!

A Célia arrancou aplausos com seu texto sobre Amor&Paixão...

O Fábio D A L da Silva e seus textos para refletir!!

O Rodrigues Chagas já fez propaganda do lançamento do seu novo livro.

O Marcos Martins também levou a ilustração do seu belo texto.
 Pré-Conferência do Livro, Leitura e Literatura
29/06/2017 - Uma reunião que tem tudo para render bons frutos para os escritores e suas obras valorizando o Livro, a Leitura e a Literatura em nível municipal teve lugar na Biblioteca Pública de Santa Catarina com o apoio da Fundação Franklin Cascaes! O público formado por escritores, bibliotecários e pessoas ligadas a esta área debateu e sugeriu formas para usufruir da política municipal [de Florianópolis] que está sendo construída atualmente. Gostei de ter podido participar. Tenhamos esperança!
Muitos escritores já haviam ido embora na hora da foto... Aos poucos o pessoal vai se unindo em prol da Cultura através da Literatura também!

J U L H O

Conclusão do Curso de Mediação de Leitura e Leitura Animada da ABCH


03/07/2017 - Que emocionante chegar à conclusão de um curso de Mediação de Leitura de três semestres oferecido pela ABCH e ministrado pela Profa. Claudete da Mata! Foram belezuras e mais belezuras... Para marcar a minha passagem pelo curso, contei a história verdadeira por trás de uma história de ficção Os Presentes da Princesa que está contida no meu livro A CIDADE DOS POLVOS... É uma história passada da minha bisavó Marica para o meu avô Randolpho e dela para a minha mãe Elsa e dela para o meu pai José e que ele contava para mim quando eu era criança!!! Foi uma emoção só.
Todos se participaram com seu jeitinho próprio de contar histórias gostosíssimas! A Claudete da Mata fez um discurso de encerramento... e depois comemoramos muito, até cantoria fizemos! Viva!!!
     


 Oficina Literária
 Boca de Leão
04/07/2017 - Noite na Oficina Literária Boca de Leão (na BPSC) com o tema Literatura Infantil e Juvenil... nossa, me esbaldei! Fiquei para lá de empolgada e fiz com a turma um giro histórico-social sobre a infância desde as cavernas até a contemporaneidade. Entrei na teoria sobre a literatura dirigida ao público leitor infantil e juvenil comentando temas provocadores no livro As Mil e Uma NoitesContes (Charles Perrault), Érico Veríssimo e a Literatura Infantil (Ana Mariza Filipouski e Regina Zilberman), Fábulas (Monteiro Lobato), Ler e Saber - Os Livros Informativos para Crianças (Ana Garralón)... Ah, e ainda falei sobre a ABCH e usando a camiseta da academia fiz uma mediação de leitura animada da história As Três Penas (autor anónimo) para ilustrar a teoria que havia citado anteriormente. Então chegou a vez do bate-papo com o meu convidado, o escritor Augusto de Abreu que falou sobre suas obras para o público infantil. No final, ele sorteou um exemplar do seu livro Novo Mundo e a Pati foi a sortuda ganhadora!


   Pré-Conferência do Livro, Leitura e Literatura
- 2a Parte -

06/07/2017 - Mais um encontro no Auditório da BPSC para concluirmos o debate e a definição do terceiro e quarto eixos do Plano para o Livro, Leitura e Literatura. ao final ainda foram escolhidas duas representantes [ a Eliana Passos e a Roseli Pereira ] para serem conselheiras no Fórum da Cultura Municipal. Vamos torcer pela literatura!!!




  Comitê Organizador da
"Romaria da Palavra"

15/07/2017 - Encontro no CIC do comitê organizador de mais uma ideia inovadora da Claudete da Mata... a Romaria da Palavra, um movimento para reunir várias entidades do setor da cultura e artistas diversos em torno da Cultura! Já foram para o papel várias sugestões, propostas e lista de atividades para serem colocadas em prática com a finalidade de realizar este primeiro evento. Fico faceira de participar, vamos lá!


  Sarau Catarina Julho/2017


 28/07/2017 - Os Saraus viraram "tendência" em Florianópolis... viva! E o Sarau Catarina de julho [idealizado pela Claudete da Mata] aconteceu no Auditório da Biblioteca Barreiros Filho (no bairro Estreito em Florianópolis). O pessoal talentoso se alterna no palco levando alegria e muitas emoções através de suas histórias para a plateia participativa!

O meu poema Boneca Cremilda também fez parte da bonita decoração...


 Foto= Flávia Cardoso - Obrigada!!!


Também houve bate-papo com o público sobre a importância da preservação das tradições culturais, das histórias, lendas, artistas...


 Foto = Flávia Cardoso

...aparição sobrenaturalíssima do Boitatá... [Sem falar na minha estreia na brincadeira do Boitatá!!!]


Foto= Claudete da Mata - Fiz o papel de "bumbum" do Boitatá!!! A cabeça da aparição foi da Andréa Rihl! 

...roda com o público que ficou até após o final!!!


Ah, sim... e teve muita história!


Salma


Aparecida Facioli


Andréa Rihl


Claudete da Mata

Da minha parte, fiz uma Mediação de Leitura Animadérrima!!! Viva a minha entrevista com o pessoal do Projeto Tamar na Barra da Lagoa em 2007... virou a história MINHA VIDA NUM TANQUE...




 

Fotos= Flávia Cardoso



 
 Foto= Flávia Cardoso
Foto= Claudete da Mata

Dia Nacional dos Contadores de História

30/07/2017 - Para comemorar a data, os acadêmicos da ABCH combinaram na reunião de Janeiro/2017 de postarem no Facebook um vídeo com suas homenagens!!! Lá vai o meu aqui também... conto a história Os Presentes da Princesa que está no meu livro A Cidade dos Polvos (2011). Viva!!!


Fórum dos Contadores de Histórias
[Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis]
31/07/2017 - Gostei de participar do encontro para discutir propostas para as políticas culturais de Florianópolis com relação aos Contadores de Histórias também (participei antes do encontro com os escritores e bibliotecários). Estamos nos unindo para contribuir com o fomento à cultura em Florianópolis, que bom!!! 


A G O S T O 
1o Festival Cultural
Parque da Luz

06/08/2017 - Um dia inteiro com uma programação gostosa no Parque da Luz, um local privilegiado no Centro de Florianópolis, parabéns, Sandrino Penteado, pela iniciativa! Fiquei faceira de participar do evento tão alegre com o Varal da ACPCC!
O presidente da ACPCC, Augusto de Abreu, e a poetisa Susana Zilli observando o público leitor dos textos no Varal da ACPCC!
Eu me empolguei muito com a oportunidade de ler os meus poemas para o pessoal que ia curtir o Varal da ACPCC, li BEM DITO e também QUERIDA ILHA! Comentamos sobre as atividades da ACPCC e papeamos com o público sobre língua e literatura... Coisa bem boa!!!
Foto = Augusto de Abreu - A turista de São Paulo ficou muito faceira de ver os nossos textos balançando no Parque da Luz!



Além do Varal da ACPCC, houve apresentação da Orquestra de Choro Campeche...
...e demonstração de capoeira! E as atividades seguiram até o final da tarde!
Viva, e que os próximos eventos sejam ainda melhores do que o primeiro!
Foto = Susana Zilli - Até outro evento, Varal da ACPCC!
  *
 Oficina Literária
 Boca de Leão
08/08/2017 - Reinício das atividades de segundo semestre da OLBL na BPSC. O Evandro Jair Duarte e eu recebemos os alunos que agora mergulharão no Conto! Após as apresentações e ficarmos sabendo sobre os livros de ficção (principalmente) que eles estão lendo, passei a comentar sobre Criação de Personagens... Revelei-lhes até de onde vieram os nomes do meu personagem Gildásio, o garçom e dos personagens do meu conto Amuletos Misteriosos...  Hum, este semestre promete!!!
Foto = Evandro Jair Duarte - Hiperempolgadona falando sobre personagens para o grupo !
 *
Reunião de Agosto da ACPCC 
12/08/2017 - Primeira reunião da ACPCC no Centro de Convivência do SESC/Prainha... marcando o início da alegre parceria com o SESC! Que belezura, todos com os ânimos na altura para receberem a Arlei Souza Borges, Coordenadora do SESC, que participou da reunião e nos explicou as intenções da parceria, as atividades, as implicações e as possibilidades futuras. Novos rumos para o nosso grupo tão querido, sucesso!


A Arlei expondo detalhes sobre a parceria do SESC com a ACPCC.

Ainda tivemos uma rodada com as nossas produções e eu li o meu poema Querida Ilha!  


Foto = Augusto de Abreu - Oba, novos membros da ACPCC...


A primeira "foto oficial" ACPCC/SESC!

Oba, os livros da Boneca Cremilda irão formar a biblioteca do neto do colega Ney Santos e da Vilma, o pequeno Raul!!!
 *
Clube de Leitura do Pelicano
- 11o Encontro -

 21/08/2017 - Viva, mais um encontro do Clube de Leitura do Pelicano na residência da nossa anfitriã Eliana Chukste, a Teca! em meio à atmosfera de alegria e entusiasmo a reunião foi marcada pela estreia triunfal, avassaladora, do incrível boneco Pithanildo, o Rapsodomante... Tão enigmática figura mereceu explicações. Rapsodos eram declamadores de fragmentos da Ilíada e da Odisseia de Homero, lá pelo século VII a.C. na Grécia Antiga que iam de aldeia em aldeia declamar! O povo gostava tanto que logo surgiu a Rapsodomancia e seus Rapsodomantes que eram os adivinhos que previam o futuro a partir dos fragmentos de poemas (Rapsódias) declamados pelos Rapsodos. Bom, o pessoal se apaixonou pelo Pithanildo e passaram a tietá-lo pois ele fez previsões hilariantes inspirado nos meus poemas VOTAR OU NÃO VOTAR? e  ALIENÍGENAS... 


Que faceirice a minha apresentar o Pithanildo, o Rapsodomante para o grupo!!!

 
Irresistível!


Era só o início... o conto-alvo desse encontro foi da escritora policial Kátia RebelloOBRAS RARAS [na antologia Entre Estantes e Entre Tantos (BU/UFSC)]. Fiz uma leitura animada do conto e após partimos para os comentários, debates e interpretações. O personagem Rafael já angariou até fãs! Para ilustrar as 'obras raras' levei o meu exemplar raríssimo do livro Saint Clair das Ilhas (1825) cuja edição o bisavô da minha mãe, o Joze Carlos d'Almeida Pereira Torres, ajudou a financiar! Momento de grande emoção para mim...
Verdadeira obra rara!!!

 O Pelicano, mascote do Clube de Leitura do Pelicano também esteve presente!!!
Nossa anfitriã, Teca, paparicando o Pithanildo...

A obra rara do meu tatara-vô circulando...

Nem na hora do Chá da Tarde o pessoal deixou de tietar o Pithanildo!!!

Já estamos todas esperando o próximo encontro e as novidades literárias que nos encantarão!!!
 *
Pithanildo,o Rapsodomante, visita os Amigos do Origami

26/08/2017 - Adorei a visita e agradeço o carinho dos Origamigos com o meu personagem, o boneco Pithanildo, o Rapsodomante! Um pouco antes do início dos trabalhos da oficina de Origami no CIC/Florianópolis, tive a oportunidade de apresentar ao pessoal o Pithanildo e explicar a misteriosa habilidade do boneco que pratica a Rapsodomancia através dos meus poemas!!! Então o pessoal comprovou este talento tão raro e divertiu-se com as "previsões futurísticas" que ele fez com os meus poemas Armagedom Apocalíptico e o Hora do Chimarrão! Foi uma festança...
Foto = Hisae - Após as apresentações do Pithanildo, o Rapsodomante... a leitura dos meus poemas para as previsões do boneco!




Quanta paparicação, viva!
 Obrigada, Origamigas, pela vibração com o Pithanildo!
* 
 Visita ao Colégio Lauro Müller
com a ALB/Florianópolis

29/08/2017 - A convite da Milka Plaza, juntei-me ao grupo de acadêmicos (Milka PlazaJosé Reginaldo Galão e Maria da Graça Fornari) da Academia de Letras do Brasil / Florianópolis (ALB) para uma sessão de contação de histórias no auditório do Colégio Lauro Müller (Florianópolis). O auditório ficou lotadinho de crianças apreciadoras de histórias, coisa boa! Após as devidas apresentações, nos alternamos em contações e eu tive a alegria de poder ler junto com a criançada o meu poema Boneca Cremilda e depois contar as histórias Cremilda EcológicaO Carvalhinho Solitário e a crônica Lomba Abaixo da Mega Vó, a super heroína defensora dos idosos desamparados.
 



Momento de interação, declamar o poema Boneca Cremilda junto com a criançada! Ah, e com a ajuda do José Galão!!!

 Que alegria!
Oba, até a próxima!

*
S E T E M B R O

 Feira Cultural Arte & Sabor
[São Pedro de Alcântara/SC]

09/09/2017 - Um evento encantador em São Pedro de Alcântara, uma cidade com tradições alemãs, para celebrar a alegria do incentivo à cultura. Lá me toquei com os meus amigos escritores para prestigiarmos o lançamento do livro Um Caminho Alemão do escritor acadêmico da ACALLE (Academia Alcantarense de Letras), o Luiz Cláudio Stähelin na praça central durante a Feira Cultural Arte & Sabor. Foi uma festança! Aproveitei para entrevista-lo para o Blog [aguardem!], expus também os meus livros, levei o boneco do Pithanildo que já conquistou corações alcantarenses... 
 A Feira Cultural Arte & Sabor acontece na Praça Central, na rua da Prefeitura!


 O meu entrevistado para a página ANA ESTHER ENTREVISTA... aqui do Blog!
 Mas que guria esperta, encantou-se pelo Pithanildo! E pelo jeito a mãe também, viva!


Após tanto agito ainda fomos para o Café da Praça onde realizou-se mais uma edição do Sarau Casa das Artes, organizado pelo Rodrigues Chagas. Foi uma sucessão de cantorias, declamações poéticas,  contações de causos e histórias que ficará nos anais do local, oba! Da minha parte, apresentei ao público o boneco Pithanildo, o Rapsodomante! Contei a história dele OS PODERES DO PITHANILDO pela primeira vez em público, foi um deslumbre. Ainda homenageei o nosso anfitrião Luiz Cláudio Stähelin lendo o conto Vento Sul do seu livro Um Caminho Alemão. Para finalizar com grande magia, declamei junto com o público inteiro do café o meu poema BONECA CREMILDA! Um arroubo artístico de deixar saudade, vibrei muito!!!




   *
Reunião de Setembro da ACPCC 
16/09/2017 - Já estamos aclimatados na nossa nova casa, o Centro de Convivência do SESC/Prainha! Após as comunicações da Arlei e os informativos da ACPCC, iniciou-se a rodada das produções literárias. Cada colega com seu estilo peculiar, temas diversos, muita criatividade. Da minha parte, levei o boneco Pithanildo e fiz a leitura (animadérrima) do meu conto OS PODERES DO PITHANILDO pois eu queria muito que o pessoal conhecesse a história por trás do surgimento do personagem Pithanildo. Foi tudo uma festança...



*
 Palestra no SESC/Florianópolis
"Idosos com Doença de Alzheimer e o Cuidador"
16/09/2017 - A recente parceria da ACPCC com o SESC já está rendendo frutos esplêndidos! Fomos convidados para a parte artística da programação do evento de palestras do Idoso em Foco 2017. A coordenadora Arlei Souza Borges teve a linda e inovadora ideia de iniciar a tarde com declamação de poesias e também fazer um encerramento poético, fantástico! Representando a ACPCC estávamos o Augusto de Abreu, a Susana Zilli e eu. Fomos muito bem recebidos pelo público e percebi que os nossos poemas realmente contribuíram para amenizar um pouco a tensão do assunto tão doloroso. O auditório estava lotado, eu vibrei em declamar para tanta gente os meus poemas O SULTÃO ACALORADO  e o E OS AMIGOS, ONDE ESTÃO?  Foi também com enorme faceirice que recebermos elogios e cumprimentos durante o momento de confraternização!
A Arlei dando início aos trabalhos...
 
A mesa com as palestrantes...

 O Augusto de Abreu e eu durante a abertura...

Que alegria recebermos os cumprimentos do público!

 *
 Festival de Contadores de Histórias - FECONTHI
[Balneário Camboriú/SC]
24/09/2017 - Que satisfação enorme para mim ter podido participar desta primeira edição do Festival de Contadores de Histórias realizado no Balneário Camboriú/SC e organizado pelo Fábio Aurélio Castilhos e o Deyvid Krevitz e sua equipe competentíssima! O evento, do dia 20/09 ao dia 24/09 movimentou a cidade e reuniu contadores de histórias do Brasil inteiro! Mesmo participando apenas no último dia, pude sentir todas as vibrações positivas e ter a alegria de compartilhar o palco do lindo Teatro Municipal Bruno Nitz com vários contadores de histórias membros da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH) e amigos numa roda de contação que encantou o público presente!!!
Nossa chegada ao Teatro Bruno Nitz, Tânia Meyer, Roseli Schutel, Andréa Rihl e eu!!!

Após apresentações e confraternização com velhos conhecidos contadores de histórias, subimos ao palco do teatro para a rodada de contação de histórias. Foi um momento de encantamento e congraçamento através dos talentos tão diversificados de cada um. A plateia foi brindada com essa grande mostra! Eu preparei para a ocasião uma história especialmente para este evento, o meu conto número 35 JANTAR SECRETO EM FAMÍLIA, publicado no meu livro Terapia Ocupacional, Contos (2004) e que eu ainda não havia contado em público!!! Fiz até um desenho especial que causou "espanto" na plateia, oba!  
Arquivo do evento = Momento de grande faceirice, contar o meu conto para o público no FECONTHI, coisa boa!!!
Após o encerramento, foi tudo confraternização!!! Receber e dar carinho para os colegas e o público é sempre o ponto alto deste tipo de evento...



A Profa. Alessandra se encantou pela Cremilda e seus livros e já vai contar as histórias para os seus alunos em Camboriú, oba!!!




Bom conhecer o Daniel Torres, um contador de histórias argentino no FECONTHI...
O meu desenho do fantasma do peixe Capitão Nestor e a Bernuncinha do Fábio Aurélio, lindões!

E os meus livros ficarão também na Biblioteca Municipal do Balneário Camboriú com as Bibliotecárias Rúbia e Bruna! 
 Opa... é hora do chimarrão no hall do teatro!
Viva! Parabéns por esta primeira edição... e que venham muito mais FECONTHIs por aí!!!
 *
Reunião no NETI/UFSC...
25/09/2017 - Que satisfação! Fui convidada pela Profa. Marilda Effting e o Prof. Rogaciano Rodrigues para participar da reunião para organização da tenda de contação de histórias que fará parte da programação do XIV Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior que terá lugar na UFSC no início de outubro... e eu estarei lá para contar as minhas histórias junto com o pessoal do NETI, muita emoção! Vem muita maravilha pela frente. Aí, já me pediram uma história, contei a da minha crônica HERDEIRO, eu mesma me emocionei, eh, eh!  
Foto = Andréa Rihl - Agradeço a Andréa pelo registro deste momento tão intenso!!!
*
 Festival de Artes e do Livro
[Colégio Visão,(Florianópolis, SC)]

30/09/2017 - Participei nesta tarde chuvosa do Festival de Arte e Livros no Colégio Visão de Coqueiros (Floripa/SC) a convite da amiga escritora Cristina Klein e da bibliotecária do colégio, a Vanessa Strambi. Quantas atividades acontecendo simultaneamente, o colégio estava cheio de pais com seus filhos! Foram momentos de grande reflexão no Bate-papo com o Autor. Apareceu uma turminha interessada em saber até a origem do meu sobrenome BALBÃO... lá vai história para contar!!! Contei pela primeira vez uma versão reduzida do meu livro CADÊ O CAGU? e li junto com umas meninas o poema BONECA CREMILDA... Agradeço o convite, foi uma experiência daquelas!


 Com a bibliotecária Vanessa Strambi e sua decoração da porta... Capas dos meus livros e dos livros da Cris Klein!
Quanta curiosidade em um menino só!
 Curiosa também ficou a Profa. Paula com os livros da Cris Klein e os meus...





*
 O U T U B R O

12o Encontro do
Clube de Leitura do Pelicano
02/10/2017 - Novamente a Teca (Eliana Schukste) nos recebeu em sua residência para mais um encontro do Clube de Leitura do Pelicano! E foi um encontro todo diferente, tivemos o filme Our Souls at Night [Nossas Noites do autor Kent Haruf] estrelando a Jane Fonda e o Robert Redford e após uma escritora convidada!!! A querida Clarmi Regis aceitou o convite e lá se tocou ela para comentar conosco o seu trabalho. Eu tive a faceirice de ler para o grupo o conto NA PRAIA [que está no seu livro Sombras & Silhuetas]...

...e após a leitura, a Clarmi Regis passou a conversar sobre os seus escritos, seu gosto pela observação do comportamento das pessoas, sua carreira, seus planos de publicação para os novos textos, respondeu nossas perguntas... Que oportunidade rara e que privilégio para o Clube de Leitura do Pelicano, viva!!!
 A Clarmi Regis é a primeira escritora convidada a participar de um encontro do Clube de Leitura do Pelicano!!! Momento histórico para o grupo!!!




Como de praxe, o encontro acabou na mesa lindamente decorada pela nossa anfitriã [viva a Teca!]... Nosso agradecimento também à escritora Clarmi Regis e até o próximo encontro!!!
*
 Ilha de Histórias
[Banca do NETI no
XIV Encontro Nacional dos Estudantes
da Terceira Idade de Instituições de
Ensino Superior]

05/10/2017 - Quanta alegria ao ser convidada pela Profa. Marilda Effting e o Prof. Rogaciano Rodrigues para participar da banca de contação de histórias do NETI num encontro nacional tão importante! Então passei uma tarde sensacional com o grupo da ACONTHIF e seus convidados e contei duas crônicas da Mega Vó, a Nasce uma Heroína... Surge a Mega Vó! e também Nunca é Tarde para Estudar! Que emoção estar com o pessoal neste rodízio de contadores que se alternaram contando suas lindas histórias. Havia lá gente do Brasil inteiro curtindo essas belezas no Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC 
 Com alguns dos contadores que participaram desta rodada...






E não é que me flagraram tirando fotos dos colegas???
Mil agradecimentos aos amigos do NETI por esta convite e esta oportunidade linda para eu mostrar a Mega Vó para tanta gente!
 *
Festa do Dia da Criança na
Biblioteca Comunitária
da Vó Dora
Um esforço dos moradores do Campeche para ajudarem a Dora Duarte a manter a Biblioteca Comunitária...
11/10/2017 - Fui em companhia da escritora Susana Zilli à Praia do Campeche visitar a Biblioteca da Vó Dora e participar da festa pelo Dia da Criança oferecida às crianças da creche da APAM. Houve distribuição de brinquedos e doces... até aí tudo normal... Porém, o melhor de tudo foi a distribuição de livros para a gurizada que se viu diante de um montão de livros para escolher.
É claro que os meus livros O SUSTO DA CREMILDA e CREMILDA ECOLÓGICA também estiveram presentes e inclusive foram doados para a creche da APAM através da Profa. Nadyne Trindade. Que faceirice a minha ver a alegria do pessoal!
Dia da Criança = um brinquedo e um livro!

 Alguns dos meus novos leitores!!!
 E lá vão os livros da Boneca Cremilda com a Profa. Nadyne para a creche da APAM... viva!
Dora Duarte, é lindo o teu trabalho na biblioteca, parabéns!
 *
Oficina Literária Boca de Leão
na BPSC

17/10/2017 – Noite especial na Oficina Literária Boca de Leão da BPSC... a minha última participação. E para fechar com chave de ouro, teve um momento que o meu colega acadêmico Evandro Jair Duarte e eu reservamos para as comemorações do aniversário de 109 anos do patrono da ABCH, o Franklin Cascaes! Falei sobre sua vida e obra com base no livro da Profa. Adalice Maria AraujoFranklin Cascaes, o Mito Vivo da Ilha (2008). Fiz ainda a mediação do seu conto Bruxa Galinha Choca, um assombro só. Depois seguimos com mais noções sobre narrativa e no final o Evandro me pediu para mediar o conto O Buquê, da escritora gaúcha Lygia Bojunga. Adorei ter coministrado com o Evandro esta oficina literária, foi um grande aprendizado e agradeço a confiança!!!
O Evandro e eu participando das festividades de aniversário em nível nacional do Franklin Cascaes, o patrono da ABCH!

Ficarei com saudade da turma, todos muito criativos!!!

 *
QuintALL de Outubro/2017 

19/10/2017 – Uma noite inesquecível... como todas as do QuintALL! Um pessoal multitalentoso e do bem que se reúne na Pousada MonChateau em Canasvieiras sob a batuta da Ana Luiza Brasil e do Luca, nossos anfitriões, para cultivar a alegria de viver!
Nossos anfitriões dando início ao Sarau!
Desfrutamos momentos impagáveis e eu tive a maravilhosa oportunidade de mostrar à plateia o boneco Pithanildo e ler o meu conto OS PODERES DO PITHANILDO... Mas não parei por aí, após a apresentação do poema da Susana Zilli o rapsodomante Pithanildo sentiu vibrações e fez uma intervenção divinatória baseada no poema dela, vejam só se pode uma coisa dessas...
O meu conto OS PODERES DO PITHANILDO apresentando o rapsodomante...
...e não é que o Pithanildo atropelou a apresentação do poema da Susana Zilli com uma "previsão futurística"???
Aqui está o atalho para o vídeo no YouTube, imperdível!
https://www.youtube.com/watch?v=L8EmP6o9_Hk&feature=share
E os participantes se sucederam nos brindando com lindos encantamentos!
O Fábio teve um poema seu musicado pelo grupo O BURACO DE MINHOCA, ficou fantástico! 
 
O Pithanildo conquistou o coração da artista Nita!
 
Houve até o lançamento do livro A Última Aldeia do Rodrigo
Sem falar no pessoal da ACPCC que também brilhou no sarau. Viva! Até o próximo...
*
Reunião de Outubro da ACPCC 
 
21/10/2017 - Na reunião de hoje, fomos recepcionados pela Verônica Santos, bibliotecária do SESC, com muito carinho. Demos logo início aos recados, convites e "combinações" e em seguida passamos às rodadas poéticas. Sempre muita criatividade e diversidade de estilos, temas, interesses. Eu li o meu poema AVES, publicado na antologia Delasnieve Daspet & Amigos (2012) e depois o meu conto ANTENADA que escrevi na Oficina Literária Boca de Leão 2017. Mais um encontro muito gostoso e cheio de programações para o futuro.
 Fala de acolhida pela bibliotecária Verônica Santos.

Eu, mostrando pra Osmarina a antologia com o meu poema!
*
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Mesa Redonda na BPSC
 24/10/2017 - Que evento maravilhoso! No auditório da Biblioteca Pública reunimo-nos para um bom bate-papo sobre literatura. Uma mesa só com escritoras... Só poderia se transformar numa celebração ao amor pelo livro, leitura, literatura!!! A plateia não se conteve e participou com entusiasmo fazendo perguntas e dando depoimentos pessoais. Lindo de se ver, num momento em que não só o Brasil mas o mundo inteiro está em "crise existencial"...
A Mesa já formada = A Príncia Béli, a Patrícia Núbia Duarte, a Kátia Rebello e eu!!!

O bibliotecário Evandro Jair Duarte fez as devidas apresentações e comandou as atividades. Tão bom podermos falar sobre nossas motivações, propósitos e estilos na literatura com o público...
Eu iniciei a minha fala lendo o meu poema Intenções para o Bem que serviu para nortear os meus propósitos com a escrita e como escritora. Segui comentando sobre o status de criança frente à literatura infantil e juvenil e depois um pouco sobre os meus próprios livros.
Em seguida falou a Kátia Rebello sobre os seus livros policiais, seus prêmios e estudos e sobre a importância da leitura. Logo após falaram a Patrícia Núbia Duarte e a Príncia Béli sobre suas experiências na Oficina Literária Boca de Leão e seus escritos. Na conclusão, a Claudete da Mata fez um resumo sobre a criação da OLBL e o Evandro encerrou o evento neste que foi o último dia da Oficina de 2017!





 Alguns membros da plateia que permaneceram para sessão de fotos!!!



Viva a Oficina de 2017!

Eu e a Claudete da Mata, a idealizadora da Oficina Literária Boca de Leão, que chique!!!
*
Lançamento do E-book
15 Bocas de Leão na BPSC

24/10/2017 - Após o evento da Mesa Redonda, o bibliotecário Evandro Jair Duarte fez o lançamento oficial do E-book de contos produzido pelos participantes da Oficina Literária Boca de Leão no ano de 2016. Por si só uma maravilha... Contudo, para mim teve um ponto extra de emoção => a Apresentação do E-book foi escrita por mim a convite do Evandro. Foi um trabalho e tanto, a responsabilidade de ler os contos ainda inéditos com o fim de apresentar a obra é algo eletrizante. Foi mais uma alegria para o meu "currículo"!
Aqui está o atalho para o E-book com os 15 contos... e a minha Apresentação nas páginas 09 e 10, confiram!!!

 *
Encontro de Poesia do GPT

25/10/2017 – Um encontro do Grupo de Poetas da Trindade cheio de talentos e apresentações de esquentar os corações na Sala de Cinema do CIC. Sempre com a calorosa acolhida da nossa anfitriã Vera Portella os participantes se sucederam com seus dotes artísticos. Até dança cigana teve! Eu adorei ler o meu poema OS HOMENS E SEUS DEUSES após algumas reflexões... No final, foi pura confraternização entre público e artistas, maravilha.










 *

Sarau Poético da

Biblioteca do SESC/Prainha 




26/10/2017 – Uma noite de arrepiar de tão linda! A ACPCC foi convidada pela bibliotecária Verônica Santos a participar do Sarau Poético na bela Biblioteca do SESC/Prainha... E lá estávamos nós, bem faceiros em nos apresentarmos para turmas do EJA... que nos acolheram com enorme carinho e interatividade! Houve também cantoria para nos emocionar ainda mais! E fomos mostrando ao pessoal as nossas tão diversificadas produções. Eu fiquei contente em ler para o pessoal o meu poema ODE À BALEIA ENCALHADA em homenagem a mais um desses seres que volta e meia perdem a vida encalhando pela nossa costa...




A bibliotecária Verônica Santos apresentando a ACPCC ao grupo de alunos.


 Falando um pouco sobre os meus trabalhos e sobre o poema que li!
 Que público participativo e atento!!!
 Que alegria para mim... a aluna entusiasmada veio me dizer que adorou o meu poema!!!
 Também vibrei com as Profas. Solange e Cristina que elogiaram os meus trabalhos e ficaram curiosas em conhecer mais!
 
E lá estava o meu poema Boneca Cremilda na decoração do evento!!!

*
Io Sarau da BU/UFSC


27/10/2017 – E chegou a grande noite! Noite do primeiro Sarau Literário realizado pela Biblioteca Universitária da UFSC! E para mim a alegria foi intensa e tripla pois além de participar do evento com um texto meu, fui a coordenadora das apresentações a convite da bibliotecária Joana Felício. Que satisfação e honra para mim pois este é o primeiro de muitos que virão no futuro, momento histórico!!! 
Inesquecível para mim! Como coordenadora das apresentações, dei início ao primeiro Sarau da BU da UFSC!

E as apresentações se alternaram entre as declamações poéticas, a cantoria do grupo de chorinho Vai Como Der e houve até algumas homenagens tocantes! Cada participante já recebia o seu certificado logo após sua performance. Foi lindo de se ver como tanto o público quanto os participantes do sarau se alegraram com o evento.





Até que após o último participante declamar o seu poema, chegou a minha vez de encerrar o sarau lendo o meu conto Revelações da Bola de Cristal. E, é claro, já ficou o convite para os próximos saraus da BU!!!



Não poderia faltar o momento de confraternização e tietagem!


Lindos chorinhos do grupo Vai Como Der!!!


Muito alegre recebendo o meu certificado! Com a Diretora da BU Roberta Moraes de Bem e a bibliotecária Joana Felício!!!

Meus agradecimentos calorosos e muito alegres pela confiança em mim depositada para coordenar este evento tão significativo para a BU da UFSC! Para mim, como aluna que fui do Mestrado em Letras/UFSC é uma honraria ímpar fazer parte desta festa! 

*

Piquenique dos Livros
&
Lançamento do E-book da GBAESC

28/10/2017 – Um sábado ensolarado no Parque de Coqueiros, gostoso para um piquenique qualquer... mas ainda mais para um Piquenique dos Livros!!! E lá me toquei eu junto com o Pithanildo, para o evento que ainda marcaria o lançamento oficial do E-book do GBAESC... o qual contém as minhas ilustrações!!! Que faceirice inenarrável! A convite da bibliotecária Mônica Barreto fui a ilustradora deste livro digital, Entre Causos e Estantes uma linda iniciativa do grupo de bibliotecários, parabéns pela iniciativa, minha gratidão pela confiança em meus desenhos e sucesso com o E-book!
Agora é oficial! O E-book está na circulando gratuitamente na internet!








 Estou agradecendo aos membros do GBAESC a minha linda experiência de ilustrar um e-book!




 Prestigiando o lançamento do livro da escritora Karla Tratsk!
 Paparicando a minha colega acadêmica da ABCH Raquel Poffo...

Trocando figurinhas com a escritora Edenice Fraga!


Aqui está o atalho para o E-book, confiram lá!
Entre Causos e Estantes
 N O V E M B R O

QuintALL de Novembro

09/11/2017 – Coisa boa participar de mais um sarau do QuintALL na Pousada Monchateau em Canasvieiras com nossos anfitriões Luca e Ana Luiza Brasil! Sempre cheio de cantoria e poesia, mas desta vez, eu saí de lá com um pé de Pau Brasil! Mentalizamos a paz mundial e espalhamos para o universo muita vibração de alegria. Eu li a minha crônica da Mochileira Tupiniquim = O MEU BAOBÁ [nossa, vibrei de emocionada com a reação calorosa da plateia!]. E ainda querem mais? Então é só curtir a faceirice do pessoal...



 

*
Pithanildo visita o Grupo de Idosos
da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe





14/11/2017 – Já é o terceiro ano que participo das atividades oferecidas ao Grupo de Idososda Igreja Nossa Senhora de Guadalupe a convite da coordenadora Helena Stoterau, fico muito faceira. É um afeto imenso que recebo do pessoal que me adora, coisa boa!!! Desta vez, o boneco Pithanildo visitou o grupo e se exibiu o que deu... Fizemos uma atividade de criação poética em 3 grupos, o pessoal compôs 3 poemas com os temas Amor, Natureza e Amizade. Logo após, li a história do Pithanildo, Os Poderes do Pithanildo... que arrancou risos gostosos de todos! Foi então que o Pithanildo intrometeu-se nas declamações dos grupos... Elas liam os poemas recém escritos e não é que o Pithanildo fazia suas humorísticas “previsões futurísticas”?!! Foi hilariante, mas ao mesmo tempo bem cultural, pois aprendemos o que vem a ser RapsódiaRapsodoRapsodomancia e Rapsodomante!!! Ah, e mais atrevido ainda, o Pithanildo fez mais previsões a partir dos meus poemas: LivroTomate e Coragem um Poema para o HomemArmagedom Apocalíptico e Alienígenas. Foi uma grande farra!
Após o momento artístico, um gostoso chá da tarde para confraternizarmos. Agradeço a todos por estes momentos tão adoráveis, cheios de amor. Até a próxima vez!

*
Ia Romaria da Palavra

17/11/2017 – A primeira edição deste evento que é um verdadeiro movimento cultural, a Ia Romaria da Palavra! Idealizado por Claudete da Mata e Lenice Gomes, a Romaria da Palavra constitui-se de uma manifestação nacional pela divulgação da arte dos artistas de todas as artes!!! Aqui em Florianópolis demos o “pontapé inicial” para este jogo maravilhoso. Foram 5 sedes para as apresentações artísticas: a Biblioteca Barreiros Filho, a Escola Celso Ramos, a Biblioteca Pública de Santa Catarina, o Palácio Cruz e Sousa e o Centro Integrado de Cultura.
Cada local teve seus coordenadores e a mim me tocou o CIC juntamente com a colaboração da Olga Postal, da Salma Ramos e da Rosângela Miranda. Foi um grande desafio com um retorno sensacional da alegria do público formado principalmente por crianças de escolas da rede pública (e público em geral) que vibraram e interagiram com as apresentações. Para mim foi uma emoção enorme coordenar estas apresentações das amigas tão queridas: Salma Ramos, Leniza, Vera PortellaMarta CarvalhoOlga PostalRosângela Miranda, ah, e eu também! Todas se esmeraram para cativar o público empolgado pelo evento com suas histórias, poemas, cantorias. Eu fiquei faceira por ter a oportunidade de declamar o meu poema O Carvalhinho e o Albatroz como introdução para a minha história O Carvalhinho Solitário!!! A faceirice aumentou quando crianças quiseram nos cumprimentar dizendo que adoraram tudo!!! Viva!










O segundo momento da Ia Romaria da Palavra teve lugar na Praia de Itaguaçu, renomada por suas lendas de bruxas... Nesta orla mágica, um grupo de artistas caminhou –contando inclusive com a escolta da Guarda Municipal- até o local de encontro sempre cantando a canção da Romaria da Palavra, elaborada pela Tânia Meyer, foi um assombro de ficar para a história! Houve comemoração do aniversário da escritora Osmarina Maria de Souza no Restaurante Rancho Açoriano. A festança continuou até a noite, entre as pedras mágico-bruxólicas com a super Saia para contação das histórias dos artistas que deram vida à Romaria da Palavra! Agradeço a Claudete da Mata pela confiança em mim em mais este evento tão importante para a nossa cultura.











*
Meu segundo E-book: na Amazon
Propósito Macabro
(Sinister Teachings)
24/11/2017- Uma sensação indescritível para mim... Ver o meu livro Propósito Macabro / Sinister Teachings, que tem uma história por trás por si só interessantíssima virar um E-book e estar disponível na página da Amazon é uma linda realização de um sonho! Agradeço a querida amiga Lílian Gerdi que me incentivou com essa ideia e inclusive fez o meu cadastro na Amazon e também deu uns toques de mestre para a capa! Também agradeço ao amigo Mark Fitzgerald pela disponibilidade em ler o livro e escrever o prefácio (Foreword) para mim com tanto carinho.
Quem quiser conferir e/ou adquirir é só acessar este atalho =

*
Festa de Fim de Ano do Grupo de Idosos
da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe

28/11/2017 – Uma parceria gostosa com a ACONTHIF e lá estava eu na festa de Natal e fim de ano do Grupo de Idosos da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe lendo a minha crônica Viva o Ano Novo! As meninas da ACONTHIF, Léa PalmiraRoseli Schutel e Abdulia contaram um monte de histórias cheias de significados enternecedores, tudo muito adequado à ocasião. Foi uma festança divertida e emocionante ao mesmo tempo. A Helena Stoterau sempre promovendo este lindo evento e eu dou o meu muito obrigada a todos do grupo por serem meus fãs, viva!!!


Viva! O meu livro A VIAGEM, O CONCURSO E O VACILO encontrou nova leitora!



D E Z E M B R O

Reunião de Encerramento das Atividades
de 2017 da ACPCC
02/12/2017 – Tudo começou com um belo almoço de confraternização no Restaurante do SESC/Prainha... Depois fomos para a nossa sala e a Arlei Borges passou um vídeo com a participação de alguns dos membros da ACPCC no Projeto Xodó do SESC, muito bonito. Houve também a brincadeira do Amigo Secreto, ganhamos o calendário ACPCC de 2018 e um copo fofinho para sermos ecologicamente corretos! Após tantas emoções, houve a última rodada do ano de 2017 das nossas produções literárias. O pessoal estava inspiradíssimo! Eu fiz uma leitura performática do meu conto As 12 Badaladas da Meia-noite de Natal que fazia um tempão que eu não lia... Maravilha, até o próximo ano, ACPCC!






Festa de Encerramento do Esperanto


09/12/2017 -


QuintALL no Teatro Dionísio


10/12/2017 -

Clube de Leitura do Pelicano


11/12/2017 -


Sarau do GPT

12/12/2017 -


Feira do Livro

14/12/2017 -


*

2 0 1 6

J A N E I R O

Intenções Literárias
 para 2016!
Em 2016 as "intenções" mudaram só um pouquinho. Eu agora me proponho a ler um CONTO, pelo menos, por semana para alguém. Afinal, temos que atender a todos os gostos literários, eh, eh!!! O esquema de divulgação, no entanto, continua o mesmo: todos poderão acompanhar tudo pelo Facebook pois a verdadeira intenção é incentivar a leitura né... Vamos lá! Viva as...

*

Revista Varal do Brasil 39
03/01/2016 - Quanta felicidade em conferir na revista on-line Varal do Brasil número 39, tão amorosamente produzida pela brasileira Jacqueline Aisenmann moradora de Genebra (Suíça)! E mais ainda por eu ter voltado a participar, desta vez com a minha crônica que eu gosto tanto: O CELACANTO. Ela está na página 16. Pode ser acessada através deste atalho:


*
11o SARAU DE VERÃO DA ACPCC

23/01/2016 - Num sábado ensolaradíssimo, a nossa anfitriã Albertina de Mattos Chraim acolheu o pessoal da ACPCC com seu costumeiro afeto e então sem maiores delongas partimos logo para três rodadas dos nossos textos. Estávamos todos hiperinspirados e criativos, cada texto lindo!  Eu fiquei no auge da faceirice com a homenagem do colega Ney Santos que fez uma ilustração repleta de uma simbologia sensível (própria de um bom leitor!) baseada no meu conto A FADA DA FLORESTA DA ESCURIDÃO ETERNA que eu havia lido no encontro da ACPCC de dezembro/2015... muito emocionante mesmo!
Agradeço ao Ney este reconhecimento literário tão especial!
Desta vez eu li dois poemas meus: o Mea culpa em poucas linhas e o Inspirações para o Bem. E o pessoal pediu para eu contar como surgiu a minha personagem Mega Vó...
Também tive a oportunidade de entrevistar a Albertina de Mattos Chraim para a minha página Ana Esther entrevista... aqui no Blog -vale conferir, já está lá!- outra grande satisfação.
Adoro entrevistar os escritores! E a Albertina enriqueceu ainda mais a minha página.
Foto: Albertina Chraim - Flagrante do meu momento fotógrafa!
*
F E V E I R O

IIo Sorvete Poético no Balnê

14/02/2016 - Estabelecendo uma tradição... o primeiro evento em 2014 teve a sua segunda edição levando muita poesia e diversão para a Sorveteria da Cris no Balneário Atlântico/RS que nos acolheu com tanto carinho. Que alegria imensa para mim ter conseguido concretizar este sarau novamente! Desta vez concentramos em ler poemas para os lá presentes entre um sorvete e outro. A poetisa Susana Zilli e a escritora Rosania Maria Oliboni Barbosa deram um toque mais que especial ao evento comentando um pouquinho sobre suas obras. Vários poemas foram lidos para quem foi ao evento mas também para quem passava por lá! Foi pura poesia pelos ares do Balnê!
 Um sorvete com sabor inusitado para os clientes da Sorveteria da Cris...

O meu poema do dia: Querida Ilha!

Alguns dos poemas lidos: Será que existo? (Augusto de Abreu); Inspiração (Susana Zilli); Lembranças (Delmo Fonseca); Louvação Gaúcha - Chimarrão (Vicente Gabriele Pascale).


A Rosania declamando Fernando Pessoa com empolgação...

A Susana Zilli conquistando novos leitores no RS! Declamou o seu poema: Pedacinho de um Sonho.

Como diz a Susana, "ficou um gostinho de quero mais". Então, pessoal, até o próximo Sorvete Poético ou Literário no Balnê! Vamos ver o que "aprontarei", eh, eh...
 *
1o SARAU DE CARNAVAL DA ACPCC

Foto: Jorge Moraes - Após as rodadas literárias e antes da rodada gastronômica...

20/02/2016 - Mais uma vez a anfitriã Albertina de Mattos Chraim abriu as portas de sua casa para um evento da ACPCC: o 1o Sarau de Carnaval da ACPCC -que seja o primeiro de muitos! Foram três rodadas de textos encantadores, muita inspiração nas nossas cabeças e corações! Da minha parte cantei a marchinha de Carnaval que compus para o grupo: Paródia Poético-carnavalesca e depois o meu poema Bem Dito. Aproveitei ainda para entrevistar o nosso querido colega, o poeta Daniel Tolfo para o meu Blog!

Comemorando a entrevista com o Daniel Tolfo.
*
Sarau do QuintALL
- Segundo Aniversário -

Lindo livro com a participação dos artistas frequentadores do QuintALL!!!

21/02/2016 - Desta vez o sarau do QuintALL exacerbou... realizou-se no Restaurante João de Barro em Cacupé (Florianópolis, SC) reunindo múltiplos eventos ao mesmo tempo: comemoração do 2o aniversário do QuintALL, lançamento do livro A ILHA DA MAGIA EM 100 PALAVRAS, a Revista QuintALL Número 3, Exposição Mesas de Bar (telas da pintora Nita Saidelles), a Feirinha e as tradicionais participações artísticas do pessoal frequentador... Difícil foi dar conta de todas essas emoções.
A ACPCC marcou presença tanto nas apresentações no palco do QuintALL quanto no livro bilíngue: A ILHA DA MAGIA EM 100 PALAVRAS...

Incentivados pelo casal de anfitriões Luca e Ana Luiza, os cantores, músicos, dançarinos e poetas/escritores se esmeraram para contribuir com o melhor de seus talentos... Estes artistas maravilhosos tornaram a noite um marco na agenda artística de Florianópolis, um privilégio para mim poder participar desta festança da Cultura. O poema que li foi inspirado no próprio evento: Feliz Aniversário!
Foto: Anna Fontoura - cheguei a tremer de antecipação pelo lançamento do livro...

Foto: QuintALL - ...até que me empolguei com o meu próprio poema, eh, eh, eh!

A ACPCC proporcionou muita poesia gostosa para o público tão receptivo que sempre agradece com muitas palmas e sorrisos afetuosos e encorajadores!

Susana Zilli

 Augusto de Abreu
Antônio Rodrigues
 
Deyse de Abreu Teodoro
 
 Luciano Xavier
Marta Carvalho

Foto: Lourival Francisco - Lendo o meu poema com as luzes noturnas de Floripa por fundo...

Foto: QuintALL - O Restaurante João de Barro estava lotado com os fãs dos saraus do QuintALL!

 É claro que não poderia faltar a tietagem, troca de figurinhas durante o lanchinho de confraternização!!!
Leitores mirins, meus fãs, que alegria!

Foto: câmera Beatriz Apati - Com muita alegria doei os meus livros O SUSTO DA CREMILDA e CREMILDA ECOLÓGICA para a bailarina Beatriz Apati ler para seus alunos! 

Festejando o livro!
 

   *
Revista Varal do Brasil 40


A revista está tão boa e ainda por cima sai antes do previsto! A edição de Março/2016 do Varal do Brasil (da Jacqueline Aisenmann direto de Genebra/Suíça) já está na internet à disposição de todos que desejarem acessá-la... Muitos textos com a temática: Mulher. Ficou supimpa. Vale conferir os trabalhos tão diversificados... E o meu poema Bem Dito com minha ilustração aparece na página 147, lindinho! Vai aqui o atalho =>
 *
 Terceiro Sarau Casa das Artes
27/02/2016 - No Café Matisse do CIC, das 18:00h às 20:00h, um grupo enorme de entusiastas da poesia se reuniu para mais um Sarau Casa das Artes organizado pelo poeta Antônio Rodrigues. Ávidos por oportunidades de mostrar suas produções artísticas ao público, os declamadores ali presentes se esmeraram em declamações inflamadas de empolgação! Havia inclusive  membros de algumas academias e associações de escritores... Foi um evento que agitou  e alegrou os clientes de Café Matisse, com certeza ficará na memória de cada um deles... Eu aproveitei para ler um poema meu que eu adoro: MEU CHIMARRÃO e na outra rodada li o miniconto da minha mãe (Elsa Balbão PithanCHEGADA A FLORIPA DE NAVIO que consta no livro A ILHA DA MAGIA EM 100 PALAVRAS.







*

M A R Ç O

 Sapatilha dos Sonhos
Nova sede: FUNDAMAS
Joinville/SC
07/03/2016 - Estou nas nuvens de tão faceira em ver que a bailarina Beatriz Apati, para quem eu doei os livros da Boneca Cremilda, fez uma sessão de leitura toda especial para suas alunas! Já na nova casa FUNDAMAS (Joinville/SC) que abriga agora o belo projeto Sapatilha dos Sonhos, as alunas de balé da Beatriz curtiram o drama do Seu Urubu no livro Cremilda Ecológica. No papo, comentaram sobre as ideias contidas no livro, que beleza!!! Eu acredito do fundo do coração que estas experiências acompanharão as meninas por toda a vida. Parabéns pela inteligência amorosa com que te dedicas ao teu projeto e aos alunos, Profa. Beatriz Apati!!! 
Foto: câmera da Beatriz Apati - Que cena linda! Meu livro CREMILDA ECOLÓGICA encantando a turma!!!

Foto: câmera da Beatriz Apati - Depois de um momento desses... nada melhor do que dançar muito!!!

Curso:
Formação em Mediação do Livro e da Leitura Animada
07/03/2016 - Dia da aula inaugural do curso de Formação em Mediação do Livro e da Leitura Animada na sala de cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura, Florianópolis/SC). O curso é oferecido pela Academia Brasileira de Contadores de História e é organizado e ministrado pela Presidente da ABCH, Claudete da Mata, com a colaboração dos acadêmicos como a Cristina Magdaleno, a Tânia Meyer. E lá estava eu e o boneco do Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro Mais Azarado do Mundo! E não é que fomos chamados para contar a história do TB para os meus colegas de curso?! Foi muito emocionante e divertido. E viva o curso, mais um desafio.
Foto: Claudete da Mata - A Claudete da Mata 'animando" a programação do curso... já com um conto sem o final para ficarmos no suspense até a próxima aula!
Foto: Claudete da Mata - O TB na plateia escutando atentamente a mediação da Cristina Magdaleno...

Foto: Claudete da Mata - ...e eu apresentando aos meus colegas o Torcedor Brasileiro Mais Azarado do Mundo!!!

 Reunião de Março/2016 da ACPCC
12/03/2016 - Reinício oficial das atividades da ACPCC! O encontro teve lugar na residência do colega Paulo Berri porque a Biblioteca Barreiros Filho que acolheu o grupo por muitos anos agora não abrirá mais aos sábados à tarde. Fomos recebidos com muito carinho pelo anfitrião e o grupo estava ávido para contribuir com sugestões de eventos e atividades para o ano de 2016 da ACPCC no sentido de divulgar os nossos trabalhos. Tão entusiasmados estávamos que houve apenas uma rodada das produções artísticas! Eu li a minha crônica Daqui não saio; entreguei ao Presidente Augusto de Abreu o meu E-book bilíngue Brilhos no Abismo / Abyssal Glimmers para o acervo da ACPCC; distribui para o pessoal os marcadores de página de Origami que fiz para presenteá-los; e ainda consegui uma entrevista inusitada com o poeta Paulo Berri para a página Ana Esther entrevista... no meu Blog. Uma tarde que rendeu!!!
    
O meu e-book Brilhos no Abismo para constar do acervo de produções dos membros da ACPCC!
 Lotamos o apê do anfitrião! E isso que muitos colegas não puderam comparecer... 
 Comemorando o níver dos aniversariantes de Janeiro, Fevereiro e Março, viva!

 Já aproveitei para entrevistar o dono da casa, o poeta Paulo Berri: aqui exibimos o misterioso Desenho em Dupla.
* 
 Revista Varal do Brasil
Especial de PÁSCOA!!!

Já está circulando on-line a Revista Varal do Brasil número especial de Páscoa! Está um primor, muitos artigos iluminados sobre esta data tão comemorada. Parabéns novamente para a editora da revista, a Jacqueline Aisenmann! E lá na página 19, muito bem enfeitado, está o meu poema temático Promessa. Confiram neste atalho:
*
 Histórias na Praça com a ABCH
- Praça XV em Florianópolis -
19/03/2016 - Como parte das comemorações do Dia do Contador de Histórias (20/03) fui convidada pela Academia Brasileira de Contadores de Histórias para participar desta atividade festiva: ir onde o povo está! Na Praça XV de Novembro em Florianópolis, reuni-me com as acadêmicas da ABCH Claudete da MataAparecida Facioli e Andréia Rios e agitamos a manhã deste sábado. Elas encantaram os transeuntes com seus estilos bem diversos. Quanto a mim, contei o meu miniconto O TESOURO DA LAGOA DO PERI e entreguei um marcador de páginas de Origami que fiz para quem acertou qual era o tesouro da lagoa!
Contando e encantando na Praça XV...
Ainda tivemos a alegria de sermos entrevistadas por alunos do curso de Cinema da UNISUL que estão fazendo um documentário sobre a ABCH... que bela oportunidade que tivemos para falar sobre nossas ideias e atividades. Ainda conhecemos o Gustavo Guimarães, cantor de Blumenau que se juntou ao nosso grupo contribuindo com o seu violão... um improviso daqueles, o público até aplaudiu sorrindo!!!  
Eles adoraram a minha história O TESOURO DA LAGOA DO PERI, fiquei bem faceira! 

Após a entrevista... foto oficial com os estudantes da UNISUL para os registros!!!
Encontro de Poesia no CIC
22/03/2016 - Mais uma edição vibrante deste sarau artístico que acolhe todos os tipos de arte num local nobre da cultura do Estado... o Centro Integrado de Cultura (o nosso querido CIC)! Com toda a delicadeza da anfitriã, Vera Portella, todos brilhamos no palco da sala de cinema do CIC e entre tantos talentos que se apresentaram eu li os meus poemas Bem DitoPromessa e a pedido da organizadora do livro A Ilha da Magia em 100 Palavras, a Giovanna Massaro, eu li o miniconto O Tesouro da Lagoa do Peri. Ah, e ainda me ofereceram festa completa de aniversário (21/03)... 
 E o belo livro A Ilha da Magia em 100 Palavras está rendendo!!!

 
Alguns dos artistas que se apresentaram.
 
 E tudo terminou em festa... festa de aniversário!!!
*



A B R I L


Entrevista para Documentário!

Curso de Cinema da UNIVALI

[Palhoça, SC]


16/04/2016 - Passei a manhã inteira no estúdio do Curso de Cinema da UNISUL no Campus Pedra Branca em Palhoça/SC para as gravações das entrevistas com o pessoal da Academia Brasileira de Contadores de História. Os alunos do primeiro semestre do curso estão realizando um documentário sobre os contadores de histórias da ABCH e lá estou eu junto com a turma!
Hummm... Já estou vestindo a camiseta da ABCH... ao lado da Tania Meyer, Andrea Rihl, Roseli Schutel, Léa Palmira, Cida Facioli e Claudete da Mata.

Adorei as perguntas que me foram feitas e contei com a companhia do boneco do meu personagem Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro Mais Azarado do Mundo e o livro Cremilda Ecológica para ilustrarem a minha fala.
Muito bom contar com o meu boneco TB nesta entrevista!

Foi uma experiência encorajadora e uma grande oportunidade para eu comentar e divulgar o meu trabalho literário. Também vibrei ao ver o entusiasmo e dedicação dos alunos com este documentário. Mais momentos de registros como este acontecerão no futuro... Viva todos nós!!!
*

  

19/04/2016 - Uma delícia de encontro! Na sala de cinema do CIC, mais um sarau promovido pelo Grupo de Poetas da Trindade com a anfitriã Vera Portela nos acolhendo com seu tradicional carinho. Desta vez li o meu poema Telas e tive o prazer de escutar as produções muito peculiares dos participantes, foi ótimo. 
Já começamos confraternizando!


Foto: Antônio Rodrigues - A história por trás do poema Telas...
 *
 Sarau do QuintALL - Abril

 21/04/2016 - Emoções fortes "rechearam a atmosfera" do sarau do QuintALL... sob a batuta dos anfitriões Ana Luiza Brasil e Luca! Levamos energias amorosas e vibrações positivas para o Cosmos através da nossa arte. Cada um com a sua... e o público com seu encorajamento e incentivo. Homenagens, cantoria poesia, meditações, divulgações do bem... Reencontrar a família QuintALL tem isso e muito mais! Ah, sim, eu declamei o meu poema Intenções para o Bem com muitas caretinhas!
Foto: Antônio Rodrigues

 Meus colegas da ACPCC, é claro, também brilharam por lá!

 A Márcia Kraemer...
 A Susana Zilli...
O Presidente da ACPCC, Augusto de Abreu...


O Celso de Souza...
O Fábio Dantas...
 A Rejane Telini...

 Opa... confraternizando no recreio!
 A Marta Carvalho...
 O Luciano Xavier...
 O Antônio Rodrigues...
Tempo de História / Abril
Centro Integrado de Cultura
Florianópolis/SC
23/04/2016 - Um evento muito especial no Dia Mundial do Livro ocorreu no CIC, o Tempo de História realizado pela Academia Brasileira de Contadores de História (ABCH)! Com entrada franca, os contadores de história voluntários encantaram crianças e adultos com o jeitinho peculiar próprio de cada um. As histórias ganham voz e criam vida e proporcionam um entusiasmo gostoso ao público. A nossa anfitriã e idealizadora do evento, Claudete da Mata (Presidente de Honra da ABCH) apresentou todos os contadores no palco da Sala de Cinema do CIC, tudo muito chique... 
Foto: Antônio Rodrigues

Fiquei muito contente de fazer parte desta festança. Tive a oportunidade de fazer a mediação do meu querido livro O CARVALHINHO SOLITÁRIO, empolguei-me toda!






Foto: Sandro Moacir de Campos - Primeira vez que faço uma mediação de leitura... numa sala de cinema!!!


Foto: Sandro Moacir de Campos - Viva O CARVALHINHO SOLITÁRIO!!!!
Até do Mato Grosso do Sul veio a contadora Ozeny Ramos abrilhantar o evento ao lado dos contadores residentes na grande Florianópolis, que beleza!

Contadores e público confraternizando ao final, uma delícia!

 
Foto: Sandro Moacir de Campos - Adorei este flagrante da minha função de "fotógrafa oficial" do evento!!! Olhem quem está adornando o meu chapéu...
*
 Feira do Livro:
Colégio Santa Catarina
27/04/2016 - Que beleza ter sido convidada para participar de mais esta Feira do Livro do Colégio Santa Catarina! É um evento que já virou tradição. O bibliotecário Guilherme Wandscheer pelo jeito é fã do meu trabalho e lá me toquei eu de novo para curtir momentos mágicos ao lado da criançada do 1o ao 5o ano do ensino fundamental. Fui apresentada pela Rogéria e já comecei o Papo&Contação das minhas histórias: O Tesouro da Lagoa do PeriBrilhos no Abismo e Cremilda Ecológica.
 E o sucesso que foi o boneco do personagem Lophy de Brilhos no Abismo, então? Nossa, a turma foi à loucura!!! Muito emocionante para mim! Muitas perguntas, comentários e sugestões que enriqueceram a minha visita à Feira do Livro. Agradeço ao Colégio Santa Catarina e mando beijões para a gurizada!!!
Vibração máxima com o boneco do Lophy!

   
Querida Rogéria, muito obrigada pelo carinho com que fui recebida aí no CSC por todos vocês!
*
Visita à Atalanta/SC
com ABCH
- Escola Dr. Frederico Rolla -

28/04/2016 - Um passeio muito alegre com o grupo da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH) e Amigos para a cidade de Atalanta/SC com o objetivo de levar pela primeira vez contadores de histórias para a Escola Dr. Frederico Rolla. Que emoção participar desta missão cultural! Fomos recebidos com deferência pela Diretora Kátia Raquel Testoni que nos deixou muito à vontade para realizarmos as apresentações à gurizada.
Foto: câmera Roseli Schutel - Nossa chegada "triunfal"!!!
A Diretora Kátia Raquel Testoni muito faceira com sua escola!
 Aproveitando a visita para...
 
...confraternizar!
Na parte da tarde, o grupo de contadores de histórias se apresentou para várias turmas de estudantes de diversos anos escolares. Todos participaram animadamente e tornaram o momento uma alegria só! Entre uma contação e outra cantávamos a canção da ABCH que encantava o pessoal.
 O pátio da escola virou palco para os Contadores de História!
Foto: câmera Roseli Schutel - Cantando a música tema dos Contadores de Histórias da ABCH.
O público ficou fascinado com o espetáculo...
...e aí não resistimos e nos juntamos para muitas fotos!
Já na parte da noite... houve um Sarau hiper-mega vanguardista, eh, eh, cheio de atrações variadas e únicas! Os alunos do ensino médio também vibraram com cada um de nós e nosso estilo distinto. Eu aproveitei então para ler o meu conto de suspense-cômico A SACOLA  interagindo com a plateia que tentou descobrir o mistério da sacola, foi hilariante!!!
A Diretora Kátia e a Claudete da Mata (Presidente de Honra da ABCH) dando início ao Sarau.


Comecei a ler o conto A SACOLA...


...será que alguém descobrirá o mistério???




A curiosidade e tentativas foram grandes mas ninguém descobriu!!!
Na hora do lanche ganhamos de presente da Diretora Kátia o livro MEU OLHAR, MINHA CIDADE -Retratos de Atalanta. Belo trabalho realizado pela Escola Dr. Frederico Rolla em homenagem à cidade. Parabéns!
Viva a nossa visita à Atalanta!!! Será inesquecível para todos nós! E inspirará muitas histórias e causos para contarmos...
*
M A I O

Projeto:
ANA ESTHER flagrando LEITORES!
07/05/2016 - Dia em que inaugurei o projeto ANA ESTHER flagrando LEITORES! que eu idealizei no dia 30 de março de 2016. Mais uma maneira divertida para eu inspirar pessoas a gostarem cada vez mais de livros e leitura!!! Adoro essas festanças. Procurarei pessoas que estejam lendo um livro em algum lugar qualquer, em público. Anotarei o título do livro e seu autor, tirarei foto dos leitores e espalharei em redes sociais para todos ficarem com água na boca por ler um próximo livro. A Maria Aparecida, uma simpática moça que eu nunca havia visto até então, foi a felizarda desta minha primeira intervenção, Viva!
Parabéns, Maria Aparecida, por tanta animação com os livros!
*
9a Feira Catarinense do Livro
- Florianópolis -
Estande da ABCH
 05/05/2016 - Juntei-me ao grupo da Academia Brasileira de Contadores de História (ABCH) em seu estande na 9a Feira Catarinense do Livro e passei uma tarde cheia de emoções! Recebemos muitos visitantes e amigos das Letras. As acadêmicas também fizeram mediação de leitura e contação de histórias no palco da Feira. O estande está um primor de belezura, uma decoração atrativa e muitos livros de escritores amigos da ABCH expostos para venda.
 As acadêmicas da ABCH encantando o público!



 Divulgando os meus livros...


 Visita também do escritor Jurandir Algarves...

E do amigo Manoel! 
 Viraram minhas leitoras!
Oba, recebendo a visita da escritora policial Kátia Rebello, grande amiga!!!



  
Curtindo a Feira com o boneco do Colégio São Rafael!
 07/05/2016 - Mais um dia de Feira do Livro junto com a ABCH! Mais um dia de muitas alegrias e agitações...
Hum... que beleza, presente para a mamãe! Adorei!

Confraternizando com os colegas escritores...

Viva a Eliane que prestigiou a produção dos escritores participantes do estande da ABCH!!!

A Eliane é Profa. de Biologia e é fã dos moluscos... então vai adorar o Rei Polvatório!!!

Adorei a visita do Dílson!

 12/05/2016 - E a Feira continua... passei a tarde no estande da ABCH divulgando o trabalho da academia e seus contadores de histórias e também conversando com o público visitante sobre os meus livros.
 Aumentando o meu público leitor!



O querido trovador Celso de Souza e eu brincando de bruxaria...


...no caldeirão da escritora Eliete Martins!

Minha mais nova fã de carteirinha!


Visitando a atriz e poetisa Carolina Veríssimo...

 E até Madrinha Literária da poetisa Rejane Tellini eu sou! Quantas alegrias!
14/05/2016 - Último dia da Feira do Livro... com a ABCH. Hora de dizer adeus para o Seu VilmarRosângela e Roberto da CCL... e para toda a turminha da ABCH!!! Foi uma experiência e tanto. Momentos maravilhosos com muito aprendizado para podermos aprimorar a nossa participação em eventos semelhantes. Agradeço por tudo, mil abraços e até a próxima!
 Despedidas... do Roberto da CCL...
...da escritora Margarida Zago e da acadêmica Contadora de Histórias Léa Palmira.

Últimas visitas: escritor William Wollinger...

...e escritora Marisa Krás Borges!


9a Feira Catarinense do Livro
- Florianópolis -
Estande dos Escritores
10/05/2016 - Hoje foi o dia de participar da Feira do Livro a convite da Câmara Catarinense do Livro no Estande dos Escritores e agradeço muito à Rosângela Cassia pela força e carinho com que sempre nos acolhe. Não parei de sorrir com a faceirice de ver meus colegas escritores também me tietando!!! 
O Paulo Berri...

A Rejane Tellini...

 Que delícia escrever dedicatórias!

 O Ney Santos, recém empossado na Academia de Letras de Palhoça!

A Célia Ribeiro...
Além do meu horário no estande, alguns dos meus colegas da ACPCC também tiveram suas Sessões de Autógrafo e aí tudo virou uma baita festança literária! 


 *
 Reunião da ACPCC/Maio
10/05/2016 - A nossa reunião da ACPCC no mês de maio/2016 teve lugar no Café Matisse no CIC pois de momento ainda estamos "sem teto"... Ainda bem que o pessoal do Matisse é super gentil e nos acolhe com compreensão! Fica aqui o meu agradecimento a eles. O quórum foi significativo e lotamos o Café.  Após as comunicações e a minha emoção em especial pelo agradecimento que o Ney Santos me fez pela Apresentação que escrevi para o seu segundo livro [ganhei até uma boneca fofa que a esposa dele fez para mim!]... passamos às rodadas literárias sempre tão diversificada com o estilo marcante de cada membro. De minha parte li o meu poema Ninando em Rimas Tortas e o meu insólito Soneto da Celebridade Instantânea.
E o grupo ainda não estava completo...


Gratidão "mão-dupla" pela Apresentação do seu livro Medos & Absurdos. Parabéns, Ney!


 
Ainda com espírito de Feira do Livro... sigo autografando!
A Marta, minha super fã!

No final, ainda tive a satisfação de entrevistar o Ney Santos para a página ANA ESTHER entrevista... do meu Blog. Aliás, esta página está fabulosa, cheia de magia.
Além da entrevista... um bom papo!!!
 *
Bate-papo com turma da EJA na Biblioteca Barreiros Filho
19/05/2016 - Que convite sensacional, participar de um Bate-papo com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre leitura e literatura na Biblioteca Barreiros Filho (Florianópolis/SC) que as minhas colegas da ACPCC, a Susana Zilli e a Vera Lúcia Silva me fizeram! Foi uma noite cheia de encantos e descobertas para ambos os lados, creio eu, pois os alunos participaram com gosto e curiosidade. Nós três nos revezamos em nossas falas e eu me empolguei comentando o meu processo criativo para a inspiração e escrita dos meus livros. Não me contive e li para a turma o meu poema O Sabor do Livro... as gurias também leram seus poemas e uma aluna se animou tanto que declamou um poema que ela mesma havia composto em homenagem à mãe dela, uma grande emoção para nós!!! Agradeço também aos Professores Ivonete e Clara que nos acolheram com carinho e vibração.
 Oba, não resistimos aos "flashes" junto com a turma!
 


*
Encontro de Poesia Maio/2016
-Sala de Cinema do CIC-
21/05/2016 - Uma tarde literalmente poética... na Sala de Cinema do CIC. Com a suave acolhida da anfitriã Vera Portella e o Grupo de Poetas da Trindade (GPT), houve uma enorme confraternização entre Prosa&Poesia, cantoria, contação de histórias, teatro de bonecos e danças variadas! Arte para todos os gostos. Um espaço que está proporcionando aos artistas uma ótima oportunidade para levarem seus trabalhos ao público. Somaram-se ao pessoal das Letras desta vez então o grupo de dança do NETI/UFSC, o trio musical Buraco de Minhoca, e os fantoches da Cléia Ross (A Thurma da Cléia). Todo mundo vibrou. E eu aproveitei para declamar o meu poema A MORIBUNDA LUSA e ler o meu conto OS AMULETOS MISTERIOSOS que deixou muita gente querendo resolver o mistério inacabado!!! Ah, e ainda recebi uma homenagem: a Maria Clara Vinotti leu seu poema  O que faz sentido? e eu é que fui a Musa Inspiradora!!! Que emocionante!
E o público foi chegando e se entusiasmando!
A dança grega do grupo do NETI/UFSC fez todos dançarem!!!
Homenagem: em prosa poética a Clara Vinotti me poetizou!!!! Quase fui às lágrimas de emoção, eh, eh!
 
Alguns dos presentes que ainda estavam lá e em clima de festa.
*
8a Reunião do
Clube de Leitura do Pelicano
 Foto: Dirza Macarini


 30/05/2016 - Foi com um Chá da Tarde sensacional na residência da Eliana Chukst, nossa talentosíssima anfitriã, que o grupo de leitura se reuniu novamente para mais uma sessão de leitura de um conto. Após as confraternizações e celebrações de várias intenções passamos à atividade da leitura do meu conto Acreditas em Sonhos? ( 2006). Levei o quadro de um rapaz com vestes antigas e um chapéu roxo e também o Pelicano em madeira para a caracterização da atmosfera!!! Feita a leitura, passamos para a parte de sugestão do tema para debate: paranormalidade, sonhos premonitórios. Houve depoimentos pessoais, comentários gerais sobre o tema e sobre o conto em si. Que beleza ver o grupo perseverando! Até o próximo encontro com novas histórias!!!

Ambientando a atmosfera para a leitura...
Curtindo o papo sobre os temas abordados no conto ACREDITAS EM SONHOS?
*
J U N H O
Entrevista para
o Blog LITERATISMOS
da jornalista Jéssica Trombini
Lançamento do livro LENDO NAS ENTRELINHAS (2013): a minha fã Jéssica, eh, eh, eh!!! 
06/06/2016 - Foi ao ar hoje a entrevista que concedi para a jornalista Jéssica Trombini em seu Blog Literatismos! Estou faceiríssima pois adorei responder perguntas que me permitiram desenvolver um raciocínio gostoso sobre o meu trabalho literário. O resultado plástico na página do Blog ficou graficamente bem elegante e a seleção das fotos enriqueceu a entrevista. Agradeço de coração alegre o carinho e a competência com que a Jéssica dedicou a minha entrevista!
Aqui está o atalho para a entrevista no Blog da Jéssica Trombini:
=> Desejo-te muito sucesso neste teu novo projeto, Jéssica!!! Já estou curiosa para ler sobre os próximos entrevistados...  
*
 Sessão de Autógrafos:
09/06/2016 - Que noite memorável! A sessão coletiva de autógrafos tornou-se um verdadeiro Sarau espontâneo pois os autores participantes da coletânea e o pessoal que comprou o livro não se seguraram e começaram a ler para o público presente à Livraria Catarinense do BeiraMar Shopping (Florianópolis) os minicontos do livro organizado pela hermana argentina Giovanna MassaroA Ilha da Magia em 100 Palavras. Eu tive a alegria de ler o meu miniconto O TESOURO DA LAGOA DO PERI e a forte emoção de ler o miniconto da minha mãe, Elsa B. Pithan, também constante do livro, CHEGADA A FLORIPA DE NAVIO. Foi uma festança literária cheia de fãs e amigos!
A organizadora do livro, Giovanna Massaro, apresentando o seu sonho que virou livro!!!
Eu e o meu conto O Tesouro da Lagoa do Peri (págs. 72/73)


 Também me esmerei para dar emoção ao conto da minha mãe Chegada a Floripa de Navio (págs. 28/29)...


A cada miniconto lido o público vibrava mais e mais!


Eu entre os meus colegas da ACPCC prestigiando a sessão coletiva de muitos autógrafos!









 *
 Reunião de Junho/2016 da ACPCC
11/06/2016 - ACPCC reuniu-se desta vez no amplo salão de festas da anfitriã Marli Lúcia Lisbôa que nos recebeu com grande coração e alegria! Houve discussão de vários assuntos relativos às atividades extras da associação. Fizemos duas rodadas de produções artísticas e a Maria Clara Vinotti leu o seu poema (ou prosa-poética) O que faz sentido? em que eu sou "personagem" e aí fiquei pra lá de deslumbrada... mas ainda o Ney Santos seguiu me emocionando ao ler a Apresentação que eu escrevi para o livro dele a ser publicado em breve! Ah, e também fiquei faceira em ler para o Daniel Tolfo os seus poemas tão inspirados (ele levou os óculos errados e não podia ler!!!). Bom, mas li para o pessoal o meu poema Telas...
Viva a ACPCC!

 *
 Sarau do QuintALL:
material de divulgação...
14/06/2016 - Ana Luiza Brasil, organizadora dos saraus do QuintALL junto com o Luca, colocou no Facebook material de divulgação das atividades do QuintALL com depoimentos do pessoal que frequenta o sarau. Ficou um material deveras emocionante... e coloco o meu depoimento aqui. Repito: Viva o QuintALL!!!


*
Encontro de Poesia Junho/2016
25/06/2016 - Foi um encontro bem diferente desta vez pois os participantes tiveram a honra de fazer parte da banca que selecionou 10 poemas de alunos da Escola Porto da Ilha do Rio Vermelho que estão concorrendo no Concurso de Poesia do GPT! Foi muito gratificante e desafiador para mim. Em meio a este momento de tanta responsabilidade para descontrair tivemos rodadas de poesia e eu li o meu poema ANTES QUE A TERRA CAIA... que compus em 2011. Muito bom este encontro, parabéns, GPT!



J U L H O

Documentário:
A Luz da Imaginação
Além do documentário havia três curtas de ficção com a participação de membros da ABCH... Um feito fabuloso!

02/07/2016 - Noite de pura emoção! Pré-estreia do lançamento do documentário produzido pelos alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL sobre a Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH) na sala de cinema do CIC. Professores, alunos, pais e amigos de alunos e o pessoal da ABCH estavam presentes para prestigiar o documentário sobre a formação e atividades da ABCH, pensamentos dos integrantes... Eu me emocionei pois a minha participação em eventos do grupo também foi registrada, fui entrevistada e tudo. Após a exibição fomos convidadas a subir ao palco para falarmos sobre esta experiência, tão bom saber que um público cada vez maior conhece fica conhecendo a ABCH! Parabéns para todos!
Ao centro, a idealizadora da ABCH, Claudete da Mata e a Professora do curso de Cinema da UNISUL que também é membro da academia.

*

 Feira do Livro
 de São José/SC

06/07/2016 - Uma sensação incrível participar deste evento cultural em São José/SC! A minha Sessão de Autógrafos ficou entre a da Susana Zilli e a da Cristina Klein e nós três curtimos muito as visitas recebidas e o cantinho acolhedor preparado no estande dos Escritores. Agradeço à Câmara Catarinense do Livro pelo convite, adorei!
Convite oficial para a minha Sessão de Autógrafos!

 Além das emocionantes visitas de amigos e do público leitor, recebi um presente do Ney Santos, um hiper-mega-super fã do meu livro Lendo nas Entrelinhas: uma garrafa da safra especial do Refrigerante de Papoula da personagem Dona Merlina Di Aba! Fez um baita alvoroço no estande e eu fiquei encantadíssima com o impacto que o meu livro causou neste querido leitor, viva!
Eis o fã do meu livro LENDO NAS ENTRELINHAS, Ney Santos e sua criatividade: tornou "realidade" o Refri de Papoula!!!

Visitando o vizinho oleiro da famosa Escola de Olaria de São José...

Atrasada para a Hora da Contação de Histórias??? Nada disso! Já aproveitei para contar a história do CARVALHINHO SOLITÁRIO...

Confraternizando com o público leitor...


...com as dançarinas...

...e até com o Palhaço Tom!

Chiques com o crachá do evento... e o nosso fotógrafo Roberto da CCL!

Já tivemos a oportunidade e a faceirice de conhecer o filósofo e escritor Augusto Coelho Neto.

Até a Detetive das Letras entrou em ação com o projeto ANA ESTHER FLAGRANDO LEITORES... peguei a Ana Maria lendo um livro gostoso em plena Feira do Livro!!!

Bom, depois de tantas aventuras, só me resta desejar sucesso para a Feira do Livro de São José. Até o ano que vem!!!
*
1o Festival de Poesia
Entre Escolas - GPT
1a Etapa
[Centro Integrado de Cultura/SC]

09/07/2016 - Tarde de grandes festejos com este concurso de poesia entre escolas da rede pública de ensino de Florianópolis promovido pelo Grupo de Poetas da Trindade (GPT) com o apoio da FCC... E eu animadíssima por ter sido convidada para participar da Mesa de Jurados ao lado dos colegas: José Galão, Susana Zilli, Márcia Kraemer, Ney Santos e Lucas Ferreira! Muito obrigada GPT pelo convite honroso!!!
Foto: Milka Plaza com a minha câmera - Estou faceira entre os colegas jurados e com as flores amarelas me inspirando!

Uma missão desafiadora e bem difícil, confesso, para mim. Tivemos que selecionar seis poemas compostos em sala de aula por alunos da Escola Porto do Rio Tavares, ficamos encantados com a qualidade. Lamentamos, no entanto, o fato de que as crianças da Escola Henrique Stodiek não tenham comparecido para compartilhar este momento e terem seus poemas apreciados pelos jurados e o público... Para os que estavam ali presentes foi um dia de grande satisfação e uma experiência cultural que levarão para o resto de suas vidas!!! Lindo de ver os alunos se apresentando na Sala de Cinema do CIC sendo incentivados por seus professores e familiares. Parabéns a todos da Escola Porto do Rio Tavares, pais, familiares e amigos dos alunos... e PARABÉNS especial aos alunos participantes e selecionados!!!
O Antônio Rodrigues divulgou o resultado final do dia:

RESULTADO OFICIAL DA 1ªELIMINATÓRIA DO CONCURSO ENTRE ESCOLAS ( ENCONTRO DE POESIA)
1º LUGAR: BERNARDO FURQUIN SILVA
POESIA: BRASIL
2º LUGAR: IGOR DE SOUZA CARLSEN
POESIA: UMA GOTA D'ÁGUA...
3º LUGAR: EDUARDO ELOIR PERON
POESIA: CIDADE DE MAGIAS
4º LUGAR: SABRINA ELOIZA LOSCH
POESIA: PAIXÃO DE ADOLESCENTE
5º LUGAR: ARTHUR VENSON
POESIA: A GRANDE FLORIANÓPOLIS
6º LUGAR: MAICY COELHO PRUSS
POESIA: O MUNDO E O AMOR


Fotos: câmera Márcia Kraemer - lindos momentos para os participantes do concurso!

A tocante apresentação do grupo Buraco de Minhoca.

Foto: Milka Plaza com a minha câmera - Minha fala final de congratulação!
Foto: Cida Faccioli - Até Certificado de Participação eu recebi!!!
 *
 Entrevista no programa:
Educação & Cidadania
TV Record News

Foto com a minha câmera - Maria Odete Olsen e eu exibindo a logomarca do programa!

13 e 14/07/2016 - Dia 13 foi a gravação do programa e dia 14 foi ao ar pela primeira vez... Uma alegria imensa e indescritível para mim pois significa o reconhecimento do meu trabalho, uma emoção daquelas! Fui convidada pela apresentadora Maria Odete Olsen do programa Educação & Cidadania [que já está no ar há 17 anos!] para uma entrevista muito gostosa sobre alguns aspectos do meu trabalho como escritora. Na ocasião, tive também a satisfação de conhecer as outras entrevistadas para outro bloco do programa, as Profas. Anelise Cubas (UNISUL) e Priscilla Eger (Escola Laércio Caldeira de Andrada).
Foto com a minha câmera - Curtindo e registrando o encontro entre apresentadora e entrevistadas, muita alegria.

Selfie: Maria Odete Olsen - Haja comemoração, o programa ficou lindo!!! Mil agradecimentos a toda a equipe!


Aqui está o atalho para a chamada do programa, e lá estou eu, oba!


Gostei muito da experiência de estar no estúdio da TV Record News para a gravação do programa junto com a equipe atenciosa da Maria Odete Olsen e as outras convidadas. Esta oportunidade me enche de faceirice por poder falar sobre parte da minha trajetória como escritora e várias outras facetas dos meus trabalhos ao longo de tantos anos! Hummm... e no outro dia assistir pela TV o programa na íntegra, bem finalizado e o bloco com a minha entrevista é algo fabuloso: meus livros, a Bengala da Mega Vó, a Boneca Cremilda, a Profa. Coruja Buraqueira e o meu Blog sendo exibidos na telona, viva!!!
Não consegui me aguentar e tirei algumas fotos do programa na minha TV... Mas aqui está o atalho para o programa na Record News!!!



 *
 4o Encontro Espírita Esperantista de Florianópolis

16/07/2016 - Pela primeira vez participei deste evento, realizado na Sociedade Espírita Amigos da Fraternidade (bairro Carianos, Florianópolis) como aluna esperantista. Um encontro com uma atmosfera realmente fraternal, pura confraternização. Como parte da programação do encontro, houve um Sarau Artístico Bilíngue Esperanto/Português, fantástico! A minha turma apresentou-se cantando a canção Lernu Esperanton e eu também tive a tarefa de declamar a tradução da bela mensagem!

Mais adiante na programação cultural, li para o público o meu poema Agradecimento em Voz Alta...
Agradeço o convite do José Sartori Burger para ler o meu poema no Sarau!

 E as apresentações seguiram cativando o público...
Nem poema gauchesco faltou!

 Susana Zilli e seu livro Campinas Poéticas, rendeu novos fãs!

Turma de alunos de Esperanto cantando e encantando!
 *
Sarau do QuintALL Julho/2016
-Místico-

21/07/2016 - Um sarau temático que já deixou todos num clima propício ao misticismo... Eu então avisei ao público que não era a mais mística das criaturas e que precisaria "improvisar" na bola-de-cristal de plástico azul... para ler o meu conto REVELAÇÕES DA BOLA DE CRISTAL! Pelo jeito o texto agradou e as amigas Márcia Kraemer e  Susana Zilli se empolgaram em me fotografar!
Foto: Márcia Kraemer - Comecei me "desculpando" por não ser muito mística (eh, eh).
Foto: Márcia Kraemer - Iniciei a leitura do conto REVELAÇÕES DA BOLA DE CRISTAL...

Foto: Márcia Kraemer - Descobrindo a bola de cristal...
Foto: Susana Zilli - "Consultando" a bola de cristal...
Foto: Márcia Kraemer - Seguindo a leitura do conto após a consulta à bola de cristal..


 
Foto: Susana Zilli - Quase terminando a revelação final!

E aqui vai o atalho para o vídeo divertidíssimo no YouTube...
https://www.youtube.com/watch?v=qIHZhD9iBFE
É um sarau fabuloso porque há um espaço acolhedor para todos brilharem com seus talentos diversificados... Tem de tudo!!!
Os anfitriões Luca e Ana Luiza tocando e cantando...

A gurizada, alunas do Luca, soltando a voz!

A Susana Zilli com sua crônica intimista...

O Daniel de Moraes levando tranquilidade para todos com o Tai Chi...

O Fábio Dantas com seus textos vibrantes...

A poesia intensa da Márcia Kraemer...

Todo o romantismo do Antônio Rodrigues...

O encantamento exótico da cítara do Henrique!!!
 *
- Apresentação -
Medos e Absurdos:
livro do Ney Santos


23/07/2016 - Noite do Lançamento do livro Medos e Absurdos do meu colega da ACPCC, o escritor Ney Santos!!! Um sonho realizado para ele... Para mim uma felicidade e honra enormes: ele me convidou para escrever a Apresentação do seu livro! Adorei a experiência, foi a primeira vez que tive este prazer, uma sensação de grande responsabilidade pois o meu texto acompanhará o livro em sua trajetória...
Sucesso, Ney!!! Eu agradeço-te muito pelo convite e a confiança.
O Ney Santos, o livro Medos e Absurdos e a turma da ACPCC... no Covil da Lua (São José/SC).
*
A G O S T O

Visitas à escolas com a ABCH em
José Boiteux/SC

08 e 09/08/2016 - Juntei-me ao grupo da ABCH que me convidou para visitar escolas no município de José Boiteux/SC para sessões de contação de histórias. Uma viagem muito gostosa e experiências sensacionais com um público diversificado, de várias faixas etárias. A primeira escola que visitamos foi a da APAE...


  ...onde fomos recebidos com grande entusiasmo pela enorme plateia! Cada contador de história esmerou-se com suas belas histórias. Eu contei com a ajuda da Boneca Cremilda "em pessoa" para contar O SUSTO DA CREMILDA, amei!
Ói, ói, ói... o Eduardo Bolina me filmando!





De lá fomos correndo para a Escola Amália De Marchi onde li para o pessoal o meu conto MINHA VIDA NUM TANQUE...

Depois ainda fizemos um Sarau Noturno na Escola José Clemente Pereira para um auditório lotado de adolescentes muito animados, participativos e educados!!!
Estou faceira ao lado do pessoal da ABCH e dos nossos anfitriões em José Boiteux! 

 
Neste Sarau eu só curti o espetáculo junto com a turma... ah, e fotografei e cuidei do livro de presenças da ABCH!

E a gurizada fez fila para assinar o livro de presença da ABCH...

 Todos se revezam em várias atividades para que tudo saia a contento. Viajar com o grupo da ABCH é sempre uma grande diversão e uma linda oportunidade de propiciar ao público momentos de grande beleza e cultura.
*
Reunião de Agosto/2016 da ACPCC


 13/08/2016 - Na reunião da Associação dos Contistas, Poetas e Cronistas Catarinenses deste mês Olímpico eu não poderia deixar de ler uma crônica minha do Teófilo Brás, o Torcedor Brasileiro Mais Azarado do MundoÓdio nas Redes Sociais com a presença do próprio TB por lá! Também tive a grata satisfação de poder entrevistar o colega escritor Ivan Alves para a minha coluna Ana Esther Entrevista... Ainda pude curtir os belos textos dos colegas! Sempre agradecendo a nossa anfitriã Albertina Chraim pela acolhida tão carinhosa.
Foto: Augusto de Abreu - Um close meu lendo a crônica das desventuras do Teófilo Brás!

Ivan Alves, próximo entrevistado do meu Blog, é fã de carteirinha do TB...
 *

Bate-papo na Oficina Literária Boca de Leão na Biblioteca Pública de Santa Catarina!


=> Atalho para o convite da BPSC/FCC

16/08/2016 - Um encontro na querida Biblioteca Pública de Santa Catarina com os participantes da Oficina Literária Boca de Leão e aberta ao público em geral. O bibliotecário Evandro Jair Duarte me convidou para conversar com o pessoal sobre a minha carreira como escritora, minhas inspirações, meus personagens...
Recorte do jornal Diário Catarinense de 15/08/2016 com a nota sobre o evento!!!

 Um momento encantador para mim pois pude contar ao público sobre os primórdios da minha carreira, falar sobre como surgiram alguns dos meus personagens, revelar curiosidades sobre os meus livros... e até foi exibido o antológico  filme O SUSTO DA CREMILDA que deu origem ao primeiro livro da bonequinha Cremilda!
*Muita faceirice ao mostrar para o pessoal os exemplares dos meus livros... 








Além dos livros, comentei sobre meus textos em antologias [esta é a mais recente da ACPCC] e jornais literários...

 
Profa. Coruja-Buraqueira brilhou e pude revelar ao público como este meu personagem querido surgiu!

Ah, mas eu não poderia deixar de oferecer ao pessoal uma atividade de criação literária: um questionário inspirado no meu livro Terapia Ocupacional, Contos para eles fazerem um esboço para um conto. Surgiram ótimas ideias! 

E todos colocando os neurônios em trabalho de criação!

Muito obrigada, Evandro, pelo convite. Foi muito proveitoso para mim poder conversar com um público interessado no assunto!!!


  *
4a Feira do Livro de
São Francisco do Sul/SC

26/08/2016 - Fui junto com o pessoal da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH) na van da Fundação Catarinense de Cultura até a cidade histórica de São Francisco do Sul/SC para participarmos de uma agenda intensa de atividades culturais! Mal chegamos lá e já assistimos à cerimônia oficial de inauguração da biblioteca tão desejada.
 Foi um momento por demais emocionante! Até foto com o entusiasmado Prefeito nós tiramos...
Parabéns ao Prefeito Luiz Roberto de Oliveira pela colaboração na concretização deste sonho Francisquense tão antigo. A biblioteca está linda!

Estamos curtindo a beleza da Sala de Contação de Histórias na recém inaugurada biblioteca... que lindo mosaico para encantar o público já de chegada!

Ah, e lembrando que mais tarde (27/08), antes de ir embora, eu ainda  repassaria para a nossa anfitriã e colega da ABCH, Andréa Rozário, a doação dos meus livros e dos livros que a poetisa Susana Zilli enviou para a Biblioteca Augusto José Ribeiro. Boas leituras!



Após o almoço, fomos para o Palcão da Feira do Livro onde nos instalamos para iniciarmos as nossas contações de história. Cada acadêmica da ABCH se esmerou para encantar o público com suas belas histórias! Eu, inspirada pela Sereia ao lado do palco, contei a história do meu livro O CARVALHINHO SOLITÁRIO
Foto: ABCH - Após as contações, nós nos apresentamos ao público e falamos sobre as histórias contadas.

Acredito que esta Sereia tenha inspirado todas nós pois brilhamos no Palcão da 4a Feira do Livro de São Francisco do Sul!!!

Na parte da noite ainda fomos ao Dom Haus, o Café do Museu do Mar, onde havia um Sarau Lítero-poético com lançamento de livro de um escritor local. E nós também nos apresentamos. Foi um delicioso intercâmbio. Eu li o meu poema LIVRO, eh, eh, tudo a ver com o evento da Feira do Livro!
A Cida Faccioli e a Cris Magdaleno se apresentando com muito humor.

 Fiz uma homenagem à Feira do Livro em forma de poema com o meu acróstico LIVRO...

Ah, e que bom reencontrar o amigo poeta Rubens da Cunha que também prestigiava a Feira!

 
E não é que até encarnei a Detetive das Letras do meu projeto ANA ESTHER Flagrando Leitores quando vi a colega Andréia Rihl lendo um livro em pleno bar?!! Até a Andréa Dias vibrou.

27/08/2016 - Segundo dia em São Francisco do Sul... e continuamos firmes com as contações de histórias! Pela manhã, conquistamos o público da Feira do Livro que passava pelo Palcão com nossas histórias e mediações de leituras. Eu aproveitei para ler o meu poema BONECA CREMILDA.
Leituras pra lá de animadas!
Enzo estava tão fascinado com as histórias que veio nos elogiar de livre e espontânea vontade. Ficamos faceiríssimas!

Já na parte da tarde, a Feira do Livro recebeu um público enorme da APAE local e de escolas de dança. Foi sensacional ler o meu poema O CARVALHINHO E O ALBATROZ antes da Sessão de Autógrafos (relâmpago) do meu livro que deu origem e esse poema: O Carvalhinho Solitário...
 O poema O Carvalhinho e o Albatroz pelo jeito conquistou leitores...
...para o meu livro O Carvalhinho Solitário! O Henri nos curtiu nos dois dias em que nos apresentamos na Feira do Livro.

Uma Sessão de Autógrafos muito rápida mas cheia de histórias pra contar!
Quero crer que o Carvalhinho Solitário deixou saudades em São Francisco do Sul...
Depois de tantas aventuras, era hora de agradecer a todos pelo carinho com que nos receberam e pegar a super van da FCC e voltar pra Floripa. Missão cumprida. Viva a 4a Feira do Livro de São Francisco do Sul 2016!

 S E T E M B R O


Festa de Abertura do
IIIo Encontro Latinoamericano de
Artes e Letras
da Oficina Literária Letras no Jardim

05/09/2016 - Uma festança no Hall da Biblioteca Pública de Santa Catarina para celebrar o início deste encontro que está se consolidando no calendário de Florianópolis. Em meio a quadros e livros, dança e música, discursos e declamações de poesia e com a presença de várias autoridades ainda pudemos confraternizar com nossos 'hermanos' do ChileArgentina e Uruguai! Entre as declamações eu também participei lendo o meu poema BONECA CREMILDA com a presença da própria bonequinha!
Milka Plaza, da Oficina Literária Letras no Jardim, após seu discurso de inauguração do evento prestou homenagem ao escritor Donato Ramos, todos vibraram.

Enquanto a Milka Plaza e o José Galão dançavam a Cuenca, dança típica chilena, a dançarina Amara Martino já se concentrava para a sua performance. 

Susana Zilli poetizando o encontro com sua poesia.

 
Foto: Izabella Pavesi - Eu fiz um baita mistério para apresentar ao público...
Foto: Izabella Pavesi - ...a bonequinha que me inspirou para muitas produções artísticas, entre elas...

Foto: Susana Zilli - ...o meu poema BONECA CREMILDA que li com grande animação!

Celebrando a amizade entre as nações amigas e vizinhas!

E ainda ganhei de presente o livro O Néctar da Vida da escritora Izabella Pavesi!!!

Foto: organização do evento - Nossa, quantos artistas!


 Bate-papo com Escritor
na 3a Feira do Livro do
Colégio Visão

Entrada do Colégio Visão (Coqueiros)

08/09/2016 - Adorei o convite da Bibliotecária Suellen Santos para eu participar do Bate-papo com Escritor, parte das atividades da 3a Feira do Livro promovida pelo Colégio Visão do bairro Coqueiros em Florianópolis. Foram três sessões com turmas de variados anos do ensino fundamental. Tive a oportunidade de conversar sobre os meus livros publicados, os meus personagens, meus trabalhos artísticos em geral e também responder um montão de perguntas da gurizada cheia de curiosidade! Ah, e ainda pude contar três causos da Profa. Coruja-BuraqueiraCaranguejinho HeroicoVida de Cão e Que Mau Gosto!  
Apresentando a boneca Profa. Coruja-Buraqueira, personagem com causos no meu Blog!






Suellen Santos, a Bibliotecária, me prestigiando!

Tão bom confraternizar com os alunos!

Foto: Suellen Santos - plateia concentrada... 

 Respondi tantas perguntas!!!



Agradeço muito a Suellen Santos por estes momentos fabulosos com a criançada. Foi tão gratificante ver o interesse nos olhinhos deles pelas coisas que eu contava... a curiosidade pelos meus livros e personagens... Viva!


1o Festival de Poesia
Entre Escolas - GPT
2a Etapa
[Centro Integrado de Cultura/SC]

 13/09/2016 - Novamente participei como jurada do concurso de poesia entre as escolas estaduais em Florianópolis promovido pelo Grupo de Poetas da Trindade. Desta vez a escola participante foi o Colégio Militar Feliciano Nunes Pires. Outra tarefa árdua, poemas muito bonitos! Os próprios alunos se apresentaram e os ausentes foram representados pelas professoras muito entusiasmadas, que lindo de ver!


Agradeço ao GPT pelo convite e pela confiança.

Foto: CIC - Aguardando a formação da Mesa de Jurados!
Foto: Antônio Rodrigues - Ouvindo...
Foto: Antônio Rodrigues - Analisando...
Na mesa comigo: Fábio Dantas da Silva, Augusto de Abreu, Márcia Kraemer, Giovanna Massaro, José Galão e Milka Plaza.
Foto: câmera do Fábio Dantas - Confraternizando com jurados e participantes do concurso!
Ah! Houve ainda shows do Mano Jacob e do grupo Buraco de Minhoca para animar a festa...
Foto: GPT - O Mano Jacob conquistou o público!

Foto: GPT - O grupo Buraco de Minhoca desde a primeira etapa do concurso, lindos! 

  Sarau Poético
com a ACPCC na
Igreja Nossa Sra. de Guadalupe
[Canasvieiras, Florianópolis/SC]

13/09/2016 - Fui convidada pela Helena Stoterau para mais uma participação na reunião do grupo de idosos da Igreja Nossa Sra. de Guadalupe. Então sugeri a ela que fizéssemos um Sarau Poético com membros da ACPCC para o grupo que ainda não havia tido uma oportunidade dessas. Lá nos tocamos então para passarmos uma tarde magnífica com o pessoal que nos acolheu com imenso carinho. O Augusto de Abreu, Presidente da ACPCC, contou uma breve história da associação antes de apresentar os membros participantes deste sarau: Fábio Dantas da SilvaMárcia KraemerAntônio RodriguesRejane Tellini e eu. Quanto a mim, li o meu poema E os amigos, onde estão? e também o meu conto de suspense Acreditas em Sonhos?  
É claro que lá estava também o famoso Varal da ACPCC para completar a festa... e fez sucesso, o pessoal se encantou. 
O pessoal admirando os poemas do Varal da ACPCC.
Foi um Sarau Poético para ficar na história da ACPCC... e acredito que na do grupo da Igreja Nossa Sra. de Guadalupe também! A vibração foi geral.
O Augusto de Abreu com seu humor marcante,

o Antônio Rodrigues sempre picantemente romântico,

 o Fábio muito perspicaz,

a Rejane com grande originalidade,

a Márcia com sua candura...
...e eu com o meu jeitinho, eh, eh! Adorei ler o meu poema e o meu conto para a plateia atenta. 
Foto: Augusto de Abreu

  
Helena Stoterau, nossa anfitriã maravilhosa, sempre gentil, organizou um lindo salão para o evento e alegrou o grupo de idosos e os convidados! Muito obrigada Helena!!!
Jornal
Correio de Santa Catarina
16/09/2016 - Que enorme satisfação para mim ter minhas palavras citadas no artigo sobre o livro do escritor Ney Santos que foi publicado no Correio de Santa Catarina do município de São José/SC!!! Maior alegria ainda é ver que o Correio dedica um espaço significativo para a cultura.
=> Parabéns, Ney, pelo reconhecimento do teu trabalho, mereces!
Meus agradecimentos ao escritor Ney Santos por me propiciar mais esta faceirice decorrente de seu convite para escrever a Apresentação do seu livro Medos e Absurdos!

Oficina de Bonecos
[12-13-14-19/09/2016 no CIC] 

 20/09/2016 - Após os quatro dias da Oficina de Bonecos, com a Profa. Claudete da Mata, para aprender uma técnica de bonecos para contação de histórias, eu acabei a minha própria criação! 
A Profa. Claudete se revezando para ensinar o pessoal!


Na oficina do CIC, a turma fazendo bonecos...

 
Demorei mas a cabeça começou a tomar forma...
 ...e cor!
 Foto: Lígia

Tarefa de casa: terminar o boneco...

Pronto! Agora só falta a roupa e os acessórios...

 
E eis que surge o PITHANILDO... batizado pela minha querida prima Nelcy Pithan!
Juntos iremos contar muitas histórias, viva!
  
 VIAGEM com a ACPCC para
TREZE DE MAIO/SC
25/09/2016 - Num lindo e frio domingo fui com a ACPCC & Amigos passear na cidade catarinense de Treze de Maio para visitarmos um lindo castelo! Também assistimos a uma missa em Latim, raridade, com o Coral da cidade de Braço do Norte. Espetacular!
É claro que aproveitei para espalhar "alegria cultural" com o meu projeto Intenções Literárias para 2016... e não resisti à tentação e fiz também um Sarau Relâmpago, eh, eh, eh! 


 
Fotos: Ney Santos - Intenções Literárias para 2016, li o bonito conto O JOGO DE DAMAS da Maria Muller (Revista Ler&Cia, 70) para a Conceição...
Foto: Ney Santos - E ainda surpreendi mais visitantes com o meu poema LIVRO. Ficaram bem contentes com a novidade!

 7o Seminário de Literatura Infantil e Juvenil na UFSC

 *Cerimônia de Abertura, Mesas Redondas, palestras, exposições, Móbiles-literários, contação de histórias, shows musicais, livreiros, bancas de livrarias, pôsteres... Tudo muito típico de um seminário normal em uma universidade. Mas este de jeito nenhum foi um evento comum... pelo menos para mim!!! Dentre tantas atividades culturais com sumidades locais, nacionais e internacionais, duas delas tiveram um significado especial para a minha carreira como escritora...
Os Móbiles Literários... mágicos!
Um deles tinha uma passagem do meu livro O CARVALHINHO SOLITÁRIO!

 Gostei muito de ter participado das mesas redondas, é imprescindível para nos mantermos atualizados! Também encontrei e reencontrei colegas e amigos, fiz novos conhecimentos incríveis nestes três dias. Realizei vários sonhos...
DESTAQUES DE CADA DIA
 26/09/2016 - Mal cheguei para fazer o meu cadastro e levei um susto encantador!
A primeira foto sou eu... no convite para o Bate-Papo com Escritores!
  
Aproveitei para aplicar o meu próprio projeto ANA ESTHER FLAGRANDO LEITORES... como Detetive das Letras encontrei o leitor !

O bibliotecário da BPSC Evandro Jair Duarte e eu tietamos a professora e escritora Yolanda Reyes Villamizar (Colômbia) que acabava sua fala maravilhosa.
27/09/2016 - Um marco divisor de águas em minha carreira como escritora ocorreu neste dia! Numa comunicação, para mim, emocionante a Profa. Marilda Effting  da UFSC comentou a sua pesquisa intitulada A IDADE PARA AS HISTÓRIAS OU AS HISTÓRIAS NAS IDADES? NARRATIVAS E INTERGERACIONALIDADE que teve como texto base analisado o meu livro querido A CIDADE DOS POLVOS!!! Que honraria inigualável para mim, ouvir os comentários sobre os meus personagens, passagens do livro e as implicações na pesquisa sobre intergeracionalidade foi impressionante. 
Foto oficial SLIJ - Aguardando a hora da comunicação...

Um título instigante para uma pesquisa em livro para o público infantil...

 
Quando a Profa. Marilda Effting apresentou o meu livro ao público... quase morri de tanta faceirice!

 






O meu amado livro numa Referência bibliográfica de um trabalho acadêmico??? Fascinante!



 Quando a exposição foi concluída, aplausos para a professora e a minha satisfação em ver os outros pesquisadores cumprimentando-a pelo belo trabalho. Realmente uma pesquisa muito gostosa... e sobre o meu livro, viva!!! Parabéns para a Profa. Marilda Effting pela coragem e disposição para realizar um trabalho tão significativo a partir de uma autora local, sinto que de vez em quanto santos de casa podem fazer milagres sim!
Após tanta alegria, foi difícil me conter para o que ainda tinha por vir...


Que reencontro magnífico, minhas colegas da época em que eu lecionei na UNERJ (Jaraguá do Sul/SC)!!! Quanta emoção em revê-las.

 
Outro encontro... emblemático: as musas da literatura infantil e juvenil, Regina Zilbermann e Marisa Lajolo!

E depois de tudo isso, chegou a hora do meu tão aguardado...


...Bate-Papo com Escritores!

Antes do evento ainda combinamos detalhes com os intérpretes de LIBRAS que trabalhariam durante o Bate-Papo, coisa chique!

O escritor Carlos Stegemann e eu curtindo os intérpretes. Adorei, esta foi a minha primeira experiência da minha fala ser interpretada em LIBRAS!
E lá fui eu convidada pela Profa. Eliane Debus (UFSC) junto com os meus companheiros para formarmos a Mesa.
Foto: Cristina Klein - A Profa. Eliane Debus apresentou os escritores ao público...
Foto oficial SLIJ -  No lindo Auditório Garapuvu do Centro de Eventos da UFSC.



Foto: Cristina Klein - Faceirice ver os colegas escritores me ouvindo também junto com os participantes do Seminário.


Na minha vez, falei um pouco sobre os meus trabalhos e livros, inclusive os bilíngues, e depois li uma breve passagem do livro infantil O CARVALHINHO SOLITÁRIO e para finalizar o poema UMA ILHA CHEIA DE BRUXAS que foi inspirado no meu livro Lendo nas Entrelinhas. Gostei muito! E depois curti as emocionantes falas dos colegas. Fabuloso!



 Foto oficial SLIJ - Falando sobre minha posição a respeito do livro bilíngue.



Foto oficial SLIJ - Ao lado do escritor Carlos Stegemann e da escritora Luana von Linsingen.


 *Atalho para o vídeo que o Evandro Jair Duarte fez para mim:

Foto oficial SLIJ - Escritores unidos pela leitura!!!!
 28/09/2016 - Último dia do seminário. Lá me toquei para um auditório de comunicações escolhido de última hora, eh, eh. E não é que encontro a Profa. Graciela Esther Ferraris que leciona literatura infantil brasileira em Córdoba/Argentina? Achei muito interessante. Ela então comentou que trabalha interdisciplinaridade com o Departamento de Biologia pois adora plantas, árvores... Resolvi esperar o final da comunicação para mostrar a ela o meu livro O Carvalhinho Solitário que tem muito a ver com a fala dela. Qual não foi a nossa surpresa quando ela se encantou ao ver o livro... Contou-me entusiasmada que havia lido uma passagem dele no Móbile-Literário no Hall e queria comprá-lo mas não o encontrou e agora ele estava "caindo nas mãos dela". Já por si só é uma linda história e lá vai o meu livro ser lido na Argentina!!!
Bem que dizem que nada é por acaso... O meu querido livro encontrou a leitora, a Profa. Graciela Esther Ferraris, que o procurava!
Fim de seminário com chave de ouro! Parabenizo a Profa. Eliane Debus por sua incansável determinação em divulgar e pesquisar as literaturas infantil e juvenil. Parabéns também para toda a Equipe que tornou o evento possível e excelente! Esse 7o Seminário ficará na HISTÓRIA da UFSC!
O U T U B R O


Festival 6 Continentes 2016
 01/10/2016 - Fui convidada, junto com outros colegas da ACPCC, pelo GPT (Grupo de Poetas da Trindade) e pela atriz e escritora Carolina Veríssimo para participar do Sarau nos jardins do Palácio Cruz e Sousa, uma das atrações do Festival que ocorre simultaneamente por todos os continentes! Foi um dia surpreendente pelo intercâmbio de artistas que propiciou. Havia poetas da ArgentinaAngolaCabo Verde e Brasil. Todos vibraram e se empolgaram em compartilhar seus talentos.
Câmera: Fábio DAL Silva* - Tão bom confraternizar com os artistas!
 A leitora do Varal da ACPCC é da Bolívia!!!
A banca com os livros dos escritores mal estava sendo montada e eu já estava lá tirando fotos...
A atriz e poetisa Carolina Veríssimo, nossa anfitriã, dá início ao Sarau do Festival!

A poetisa Vera Portella e seus poemas românticos,

A Giovanna Massaro, argentina, com seu sotaque portenho-mané!

 O Sinval da Silveira e seus incríveis causos,
a Rejane Tellini com seus poemas 'pensantes',


o Fábio Dantas poetando suas reflexões,
 
a Olga Postal estava primaveril!

O Matheus com um delicioso sotaque angolano encantou com seu canto dolorido...
 
Angola e Cabo Verde unidos na poesia e cantoria para nos emocionar.

Ah, e a picância poética do Chagas Rodrigues não poderia faltar!
 
 E eu? Bom, eu me esbaldei com os meus poemas Sol Primaveril,
 
...Meu Chimarrão e
 
O Sabor do Livro. Sentimento inusitado ler minha poesia no Palácio Cruz e Sousa, palco de tantos fatos históricos... 
 
Nada melhor para finalizar a minha participação no Festival do que autografar o meu livro Lendo nas Entrelinhas!!!
* Todas as fotografias foram tiradas com a câmera do Fábio Dantas da Silva
 Agradeço imensamente ao GPT e a Carolina Veríssimo pelo convite sensacional!

 Concurso Literário 2016 da Rede de Bibliotecas do SENAC


 07/10/2016 - Tarde de reunião dos avaliadores do IV Concurso Literário na Sala de Reuniões do SENAC /Florianópolis. O Bibliotecário Jorge Prado recebeu-nos com grande gentileza e já iniciamos os debates para a seleção dos contos do concurso realizado em escolas do SENAC em todo o Estado de Santa Catarina. O Evandro Jair Duarte, a Carol Paim e eu passamos a comentar e argumentar nossas razões para as escolhas. Foi uma tarefa árdua devido ao grande número de contos, mas ao mesmo tempo altamente desafiadora por sua relevância.



Foto: câmera Jorge Prado - Após a conclusão dos trabalhos, um pouquinho de confraternização não faz mal!


Muito obrigada Evandro e Jorge pelo convite para eu fazer parte desta Banca Avaliadora. Adorei e estou muito honrada pela confiança em mim depositada!!!



Visita ao Educandário da SERTE

Programação da Semana da Criança

11/10/2016 - O educandário da SERTE (Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação) na Cachoeira do Bom Jesus em Florianópolis/SC programou uma semana inteira para paparicar a criançada! E nesta manhã lá estava eu para compartilhar toda essa alegria com eles.  Em torno de 60 crianças (ou mais!) e suas Professoras acomodaram-se no confortável Auditório Irmão Erasto  para uma Sessão de Contação de Histórias, até bebês compareceram! A Diretora Ana me apresentou para eles e então a festança iniciou com a primeira aventura da Boneca Cremilda que estava lá junto comigo para animar ainda mais o lindo momento. O Susto da Cremilda encantou os pequeninos que adoraram quando a peruca da boneca caiu no chão! Depois veio a história da Cremilda Ecológica com o super-herói Seu Urubu e só após os bebês se retirarem é que contei uma história de "terror", O Carvalhinho Solitário... com todos aqueles monstros das mãos de machadinho aterrorizando a Ilha dos Carvalhos. A criançada vibrou e eu adorei receber os abraços quando a sessão terminou. Graças ao amigo Fábio D.A.L. Silva e sua mãe Márcia eu tive o prazer de participar desta festa, viva!


A Ana e os livros da Boneca Cremilda que ficarão na creche!

 
E o público vai chegando...
Foto: Fábio da Silva

 Foto: Fábio da Silva
 Foto: Fábio da Silva
Foto: Fábio da Silva - A gurizada gostou tanto da Boneca Cremilda que muitos vieram abraçá-la no final!

Semana do Livro do SESC



28/10/2016 - Fui convidada pela bibliotecária Verônica Santos para fazer parte das atividades desta Semana do Livro no SESC da Prainha (Florianópolis/SC). A já bonita Biblioteca ficou ainda mais exuberante com a decoração de Halloween... Juntando o Dia Nacional do Livro (29/10) e o Dia das Bruxas a semana virou uma baita festança literária em que escritores, contadores de história, bibliotecários e público leitor (grandes e pequenos) festejaram as obras literárias. Tocou para mim conversar com uma turminha antenadíssima entre 4 e 6 anos sobre os meus livros... e depois, é claro, que acabei contando para eles uma história aterrorizante nas profundezas dos mares: Brilhos nos Abismo! Até o boneco Lophy foi comigo e quase amedrontou o pessoal mas depois conquistou a todos. Adorei!
Foto: Verônica Santos - Eu e o Lophy apavorando... opa, quer dizer... animando, a gurizada!!! 
Já peguei a turma pra fazer propaganda dos meus livros!
O boneco do Lophy fez sucesso, todos o adoraram!

Piquenique de Livros
no Parque de Coqueiros
29/10/2016 - A Associação das Bibliotecas Públicas/SC convidou a ACPCC para ser sua parceira neste evento encantador. E lá estava eu com um montão de amigos curtindo livros num piquenique no gostoso parque de Coqueiros na área continental de Florianópolis. O nosso Varal Poético foi estendido, e o pessoal aproveitou para curtir os poemas dos membros da ACPCC.
A Susana Zilli, o Augusto de Abreu e eu representando a ACPCC.

Uma senhora se emocionou com o meu poema Amigo! e eu fiquei até sem palavras...

Além de piquenique tradicional, houve troca-troca de livros, contação de histórias, varal de livros para empréstimo. O meu livro CREMILDA ECOLÓGICA/CREMILDA GOES ECOLOGICAL também entrou num troca-troca...

E o bom é que antes de ir embora eu tive a oportunidade de encontrar as novas donas do livro!

Muita confraternização com amantes dos livros!
Os Leitores em Floripa...

As Contadoras de Histórias Felícia Fleck...

...e Raquel Poffo!

A bibliotecária Daniela (e sua filha). 

Ah, e a Detetive das Letras (eu!!!) andou por lá com o projeto Ana Esther Flagrando Leitores... e encontrou o Deniz que estava lendo em pé pois também estava lá com seu próprio projeto: Boxe na Escola! Quanta gente do bem, que sensacional!
Essa Detetive das Letras descobre cada coisa!!!

N O V E M B R O
Encontro de Poesia do GPT
01/11/2016 - Um Encontro de Poesia festivo reuniu na Sala de Cinema do CIC poetas, escritores e contadores de histórias, músicos e cantores que, num clima de grande alegria, declamaram seus talentos próprios. Além das já tradicionais Cantorias e Poesia & Prosa houve uma Avant-prémière do livro ainda nem lançado do Sinval da SilveiraCoração Tagarela para deleite dos ouvintes!




A anfitriã Vera Portella dando uma pequena mostra do livro Coração Tagarela do Sinval da Silveira que será lançado este mês!
Eu aproveitei para ler um texto meu que eu ainda não havia lido em público: Talvez uma Hidra?
Foto: Fábio D.A.L. da Silva
E depois da foto oficial...
Foto: Claudete da Mata


...a tradicional confraternização no Café Matisse! E hoje com direito a bolo de aniversário do Sinval!

 3a Feira do Livro no Balneário Piçarras com a ABCH


 03/11/2016 - Fui para o Balneário Piçarras/SC com a turma da ABCH para participarmos das atividades da 3a Feira do Livro de Piçarras. A Feira aconteceu no Ginásio Municipal Aurélio Solano de Macedo que estava com uma belíssima decoração para o evento. Fomos acolhidas com enorme carinho e gentileza pelo Vanderlei Dal Bello Lazzarotti da Secretaria de Cultura. Houve sessões de contação de histórias pela manhã e tarde e um público de centenas de crianças e professores (também o público em geral) que ficou encantado com as várias histórias. Uma baita festança!

No meu momento de contar histórias, contei a do meu e-book BRILHOS NO ABISMO... e a criançada toda foi convidada a fechar os olhinhos para imaginarem o fundo do mar... e entrar no mundo do peixinho Lophy e o Dr. Peixe-víbora, lindo, lindo!
Foto: Danielle Garcia - Eu e o boneco Lophy!!!

Foto: Vanderlei Dal Bello Lazzarotti

Foto: câmera Vanderlei - Ao centro do nosso grupo está o nosso simpático anfitrião Vanderlei!

Que bonita a bandeira do município de Balneário Piçarras!

Foto: Vanderlei - Após as contações, um papinho com o público!!!
 Ah, e o bom é que pude conhecer escritores locais como a Dani Garcia, doei o meu livro O Carvalhinho Solitário para a Biblioteca Pública Municipal... e ainda tive oportunidade de colocar em prática o meu projeto Intenções Poéticas para 2016 lendo um conto do Daniel Defoe para uma das livreiras da Feira, a Geneci! São tantas emoções.
Aproveitando para divulgar o livro da Dani OS CONTOS DE FADAS ENVELHECEM?
Oba, agora os leitores da Biblioteca poderão ler o meu livro O CARVALHINHO SOLITÁRIO!!!

  
Que coisa mais chique, o meu projeto Intenções Literárias para 2016 em Piçarras...
 Cerimônia de Posse na
Academia Brasileira de Contadores de Histórias
Foto: Lílian Manara

11/11/2016 - Uma cerimônia das Mil e Uma Noites... Na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis/SC às 14:30h teve início a festa de posse dos novos acadêmicos da ABCH , vindos de vários Estados do Brasil, e lá estava eu entre os 13: Adriane ForsterAndrea SouzaCláudia Maria de OliveiraJoel Vando ViganoLígia Barreto da SilvaPierre AndréRaquel Mazera PoffoTere Borsatto MariussiFábio Aurélio CastilhoFábio PererêLenice Gomes e Cleber Fabiano. Uma atmosfera cheia de emoções diversas e muita alegria! Acadêmicos (os já empossados e os novos), acadêmicos de outras instituições, amigos e familiares num grande congraçamento e vibração positiva pela cultura no nosso país.
Cantamos bravamente o Hino Nacional e os trabalhos se iniciaram. A idealizadora da ABCH, Claudete da Mata, conduziu a cerimônia orientada pela cerimonialista da FCC. Eu fui a terceira a ser empossada. Tive a enorme satisfação de ter por Madrinha a amiga e colega da ACPCCSusana Zilli, que beleza, e ela então colocou a minha Parka e a Medalha. Recebeu das mãos da Claudete e me repassou o Diploma e ouvimos as palavras de posse.
Foto: Lílian Manara

Foto: Lílian Manara

Foto: Lílian Manara

 É hora agora de contar a primeira história: A História do Meu Cajado! Um cajado do tempo Passado-Presente-Futuro com as historias que já contei, a que estou contando e as que contarei...
Foto: Lílian Manara - Começo explicando sobre a Bengala Mágica da Mega Vó e sua magia...

Foto: Lílian Manara - ...retiro da Bengala Mágica o cartãozinho com o título da História do Meu Cajado... 

Foto: Lílian Manara - E eis que surge o querido amigo e Acadêmico da ABCH, Sandro Moacir dos Santos, para me entregar o cajado que ele próprio já havia me dado! Eh, eh, foi tudo combinadinho!

 Foto: Lílian Manara
 Foto: Lílian Manara - A história prossegue e passo a colocar o cartão desta história no Cajado de Acadêmica da ABCH...

 Foto: Lílian Manara - ...e ela já está entrando para o Passado...
Foto: Lílian Manara -...e o Cajado esperando pelas histórias do Futuro.

Bom, após tanta Magia... segue a cerimônia com os meus colegas! E chegou a hora do Juramento...


Foto: Eliana Schukste

Depois da leitura da Ata houve uma homenagem surpresa para lá de emocionante para a Claudete da Mata com a leitura de um belo texto da Raquel Poffo...


Foto: Francisco Gregório

E depois? Depois foi festa e festa, só comemorações. No próprio CIC, onde nem pude tirar foto com todos os amigos que lá estiveram para me abraçar...


Foto: Milka Plaza - Com os amigos José Galão e Milka Plaza!



 Foto: Antônio Rodrigues - Abraçando as amigas Lílian Manara e Eliana Schukste!

Foto: Antônio Rodrigues - E também a Olga Postal, o Antônio Rodrigues, o Ney Santos, a Vera de Barcellos, a Madrinha Susana Zilli e o Fábio D.A.L. Silva!

 e no Restaurante Bokão onde nos foi oferecido um jantar comemorativo. Quanta animação. Aproveitei para entregar aos meus colegas de Posse o meu livro A Viagem, o Concurso e o Vacilo como uma lembrança minha! Só não consegui fotografar todos, que pena!

  Foto: Antônio Rodrigues - Meu livro vai contente para Camboriú/SC com o Fábio Aurélio...
 Foto: Antônio Rodrigues - ...para Floripa/SC com o Joel Vigano, para Belo Horizonte/MG com o Pierre André...

Foto: Raquel Poffo - e para São João Batista/SC com a Raquel Mazzera Poffo!!! Viva!

  Quantas histórias incríveis todos nós teremos para contar, viva a ABCH!!! Viva os ouvintes das nossas histórias... e viva nós!

Contando Histórias no
Museu Casa de Campo do Governador Hercílio Luz
[Taquaras/SC]

 24/11/2016 – Dia de grandes intercâmbios com alunos da rede pública de ensino do município de Taquaras/SC nos fascinantes jardins do Museu Casa de Campo do Governador Hercílio Luz. Fui com o grupo da ABCH[ClaudeteCidaAndréaRoseli e amigos Marília e Márcio] para contarmos histórias e foi tudo sensacional, a receptividade da criançada e suas professoras, do pessoal do Museu (como sempre!), o belíssimo dia que permitiu a realização da contação ao ar livre... Meus colegas se esmeraram e brilharam com seus jeitinhos peculiares de narrar suas histórias. Eu resolvi contar a aventura LOMBA ABAIXO da minha personagem Mega Vó, a super-heroína defensora dos idosos desemparados e em apuros! Foi uma vibração daquelas com os superpoderes da Mega Vó que, no final da história, até fez com que o dono do mercadinho colocasse uma rampa de acesso para cadeirantes na entrada de seu estabelecimento. Viva!


 


Foto: Márcio Guimarães



Meus agradecimentos à ABCH pelo convite e à Angélica e sua equipe do Museu.


Foto: Márcio Guimarães




Foto: Roseli Schutel





Foto: ABCH
Foto: Roseli Schutel
Foto: Márcio Guimarães
Foto: Roseli Schutel


Foto: ABCH Ajudando com o varal na apresentação da Marília...

D E Z E M B R O
9o Encontro do
Clube de Leitura do Pelicano

02/12/2016 - Nossa anfitriã dedicada e talentosíssima, Eliana Chukste, nos recebeu em sua aprazível residência para o último encontro do ano do Clube de Leitura do Pelicano. Após colocarmos algumas fofocas em dia partimos para a leitura do conto do mês: Internautas Macumbeiros (2011), de minha autoria!
Foto: Dirza Macarini - Introduções preparatórias para a leitura do conto INTERNAUTAS MACUMBEIROS... deu o quê falar!


As amigas vibraram com o conto com o tema da corrupção e com soluções no folclore brasileiro... Foi um agito só, bateção de palmas e total ovação. Após a leitura, passamos ao debate. Coloquei algumas perguntas para reflexão. As amigas também fizeram perguntas e expuseram suas opiniões sobre o tema, o pessoal ficou inflamado, foi ótimo!
O grande grupo...

...e a paparicação ao Pelicano só começou...

...não é que o Pelicano virou marcador de páginas?

Eliane Bastos encomendou para uma amiga uns marcadores do Pelicano a partir de uma foto... ficou chique ao extremo! Eu agradeço muito o carinho e a lembrança. Ela presenteou todas as amigas, agora poderemos ler nossos livros com o marcador oficial do Clube de Leitura do Pelicano, viva!!!

Sarau de Fim de Ano da
ACALLE em
São Pedro de Alcântara/SC

 03/12/2016 - Lá me toquei eu para a bela São Pedro de Alcântara/SC para participar como convidada [da acadêmica Susana Zilli] da festividade de encerramento do ano de 2016 dos trabalhos da Academia Alcantarense de Letras  realizada no bar alemão Die kleine Kneipe Weisskopf. Fui vestida com trajes típicos da região da Baviera, vindos diretamente de Munique na Alemanha para entrar no clima desta cidade de colonização alemã!
Foto: Antônio Rodrigues - Eu e o Mário, dono do bar!
 Após as últimas deliberações da Academia, o grupo passou para o Sarau Poético propriamente dito. Tive o prazer de conhecer a produção literária dos acadêmicos que eu ainda não conhecia e curtir a dos meus amigos poetas também. E fiquei faceira em ler para todos um poema de minha autoria que eu adoro: Meu Chimarrão. Ah, e ainda foi neste ambiente inspirador que eu entrevistei uma das acadêmicas, a Vera Lúcia Joaquim Sliva para o meu Blog. Nossa, a festança rendeu muitos frutos literários! Agradeço ao Presidente Augusto Coura e demais membros da ACALLE pela afetuosa acolhida. 
Foto: câmera do Antônio Rodrigues - Linda confraternização dos amigos e acadêmicos da Academia de Letras de São Pedro de Alcântara!
Foto: Antônio Rodrigues - O presidente Augusto Coura dá início ao sarau...
 
Foto: Antônio Rodrigues - Mas bah, tchê, MEU CHIMARRÃO fez sucesso por lá!

Foto: Antônio Rodrigues - Não comi mosca e já aproveitei para entrevistar a Vera Lúcia, wunderbar!!!

Cerimônia de Inauguração da
 Biblioteca do CIC:
Contações de Histórias com a ABCH
 
Entrada para a Biblioteca do CIC

05/12/2016 - A ABCH foi convidada para uma sessão de contação de histórias para marcar o início das atividades da biblioteca de artes do CIC. E lá me toquei eu com o pessoal. Cada um de nós contou suas histórias com muito esmero para um grupo de cerca de 40 crianças e suas professoras. Eu li o meu poema Boneca Cremilda e ainda fiz uma leitura animada do meu miniconto O Tesouro da Lagoa do Peri! Ah, e ainda participei da leitura coletiva da história infantil Olê, olê, olá! A Bernuncinha vai passar! do escritor e colega da ABCH Fábio Aurélio Castilho junto com a Cida Faciolli, a Lea Palmira Silva, a Amaridis de Souza Melo e a Claudete da Mata (a mega-ultra entusiasmada Presidente de Honra da ABCH). Foi um evento para ficar na história da biblioteca, belezura pura!
Oba, a criançada chegou!

 
Animando a leitura do poema Boneca Cremilda...

Foto: ABCH - Minha primeira experiência com leitura coletiva, adorei!

Izeni, a responsável pela biblioteca!

A escritora Deyse de Abreu Teodoro apareceu lá para nos prestigiar, quanta faceirice!


E viva a ABCH!!!

  Rei Polvatório no pedaço!


07/12/2016 - Viva, já ficou pronto o boneco do Rei Polvatório! Ele é o personagem mais carismático do meu livro A CIDADE DOS POLVOS e agora virou um boneco fascinante para encantar a todos nos eventos literários. Levei um tempão para confeccioná-lo, no capricho, amei todo o processo pois adoro fazer crochê. Está um fofo...

Salve o Rei Polvatório, o mais magnânimo dos magnânimos!


 ABCH Natalina no
 Teatro Álvaro de Carvalho


08/12/2016 - O público que compareceu ao TAC nesta tarde para o Sarau da Palavra Natalina teve uma oportunidade gostosíssima de conhecer o trabalho tão diversificado dos contadores de histórias da ABCH e seus convidados locais e até mesmo estrangeiros! Um casal chileno muito simpático nos brindou com sua presença e um sotaque hispânico encantador. Histórias emocionantes e a pluralidade na manifestação dos talentos trouxe grande leveza e emoção para a plateia que vibrou muito (foi pena que uma escola convidada não pôde comparecer e levar os seus alunos...).
Fiquei eu também vibrando ao ver a alegria dos meus colegas de palco do dia em contar suas histórias Natalinas! Eu contei o meu conto O Papai Noel e o Mega Presente de Natal, fiquei emocionada.
 Foto: Susana Zilli
 Foto: Susana Zilli


Foto: ABCH - E viva o Mega Presente de Natal! Que faceirice tremenda subir ao famoso palco do TAC...
Foto: Susana Zilli
Foto: ABCH - Ah, é preciso confraternizar! 

 Final do Concurso de Poesia
do Grupo de Poetas da Trindade

10/12/2016 - Dia da grande final do concurso de poesia promovido pelo GPT. Pela terceira vez participei, com muita satisfação e alegria, da Mesa de Jurados e agradeço o convite e a confiança em mim depositada. Duas escolas levaram seus alunos para a finalíssima: Escola Porto do Rio Tavares e o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. Os alunos declamaram seus poemas com grande brio, foi lindo demais. A tarefa dos membros da Mesa não foi nada fácil, pois a qualidade dos poemas apresentados era muito boa!
Parabéns e muitas inspirações para os premiados:
1o lugar- Eduardo Eloir Perón (Porto do Rio Tavares)
2o lugar- Igor de Souza Carlsen (Porto do Rio Tavares)
3o lugar- Vitória Borges Bulhões (Colégio Militar)

Meus parabéns também aos colegas membros da Mesa de Jurados: Giovanna Massaro, Rosângela, Ney Santos, Paulo Berri e Fábio D.A.L. Silva.
 
Foto:Antônio Rodrigues - Enquanto a Mesa de Jurados esquenta a cabeça com a terrível tarefa... o grupo Buraco de Minhoca encanta a plateia com suas canções!
Foto: Antônio Rodrigues - Sinval da Silveira do GPT, as Professoras das duas escolas e os três primeiros colocados.

Foto: câmera Antônio Rodrigues - Eu bem contente com o meu certificado de Jurada junto aos colegas jurados e os três alunos premiados, muitas emoções!

Foto: Antônio Rodrigues - Homenagens para a anfitriã dos eventos do GPT Vera Portella.
Quanto a mim, só me resta agradecer de coração feliz o convite que o pessoal do GPT me fez para participar deste desbravador Festival Poético entre Escolas e parabenizar os alunos que participaram, seus professores pelo incentivo e suas escolas por eles tão bem representadas. Viva a poesia nas escolas!!!

31a Feira do Livro de Florianópolis

14/12/2016 - Passei uma tarde cheia de vibrações alegres no Estande dos Escritores na Feira do Livro!!! Encontrei uma amiga, a Cida [colega de teatro universitário em italiano na UFSC!], reencontrei a Rosângela da CCL com seu carinho pelos escritores, entrevistei o escritor Tom Botticelli para o meu Blog, encontrei amigos escritores, e conquistei novos leitores-fãs, eh, eh! Ah, que maravilha! E ainda tive a oportunidade de trazer para a Feira do Livro pela primeira vez o boneco do meu personagem carismático, o Rei Polvatório, que foi logo conquistando corações... o pessoal se agarrava nele, todos muito enfeitiçados pela magia literária, deve ser!
 Cida, amiga e fã! Desde 1995!
 Põe tietagem nisso, toda a família do escritor Ney Santos, viva!
 O meu entrevistado, Tom Botticelli e a esposa, minha xará, Ana!

 
 O escritor VeVe me prestigiando e curioso com os meus livros!
A leitora não resistiu ao Rei Polvatório e já se encantou pelo livro Lendo nas Entrelinhas...

Ganhei do escritor Luiz Carlos Amorim um exemplar do jornal literário A Ilha, agradeço muito a gentileza!

 E o Rei Polvatório se exibindo na Feira do Livro de Florianópolis!

 Os escritores em confraternização, tão bom!

 
Fiz a doação para a CCL de um livro meu para a Cesta do Livro que será sorteada ao final da Feira do Livro...

Até a próxima Feira do Livro!!!

Nenhum comentário: