Biografia

Ana Esther

 

 

Nome completo: Ana Esther Balbão Pithan

Local de nascimento: Erechim, RS

Signo: Áries (21 de março)
 



 
“Nasci em Erechim, no Rio Grande do Sul, nevou muito naquele inverno! Quando eu tinha 2 anos minha família transferiu-se para Caxias do Sul (RS) e com 6 anos fomos para a capital do Estado, Porto Alegre. Brincar, desenhar e ouvir estórias eram as minhas atividades favoritas.

Iniciei meus estudos no Jardim da Infância Três Porquinhos, inesquecível! Entrei para o Colégio Santa Inês e virei uma aluna muito dedicada, adorava os professores (nem todos!), curtia muito ficar sabendo das coisas mas detestava fazer os temas repetitivos, sempre achei uma perda de tempo passar vários anos na escola fazendo análise sintática em vez de ler livros –que já era o que eu mais gostava!!! Tive uma breve passagem (um bimestre) pela Escola Ivo Corseuil mas como lá estavam sem Professor de Matemática e o Inglês nem constava do currículo acabei retornando para o Santa Inês onde fiquei até concluir o ensino médio. Foram tantas emoções, afinal entrei criancinha e saí de lá quase ‘gente grande’! E os colegas então? Bom, de repente os colocarei disfarçadamente em meus contos, hum, boa ideia!

Também cursei várias línguas no CLEFTS, o Centro de Línguas Estrangeiras da escola Florinda Tubino Sampaio, o francês, o alemão e o italiano. Nossa como me diverti, e os professores eram ótimos.

Bom, do colégio fui direto para a UFRGS cursar Letras –Tradutor/Inglês e também estudei mais um pouco de francês. Foram muitos estudos e experiências incríveis, gostava de traduzir mas amava escrever meus próprios textos. Tanto que no convite de formatura jurei dali em diante traduzir emoções! Ah, foi durante o curso que criei o meu primeiro personagem, O Pelicano. Meus colegas imploravam para que eu desenhasse o ‘Pelicano do Dia’ que acabava ficando no cantinho do quadro o tempo inteiro, nem os Professores queriam apagá-lo!

Segui estudando e fui parar na Inglaterra para cursar inglês com bolsa de estudos das próprias instituições, o Richard Language College em Bournemouth e The Stratford-upon-Avon School of English Studies em Stratford-upon-Avon. E estudei pra valer pois passei nos famosos exames de proficiência em língua inglesa de Oxford e Cambridge! Mas é claro que tive um tempinho para passear pela Inglaterra [e também por outros países da Europa] onde vi MARAVILHAS que hoje me dão grandes inspirações para escrever...

De volta ao Brasil, resolvi prosseguir os estudos e fazer o Mestrado em Literatura em Língua Inglesa em Florianópolis, na UFSC. Um curso muito instigante e que me deixou ainda mais empolgada quando escrevi minha dissertação The Endurance of Frankenstein in the Gothic Literary Tradition (1993). Comecei então a ter certeza de que gostava de escrever estórias...

Durante o tempo do curso na UFSC lecionei inglês no Curso de Extensão oferecido pela Universidade à comunidade em geral, fui Monitora no curso de graduação de Francês, estudei Italiano como aluna ouvinte, ah, e fiz várias peças de teatro universitário (em francês e italiano). Sem falar do Curso de Verão na Universidade da Cidade do Porto em Portugal, fui com um sensacional grupo de intercâmbio da UFSC... Fervi o que deu nesta época na Universidade!

Depois de tudo isso, fui trabalhar em Passo Fundo (RS), no curso de Letras/Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo. Muito trabalho e grandes experiências gratificantes com colegas competentíssimos, elaboramos até um jornalzinho em espanhol, inglês e alemão! Retornei para Florianópolis e fui lecionar no curso de Letras/Secretariado Executivo da UNERJ em Jaraguá dos Sul (SC) com colegas também maravilhosos, mas interrompi meu trabalho para mais um período de estudos.

Desta vez o destino foi a Austrália onde cursei International Business no Martin College, em Sydney, e estudei tanto que me deram o certificado de Most Outstanding Student in Business! E como a Austrália é um país dos mais fascinantes lá me toquei eu a viajar pelo país e arredores, ou seja, a Nova Zelândia e a Nova Caledônia. As inspirações para mil e uma estórias foram se acumulando com todas essas experiências incríveis.

Nessas idas e vindas Brasil-Austrália lecionei mais um tempo na UNERJ e anos depois na UNIVILLE em Joinville (SC) até que chegou o dia em que resolvi assumir que a minha ‘estória’ era mesmo ser escritora!

Meu primeiro livro foi o Terapia Ocupacional, Contos (2004) e após esse sonho realizado não parei mais de escrever. Fiz o curso à distância Professional Children’s Writing no Thomas Education Direct, na Austrália, a escritora australiana Jill McDougall foi a minha excelente tutora, quase morri escrevendo estórias fantásticas!

Hoje, além dos 9 livros já publicados, participei em 4 Antologias e tenho escrito em jornais  e sites literários. Resolvi acreditar também nos meus desenhos e fiz cursos de desenho, pintura e de programas de computação que me ajudam na a diagramação dos meus livros. Os meus desenhos do Pelicano assim como outros desenhos e meus quadros já participaram de exposições, meu filme (co-produção com Júlio Felício) O Susto da Cremilda (2004) em Stop Motion participou do Festival de Vídeo Catavídeo em Florianópolis. Ando aprontando...

*Ah, minha mais recente arte: estou aprendendo a tocar Cavaquinho!!!”